Eric Clapton, O Tópico: Equips, Musicas, Woman Tone e afins

Autor Mensagem
Konrad
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix
ele tem 65 anos já, e todos os outros dessa geração, como Clapton, McCartney, e outros estão bem mais conservados. Acho que só o Keith Richards é tão judiado quanto ele.


65? Achei que já estivess longe disso....

O Keith está bem pacas...... acho que se ele para com as substáncias ilícitas ele morre.

erico.ascencao
Veterano
# jun/09
· votar


lendário Woman Tone
Alguém pode me dizer o que é isso? É uma piada interna do Clapton?

Konrad
Veterano
# jun/09
· votar


erico.ascencao

lendário Woman Tone
Alguém pode me dizer o que é isso? É uma piada interna do Clapton?


Cara, eu acho que é fechar os pots de tom de uma Gibson enquanto se aumenta o ganho.... Em uns minutos o nichendrix vai postar uma aula sobre isso.... heheheheh

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


erico.ascencao

Na verdade nem foi ele quem criou o termo, quando ele tocava no Cream, ele criou um timbre onde ele colocava a chave seletora das Gibsons dele na posição do meio, depois rodava os pots de tonalidade pro 0 ou 1, e os de volume no máximo, isso tudo em amp, com tudo no talo. Isso cria uma distorção bem peculiar, que o pessoal da época dizia que parecia uma mulher gemendo, gritando, uivando e sussurrando (qualquer alusão sexual não é mera coincidência), e por isso chamavam de Clapton's Woman Tone.

Agora se tu quiser ver isso, pode procurar nas primeiras paginas, que tem um video mostrando o proprio Clapton mostrando como conseguia esse som.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


brunoliam
Em uns minutos o nichendrix vai postar uma aula sobre isso

Não sou nem o Marcos Ottaviano do Blue Jeans ou o André Christovan... hehehehe

erico.ascencao
Veterano
# jun/09
· votar


Não conheço muito sobre o Clapton. Mais uma coisa sobre ele que me marcou foi a história da morte do filho dele, que gerou Tears in Heaven e uma posterior mudança total de comportamento do mestre.

Uma música dele que eu curto muito é Bad Love. É uma música bem diferente do estilão mais conhecido dele - imagino eu.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


erico.ascencao
Uma música dele que eu curto muito é Bad Love. É uma música bem diferente do estilão mais conhecido dele - imagino eu.

É da fase pop dele, durante os 80, que todos odeiam, mas eu acho legal que só, pelo menos é pop de qualidade e com guitarra, numa decad dominada por teclados e pop de plástico.

erico.ascencao
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix
Eu adoro estas músicas dos anos 80 - ovbiamente com excessão dos exageros tecladísticos.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


erico.ascencao
Eu adoro estas músicas dos anos 80 - ovbiamente com excessão dos exageros tecladísticos.

EU gosto de um bocado de coisa, Madona. Michael Jackson, Tear For Fears, A-HA, Simply Red entre outros que sempre tocavam em tudo que é lugar naquela época, mas se tu parar pra pensar, ao menos no pop, esses eram o que existiam de melhor. Então eu na maior parte do tempo eu ficava ouvindo Guns, Iron, Queen e Metallica junto com o irmão mais novo da minha mãe ou então as bandas dos 60 e 70 que meus pais ouviam o tempo todo.

Geration_Lespaul
Veterano
# jun/09
· votar


Vale a pena, Clapton tocando com Lennon, e usando uma Les Paul;

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/212060/

Sem propagandas de outros topicos, mas .. hehe

nichendrix
Veterano
# jun/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Geration_Lespaul

Rapaz esse show tem uma história engraçada, o Clapton diz que foi o dia que ele aprendeu a diferença entre ser uma astro do rock mundialmente famoso e ser um Beatle.

Porque o John chamou ele e outros musicos famosos, todos foram, mas na hora que chegaram em Toronto, tinha uma Limousine Branca e centenas de fãs atrás do Lennon se rasgando e gritando, enquanto ele e os outros musicos (que se não me engano incluia o Bob Dylan, que abriria o show) entravam quase que como anonimos em uma van pra ir para o hotel.

Geration_Lespaul
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix

haha, um Beatle, sempre sera um Beatle, tirando o brilho dos outros ao redor.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Geration_Lespaul

Enfim isso deixou o Clapton meio de ego ferido e chateado com o Lennon por uns tempos, porque ele diz que até chegarem em Toronto todos eram "amigo", mas chegando lá o Lennon não deu atenção à ninguém, diz que só falou com o resto da banda na hora do show dias depois, sendo que a maioria estava tocando na camaradagem e sem receber nada pra tocar com o Lennon.

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


Só pra lembrar um pouco de Clapton na fase Delaney and Bonnie:




Sgt_Peppers2
Veterano
# jul/09 · Editado por: Sgt_Peppers2
· votar


Eric Clapton é foda demais! O que eu acho mais incrível é que o som que ele tira da guitarra melhorou muito com o passar do tempo. O som que ele tira da Strato com captadores Lace Sensors é pirante!
Acho que naquele show do Live In Hyde park ele ainda usa a Strato com esses captadores... o show é muito bom!

http://www.youtube.com/watch?v=AgSptNx19AI

nichendrix
Veterano
# jul/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Sgt_Peppers2
O som que ele tira da Strato com captadores Lace Sensors é pirante!

