como melhorar o som de uma shelter com caps fender?

Autor Mensagem
janick
Veterano
# fev/09
· votar


Philipi
Exato velho... e não é nem por isso... garanto que aqui devem ter varios que compraram nessas, dos reviews dos outros e viram que não é bem essa propaganda enganosa... só isso que irrita mesmo, o cara comparar Vectra com motor de ferrari, com a ferrari em si.
=P

Curly
Veterano
# fev/09 · Editado por: Curly
· votar


façam o seguinte: peguem uma fst62 e uma fender am standard, esqueçam as ferragens e a parte elétrica e comparem somente as madeiras e a construção das guitarras.

eu tenho as duas e fiz isso, minhas conclusões são as seguintes:

- a fender tem a pintura muito mais bem acabada, um primor mesmo, nesse aspecto ela ganha longe

- o peso do corpo das duas guitarras é mais ou menos igual

- por incrível que pareça, o braço da minha fst62 tem madeiras mais bonitas do que a fender, o maple é mais figurado, quase tigrado, a escala de rosewood é significativamente mais grossa do que a da fender. a construção de ambos os braços é mais ou menos equivalente. os trastes da fender aparentam ser de melhor qualidade

muito bem, considerando o que foi dito acima, me digam, pelo amor de Deus, um único motivo pelo qual se as duas guitarras forem equipadas com ferragens e parte elétrica iguais elas não poderiam ter o mesmo som ?!!

o que vão dizer ? que "o alder da fender é muito melhor, mais seco. menos pedaços e tal e tal" ??? ora, se as madeiras do braço da fst62 são de ótima qualidade, por que as do corpo não haveriam de ser ??? as pessoas que falam isso desconhecem que muitas fenders americanas foram construídas com corpos feitos de 3 pedaços colados, e, durante a década de 90, muitas foram feitas de poplar e não de alder...

já sou tiozão e posso ter qualquer guitarra ou equipamento que eu queira, o que na minha idade não é vantagem nenhuma... digo isso apenas para não pensarem que o que eu falei foi por inveja...

mas eu sei que não adianta ficar falando isso, sempre vão falar aqui que gibson é isso, fender é aquilo... devem acreditar que mora um gnomo dentro da guitarra, rs...

janick
Veterano
# fev/09
· votar


Curly
Poplar que o próprio Steve Morse usava muito,mas enfim...

Cara, não por ser Fender nem nada, mas EU pelo menos acho heresia querer comparar uma guitarra de seus 500 reais com uma guitarra de 3500,4000, 5000 conto. Cara, duvido muito que o processo de secagem da madeira, montagem, acabamento, tudo seja de nivel qualitativo similar. Pensa cara, você acha que uma guitarra custaria 7 ou 10 vezes mais que a outra só por causa de acabamento, nome no headstock e ferragens e caps?
Alias, 1500 conto, o que da uma Shelter "top", contra 3500 pra cima de uma Fender... sei la, essa ideia não entra na minha cabeça.

Vectra com motor de Ferrari nunca vai deixar de ser Vectra =P

janick
Veterano
# fev/09
· votar


já sou tiozão e posso ter qualquer guitarra ou equipamento que eu queira, o que na minha idade não é vantagem nenhuma... digo isso apenas para não pensarem que o que eu falei foi por inveja...

E alguem aqui disse isso?
O foda é que se eu comparo algo que eu tenho, como ja aconteceu algumas vezes, eu mero aspecto comparativo, pensam que estou contanto vantagem, isso ou aquilo. Estou fazendo um comparativo, que se tivesse uma Shelter aqui na mão, faria um video para deixar clara as diferenças. Não preciso esbanjar minhas guitarras em Fórum de Internet não. =P De olho gordo ja tenho demais por perto

Curly
Veterano
# fev/09 · Editado por: Curly
· votar


janick

mano, eu já penso o seguinte: a diferença é o peso da nome "Fender" e o controle de qualidade... vc pegando uma guitarra asiática dessas, corre o risco de pegar uma guitarra com ponte torta, trastes mal colocados, sei lá...

