Nossos "Guitar Heroes" são produtos da mídia?

Autor Mensagem
fill.zanchez
Veterano
# mar/09 · Editado por: fill.zanchez


Músicos formam uma carreira durante sua vida, alguns conquistam sucesso através do esforço pessoal aplicado aos estudos e trabalho duro, e outros simplesmente dão "sorte" de serem lançados na mídia e permanecer.
Porém, hoje existem vários músicos que são puramente produto da mídia! Músicos como esses, às vezes surgem do "dia para a noite" sem ao menos dominar sua arte ou possuir uma carreira sólida anterior!
É verdade que é necessário a divulgação da sua música para o reconhecimento do seu trabalho, mas até que ponto isso vale? Qual o limite entre manter seus ideais como músico (guitarrista) sem ser manipulado por outros, e ainda alcançar sucesso profissional?

Ainda falando de algo polêmico na mesma linha de raciocínio, um guitarrista (ou qualquer músico) deve ser valorizado:

1 - pela sua técnica aliada ao sucesso de sua carreira (Steve Vai, Joe Satriani, etc.)?
2 – pelo sucesso de sua carreira mesmo com falta de estudo teórico (B.B. King*, Kurt Cobain, etc.)?
3 – pela sua carreira vinda da determinação de ser famoso a qualquer custo (metade dos músicos/bandas da MTV)?

Finalizando, nossos "Guitar Heroes" são produtos da mídia? (Falem sobre os seus).

* B. B. King optou por ser simples e tocar "com a alma".


fill.zanchez
Veterano
# mar/09 · Editado por: fill.zanchez
· votar


Discussão aberta!

LeandroP
Moderador
# mar/09
· votar


Jimi Hendrix = Deus

alfacorrea
Veterano
# mar/09
· votar


Os meus "guitars heroes" não são produtos da mídia.

Os caras que eu curto são efetivamente bons guitarristas e fizeram sucesso com a mídia ou sem a mídia.

Os "produtos da mídia" só existem porque tem gente que consome estes produtos e compram os CD's ou vão nos shows.

Se nós, público alvo, tivermos uma seleção musical boa e fizermos uma escolha de só valorizar quem é mesmo bom, aos poucos nós vamos conseguindo melhoras o nível.

Mas sempre vão existir os "produtos"... Afinal os produtores precisam ganhar dinheiro às custas de artistas artificiais e de consumidores idiotas.

Abraço

XSIDX
Veterano
# mar/09 · Editado por: XSIDX
· votar


Mesmo com deficiências técnicas :B. B. King optou por ser simples e tocar "com a alma".

E desde quando isso é uma deficiência técnica ?
Se fosse assim o petrucci ia pro mesmo grupinho dele porque eu axo que ele tem poco feeling ao mesmo tempo que bb king esbanja feeling. Descordo de sua afirmação
Se ele quisesse fazer 500 arpejos e licks a 400 bpm não seria bb king e sim shred king \o\

Alex Vaughan
Veterano
# mar/09
· votar


Eu não acho que o caso de BB king seja deficiência, e sim, o fato de ter extraído a maneira de tocar e o que aprendeu de suas experiências baseadas nas influências regionais, já que não frequentou escola de música.

Invalid User
Veterano
# mar/09
· votar


fill.zanchez
Discutição
Discutição
Discutição
Discutição

fill.zanchez
Veterano
# mar/09 · Editado por: fill.zanchez
· votar


XSIDX
Alex Vaughan

Cara... Na minha opinião B.B. King por ter tido um difícil início de carreira nos anos 50 não pôde desenvolver uma boa técnica, levando em conta por exemplo suas dificuldades financeiras. Porém depois de ficar podre de rico ele poderia estudar mais um pouquinho né? Não fazer frases a 400 bpm, mas frases mais complexas que expressariam ainda mais seu feeling... O cara meio que se acomodou com o título de Rei do Blues!!! E ficou nisso a vida toda...
B.B. King é reconhecido por tocar com a alma, mas sua técnica é limitada sim!!!
XSIDX, já Petrucci estudou na (Berklee College of Music - maior faculdade independente de música do mundo), aprendeu de verdade, e por isso não entraria no "grupinho como você disse" do B.B. King.

XSIDX, sua comparação não foi boa...

Doggy
Veterano
# mar/09
· votar


Discutição



AHUAHUHUAHUA

fill.zanchez
Veterano
# mar/09
· votar


Invalid User

huahauhauha... Dei mole...

