Comecar direto na guitarra, problemas?

Autor Mensagem
Creamy Mule
Veterano
# abr/09 · Editado por: Creamy Mule
· votar

e já postaram joe pass lá em cima pra o exemplo de guitarra tocando algo de forma normalmente associada ao violão.

pra mim são o mesmo instrumento, embora diferentes.
o argumento de que são propostas diferentes não é válido.
nem o que no violão toca-se harmonia + melodia enquanto na guitarra ou um ou outro.
muitas pessoas tocam violão com palheta e muitas tocam guitarra com os dedos e não o fazem sendo "os diferentes" não.
o fazem porque ambos instrumentos possibilitam essas duas formas.
dizer que guitarra é diferente porque o braço é mais fino também não é argumento, se eu levar minha guitarar num luthier e disser "eu queria que você fizesse um violão pra mim, mas que o braço tivesse as mesmas características da minha guitarra pra eu não sentir muita diferença de pegada" não iria ser menos violão.
concordo em parte com quem diz que ou se toca um ou outro exceto no caso de praticar-se os dois - isso é verdade partindo do princípio de que toca-se guitarra pop com palheta e violão clássico por exemplo.
tocando-se jazz na guitarra, acredito eu que um guitarrista de jazz familiarizado com pizzicato possa pegar um violão e ao se adaptar ao novo instrumento (braço, tamanho da escala e etc) o tocará muito bem.
aí dizem "ah, mas ele vai ter que se adaptar ao outro instrumento. ó aí, é outro instrumento"
ele teria que se adaptar também se tocasse comumente numa semi-acústica gibson e tivesse que dar uma palhinha numa telecaster.

o blues tão guitarrístico hoje, começou acústico.
tocado com os dedos e com palhetas.
as guitarras acústicas são praticamente um violão com outra forma de captação que as usadas comumente em violão.
é tanto que tem violão com captador típico de guitarra e guitarra com piezzo.
ou quem tem guitarra acústica as vezes grava captando o som acústico com um microfone.

EDIT: o vídeo do zefirina bomba não tá muito bom, quem tiver interesse vê uns melhores no youtube, mas a intenção era mostrar um violão com distorção.

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar

Rabbit
Até modelos de guitarras são diferentes.

As técnicas que se aplicam aos modelos diferentes não mudam, nem a aplicação dos mesmos, aplicação esta que já explicitei.

São usadas cordas de aço tbm. Sobre o sustain, o sustain do violão é bem maior do que a guitarra. Veja como você está com uma visão limitada do caso. Toque uma guitarra e um violão e veja quem tem sustain maior. Guitarra não inclui amp nem pedal de distorção, tá.

Guitarra foi feita PARA ser tocada amplificada. Sendo assim, o sustain dela é maior do que do violão, mesmo sem pedais envolvidos.

Ninguém vai dar um show, recital ou concerto ai com a guitarra desplugada (até porque o volume dela assim seria menor do que o do violão).

Mark Knopfler, não toca guitarra?

Toca ué, mas note que ele toca utilizando uma técnida chamada alzapúa, diferente de pizzicato.
Aquela definição foi feita pelos padrões de cada instrumento, claro que variações podem ocorrer, são as chamadas exceções à regra.

De forma alguma tem que ser alternada a utilização isso é coisa que você está inventado agora.

No Jazz, como você mostrou no vídeo, isto até pode estar presente (ainda que mais limitado do que no violão), tendo em vista que é o estilo mais próximo da separação entre guitarra e violão.

De novo você inventou isso, não existe tocar guitarra no violão.

Mostre por que não, como eu mostrei por que há.

O que faz a música ser linda é exatamente a ausência de regras.

Não concordo.

Isso é coisa do período barroco.
Preconceito.

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar

Creamy Mule

Esse vídeo ai foi um ótimo exemplo do que significa tocar guitarra no violão.

Pompermayer
Veterano
# abr/09
· votar

Acho que é melhor a gente deixar isso pra lá antes que essa discursão deixa o âmbito musical e passe ao pessoal.

Creamy Mule
Veterano
· votar

The Root Of All Evil
tem pianista que ataca as cordas diretamente.
ele tá tocando o quê no piano?

apesar desse comentário ser meio sarcástico eu entendo teu ponto de vista.
racionalmente falando:
eu lembro de ter lido em algum outro tópico você falando que tem gente que confunde opinião com fato.
concordo plenamente.
nesse caso é opinião, cara.
guitarra e violão existem e se faz com eles o que se quer fazer com eles e isso é fato, mas classificá-los (por falta de palavra melhor) é uma questão de escolha de critérios, de opinião.
pelos seus critérios estás sendo coerente.
assim, como acredito que eu esteja sendo pelos meus.