Pensa cara, você acha que uma guitarra custaria 7 ou 10 vezes mais que a outra só por causa de acabamento, nome no headstock e ferragens e caps?

acho que sim, se a marca tiver 60 anos de tradição e ter seu nome associado às legendas do rock

TFHG
Veterano
# fev/09
· votar


Uma parte do preço que se paga numa "fender" é sim o seu nome apenas. Mas não fica apenas nisso. Se paga pela tradição, pelo acabamento, pela "originalidade do projeto", pela certeza da durabilidade, pela qualidade dos materiais empregados, etc.

O preço vai além da simples soma dos custos de produção (madeira + elétrica + montagem, etc..).

Existem fender's com décadas de uso e que estão em "plena forma" (ai, claro, entra o cuidado do proprietário). Será que estas outras "réplicas" conseguirão tal fato? Será que daqui 20, 30 anos (ou mais) estas "tão boas quanto" estarão no mesmo estado que uma original provavelmente estará?

Tomem, por exemplo, os veículos Mercedes... Muitos deles sofreram usos pesados e resistiram bravamente ao passar dos anos. Outros, que eram "tão bons quanto" no momento da compra pereceram ao longo do tempo,pois, apesar de igualarem aos concorrentes no momento da compra, não eram de fato rivais, e o tempo cuidou de mostrar isso. Pegue uma Mercedes do final dos anos 60 / inicio dos anos 70 e uma BMW da mesma época que vc nota a diferença!! Não que a BMW fosse ruim, apenas a Mercedes era melhor.

Estabilidade e reconhecimento no mercado vão além de ser parecido, de ser "bonito". É bem mais complexo. Creio que quem compra uma fender legítima compra algo que durará uma vida inteira, que estará a seu dispor e em plenas condições de uso daqui 20, 40 anos, que é reconhecidamente bom e referencia para todas as outras cópias e réplicas.

rsf
Veterano
# fev/09 · Editado por: rsf
· votar


Curly

e aí, cara, beleza?

o problema é que a galera fala "60 anos de tradição" como se isso fosse algo absolutamente normal, não quisesse dizer nada..porra, são sessenta anos de tradição, fazendo a mesma coisa...isso tem um valor agregado que não se refere exclusivamente a valor monetário...mas à qualidade, à consistência..certeza de um produto de alto nível....não estou dizendo que a fender é melhor guitarra do mundo, apenas que é um produto de alto nível por vários fatores, assim como outras marcas que também oferecem guitarras com construção e controle de qualidade similar, as quais devem ser comparadas com produtos do mesmo nível ou próximo...como compará-la, por exemplo, com uma zaganin (aqui, dependendo do que vc está disposto a investir, poderá até ter um produto superior)...aí a comparação faz sentido e servirá para alguma coisa...fora isso, a comparação está mais próxima de uma piada.....


vc pegando uma guitarra asiática dessas, corre o risco de pegar uma guitarra com ponte torta, trastes mal colocados, sei lá...

É exatamente aí é que está a injustiça da comparação...se está comparando uma guitarra cujo construção, partes e peças são reconhecidamente de boa qualidade e com controle de qualidade que dificilmente lhe fornecerá um produto com os problemas que vc citou, com uma guitarra cujo controle de qualidade faz com que o consumidor dependa da sorte para ter um produto bom em mãos...vc acha mesmo que isso é um dado pouco significativo em um teste comparativo?
na minha opinião, isso é o suficiente para desqualificar essa guitarra a ponto de ser injusto compará-la com um equipamento do nível de uma fender (ou uma zaganin,heheheh) ou de outra marca qualquer que tenha a preocupação em colocar um produto decente no mercado... isso é claro, se o sujeito estiver disposto à uma comparação séria e desapaixonada e que faça algum sentido...

por fim, nota importante...não estou agredindo vc, não estou desvalorizando a sua opinião..apenas penso diferente de vc..beleza?

um abraço.