Já corrigi agora...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Alex Vaughan
Concordo.
Muitos músicos, ou melhor, gente que vive de música, é sim produto da mídia. Aliás, quase tudo é em nosso mundo.
Mas o cara (ou banda) que é um mero produto de mídia, tem pouquíssimas chances de ser sequer lembrado daqui a 5 anos.
Veja o caso do BB King por exemplo. Ele está aí desde a década de 40 (recomendo a leitura da sua autobiografia), e estará aí (embora não fisicamente), daqui à 50 anos, sendo lembrado como uma referência fundamental do Blues.
Abç

KAEL METAL
Veterano
# mar/09
· votar


O dia em que música (de uma forma geral) não depender da mídia, como os músicos underground, a música será mais valorizada e com isso o nível dos músicos deverá aumentar. Todos sabemos que pra fazer sucesso hoje em dia, falando de Brasil, não precisa ser bom nem mesmo ter estudo, basta fazer músicas a nível de povão que a mídia explora por um ou dois anos. Temos músicos muito bons na mídia, porém, em menor escala. Bato nesta tecla e sempre vou bater, tudo é conseqûência da nossa cultura, quando evoluirmos (educacionalmente) os gostos evoluirão e com isso os músicos que fazem boas músicas (todos os estilos) serão mais valorizados e a música (boa) terá a valorização tão esperada e sonhada.

LeandroP
Moderador
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

B.B. King tatuou o nome dele na história.. Já era!

Só resta aos novos guitarristas fazerem algo diferente ou então mostrar a bunda no próximo BBB.

Penta_Blues
Moderador
# mar/09 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

fill.zanchez
B.B. King é reconhecido por tocar com a alma, mas sua técnica é limitada sim!!!
Cara, não se ofenda pois esta não é minha intenção, mas reflita sobre o que disse e veja se não é a sua visão que é limitada. Talvez até por não conhecer o gênero musical...
BB King toca Blues e para tanto, não precisa usar ou mostrar uma variedade enorme de técnicas pois isso se chamaria "exibição".
Além disso, se vc realmente se interessar em aprender a fundo um determinado assunto, vai acabar descobrindo que as "limitadas" técnicas de BB King poderão consumir uma vida inteira de estudos e ainda assim não ser garantia para se tocar com a mesma "limitada" técnica que ele possui.
O Vibrato do cara é reconhecido em qualquer lugar. Vc seria capaz de reproduzir esta mesma técnica a ponto de alguém identificá-la como sendo baseada em BB King?
A "praia" do Blues baseia-se na simplicidade. Qualquer "firula" desnecessária transformaria uma canção em qualquer outra coisa menos Blues. Como o cara optou pelo Blues, ele toca o que suas canções pedem e não o que se tornaria uma "chance pra aparecer"...
Valeu!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


KAEL METAL
Cara, em 1º lugar isso é literalmente impossível (não depender da mídia) em nosso mundo, e em 2º lugar, tem muito músico "underground" que não toca nada também, portanto o "nível" dos músicos nada tem à ver com isso. Já a questão cultural e deucacional, vc tem razão, mas também nem tanto, pois o nível educacional dos EUA é um tanto melhor que o nosso e lá impera o Rap comercial. A questão é que o "mercado" lá é muito maior, portanto há mais espaço para outros estilos dentro e fora do "mainstream".
Abç

pacificpoker
Veterano
# mar/09
· votar


eu acho engraçado isso... os caras não conseguem levar em conta que simplesmente o bb king não queira tocar rapido... não é o que ele busca... parece que tecnica tem que ser o objetivo de todo guitarrista... e isso não é verdade...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


pacificpoker
Exatamente.
Os anos 80/90 foram "prejudiciais" para a música popular nesse aspecto, criou-se essa quimera na cabeça da molecada, essa supervalorização da técnica, como se ele fosse um objetivo em sí mesmo, e isso é profundamente anti-musical, e é estéril do ponto-de-vista estético e social do fenômeno musical (no sentido amplo do termo), além de ser uma visão etnocentrista e estreita.
Abç

Victor-
Veterano
# mar/09 · Editado por: Victor-
· votar


KAEL METAL
Concordo, o problema é que normalmente so conseguimos valorizar algumas coisas quando as compreedemos, ao estudar música nos mudamos nosso gosto drasticamente pois mudamos o foco de nossa atenção na música (pelo menos foi assim comigo) ao invés de valorizar apenas a voz, ritmo começamos a perceber que tipo de sonoridade nos agrada e etc, e músicas que antes pareciam exepcionais se mostram menos e algumas antes vistas como "chatas" passam a ser valorizadas, pois houve uma mudança no gosto, por isso ressalto assim como você a educação, so com ela conseguiremos acabar com os preconceitos na música.
Penta_Blues
Falou tudo!

fill.zanchez
Cara, defina deficiência técnica, seria não tocar tocar a 300 bpm de forma limpa?
Técnica não se resume a digitação, há muitos outros fatores que influem nesta.

