Comecar direto na guitarra, problemas?

Autor Mensagem
bpv
Veterano
# abr/09 · Editado por: bpv
· votar


Rabbit

É isso mesmo. Mas não é pelo nome em que me baseio pra falar disso. E sim que a guitarra elétrica surgiu do violão. Sim, como eu já disse, são semelhantes e há diferenças. O argumento que está sendo usado aqui (contra mim) é que são instrumentos completamente diferentes mas com semelhanças.

Onde diabos alguma coisa é completamente diferente mas com semelhanças?


Pompermayer


Eu que coloquei a palavra COMPLETAMENTE lá, e de propósito. Foi para ver se eu consiguia fazer o cara entender meu ponto. Ele continou a dzier que por terem "propostas" diferentes, os tornam instrumentos COMPLETAMENTE diferentes um do outro. Essa foi a minha pergunta. Como o jimmy vandrake disse, ambos são "futebol". Não tem como serem instrumentos COMPLETAMENTE diferentes.


O que eu acredito é que se um leigo entrar e ler isso aqui, ele não vai entender a história do Come as You Are*. O que seria péssimo.

Buddy_guitar
Veterano
# abr/09
· votar


Oicomovaivc

Cara, eu comecei na guitarra. Depois de uns 6 anos tocando guitarra peguei um violão com o intuito de aprender. Hoje, além da guitarra, toco violão clássico.

São coisas totalmente diferentes. Os pontos comuns dos dois instrumentos são tão superficiais, que na minha visão, é impossível compará-los. Além da proposta totalmente diferente, a técnica utilizada em cada instrumento é diferente.

Um guitarrista toca violão? Um violonista toca guitarra? Se vc estudar os dois instrumentos, a resposta poderá ser positiva. Caso contrário, eu diria que vc toca um ou nenhum dos dois.

Malmsteen, apesar de toda a polêmica, é um ótimo guitarrista. Amado por muitos, detestado por outros, é inegável sua importância e presença no mundo guitarrístico. Mas vcs já viram ele tocando violão???? Desculpem a franqueza, mas o cara é um zero a esquerda com um violão. Ótimo guitarrista, mas não violonista.

Resumindo, se vc quer ser guitarrista aprenda a tocar guitarra! Essa história de começar no violão para facilitar o aprendizado da guitarra é balela! Desculpe, mas quem fala isso não sabe o que diz.

Espero ter ajudado.

Abraço

Konrad
Veterano
# abr/09
· votar


Buddy_guitar
Malmsteen, apesar de toda a polêmica, é um ótimo guitarrista. Amado por muitos, detestado por outros, é inegável sua importância e presença no mundo guitarrístico. Mas vcs já viram ele tocando violão???? Desculpem a franqueza, mas o cara é um zero a esquerda com um violão. Ótimo guitarrista, mas não violonista.

Nem gosto muito do gordo... mas verdade seja dita, é um bom violonista sim.



Rabbit
Veterano
# abr/09
· votar


Buddy_guitar

É velho, falou sem conhecimento. O vídeo do brunoliam já prova a falta de informação.

Daqui a pouco vão dizer que ele tá tocando guitarra no violão. :-)

Konrad
Veterano
# abr/09
· votar


Rabbit

Hehheh. Nem gosto muito dele não, mas dizer que ele é ruim..... não posso.

Abç

Rabbit
Veterano
# abr/09
· votar


Meu ponto é o seguinte:

Se um cara que nunca tocou violão na vida e toca guitarra a mais de dez anos. Se eu colocar um violão nas mãos dele e disser faz essa progressão de acorde C / G / Am. Ele fará sem nenhum problema. Diferentemente do que se eu colocar um teclado nas mãoes dele, ele provavelmente não saberá.

O ponto de partida é o mesmo. A diferença é a subdivisão. E você não pode dizer que são completamente diferentes de acordo com subdivisões.

Pra mim, a diferença é cultural. Busca de timbres e sonoridades diferentes. Mas isso acontece dentro da própria guitarra. Quando você ouve alguém tocando violão você quer ouvir a cultura que sempre foi empregada ao violão. Mas não existe nenhum impedimento físico de que você não pode fazer a mesma coisa nos dois intrumentos.

