Quem aqui busca ter um timbre próprio, original?

Autor Mensagem
Bombastik
Veterano
# abr/09


esse tópico é uma continuação deste outro, criado pelo companheiro Insomniac_:

Polêmicazinha - Timbre Pastel

então meus amigos, que tal fazermos uma pequena "pesquisa"?

no outro tópico, já falamos bastante e discutimos. no entanto, não acho que citar nossos artistas favoritos vá trazer melhores esclarecimentos a respeito desse assunto. o senso comum é o de que no mainstream, não há muita novidade nem originalidade nesse quesito.

agora, vamos discutir se você busca esse timbre diferenciado ou não, e o porquê de fazer isso.

a principal pergunta é:

quem aqui no fórum acredita que possui um som próprio ou busca faze-lo? o que você usa ou faz pra alcançar tal resultado?


conte-nos qual o segredo do seu som.

claro que é um assunto indicado pra quem faz um som próprio, autoral. mas se você faz outro tipo de trabalho, pode ser válido também. quem tiver gravação poderia postar, seria interessante.

abraços.

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


Eu ainda procuro um som que seja minha identidade...mas preciso ensaiar e grvaar muito até chegar lá...nunca tive o pensamento "ah, um dia terei um som igual ao do Fulano"!!! Mas ainda tem chão pela frente...muito chão...
Abraço

GuitarUser
Veterano
# abr/09
· votar


eu o/, passo suadas horas configurando amps e pedais e volumes da guitarra

Doggy
Veterano
# abr/09 · Editado por: Doggy
· votar


Eu, com minha modesta Zoom G2, tento imitar ao máximo meus timbres preferidos (Metallica e Pantera, tr00), aí depois eu dou uma mexida ali, outra aqui, pode até ser uqe sem querer eu acho algo que me agrade mais, mas por enquanto tô feliz com meus timbres 'roubados'...

EDIT: Sem falar que meu amp. não ajuda muito na timbragem...

gucrispim
Veterano
# abr/09
· votar


Cada dia mais chego a conclusão que meu timbre é a minha semi acustica com p90, um pro co rat com todo o filter aberto e um valvulado.

LeandroP
Moderador
# abr/09
· votar


Quem aqui busca ter um timbre próprio, original?

Eu! Eu! Eu! Eu! Eu! Eu!

Espero ter ajudado!

Endurance
Veterano
# abr/09
· votar


Eu diria que meu timbre por enquanto é "normal", porque uso uma Pod Floor, que é um pouco limitada, mas mesmo assim consigo tirar um timbre bom com ela..

GuitarUser
Veterano
# abr/09
· votar


LeandroPanucci
Eu! Eu! Eu! Eu! Eu! Eu!


e com apenas 12 anos.. que promessa

MauricioBahia
Moderador
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Eu procuro tocar direito antes de mais nada, pq a pegada é elemento crucial pro timbre. Eu acho que tudo vem com a tal maturidade. Tem uns timbres que me agradam mais, outros menos. Isso é complicado pra burro! Eu não gosto muito do som do fuzz por exemplo, mas quando ouço Jimi Hendrix ou Jeff Beck eu acho do cacete! Então, 90% do timbre tá no guitarrista e 10% no equipo. Minha opinião.

Abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


Eu simplesmente não me preocupo com isso (até porque sou baixista!), deixo minhas referências e meus anos e anos de Rock'n Roll virem à tona.
Tento soar como uma mistura de Geezer Butler, Roger Glover e Paul MacCartney, colocando uns efeitos aqui e ali.
Abç

Pompermayer
Veterano
# abr/09
· votar


MauricioBahia

Ponto pra você nessa.
Com meu equipo básico aqui, Cort z64, Argos e Warm Music Gt108 não consigo, de forma nenhuma, achar um timbre distorcido que eu goste. Sempre acho um pouco mais abelhudo, um pouco mais grave, um pouco mais agudo, um pouco mais magro. No entando, vem aqui um amigo meu, guitarrista de metalcore, pega meu equipo, roda uns knobs sem muita preocupação e tira um baita timbre.