Rabbit
Veterano
# abr/09
· votar

Pompermayer

Guitarra é sólida com uma parte elétrica que envolve desde a captação diferenciada até às infiinitas possíveis ligações desses aptadores.

O violão é oco, preparado pra resoar acusticamente. A sua captação, que nem sempre é presente, se dá por microfonação ou por sistema de piezo (que já foi incorporado à guitarra justamente pra tirar um som mais violonizado).

Na questão da massa. Guitarras podem ser sólidas, semi-acústicas e acústicas(violão). Depende do idioma que você fala.
Se eu separo só pela massa do corpo, então eu terei que separar a sólida da semi-acústica tbm.

Quanto a captação, nem precisa falar, você já falou. A mesma captação de violão pode se usar em guitarras. Qual a limitação?

Agora você tá falando de modelos. A construção de uma Les Paul segue a mesma tendência de uma strato,

Engraçado que quando pra separar guitarra de violão você usa um conceito de características específicas, agora quando separad e guitarra pra outra guitarra você não usa esse mesmo conceito.

Desse seu conceito específico ficaria assim:

Uma strato é feita geralmente em alder, tem shape diferente, geralmente se usa tres sigles, mas as vezes se usa humbcker pra exatamente se conseguir sonoridade diferente, não usa floyd, algumas usam.

Uma les paul é feita de mogno, tem um shape ausente de chifres, mais pesadas que as stratos e usam dois ou tres humbckers.

Viu como é fácil?

Rabbit
Veterano
# abr/09
· votar

Pompermayer
Acho que é melhor a gente deixar isso pra lá antes que essa discursão deixa o âmbito musical e passe ao pessoal.

Não por minha parte.

Creamy Mule
Veterano
# abr/09
· votar

Rabbit
acho que você tem a visão mais próxima da minha.

Pompermayer
Veterano
# abr/09
· votar

Uma strato é feita geralmente em alder, tem shape diferente, geralmente se usa tres sigles, mas as vezes se usa humbcker pra exatamente se conseguir sonoridade diferente, não usa floyd, algumas usam.

Uma les paul é feita de mogno, tem um shape ausente de chifres, mais pesadas que as stratos e usam dois ou tres humbckers.

Mas essas diferenças estão muito limitadas à idéia guitarra. Enquanto as diferenças que eu apontei são diferenças da idéia guitarra e da idéia violão.

E no mais, fico nisso aqui:

guitarra e violão existem e se faz com eles o que se quer fazer com eles e isso é fato, mas classificá-los (por falta de palavra melhor) é uma questão de escolha de critérios, de opinião.

Na minha opinião deve haver uma separação dos instrumentos, inclusive pra deixar claro que gutiarrista não tem que saber tocar violão, contrariando a opinião leiga.

Creamy Mule
Veterano
· votar

Pompermayer
é claro.
guitarrista só precisa saber fazer C D E

EDIT: só pra descontrair.
ehehehehhe

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar

Creamy Mule
guitarra e violão existem e se faz com eles o que se quer fazer com eles e isso é fato

Realmente, isto é um fato.
Façam o que quiserem com o violão, toquem-no como guitarra, são livres.

O que não dá é um cara tocar no violão igual a este vídeo que você postar e vir dizer:

"Toco guitarra e violão."

tem pianista que ataca as cordas diretamente.

Como assim?

Creamy Mule
Veterano
# abr/09
· votar

The Root Of All Evil
não sei os termos técnicos do piano.
mas quando ele tá aberto.
o cara vai lá e toca nas cordas.
deu pra entender?

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar

Pompermayer

Tá entre amigos aqui.

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar

Creamy Mule
mas quando ele tá aberto.
o cara vai lá e toca nas cordas.
deu pra entender?

Caramba, nunca vi isso =O

Rabbit
Veterano
# abr/09
· votar

The Root Of All Evil

A qual é mano root. Double standard.

As técnicas que se aplicam aos modelos diferentes não mudam, nem a aplicação dos mesmos, aplicação esta que já explicitei.

Mudam sim. Seria capaz de tocar "Tender Surrender" numa les paul?

Toca ué, mas note que ele toca utilizando uma técnida chamada alzapúa, diferente de pizzicato.

Então mano, o que isso tem haver? Ele está tocando guitarra com os dedos, e você disse que não se toca guitarra com os dedos. Então será que ele está tocando violão na guitarra?

No Jazz, como você mostrou no vídeo, isto até pode estar presente (ainda que mais limitado do que no violão), tendo em vista que é o estilo mais próximo da separação entre guitarra e violão.