Toco violão há + ou - 10 anos, e comecei a tocar guitarra muito depois disso. Tudo que aprendi no violão eu apliquei na guitarra, sem restrições. Nada me impediu.

Agora se a pessoa atribui o instrumento "guitarra" a apenas um instrumento que serve pra fazer solinho blublublu, ai sim, é compreensível a diferença.

Konrad
Veterano
# abr/09
· votar


Rabbit

oco violão há + ou - 10 anos, e comecei a tocar guitarra muito depois disso. Tudo que aprendi no violão eu apliquei na guitarra, sem restrições. Nada me impediu.

Agora se a pessoa atribui o instrumento "guitarra" a apenas um instrumento que serve pra fazer solinho blublublu, ai sim, é compreensível a diferença.
(2)

Buddy_guitar
Veterano
# abr/09
· votar


Pessoal,

Esse video acima só reforça o que eu havia postado. Isso pode ser qualquer coisa menos violão clássico. Essa tecnica utilizada pelo Malmsteen está totalmente equivocada. Tudo bem , digamos que seja uma "abordagem alternativa", mas vcs devem saber que dentro do mundo erudito existem formalidades, e estas, em hipótese alguma, podem ser descartadas.

Falando especificamente de violão clássico, esse video é nulo, pois apresenta praticas que não devem ser utilizadas por um estudante de violão clássico. Se o cara for profissional, pior ainda, é fogueira na certa.

Já fui duramente criticado e praticamente humilhado por não seguir algumas formalidades do violão erudito. O que aprendi é que nesse mundo não existe muito espaço para inovações e modernidades, entretanto, isso não o torna menos belo ou musical.

Abraço

Pompermayer
Veterano
# abr/09
· votar


bpv

Ele continou a dzier que por terem "propostas" diferentes, os tornam instrumentos COMPLETAMENTE diferentes um do outro.

Ninguém, exceto você, disse isso.
Todos nós falamos que guitarra e violão são instrumentos diferentes, com propostas diferentes, mas é óbvia a semelhança entre ambos.
Dizer que guitarra e violão são o mesmo instrumento é algo absurdo, dessa forma só alimentamos a crendice leiga de que guitarrista tem que saber tocar violão. As propostas são completamente diferentes.
Estou agora com uma banda nova onde eu toco guitarra junto com um violonista, e é evidente que, em uma mesma música, com o mesmo foco, os dois instrumentos são distintos.

E sim que o violão surgiu da guitarra elétrica

ahh claro...


brunoliam
Rabbit

A gente não falou das aplicações das técnicas, até porque o Van Hallen aplicou técnicas de piano na guitarra. Estamos falando de propostas. A própria construção do violão o torna diferente da guitarra, todo funcionamento técnico do violão é completamente (aí sim eu digo completamente) distinto da guitarra.
Já que tocaram no ponto do baixolão e do baixo acústico, um baixolão segue a mesma relação do violão/guitarra e o baixo acústico então é um instrumento completamente (aí uso completamente denovo) diferente dos demais.

Pompermayer
Veterano
# abr/09
· votar


Se um cara que nunca tocou violão na vida e toca guitarra a mais de dez anos. Se eu colocar um violão nas mãos dele e disser faz essa progressão de acorde C / G / Am. Ele fará sem nenhum problema. Diferentemente do que se eu colocar um teclado nas mãoes dele, ele provavelmente não saberá.

Dessa forma, então, um violino e uma viola são instrumentos iguais, já que se você colocar uma viola na mão de um violinista, ele vai conseguir tocar a progressão que você mandar.

bpv
Veterano
# abr/09 · Editado por: bpv
· votar


Pompermayer

Come as you are na guitarra É diferente de Come as you are no violão.

Cara, tirando o último comentário seu (o que foi respondido por mim) eu parei de ler seus comentários aqui. Vc está falando besteira de novo. O root tinha dito que sim, que são instrumentos completamente diferentes (ele editou).


E quanto a você:

Você disse:
mas é óbvia a semelhança entre ambos.

aí você acabou concordando comigo. Diferente de lá atrás qdo vc apoiou o Headstock Invertido em:

quem entra aqui e lê sem saber a diferença entre guitarra e violão, vai sair por aí dizendo que violão e guitarra são instrumentos completamente diferentes

E será a pessoa mais feliz do mundo pois adquiriu um conhecimento correto. (2)


bpv
Veterano
# abr/09
· votar


E sim que o violão surgiu da guitarra elétrica

ahh claro...