Curly
Veterano
# fev/09 · Editado por: Curly
· votar


rsf

meu caro, concordo com tudo que vc falou. mas questão que foi discutida é se uma sx com upgrades pode soar como uma fender. pode sim ! se alguém não concordar deve apresentar as razões, daí o meu post.

mas vamos mudar a linha de raciocínio: diferentemente de uma les paul, uma strato é apenas a soma das suas partes. se alguém não concordar com isso, que diga o porquê. antes da subida do dolar, eu fiz uma simulação de montar uma strato com as melhores peças (warmoth, WD, KNE, wilkinson, fender, etc). ficaria em torno de uns R$ 2800 e seguramente seria melhor do qualquer fender "de linha"... Então esse seria o preço máximo que deveria valer uma strato "top"...

muito bem, mas aí vc compra uma fender custom shop ou master built e paga, digamos, uns R$ 10k. o que vc está pagando exatamente a mais ?

dentre outras coisas:

- 60 anos de uma marca legendária, que não é pouca coisa
- a certeza de receber uma guitarra perfeitamente construída, com madeiras de 1a, com peças excelentes
- o trabalho de reconstituição histórica do projeto do instrumento
- o trabalho de relicagem e acabamento "de época"
- o privilégio de possuir um instrumento "com tiragem limitada", apenas "X" foram feitos
- a garantia de que sua compra terá valor de revenda, o que em alguns anos poderá ser ainda um ótimo investimento
- o "status" de possuir uma legítima "Fender Custom Shop"

isso é pouco ? claro que não ! se vc pode pagar, pode até ser um ótimo negócio !

não questiono isso, mas mantenho o meu ponto de vista acima

Philipi
Veterano
# fev/09
· votar


Sei lá eu já na digo nada, porque eu tenho pesquisado e tenho visto coisas que passavam despercebidas antes por mim e que agora eu presto muita atenção porque sei o qto afeta na sonoridade, como a colagem das peças do corpo da guitarra,tipo de tensor e sua colocação(ate pouco tempo nunca imaginei que uma coisa dessas afetasse tanto assim na sonoridade), encaixe do braço no corpo da guitarra , cavidade dos captadores, fiação da parte elétrica, material utilizado no escudo, tipo de pintura, colação das peças do corpo que imagino que se for mal feito posssa ficar espaços vazios de ar no meio do corpo da guitarra(afetando agressivamente na sonoridade),tratamento da madeira que muitas vezes e forçado, e etc... então sei - lá, mesmo as 2 tendo exatamente as mesmas configurações comparar fica difícil.

As SX variam muito no quesito construção de umas para outras e a Fender e sempre bem construida, e quando você compra uma Fender você paga 50%nome e 50%qualidade, e qdo você compra uma SX que tem un nome lá em baixo você paga 10%nome e 90% produto.

Mas aew pessoal eu vi um review de um americano falando muito bem da sst62 e falando que comprou uma por 99dolares, e veio com um cubinho junto e não sei mais o que, como que eu faço para importar uma dos estados unidos para cá, e quanto sairía as despesas extras e mais o frete, vale apena?

Ai vai o Link:
http://www.dolphinstreet.com/guitars/sx_sst_62_stratocaster/

wiiv1262
Veterano
# fev/09
· votar


Philipi
bons comentarios os seus...concordo com voce!
ate pode valer a pena...mais vai compensar bem pouco...pois o imposto pra trazer para ca vai ser o dobro do produto e mais alguma coisa..acho que compensa mais pedir pra alguem que esteja la trazer...se vale a pena??claro que vale...comprar uma guitarra dessas...ela é muito parecida com a fender só nas medidas e na madeira...so que a madeira da fender deve ser mais bem tratada...que nem ja falaram aqui nese topico...eu tenho essa sst 62 e é muito boa sim..o braço dela é perfeitooo!e o caorpo é muito bom...e ela é bem pesada (pesa mais que o meu baixo) entao acho qe a madeira deve ser boa...eu coloquei um texas special nela...ficou muiiitoooooo >parecido< com o som de uma strato da fender...
abrço!

