Eric Clapton, O Tópico: Equips, Musicas, Woman Tone e afins

Autor Mensagem
Curly
Veterano
# dez/09
· votar


nichendrix

É o GE Smith, toca muito esse cara, sideman muito conhecido nos EUA e que durante muitos anos foi o diretor musical do Saturday Night Live, lembra agora ? Aliás, uma coisa legal é a alegria dele no vídeo, tipo 'estou feliz só de estar no meio dessas lendas' !

nichendrix
Veterano
# dez/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Curly
É o GE Smith, toca muito esse cara, sideman muito conhecido nos EUA e que durante muitos anos foi o diretor musical do Saturday Night Live, lembra agora ? Aliás, uma coisa legal é a alegria dele no vídeo, tipo 'estou feliz só de estar no meio dessas lendas' !

Agora sim, eu olhava pro cara e ficava com aquela sensação de "eu já vi esse cara em algum lugar'.

Esse visual late 80's, early 90's era muito trash, eu quase não reconheci o McQuinn nesse visual e se não conhecesse o Clapton tão bem, ia dizer olha o Andy Fairweather Low lá no fundo... hehehehehhehe... mas é sério, o visual do Andy no Concert for George tá com o mesmo visual... heheheheh

Curly
Veterano
# dez/09
· votar


nichendrix

essa tele sginature dele tem umas idéia interessantes:

http://guitars.musiciansfriend.com/product/Fender-G.E.-Smith-Telecaste r?sku=511892

link90
Veterano
# dez/09
· votar


eric clapton eh o cara
otimo topico
to loco pra comprar essa autobiografia dele.

Eric Clapton
Veterano
# fev/10
· votar


Acredito que esse seja o melhor video que eu já vi dele:



http://www.youtube.com/watch?v=pbOpuSiAhog&feature=player_embedded



http://www.youtube.com/watch?v=CzL7JWBopRc&feature=player_embedded

nichendrix
Veterano
# fev/10
· votar


Murillo Wendel

Muito foda... é muito massa ver o quanto o quanto o Clapton influênciou o Hendrix e o quanto Hendrix também influênciou o Clapton... muito foda, um gênio estimulando o outro... ah! se eu conseguisse uma gravação da lost session, a de Paris, com Hendrix, Gilmour, Clapton e B.B. King (dizem que o Keith Richards também participou no final, mas depois que o rolo de fita acabou).

E realmente a performance tá fodástica, acho que desde o concerto do Providence Civic Center em 25/06/1975, quando ele e o Santana fizeram um medley de 24min de Eyesight to the Blind e Why Does Love Got to be so Sad que ele não toca animalescamente desse jeito.

Eric Clapton
Veterano
# fev/10
· votar


nichendrix

Cara, eu to pirado nessa versão de Voodoo Chile e olha que este video é de Junho do ano passado!! Velho que bend é aquele que o Clapton dá aos 1:03 e do segundo video! E aos 6:17 do segundo vídeo também?? Que tom foi aquele? Ele fez a guitarra parecer uma mulher tendo um orgasmo!

Eric Clapton
Veterano
# fev/10
· votar


nichendrix

Sem contar o timbre lindo que ele tirou!!!

eutento2x
Veterano
# fev/10
· votar


Santana Band & Eric Clapton - Everything's Coming Our Way (Outubro de 1970) Versão instrumental Bootleg

alguem sabe qual canal EC esta tocando na musica? canal Right (guitarra acordes e ritmo), canal Left (guitarra slide) ou canal Left (guitarra solo)

Historia aqui : fonte:

Versão Original de 1971 album Santana III (não gostei do vocal : perdeu a dinamica)

nichendrix
Veterano
# fev/10
· votar


Alguém já viu a Deluxe Edition do disco Eric Clapton - Eric Clapton???

Konrad
Veterano
# abr/10
· votar


Long Live Mr Slowhand!

nichendrix
Veterano
# ago/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Rapaz, eu nunca tinha visto em video.

Todo mundo sabe que o Clapton um dia comprou 6 Fender Stratos de anos variando entre 1954 e 1959 por 100 dolares, 1 ele deu pro Harrison, a outra deu pro Steve Winwood e a outra pro Albert Lee. As 3 que sobraram ele desmontou e juntou as partes delas de forma a ter 3 guitarras com as partes que ele achava melhor. Uma delas é a famosa Blackie, que ele usou um corpo de 1954 e um braço de 1957, das peças que sobrarma ele montou 2 guitarras, uma Strato vermelha na cor Torino Red, que ele chamava de Red e uma 2-ton Brown Sunburst, que ele chamou de Brownie.

Embora a Red seja velha conhecida dos fãs, já que se tornou a Strato titular dele quando ele aposentou a Blackie, eu nunca havia visto ele tocar com a Brownie, já tinha visto fotos, mas nunca em video.

E eis que eu me deparo com isso aqui:


T-Rodman
Veterano
# ago/10
· votar


nichendrix
e a guitarra que o Clapton tinha comprado para o Hendrix, já viu?

MMI
Veterano
# ago/10
· votar


nichendrix

Incrível este video!!! Não só pela Brownie, mas pela conversa anterior à música. Johnny Cash comenta sobre o grande momento histórico da música que representou aqueles ingleses re-introduzindo o blues-country e aquele tipo de música aos EUA.
Talvez se não fosse por esses ingleses e por Alan Lomax, não teríamos mais blues hoje em dia, ou não teríamos muitos dos grandes bluseiros que apareceram depois disso.