Ah me desculpe Sr. Prof da História de Instrumentos musicais.

Quem sabe não foi mesmo a guitarra que veio antes, criaram captação, knobs, parte elétrica, etc etc etc. e aí dps só fizeram uma forma de regredir para criar o violão.

Konrad
Veterano
# abr/09
· votar


Pompermayer

OK.

Pompermayer
Veterano
# abr/09
· votar


bpv

Quem sabe não foi mesmo a guitarra que veio antes, criaram captação, knobs, parte elétrica, etc etc etc. e aí dps só fizeram uma forma de regredir para criar o violão.

Foi exatamente isso que você disse com E sim que o violão surgiu da guitarra elétrica

Não seja tão infantil.
Eu continuo concordando com o The Root e com o Head, negar as semelhanças entre violão e guitarra é burrice, agora dizer que são os mesmos instrumentos é absurdo.

Vc está falando besteira de novo

Velho, eu to falando besteira e você tá certo, é isso então? Ok, você tá certo, é o cara e eu sou um idiota.

CrenteLouco
Veterano
# abr/09 · Editado por: CrenteLouco
· votar


edit

ronaldo da fiel
Veterano
# abr/09
· votar


Como o Pompermayer disse aí em cima,são coisas semelhantes em alguns aspectos,como os acordes por exemplo,e diferentes em muitos outros, a começar pelo design e pela proposta de cada um.

carecaslash
Veterano
# abr/09 · Editado por: carecaslash
· votar


Muito diferentes?

Cara, não sei se você sabe mas nem tradução pra violão existe. Acoustic guitar é violão e Eletric guitar é guitarra.

A forma que usaram pra amplificar, foi utilizar captadores de forma que captassem a vibração da corda e passasse isso pro amplificador. Fora isso o que fizeram foi otimizar o violão: Cutways, mais casas no braço, mais cordas, equalização no próprio instrumento, etc etc etc.


O bpv falou tudo e com propriedade, eu comecei com guitarra e com 02 meses comprei um violão strinberg , ai depois mais 02 guitarras , o legal é vc fazer exeperiencias , estou á 07 meses tocando e tenho 36 anos , idade , instrumento, é dedicação , Talento ? O seu talento e o seu feeling proprio só depois que vc tiver com habilidade pra colocar em pratica , mas relaxa porque é incrivel e magico o mundo da Musica , geralmente quando treino muito , de um dia por outro na dormida , acordo fazendo com facilidade a nota o bend que passei o dia praticando , parece que o cerebro precisa um tempo pra processar o que vc estava praticando !!

vlw abraços

Segue uma foto de minhas queridas !

http://www.dumparump.com/view.php?id=xufSA64

Rabbit
Veterano
# abr/09
· votar


Pompermayer
Já que tocaram no ponto do baixolão e do baixo acústico, um baixolão segue a mesma relação do violão/guitarra e o baixo acústico então é um instrumento completamente (aí uso completamente denovo) diferente dos demais.

Vários pontos aqui.

Primeiro se o baixo acústico é completamente diferente dos demais, não seria mais lógico usar uma diferente nomenclatura. Por que se chama baixo então, se a proposta é diferente?

A proposta é a mesma, ou seja, criar um som grave pra enfatizar a harmonia. A técnica usada, o timbre e o resultado final são diferentes. A diferença é que ele é acústico.

A própria construção do violão o torna diferente da guitarra, todo funcionamento técnico do violão é completamente (aí sim eu digo completamente) distinto da guitarra.

Diferente em quê? Afirmar sem apresentar nenhum fato.

A construção de uma les paul é diferente de uma strato. E de uma semi-acústica pra uma SG. E o que dizer de uma guitarra de 12 cordas ou 8 cordas? Propostas diferentes hã? Seriam instrumentos completamentes diferentes? Ou simplesmente características diferentes?

Dessa forma, então, um violino e uma viola são instrumentos iguais, já que se você colocar uma viola na mão de um violinista, ele vai conseguir tocar a progressão que você mandar.

Primeiro que ninguém afirmou que são iguais. Duas guitarras não são iguais. Vocês que estão usando o extremo de dizer que são completamente diferentes com algumas semelhanças.