Quem me dera ter uma técnica "deficiente" como essa:


pacificpoker
eu acho engraçado isso... os caras não conseguem levar em conta que simplesmente o bb king não queira tocar rapido... não é o que ele busca... parece que tecnica tem que ser o objetivo de todo guitarrista... e isso não é verdade...


Exato!!

fill.zanchez
Veterano
# mar/09 · Editado por: fill.zanchez
· votar


Penta_Blues

Vou refletir sobre isso... Não entendi ainda o que tem "de mais" nos vídeos que já assisti e cd's que tenho dele, e realmente não sei até onde ele toca com a alma (sendo assim se eu tocar um pelo e simples acorde de dó maior dizendo que é com a alma e fazendo careta vai ser lindo), ou se ele realmente tem algo de especial que eu não conheço... Que ele tem um puta feeling ele tem, até meus amigos que não curtem música ficam rindo bobos com o modo como B.B. King toca!
Mas então será que realmente o fato dele tocar coisas simples é porque ele só queria expressar as simples melodias que vinham de dentro dele?
E afinal meu erro foi colocá-lo entre guitarristas que não possuem técnicas avançadas e sim feeling.
E vocês, já pararam pra ver que no contexto desse tópico não ter técnicas revolucionárias e complicadas de tocar guitarra não significa ser ruim?
edit: porque a impressão que tenho, é que estão achando que esse é o julgamento que fiz do B.B. King.

fill.zanchez
Veterano
# mar/09
· votar


Victor
pacificpoker
Mauricio Luiz Bertola


A resposta acima é para vocês também... Me entenderam agora?

Penta_Blues
Moderador
# mar/09
· votar


Boa noite!!!

fill.zanchez
E afinal meu erro foi colocá-lo entre guitarristas que não possuem técnicas avançadas e sim feeling.
O equívoco está justamente nesta segmentação que muitos fazem.
Técnica "avançada" é sinônimo de velocidade?
Feeling é sinônimo de lentidão?
Um Vibrato expressivo exige capacidade que poucos guitarristas iniciantes possuem e, portanto, considero uma técnica avançada pois demanda guitarristas avançados.
Um Sweep exige feeling no sentido de adequa-lo ao contexto musical de maneira que ele exprima o sentimento e a sensação que o músico quer passar ao ouvinte.
Técnica é a forma de tocar. Todos que querem tocar algo devem possuir técnica, seja tocando rápido, seja tocando lento.
Feeling é sentimento. Raiva, Ansiedade, Euforia são sentimentos que dificilmente vão ser entendidos tocando-se mais lento...
Revolucionário não significa complicado; Simples não significa fácil; Técnica não significa velocidade; Feeling não significa caretas...
Valeu!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


fill.zanchez
Agora sim, está claro.
Abç

Konrad
Veterano
# mar/09
· votar


Putz.... Falar q BB King tem deficiência técnica? Tá de sacanagem..... Conseguir tirar tanta emoção de cinco notas em minha opinião não é deficiência técnica.

Odeio fritadores por isso. É técnica pessimamente aplicada. Satriani, apesar da fama de fritador, tem muito feeling, e sabe tocar qd quer.... Gravou Sleep Walk, maravilhosamente...

Sei lá, essa molecada acha q velocidade e arpejos são tudo... Com certeza é legal, se aplicados em um contexto.... Rondo Alla Turca de Mozart, na guitarra, é maravilhoso....

Desculpem-me a irritação.... mas BB King é BB King.