O que você não entende é que a guitarra elétrica foi inventada praticamente pra tocar jazz. Num período onde você tem com vê que os dois instrumentos estão totalmente coligados. Rock 'n roll, metal, blublu veio depois, e você só enxerga essa fase da guitarra. Eu como estudei todo o período vejo a guitarra de um modo mais amplo.

Mostre por que não, como eu mostrei por que há.

Ué já mostrei, e você não aceitou. Coloquei um vídeo e além do Joe Pass quase todo guitarrista de jazz faz isso.

Não concordo.

Concorda sim. Até tu Brutus. Não é você que sempre inova muito bem, principalmente nas jams. Já pensou se existisse regras?

Isso é coisa do período barroco.
Preconceito.

Não é preconceito, e sim história. Período onde um Rei determinava qual música era boa.

Creamy Mule
Veterano
# abr/09
· votar

The Root Of All Evil
vai que eu to errado e não é isso que fazem, mas se não for - sempre achei que fosse... =x
vê lá no tópico sobre john cage que tu postou um vídeo.
aquela pianista faz isso.

Planeduck
Veterano
# abr/09
· votar

The Root Of All Evil
Rabbit

Acredito que o violão e a guitarra são o 'mesmo' intrumento, porém cada um se aplica (e se toca) de formas diferentes.

Claro, existem técnicas comuns aos dois, mas acho que existem mais diferenças do que similaridades.

Eu, por exemplo, digo que não sei tocar violão, apenas toco guitarra no violão.

Creamy Mule
Veterano
# abr/09
· votar

Planeduck
entendo o que estás dizendo.
mas acredito que se você for fazer uma lista vai achar mais similaridades que diferenças.

PGilbert
Veterano
# abr/09
· votar

Planeduck
Claro, existem técnicas comuns aos dois, mas acho que existem mais diferenças do que similaridades.

Eu, por exemplo, digo que não sei tocar violão, apenas toco guitarra no violão.

COncordo.

Creamy Mule
mas acredito que se você for fazer uma lista vai achar mais similaridades que diferenças.

Acho que não hein... acho que são mais diferenças.

Rabbit
Veterano
# abr/09
· votar

Só pra deixar claro, antes que alguém não entenda direito.

Eu sou consciente de que existem grandes diferenças entre violão e guitarra atualmente (Parece que é isso que estão tentando me provar). O que digo é que não são dois instrumentos completamente diferentes e nem separados em origem um do outro.

O que você aprende em um basicamente você pode aplicar no outro. Aprender um não anula o outro.

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar

Rabbit
Então mano, o que isso tem haver? Ele está tocando guitarra com os dedos, e você disse que não se toca guitarra com os dedos. Então será que ele está tocando violão na guitarra?

"Com os dedos" que eu usei foi uma expressão genérica, na verdade há uma técnica associada a isso no caso o pizzicato, que no violão tem, dentre outras características (que diferem do pizzicato do violino ou do contrabaixo) o tamanho e formato das unhas, que é específico.

Mas lembrando, sempre existem exceções, o Knopfler é uma delas, por tocar com os dedos, tanto é que sempre que citam ele falam disso.

Mudam sim. Seria capaz de tocar "Tender Surrender" numa les paul?

Não conheço a música =/

O que você não entende é que a guitarra elétrica foi inventada praticamente pra tocar jazz.

E ainda assim ela tem grandes diferenças do Violão Clássico, e desde então já existia a diferença de propostas, como as que eu já citei. Mas note que quanto mais você se afasta deste ponto, mais diferente ainda fica a guitarra do seu ancestral.

Concorda sim. Até tu Brutus. Não é você que sempre inova muito bem, principalmente nas jams. Já pensou se existisse regras?

Mas ai as regras são nas Jams, e não na música =P

Quando falam pra mim de música sem regras, o que vem à minha cabeça é isso daqui ó:

Por isso não concordo.

Não é preconceito, e sim história. Período onde um Rei determinava qual música era boa.

Mas não metia o bedelho em como as músicas eram feitas (apenas as que ele encomendava). E é do Barroco que tem um dos maiores gênios da música desde então (considerado por muitos como o maior), Bach. E tem o Haendel também.
Estes caras faziam miséria.

Rabbit
Veterano
# abr/09
· votar

PGilbert
Acho que não hein... acho que são mais diferenças.

São mais similaridades. Compare violão e guitarra. Agora compare violão e piano.

Somos guitarristas e as vezes focamos nosso mundo em uma só direção. Como guitarra é nosso instrumento de paixão, desejamos que ele seja ímpar.

PGilbert
Veterano
# abr/09
· votar

Rabbit
Somos guitarristas e as vezes focamos nosso mundo em uma só direção. Como guitarra é nosso instrumento de paixão, desejamos que ele seja ímpar.