Dependendo da viola que você está falando são sim dois instrumentos que tem o mesmo ponto de partida, a mesma essência. Não podendo ser afirmado que são dois intrumentos completamente diferentes.

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar


Rabbit
Primeiro se o baixo acústico é completamente diferente dos demais, não seria mais lógico usar uma diferente nomenclatura. Por que se chama baixo então, se a proposta é diferente?

Se for assim, como eu já disse, a VIOLA (caipira) é o mesmo instrumento que a VIOLA (de arco) ?


E outra, o baixo acústico é COMPLETAMENTE diferente do baixo sim! Tanto nas propostas, quanto na maneira de tocar.

A proposta não é apenas criar um som grave, a proposta está relacionada à maneira como este instrumento é utilizado e as funções que ele tem na música em que ele é utilizado.


sobre o vídeo do malmsteen

Realmente ele estava tocando guitarra no violão ali! Até quando ele tocou a música do Bach ele mostrou que ele é um guitarrista tocando violão, vocês não viram a falta da essência de violonista ali?
Ele não fazia o baixo junto com a melodia, ele tocava eles separados, quando um soava o outro sumia, coisa de guitarrista tocando violão, além de tocar de palheta, o que torna impossível retirar todas as características que o violão tem a oferecer (a palheta no violão só limita).


Meu ponto é o seguinte:

Se um cara que nunca tocou violão na vida e toca guitarra a mais de dez anos. Se eu colocar um violão nas mãos dele e disser faz essa progressão de acorde C / G / Am. Ele fará sem nenhum problema. Diferentemente do que se eu colocar um teclado nas mãoes dele, ele provavelmente não saberá.



Bem se você considera "tocar violão" simplesmente chegar e tocar coisas de guitarra no violão como você toca na guitarra, então você pode achar isso.

Só que se eu der uma música de violonista de verdade pra um guitarrista pegar e tocar na hora, ele NÃO VAI TOCAR, nem fodendo, se nunca tiver estudado VIOLÃO.


A mesma coisa, eu posso chegar e fazer uma progressão melódica num violino, sabendo a afinação dele, que é parecida com guitarra, só que é em quintas, ao invés de quartas.

então eu chego na mizinha do violino, TOCO COM PALHETA e ai faço a progressão harmônica que eu toco na guitarra.


eu toquei VIOLINO??
Claro que não, tocar violino não é isso, não é tocar de palheta.

A mesma coisa é quem vem tocar no violão igual toca guitarra.

Rabbit
Veterano
# abr/09
· votar


Aqui alguns links sobre a história da guitarra elétrica.

http://www.history-of-rock.com/guitarstwo.htm

http://en.wikipedia.org/wiki/Electric_guitar


Claramente percebe-se que a guitarra elétrica foi criada pela necessidade de ampliação do sinal de uma guitarra acústica(violão). Não por que tinham uma proposta pra criação de um novo instrumento. A partir dai se abriu novas possibilidades pra criação de novas sonoridades e técnicas.

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar


Diferente em quê? Afirmar sem apresentar nenhum fato.

A construção de uma les paul é diferente de uma strato. E de uma semi-acústica pra uma SG. E o que dizer de uma guitarra de 12 cordas ou 8 cordas? Propostas diferentes hã? Seriam instrumentos completamentes diferentes? Ou simplesmente características diferentes?



As propostas de todas estas guitarras ai são iguais.

A guitarra é um instrumento que pode ser usado OU para melodia (por exemplo nos solos) OU para harmonia (no caso de ser usada para progressão de acordes), no entanto, a mesma guitarra é utilizada para estas funções em momentos separados, nunca ao mesmo tempo.

Violão serve pra ser usado para harmonia e/ou para melodia. Sendo os dois ao mesmo tempo ou não.
Sendo que em 90% dos casos (quando o cara toca VIOLÃO), é usados para os dois ao mesmo!! Coisa que na guitarra, praticamente NENHUM guitarrista nem sequer SABE fazer isso, se nunca tiver estudado violão clássico (E nem faria isso na guitarra, visto que as diferenças dos instrumentos tornam isto um tanto desconfortável de se fazer na guitarra).


Esta é UMA das diferenças de propostas dos instrumentos.