Curly
Veterano
# ago/10 · Editado por: Curly
· votar


nichendrix

cara, que maravilha esse vídeo, do fundo do baú mesmo, impressionante como os 3 pinguços estão com ótima aparência ali, rsrsr, carl perkins é um demônio da guitarrra que teve imensa influência nos ingleses, tanto é que quando ele quis fazer um especial apenas mandou um vídeo convidando a galera falando que não tinha grana para pagar e tal e veio todo mundo até o Harrison, essa strato parece com uma que estava com o stephen stills num vídeo que eu postei outro dia aqui

Curly
Veterano
# ago/10
· votar




MMI
Veterano
# ago/10
· votar


Curly

impressionante como os 3 pinguços estão com ótima aparência ali

Bondade sua chamar esses caras de pinguços...

Curly
Veterano
# ago/10
· votar


MMI

Bondade sua chamar esses caras de pinguços...

depende da marca da pinga, né ?!

nichendrix
Veterano
# ago/10
· votar


Curly
MMI

A importância dos ingleses nessa época foi muito importante mesmo, o B.B. King sempre diz que se não fosse por eles, ele jamais seria apenas um musico, seria sempre um negro tocador de blues com todo estigma do termo.

Nesse video do Carl Perkins é bem engraçado ver que por mais que seja da mesma geração do Harrison, o Clapton é de uma escola totalmente diferente, dá pra sentir que ele precisa fazer um esforço pra tocar Hillbilly e Rockabilly.

Também é interessante ver o quanto o Harrison chupou até a ultima gota do estilo do Perkins. Ironicamente eu gosto mais do jeito do Harrison tocar que o do próprio Carl Perkins. Enfim, o Harrison e o Jeff Lyne dizem que uma vez foram tocar com ele e o cara tinha um dominio tão grande da musica que do meio pro fim eles foram abaixando o pot de volume, até ficar no 0, infelizmente eu ainda não consigo apreciar tanto a ponto de notar as sutilezas do estilo dele... :(

Mas no fim, o baixista é o Mark Winchester que toca com o Brian Setzer?? Quem é a loirinha que eu não consegui reconhecer?

E pra não ficar sem video... ó aki o quanto o Clapton deu uma melhorada no Rockabilly dele algumas décadas depois.



Curly
Veterano
# ago/10 · Editado por: Curly
· votar


nichendrix

é a roseanne cash, filha do homem, a cozinha do stray cats e de terninho azul com ovation, o grande dave edmunds.

e tem mais do mesmo no y2b, dessa vez com a presença dos dominoes e um close da brownie !



MMI
Veterano
# ago/10
· votar


nichendrix

Po, me amarro nisso de Rockabilly... Pena que aquele seu tópico parou. Também não tenho competência nesse estilo era legal para pegar as dicas, mas parece que pouca gente tem a manha.

nichendrix
Veterano
# ago/10
· votar


MMI

Pois é eu também gosto pra burro, mas é difícil até achar material pra ouvir, os mais famosos como o Carl Perkins, Scotty Moore, Jerry Lee Lewis, Johnny Cash e afins até que não, mas de resto é bem difícil, aí sem conhecer a gente fica sem perceber realmente as sutilezas do estilo.

Eu tenho que descobrir quem é o vizinho desconhecido que passa a manhã inteira tocando rockabilly, hillbilly e outras coisas do tipo, o cara é fera, fez uma versão rockabilly de asa branca que praticamente virou meu despertador.

Daqui um dia eu vou bater lá pra descobrir quem é o tocador... eu jurava que por acaso tinha virado vizinho do Curly, já que ele é quem gosta de tocar assim... heheheheh

Legal ver a Roseanne nova, eu conheci ela recentemente, pq ela gravou um disco de inéditas dele, e tb teve toda a coisa de quase morrer e tudo mais.

Agora bicho, o Johnny Cash nunca perdeu o jeitão caipira, hillbilly total...hehehehehe.

Muito foda o video. É engraçado como cada uma das 3 Stratos dele nessa época tem uma personalidade própria, a Brownie tem esse som mais anasalado, o Blackie tem o som mais estalado, e Red o som mais encorpado... pelo menos a julgar pelas gravações a vivo e em estúdio, no Box Crossroads 2 e no Just One Night dá pra perceber nitidamente que ele usa 3 Stratos diferentes, eu só não sabia era qual era qual.

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# ago/10
· votar


Vocês dão um show de conhecimento musical, prossegue com a discussão ai pra eu aprender mais.

MMI
Veterano
# ago/10
· votar


nichendrix

Vou sacanear seu tópico do Clapton, uma pausa para um rockabilly. Só uma desvirtuadinha, pausa...



nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


Video do Clapton tocando com uma Firebird.



MMI
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix

Para mim essa Firebird dele é inédita. Eu acho muito legal quando ele sai da sua "zona de conforto" e parte para sonoridades diferentes. Acho que não é impressão não, no fim do vídeo ele empunha uma 335... Estava inspirado nesse show, né?

nichendrix
Veterano
# nov/10 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI

Pois é, agora nada mais classicão do que a Korina Explorer que ele tocou em boa parte dos anos 70, tenho um box que tem várias todos dele com ela e diz que em muitos shows ela era a guitarra principal e a Blackie ficava na reserva.

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix

agora nada mais classicão do que a Korina Explorer que ele tocou em boa parte dos anos 70

Tipo a que ele usou no concerto ARMS?



nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


MMI

A mesmissima... embora ele com aqueles ternos ultra-justos dos anos 70 e uma camisa a lá Falcão e um Ray-ban degradê seja mais style...ehhehehehehehe

nichendrix
Veterano
# dez/10
· votar


Só pra ressussitar aqui...



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Eric Clapton, O Tópico: Equips, Musicas, Woman Tone e afins