Victor-
Veterano
# mar/09
· votar


fill.zanchez
Sim, e concordo, diante da maioria alguns virtuosos como vai, satriani e etc, são considerados apenas por sua técnica o que não significa que eles não sejam bons compositores, improvisadores e que não possuam um bom fraseado. A questão é que a as pessoas acabam por observar apenas um aspecto, no caso o tecnico, em outros casos apenas o timbre e ritmo, e ao encontrar alguma sonoridade diferente a desonsidera.(tenho amigos que não gostam de algumas música por ter mais de 5 minutos!)

abç

KAEL METAL
Veterano
# mar/09 · Editado por: KAEL METAL
· votar


Mauricio Luiz Bertola

É possivel sim não depender da mídia, mídia que digo, MTV, GLOBO, RÁDIOS POPULARES, ETC

Claro que tem músicos underground que não tocam nada, não generalizei, apenas disse que em termos de proporção, músico underground toca muito mais que músico mídia, mais sem generalizar.

Também não generalizei sobre o estado cultural do povo, claro, tem países de "1º mundo" que tem as suas "pérolas" musicais. Falando de EUA, Proporcionalmente, os EUA tem mais mendigos que o Brasil, e em termos sociais em alguns aspectos é parecido com o Brasil, os EUA é um país enganador, são fortes ? Com certeza, porém não mostram muito as suas fraquezas e de uma certa forma (possivelmente militar) achou um jeito de se tornar o que é. 1º mundo não é somente EUA, estamos falando de Canadá, Alemanha, Inglaterra, etc

Minha opinião, não estou falando que sei tudo mas é o que penso, a partir do momento que o brasileiro se der conta que não é o top da humanidade (porque brasileiro tem mania de falar que é melhor em tudo) e aceitar que ainda tem muito a evoluir em alguns aspectos e humildemente entender que educação é o primeiro passo, então seremos mais consciente (não falo somente em termos musicais) e valorizaremos o que é importante. Brasileiro tem muito potencial, é bom em muitas coisas, mas é um talento desperdiçado em muitas vezes, de fato, devido a dureza do dia a dia se cria as vezes a ilusão de que somos diferente, Deus é brasileiro, etc, para nos sentirmos mais confiantes e sobreviver.

Não que o 1º mundo seja perfeito, também tem seus problemas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


KAEL METAL
Agora sim está claro!
Abç

jimmy vandrake
Veterano
# mar/09
· votar


Sério mesmo, vc acha Steve Vai, Joe Satriani entre outros guitarristas rápidos melhores do que BB KIng ?
Seus valores estão completamente invertidos, e ignoram completamente a música acima da técnica.
Nenhum dos seus guitarristas prediletos tocaria guitarra se não tivessem existido caras como BB King, Jimmy Page, Blackmore, Hendrix entre outros e que tiveram seus trabalhos promovidos pela mídia.
Não conheço outro meo de alguém promover seu trabalho se não for através de algum tipo de mídia.
Mesmd que vc seja um guitar hero do FCC, vc depende da mídia.

fill.zanchez
Veterano
# mar/09
· votar


Penta_Blues

Boa noite!!!

Técnica "avançada" é sinônimo de velocidade? NÃO
Feeling é sinônimo de lentidão? NÃO

Eu sei!!! Afinal o Kiko Loureiro e Juninho Afram possuem feeling e fazem solos absurdos de rápido (eu gosto deles).

Na verdade meu grande erro foi confundir técnica com estudo!!!

Estaria certo então a conclusão?
B.B. King é considerado o Rei do Blues, não tem muito estudo teórico, porém domina como ninguém o Blues e suas técnicas, além de possuir um feeling "sobrenatural"...

Pronto, acho que chegamos ao final da discussão sobre o B.B. King e podemos voltar a falar sobre o título tema do tópico... Abração a todos!

==== vou editar o início do tópico e registrar a mudança feita aqui, pra que outros não venham a começar a mesma discussão (discutição uhauhauha) ====

KAEL METAL
Veterano
# mar/09
· votar


Steve vai, BB King, etc, discutir quem é o melhor, ou quem são os melhores, estamos esquecendo de uma coisa, todos nós inclusive eu

Estamos comparando estilos musicais diferentes, estilos pessoais de tocar diferentes ! Estamos deixando que nossos gostos nos influencie, se for assim acho o Luca Turilli melhor que o Vai e BB King !


E música não é esporte, não é competição, É ARTE !

fill.zanchez
Veterano
# mar/09
· votar


=== Mudanças feitas no tópico ===

2 – pelo sucesso de sua carreira mesmo com deficiências técnicas (B.B. King*, Kurt Cobain, etc.)?

alterado para:

2 – pelo sucesso de sua carreira mesmo com falta de estudo teórico (B.B. King*, Kurt Cobain, etc.)?

============================

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nossos "Guitar Heroes" são produtos da mídia?