Cara eu nem acho que seja o Lace Sensor que dá esse som, é a mão do cabra mesmo, porque ele sempre tira timbres parecidos de N Stratos diferentes, dá pra perceber que tem variações mas em geral o timbre basico é o mesmo.

Outra é que Lace Sensor tem um som meio abafado, mesmo nas Fender Clapton, vc só conseguia tirar o abafado usando o Mid-Boost dela, e no entando o Clapton tira o som brilhante dele até com o Mod-Boost em bypass.

EDIT: Toda vez que vejo o Steve Gadd tocando bateria eu penso que ele tá pra morrer.

Luke Strat
Veterano
# jul/09
· votar


Tesão demais esse tópico!!!
Alguém sabe que encordoamento o Clapton usa???
Uma vez vi que ele usava 0,09 mas não acreditei muito.

nichendrix
Veterano
# jul/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Luke Strat
Alguém sabe que encordoamento o Clapton usa???

Normalmente 009 e 010 nas Stratos, 011 nas semi-acusticas. Ele sempre foi um notório usuário de cordas finas, e se parar pra pensar a Ernie Ball praticamente começou a fazer as Super Slinky por causa de uma moda que ele copiou de alguns negões do Blues dos anos 50, que era trocar as cordas mais agudas por cordas de banjo. Até o Clapton começar com isso, era meio um truque de caipira, mas na Londres dos anos 60, o jovem Eric Patrick Clapp tinha o habito de andar sempre com um pacote de cordas desses pra botar nas guitarras que tocava e dar para os amigos famosos de presente e terminou que ele foi sendo copiado até pelo Hendrix... e assim criou-se uma moda que mudou a forma de tocar... hehehehehehehe

O Clapton quase sempre toca com Cordas Ernie Ball Super Slinky 009, que foram as primeiras a sairem de fabrica com essa espessura, ele foi um tempo endosser da D'Addario, mas depois voltou a usar Ernie Ball.

Eric Clapton
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix

Cara, você sabe como funciona esse esquema de mid boost com caps lace sensor??? Eu to muito afim de colocar na minha strato!!!

É um circuito ativo??

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


Murillo Wendel
Cara, você sabe como funciona esse esquema de mid boost com caps lace sensor??? Eu to muito afim de colocar na minha strato!!!

É um circuito ativo??


+-, tinha um na minha antiga Strat Plus (que tb vinha com lace sensor), mas não é tão cavalo como o das Clapton, o meu era de 15db, nada muito absurdo, nas Clapton é de 25db, totalmente cavalo mesmo, só com isso tu ja bota o canal limpo do amp pra entrar em drive tranquilo.

O Circuito é ativo de um boost (eu acho que é parametrico), mas não tem muito mistério, ele sobe a frequencia de 400hz até o valor estipulado (no caso das Fender 15 ou 25db). Apesar de ser ativo, ele funciona bem com caps passivos, como é o caso dos Lace Sensor ou dos Vintage Noiseless.

Se tu procurar pela net o pau que rola é isso pra vender nesses vendedores de partes.

Konrad
Veterano
# jul/09
· votar


Murillo Wendel
nichendrix

http://store.guitarfetish.com/activepreamps.html

Eric Clapton
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix
brunoliam

Galera, eu creie este tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/213251/ para tirar muitas dúvidas que eu tenho!

Eu vi que vocês detem um conhecimento sobre o assunto, mas eu sou leigo em alguns aspectos tecnicos, se vocês puderem me ajudar!!! rsrs

Luke Strat
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix

Cara, valeu mesmo pela info!!!
É surpreendente o som que ele tira com esse tipo corda, que geralmente é taxada de sem som (eu mesmo falo isso huahauhau)

Abs

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


Luke Strat
É surpreendente o som que ele tira com esse tipo corda, que geralmente é taxada de sem som (eu mesmo falo isso huahauhau)

Dedos+controle de tonalidade no 1+mid boost

Eric Clapton
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix

Será que o Clapton ainda usa aquelas clássicas caixas rotatórias Leslie?

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


Murillo Wendel
Será que o Clapton ainda usa aquelas clássicas caixas rotatórias Leslie?

Usa sim, mas ele não usa os amps da caixa, tipo ele liga um JCM-800 como amp pra Leslie não os amp interno da caixa.

Eric Clapton
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix

Usa sim, mas ele não usa os amps da caixa, tipo ele liga um JCM-800 como amp pra Leslie não os amp interno da caixa.

Eita, é como se ele usasse o amplificador para amplificar o amplificador??? ahushuauhasuh

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


Murillo Wendel
Eita, é como se ele usasse o amplificador para amplificar o amplificador??? ahushuauhasuh

Não ele dá o Bypass no amp da Leslie, e usa o JCM800 pra alimentar tanto uma caixa Marshall quanto a Leslie.

Eric Clapton
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix

Mas o som vai sair tanto dos falantes do Marshall (ou Music Man) quanto dos falantes giratórios da Leslie não? (Ou quando você diz JCM 800, refere-se apenas ao cabeçote valvulado?)

nichendrix
Veterano
# jul/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Murillo Wendel

Cara é um cabeçote JCM800, ele tem saida pra 2 caixas, uma vai prum 4x12 Marshall e a outra vai pra Leslie, que ele usa somente como falantes para o Marshall, acho que rola um AB Box no meio pra escolher qual caixa ele vai usar na hora. As vezesele usa o JCM só com a Leslie.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Eric Clapton, O Tópico: Equips, Musicas, Woman Tone e afins