"90% do timbre tá no guitarrista e 10% no equipo"
É isso aí.

edalko
Veterano
# abr/09
· votar


Pompermayer

Venda essa merda de Werme Musical e compre um amp decente e vc vera luz no fim do tunel.

É fato!

fill.zanchez
Veterano
# abr/09
· votar


Eu não. E por isso que meu timbre é tão original meu!

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


Mesmo procurando, ainda digo que o guitarrista é um eterno insatisfeito...

r2s2
Veterano
# abr/09
· votar


A guitarra para mim é um hobby. Não a vejo como um desafio e uma coisa na qual tenho q ser especial e melhor.

O que curto é tocar um solinho aqui, outro ali e pronto. Logo, busco mais copiar outros timbres de acordo com a música e até testar timbres diferentes nelas, mas nada que eu me esforce para ser "o"diferente.

wppereira
Veterano
# abr/09
· votar


Acho importante o guitarrista buscar uma identidade própria...

Mesmo quando toco músicas dos outros, prefiro fazer uma versão a um cover fiel, e meto um timbre e uma pegada própria. Isso dá um tom pessoal na música!

Mas como todo mundo, me baseio em outros guitarristas para buscar um timbre próprio. Eu me baseio no timbre limpo do Nile Rodgers e na distorção do Eddie Hazel pra depois ir ajustando algo aqui e ali e chegar a um som que realmente curta pessoalmente...

rsf
Veterano
# abr/09 · Editado por: rsf
· votar


MauricioBahia


.....Então, 90% do timbre tá no guitarrista e 10% no equipo. Minha opinião.


não concordo...minha opinião..hehehehehe

um bom timbre está em uma boa guitarra e um bom ampli...e, se for o caso, em bons pedais....
a parte da pegada entra no que fazer com isso...quanto melhor a "pegada" melhor o sujeito irá utilizar esse equipo...em outras palavras...um bom guitarrista utiliza um bom equipo no máximo da potencialidade desse equipo...se o equipamento for ruim...o máximo que ele conseguirá e um timbre ruim, porque esse é o máximo que um equipamento ruim pode dar...
Se vc der uma tonante e um ampli multiuso para um guitarrista com uma ótima pegada, ele vai tirar um timbre ruim...porque esse é o máximo que o equipamento pode dar por ser ruim...
agora imagina o que esse mesmo guitarrista não faria se tivesse um ótimo equipo...Dê uma guitarra ruim e um ampli ruim para o Mark Knopfler e peça para ele tocar wild west end e depois pergunte a ele o que ele achou do timbre......hehehehehe
não existe mágica nesse negócio..

pegada boa em equipo ruim = timbre ruim - sem dinamica, sem textura, sem profundidade, sem sustain etc....sem nada das caracteristas que constroem um bom timbre, independetemente do seu gosto. Ao contrário do que a maioria pensa, eu não acho que seja subjetivo analisar um timbre...vc pode gostar ou não gostar de um determinado timbre, mas mesmo assim reconhecer que se trata de um timbre com qualidade sonora, porque possui os os elementos existentes em um bom timbre..por exemplo: equalização correta e adequada ao que se está tocando (um equipo ruim não faz isso); sustain (um equipo ruim não faz isso); dinamica (um equipo ruim não faz isso), textura - (um equipo ruim não faz isso) e outras tantas coisas....
mas, enfim, essa é a minha opinião..hehehehehe

wppereira
Veterano
# abr/09 · Editado por: wppereira
· votar


rsf
Concordo em partes com vc mermão...

Concordo com vc que os equipamentos são muito importantes na obtenção do timbre desejado, mas acho timbre algo muito pessoal e subjetivo. O que é um timbre legal para mim, pode não ser para você...