Se fossemos comparar com outros instrumentos pra entendermos melhor as funções de cada um teriamos:

A guitarra se compararia a um violino numa orquestra.
Enquanto o Violão seria um Piano.

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar


E pra frisar ainda mais, se você der uma música de VIOLÃO pra um guitarrista tocar, ele NÃO VAI TOCAR.

E vice versa.

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar


Sobre a criação da guitarra, ela pode ter vindo do violão sim, mas são instrumentos diferentes.

Assim como uma espécie que vem de outra e ai acabam se tornando espécies diferentes e mantém em comum algumas características ancestrais.

No caso temos o violão e a guitarra.

A guitarra guarda do violão características como formato, afinação padrão, número de cordas, etc...

Só que mudou a sonoridade, mudou a tocabilidade (violão é mais leve, braço mais grosso, cordas de NYLON [o que já modifica as técnicas de bends, vibratos, dentre outras...],tem um sustain e volume menor do que a guitarra (em virtude das próprias diferenças de construção), as cordas são feridas pela mão direita com os dedos, pode ser utilizado para harmonia, melodia ou ambos ao mesmo tempo...

Guitarra é mais pesada, o braço é mais fino que violão (mesmo as guitarras com os braços mais grossos tem braços mais grossos que os dos violões), as cordas são de AÇO, a guitarra tem captação elétrica, necessita de amplificação, as corda são feridas com palhetas (o que já é um técnica COMPLETAMENTE diferente da anterior), é utilizado para harmonia OU para melodia, tendo que ser alternada a utilização.




A ai ambos instrumentos (espécies) evoluem separadamente no tempo, uma vez ou outra acontecem trocas de informações, como no caso da utilização de captação em violões, que surgiu deois (e tem que ser diferenciada, para captar as cordas de Nylon)

E ainda o surgimento de híbridos.



A além de tudo, assim como em espécies diferentes, podemos ter fatos como por exemplo uma enzima de uma espécie funcionando na outra espécie, caso seja transplantada.

Assim é quando algum guitarrista se mete a tocar violão, ele irá conseguir de fato tirar algum som, no entanto, a enzima não tem seu maior aproveitamente e causa problemas à outra espécie, e é isso que acontece, tocar guitarra no violão é uma limitação ao instrumento, assim como à sua própria técnica, tocar guitarra no violão irá limitar tanto o instrumento ao que ele tem a oferecer, quando ao que você tem a oferecer porque nem todas as técnicas de guitarra vão funcionar no violão.

Rabbit
Veterano
# abr/09
· votar


The Root Of All Evil

Se for assim, como eu já disse, a VIOLA (caipira) é o mesmo instrumento que a VIOLA (de arco) ?

Não, pois a semelhança é apenas o nome, só. O que não acontece entre baixo e guitarras.

E outra, o baixo acústico é COMPLETAMENTE diferente do baixo sim! Tanto nas propostas, quanto na maneira de tocar.

Seria interessante apontar as diferenças, não só dizer que existem. Até em forma de me educar.

A proposta não é apenas criar um som grave, a proposta está relacionada à maneira como este instrumento é utilizado e as funções que ele tem na música em que ele é utilizado.

De novo. Quais maneiras e quais funções? Estou falando de conceito básico, e não da característica individual de cada um.

Por exemplo: O piano é um intrumento de cordas, onde acionando umas teclas num processo que vibra as cordas do piano. Diferente do acordeon que é um instrumento de sopro onde se abre e fecha pra gerar a passagem de ar. Mais ou menos assim. Gostaria de uma definição básica onde diferencia o violão de uma guitarra. Não a técnica utilizada pra adquirir determinados sons e timbres.

Realmente ele estava tocando guitarra no violão ali!

Quer dizer que tocar violão é só tocar clássico o resto não é violão? Volto ao meu ponto. Vocês só estão se apegando a técnica e timbre. Enquecendo que ambos são instrumentos musicais, ou seja, criados para gerar música em geral e não uma determinada música específica.

Relacionar violão a música clássica ou erudita, é bobagem. É o mesmo que dizer que uma pessoa não está tocando guitarra de verdade se não estiver tocando rock 'n roll. Ou melhor jazz, que foi de onde a guitarra foi inventada.

então eu chego na mizinha do violino, TOCO COM PALHETA e ai faço a progressão harmônica que eu toco na guitarra.
eu toquei VIOLINO??
Claro que não,


Claro que sim! Se você não tocou violino tocou o que? Se foi capaz de gerar música através daquele instrumento então você o tocou. Será que só por que você não tocou de forma convencional, de repente um violino deixou de ser violino.