Jamais cara. Só disse que existem diferenças na forma de se tocar, só isso. Não estou dizendo que a guitarra é única.

Rabbit
Veterano
# abr/09
· votar

The Root Of All Evil

Tá e esse aqui. Não é excessão nã mano, pois não existe regra.

Me chateia um pouco essa sua associação do violão com música clássica. Isso é só uma vertente pr uso do violão. Mas chegar a ser um pouco forçado querer dizer que o violão só se deve tocar clássico. Ou que é o mais certo.

Mas ai as regras são nas Jams, e não na música =P

Não falei das regras das jams, e sim dos seus sons nelas. Onde são utilizadas técnicas e sonoridades de pessoas que experimentaram fugir das "regras". =P

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar

Rabbit
Me chateia um pouco essa sua associação do violão com música clássica.

Não é com "música clássica", eu chamo de violão clássico a maneira como o violão foi concebido pra ser tocado.
A maneira clássica de tocar é a maneira da qual é possível tirar melhor aproveitamento do instrumento, tirando tudo que ele tem a oferecer. Esta maneira existe a MUITOS anos e sofreu poucas alterações, o que mostra sua eficácia.

Mas ela poderia ser usada pra tocar outras músicas, temos por exemplo o Flamenco, que utiliza e não é música clássica.

Poderia ser usada pro blues, pro rock, desta maneira, citei até o John Mayer há alguns posts atrás.

Isso é só uma vertente pr uso do violão.

Aqui eu discordo, não é uma vertente, é o estilo original, para o qual o Violão foi criado, os demais é que são ramificações do uso do violão, mas eu não acho que ele deva ser usado só pro clássico, mas acho que deva ser usado sempre respeitando o que o instrumento é.

Note que chato seria um pianista que usa apenas a mão direita e precisa de outros instrumentos pra acompanha-lo.

É assim que eu vejo como usam os violões em outros estilos. (como sempre, tem exceções, algumas já citadas)

Onde são utilizadas técnicas e sonoridades de pessoas que experimentaram fugir das "regras". =P

Eita uhauahua valeu pelo elogio mas eu acho que sigo bastante as regras (no caso, pelo menos as básicas como tocar no tom, no tempo etc =P)

Creamy Mule
Veterano
# abr/09
· votar

The Root Of All Evil
pelo que falas em relação a violão.
não tocar com os dedos da forma clássica em que dá pra fazer tudo (harmonia, melodia ou harmonia e melodia).
não fazer isso na guitarra também é limitar a guitarra, justamente porque dá pra fazer isso também na guitarra.
essa limitação que é mais comum e que virou padrão.

Rabbit
Veterano
# abr/09
· votar

The Root Of All Evil

Agora entendi sobre o clássico. Só não concordo. Posicionamento de dedos, dedão não pode aparecer, maneira correta de segurar, etc.

Pra mim isso são formalidades vindas de um tempo não muito brilhante. Onde é mais importante a sua aparencia do que sua personalidade. O que importa é a música feita.

O que seria da bossa, jazz, blues se mantivéssemos essas formalidades.

Mas é isso ai cada um com seu cada um. Valeu ai, e bom papo.

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar

Creamy Mule
não fazer isso na guitarra também é limitar a guitarra

Não por causa do intuito do instrumento.
Que ao meu ver, no caso da guitarra é igual ao de um violino.

Creamy Mule
Veterano
# abr/09
· votar

The Root Of All Evil
hmm...
que nada cara.
muito longe do violino pra mim.
eu até acho bem mais legal tocar com os dedos pra ter mais liberdade, mas eu comecei com palheta e não tenho paciência de "reaprender"

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar

Rabbit
Pra mim isso são formalidades vindas de um tempo não muito brilhante. Onde é mais importante a sua aparencia do que sua personalidade. O que importa é a música feita.

Mas com estas formalidades é possível não só explorar mais a música, como também tocar sem ter problemas físicos pra você mesmo, como problemas de coluna (por isso recomenda-se sentar na ponta do banquinho, com o apoio de pé esquerdo, desta maneira você não força muito a coluna,dentre outras vantagens.)

E note também que esta falta de formalidade no violão acontece justamente por causa dos guitarristas que se metem a toca-lo como se fosse guitarra.
No violino, independente do estilo, todo mundo toca da mesma maneira, respeitando a mesma posição dos pés, dos braços, mesma forma de utilizar o arco.
Mudar isso não traria novidades sonoras, visto que com a posição "formal" já dá pra fazer tudo que o instrumento favorece. Mudar isso só iria limitar, pois teria técnicas que ele não conseguiria fazer, e com isso você acabaria limitando a música e trazendo problemas físicos pra si mesmo.

Eu acho o mesmo pro violão.