Por exemplo, não concordo quando lista os elementos para um bom timbre. Não acho sustain nem um pouco importante no meu timbre limpo, ou mesmo dinâmica, na base de funk...

Cada pessoa tem uma idéia de timbre...não existe algo como timbre bom ou ruim...

rsf
Veterano
# abr/09 · Editado por: rsf
· votar


wppereira

beleza....
apenas ressalto que dei alguns exemplos...não querendo dizer com esses exemplos que um timbre com qualidade sonora tem que possuir todos aqueles elementos...para um cara que toca jazz, por exemplo..a dinamica pode ser um problema...
o que quis dizer é que existe, sim, como analisar tecnicamente um timbre e avaliá-lo quanto à qualidade sonora...agora se esse timbre irá ser do seu gosto ou não.....aí sim estaremos entrando em um outro contexto...que é norteado pela subjetividade...nesse vc pode gostar do timbre e eu não...ou vice-versa..

PGilbert
Veterano
# abr/09
· votar


MauricioBahia
Então, 90% do timbre tá no guitarrista e 10% no equipo
Concordo com você.

Eu e meu irmão tocamos no mesmo equipamento (que é meu), mas quando gravamos juntos, fica nítida a diferença... a pegada influi demaaaais no timbre....

Lex Vox
Veterano
# abr/09
· votar


Eu busco. Ainda estou muito no começo da jornada mas tento não copiar timbres. Busco um timbre nítido, porém agressivo e pesado. Tenho, por enquanto, me dado bem com uma combinação de 3 distorções mais chorus e meu Laney GC80. Espero, com a experiência e novos conhecimentos, reproduzir o som que ouço na minha cabeça.
O dia que eu aprender a usar um compressor talvez eu chegue mais perto hauhauauahua

PGilbert
Veterano
# abr/09
· votar


Vale lembrar que cada um tem um gosto pra timbre...

Eu, por exemplo, não gosto de distorções com MUUUUITO ganho.. gosto de ganho moderado. Muito ganho faz minha palhetada ficar uma merda.

E toco hard rock ainda....

rsf
Veterano
# abr/09 · Editado por: rsf
· votar


PGilbert


Eu e meu irmão tocamos no mesmo equipamento (que é meu), mas quando gravamos juntos, fica nítida a diferença... a pegada influi demaaaais no timbre....


sim, com certeza serão diferentes. mas não tenho duvida de que se o seu equipamento for uma nhaca tanto o seu timbre quanto o do seu irmao estará dentro da limitação imposta pelo equipamento......os timbres serão diferentes, mas igualmente limitados....

Konrad
Veterano
# abr/09
· votar


Como guitarra para mim é hobby, procuro algo que me agrade; e o que me agrada é altamente variável, dependendo do que estou a ouvir. Hoje estou em uma fase mais jazz, meu Tube Screamer (Behringer, podem elogiar) está a descansar. Acho um tanto quanto pueril dizer que se quer ter um timbre igual ao de "A" "B". Isso nunca será alcançado, e essa expectativa acaba por ser frustrante. Gosto de música, me concentro em aprender e apreender o máximo que posso. Acredito que a identidade virá, ou já está aqui, na diversidade.

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


rsf
sim, com certeza serão diferentes. mas não tenho duvida de que se o seu equipamento for uma nhaca tanto o seu timbre quanto o do seu irmao estará dentro da limitação imposta pelo equipamento......os timbres serão diferentes, mas igualmente limitados....
Mas ainda assim, será o timbre dele!!! Único e autêntico!!!

rsf
Veterano
# abr/09
· votar


Will Bejar

Mas ainda assim, será o timbre dele!!! Único e autêntico!!!

?
e alguem disse ao contrário?

nichendrix
Veterano
# abr/09 · Editado por: nichendrix
· votar


rsf

Sem contar que tem gente que até gosta de instrumento "ruim". o Steve Rothery do Marillion, ele toca com uma Squier coreana feita de compensado, para todos os efeitos é uma guitarra que não é grandes coisas e no entanto tem um timbre do outro mundo. O próprio Jimi Page gostava muito de usar Danelectros e Silvertones, que eram consideras guitarras inferiores naqueles tempos. Até o Jeff Healey tem uma preferência por tocar slide em guitarras baratas.