Já pensou dizer que Van Halen não tocava guitarra só por que ele fez tapping e isso não era convencinoal? Ou o que dizer de floyd rose? Mais fora do convencional que isso? E Tom Morelo será que ele não toca guitarra?

Pra finalizar, quer dizer que os tocadores de jazz não tocam guitarra e sim violão? Agora fiquei confuso.

Se Malmsteen não estava tocando violão, só porque ele estava tocando como uma guitarra, o que dizer disso?

Use a sua filosofia e tente me dizer se ele esta tocando guitarra ou violão.



Rabbit
Veterano
# abr/09
· votar


The Root Of All Evil
nunca ao mesmo tempo.

Vide o vídeo. Lembre-se que a guitarra foi inventgada em 1930. E não a partir de Jimi Hendrix.

Pompermayer
Veterano
# abr/09
· votar


Rabbit
A própria construção do violão o torna diferente da guitarra, todo funcionamento técnico do violão é completamente (aí sim eu digo completamente) distinto da guitarra.

Diferente em quê? Afirmar sem apresentar nenhum fato.


Guitarra é sólida com uma parte elétrica que envolve desde a captação diferenciada até às infiinitas possíveis ligações desses aptadores.

O violão é oco, preparado pra resoar acusticamente. A sua captação, que nem sempre é presente, se dá por microfonação ou por sistema de piezo (que já foi incorporado à guitarra justamente pra tirar um som mais violonizado).

Mais?

A construção de uma les paul é diferente de uma strato. E de uma semi-acústica pra uma SG. E o que dizer de uma guitarra de 12 cordas ou 8 cordas? Propostas diferentes hã? Seriam instrumentos completamentes diferentes? Ou simplesmente características diferentes?

Agora você tá falando de modelos. A construção de uma Les Paul segue a mesma tendência de uma strato, da mesma forma que a contrução de um violão de nylon redondo segue a mesma tendência da construção de um violão de aço com cutway.

Claramente percebe-se que a guitarra elétrica foi criada pela necessidade de ampliação do sinal de uma guitarra acústica(violão).

Essa necessidade se dá por uma proposta diferente de som na qual o violão não se mostrou eficaz.

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar


Seria interessante apontar as diferenças, não só dizer que existem. Até em forma de me educar.

O baixo acústico é tocado utilizando um arco, além de não ter trastes, a posição de tocar ser diferente, a construção ser totalmente diferente e a maneira de digitar e tocar ser diferente.
ua aplicação também é diferente, visto que por ser de arco, ele pode ser usado como um instrumento totalmente melódico, enquanto que o contrabaixo possui características associadas ao ritmo da música como um todo (exemplo, slaps e etc e também que o baixo elétrico é normalmente utilizado em conjunto com baterias, e utilizam ele pra enfatizar o ritmo das músicas).

São algumas diferenças de propostas e técnicas.

Não, pois a semelhança é apenas o nome, só. O que não acontece entre baixo e guitarras.


Não é.
Ambos são instrumentos de cordas, com 4 cordas...
Não sei sobre a afinação da viola caipira.



O piano é um intrumento de cordas, onde acionando umas teclas num processo que vibra as cordas do piano. Diferente do acordeon que é um instrumento de sopro onde se abre e fecha pra gerar a passagem de ar. Mais ou menos assim. Gostaria de uma definição básica onde diferencia o violão de uma guitarra. Não a técnica utilizada pra adquirir determinados sons e timbres.

Se for ver assim, é tudo vibração de cordas.


Piano: as cordas vibram ao serem tocar por martelos acionados por teclas.

Violão: as cordas vibram ao serem feridas pelos dedos.

Guitarra: as cordas vibram ao serem feridas pela palheta

Bandolim: as cordas vibram ao serem feridas por palhetas.

Violino, Viola, Violoncelo, Baixo acustico: as cordas vibram ao serem feridas ou pelos dedos ou pelo arco.

Quer dizer que tocar violão é só tocar clássico o resto não é violão?

SIM, isso que é violão, ele foi feito pra ISSO.



Vocês só estão se apegando a técnica e timbre. Enquecendo que ambos são instrumentos musicais, ou seja, criados para gerar música em geral e não uma determinada música específica.

Não é técnica em timbre cara, já expliquei a uns posts acima ai as diferenças de propostas de cada um. A do violão e da guitarra, lê ai uns 2 posts acima eu acho.



Relacionar violão a música clássica ou erudita, é bobagem. É o

Você está cometendo um engano, ele não está sendo relacionado à música erudita (apesar de a gente chamar a maneira correta de toca-lo como violão clássico) e sim pra que ele está sendo utilizado.

Um exemplo disso é o John Mayer, que toca o violão como o violão deve ser tocado, veja que em algumas músicas dele ele o toca com a proposta do instrumento ex: tem uma música ai que ele toca sozinho que ele faz o baixo e ele mesmo sola em cima disso.
Isso é uma técnica caracteristica de VIOLÃO.



Claro que sim! Se você não tocou violino tocou o que? Se foi capaz de gerar música através daquele instrumento então você o tocou. Será que só por que você não tocou de forma convencional, de repente um violino deixou de ser violino.

Então você quer dizer que eu posso chegar e dizer:

"Eu toco violino!"

??

Use a sua filosofia e tente me dizer se ele esta tocando guitarra ou violão.

Guitarra, pura e simplesmente. E por ser no estilo de onde a guitarra surgiu, por ser mais basal em relação a separação da guitarra do violão, é claro que haverão mais semelhanças entre um mundo e outro, no entanto ele está tocando guitarra claramente ai.

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar


Rabbit
Vide o vídeo. Lembre-se que a guitarra foi inventgada em 1930. E não a partir de Jimi Hendrix.

Dá pra notar que o baixo ali não está totalmente livre da melodia, como é no violão, no entanto é algo semelhante, apesar dele tocar mais a tônica do acorde em que ele está solando.

Nota-se que ele tem algum conhecimento de violão clássico e até aplica isso a guitarra, mas citei algumas diferenças que tornam possivel perceber a diferenças.

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar


E mais, se formos expandir esta discussão a outros instrumentos, pelos argumentos que estão mostrando ai pra guitarra x violão, teremos que:


Piano = órgão = cravo

Pois todos são tocados de maneiras até mais semelhante entre si do que guitarra e violão, só o que difere é, no caso do órgão, a maneira como o som é obtido.

Rabbit
Veterano
# abr/09
· votar


The Root Of All Evil

Vamos lá. Repetindo, lógico que são diferentes. Até modelos de guitarras são diferentes. Isso que você apontou são características de um instrumento.

Tudo isso aqui é totalmente negável. Tudo relativo ao extremo.

Só que mudou a sonoridade, mudou a tocabilidade (violão é mais leve, braço mais grosso, cordas de NYLON [o que já modifica as técnicas de bends, vibratos, dentre outras...],tem um sustain e volume menor do que a guitarra (em virtude das próprias diferenças de construção), as cordas são feridas pela mão direita com os dedos, pode ser utilizado para harmonia, melodia ou ambos ao mesmo tempo...

São usadas cordas de aço tbm. Sobre o sustain, o sustain do violão é bem maior do que a guitarra. Veja como você está com uma visão limitada do caso. Toque uma guitarra e um violão e veja quem tem sustain maior. Guitarra não inclui amp nem pedal de distorção, tá.


Guitarra é mais pesada, o braço é mais fino que violão (mesmo as guitarras com os braços mais grossos tem braços mais grossos que os dos violões), as cordas são de AÇO, a guitarra tem captação elétrica, necessita de amplificação, as corda são feridas com palhetas (o que já é um técnica COMPLETAMENTE diferente da anterior), é utilizado para harmonia OU para melodia, tendo que ser alternada a utilização.

Mark Knopfler, não toca guitarra? De forma alguma tem que ser alternada a utilização isso é coisa que você está inventado agora.

tocar guitarra no violão irá limitar tanto o instrumento ao que ele tem a oferecer, quando ao que você tem a oferecer porque nem todas as técnicas de guitarra vão funcionar no violão.

De novo você inventou isso, não existe tocar guitarra no violão. O que faz a música ser linda é exatamente a ausência de regras. Isso é coisa do período barroco.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Comecar direto na guitarra, problemas?