Esses caras tem equipamentos tops, e não ainda tocam e tiram um puta som de equipamentos baratos, e pra mim o mais interessante é que o timbre deles apesar de mudar de um equip pro outro, não muda tanto. É como um amigo meu chamado André de Sousa, ele tem a pegada mais matadora que eu conheço, e soa como André de Sousa em qualquer guitarra, amp e efeitos que tu der pra ele.

Agora não dá pra negar que quem tira timbre bom até com equipamento ruim, tira um timbre ainda melhor com equipamento bom e que estes ajudam muito na obtenção de um timbre bem putaqueparielson...

Mas no fim, boa parte do timbre, acredito eu a maior parte, vem dos dedos, da pegada. Porque não tem Custom Shop no mundo que dê um timbre bom pra um cara com sem uma pegada boa. Se o cara sabe o que fazer como equip, tiver uma identidade propria na execução, consegue tirar um som bom de qualquer coisas, contornar na execução as limitações do equipamento, mas se o cara não tem pegada, não tem pra onde, vai ser invariávelmente ruim, seja tocando de PRS ou de Tonante.

Eu mesmo vivo isso comigo mesmo. Tenho bons equips, várias guitarras, efeitos, amps etc, mas dizem que não importa muito qual equip eu uso, sempre soa como eu mesmo. O pessoal diz que com 2 ou 3 licks já se sabe que sou eu quem está tocando, e como diz o baterista que toca comigo, rapaz tu troca de guitarra toda hora, mas sempre soa tão tu, que não faz muita diferença estar com uma ou com outra.

Resumindo, pra mim, timbre é uma identidade sonora a serviço da musica, essa identidade é composta de diversos fatores, e pra mim o fator humano é o fator determinante, não o equipamento. Até porque se eu achar que equipamento tira um timbre legal independente de quem toca, eu tb vou ter que aceitar que daqui um dia um japonês sem nada melhor pra fazer vai criar um robô que toca guitarra e tira um timbrão junto.

Quantos guitarristas de Axé vc já viu tocando com uma PRS e amops e efeitos top, e que no entanto tiram um timbrinho bem ximfrim?

PGilbert
Veterano
# abr/09
· votar


rsf
sim, com certeza serão diferentes. mas não tenho duvida de que se o seu equipamento for uma nhaca tanto o seu timbre quanto o do seu irmao estará dentro da limitação imposta pelo equipamento......os timbres serão diferentes, mas igualmente limitados....

Ah sim... mas olha, eu sou muito chato com timbre.. pra vc ter uma idéia, eu troco as cordas da guitarra toda sexta-feira.. eu já sinto diferença no timbre ao passar uma semana... E sou muito chato com efeitos também..... eu uso pedais analógicos e cada um tem uma fitinha com a regulagem que eu defini.

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


A questão não é timbre bom ou ruim...dependeo disso ou daquilo...a questão é, quando vc tá lá, mexendo os botõezinhos com a "cacunda" toda torta...vc pensa "mmmm...ainda não tá igual à guitarra do James Hetfield..." ou vc pensa "ah! Agora tá legal, e nem precisei copiar ninguém!!!"

PGilbert
Veterano
# abr/09
· votar


Resumindo, pra mim, timbre é uma identidade sonora a serviço da musica, essa identidade é composta de diversos fatores, e pra mim o fator humano é o fator determinante, não o equipamento. Até porque se eu achar que equipamento tira um timbre legal independente de quem toca, eu tb vou ter que aceitar que daqui um dia um japonês sem nada melhor pra fazer vai criar um robô que toca guitarra e tira um timbrão junto.

Disse tudo.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Quem aqui busca ter um timbre próprio, original?