Slave of hell
Veterano
# fev/09
· votar


Philipi

porque eu toquei numa Fst62(fst não é sst), com captadores Signature Eric Clapton e ponte Gotoh(com rolers), trastes comprados na Stewmac (não sei a marca), corpo em Alder escala em Rosewood, braço em maple, tarraxas Gotoh, eu não tenho um ouvido muito bom, mas achei qse a nível de uma Fender mexicana que meu outro amigo tinha ali junto, toquei nas duas num amplificador Fender(não sei o modelo).

depois q ouvi um cara dizer q botou um cap gibson numa tonante num duvido disso...


me fode ver nego vender SX por mais de 500 reais..na verdade me fode ver mais q 400 reais...

o fórum é cheio de comparaçõeszinhas mesmo...q tiram a paciencia de qualquer um....

seria mto mais razoável,querer soar strato tradicional do que falar logo de fender....coitada da fender..

fender é fender
sx é sx
macaco é macaco
viado é viado


tenho uma fernandes japonesa,com caps dimarzio yjm+ hs3 + cabrer stack no meio....amarelo vintage,trastes dumlop 6100....pensei em malmsteen e sua YJM fender.....

mas num tenho uma YJM fender,tbm num sou malmsteen.....simples assim.......nem se eu tivesse uma soaria tão grandioso

Philipi
Veterano
# fev/09
· votar


wiiv1262
É isso aew cara valew,pow como eu queria ter alguém para trazer de lá para mim, se bem que no momento estou sem dinheiro, pois é vale apena mesmo o custo-beneficio e o melhor que eu já vi, a madeira da sst62 geralmente(ou sempre, não sei) é Alder(umas das melhores madeiras para strato, se não a melhor), pois é com um Texas deve ficar muito boa mesmo, e ela realmente fica com um som bem parecido com o de uma Fender, pode ate não ficar igual mas parecido fica sim.
Abraço!

Bombastik
Veterano
# fev/09
· votar


dessa galera toda que está discutindo verdades e mitos sobre Fender, quem realmente possui uma? American Standard, Mexicana ou CIJ?

sendo a Stratocaster o shape mais copiado na indústria musical, qtas stratos vcs puderam testar?

informação pega na net é fácil de arranjar, poder tocar numa é outra coisa. pra mim, o som de Strato é aquele timbre agudo, estalado, cheio de brilho e ataque. não precisa de caps fudidos, 3 singles de saída baixa são bem mais fíéis ao som clássico do que stacks ou outra coisa. e pra fazer isso, ainda mais nos dias de hoje, é muito fácil, qualquer fábrica na China ou Indonésia faz.

se puder testar umas 5 Stratos de marcas diferentes, qualquer um vai entender que o som dessa guitarra não é nenhum segredo. das mais baratas, basta pegar uma com um mínimo de qualidade.

Discípulo do Olavo de Carvalho
Veterano
# fev/09
· votar


como melhorar o som de uma shelter com caps fender?


Instalando-os na guitarra.

janick
Veterano
# fev/09
· votar


Bombastik
Eu tenho uma Road House Deluxe da Fender, já toquei em Tokai Strato, Shelter, Squier Standard, G&L, Fender American, Aria, Fernandes, etc e tal...posso dizer que a MELHOR foi a G&L... infelizmente, não tinha dinheiro pra mesma... melhor guitarra de todas.

rsf
Veterano
# fev/09 · Editado por: rsf
· votar


Bombastik

dessa galera toda que está discutindo verdades e mitos sobre Fender, quem realmente possui uma? American Standard, Mexicana ou CIJ?

não sei qual foi o proposito dessa sua frase...mas enfim, já que vc perguntou...tenho uma fender american series de 2005..

e se eu não tivesse mudaria o que, exatamente?

informação pega na net é fácil de arranjar, poder tocar numa é outra coisa. pra mim, o som de Strato é aquele timbre agudo, estalado, cheio de brilho e ataque. não precisa de caps fudidos, 3 singles de saída baixa são bem mais fíéis ao som clássico do que stacks ou outra coisa. e pra fazer isso, ainda mais nos dias de hoje, é muito fácil, qualquer fábrica na China ou Indonésia faz.

uma boa guitarra não se resume à timbre, mas também à boa tocabilidade...coisa que somente se consegue se a guitarra for bem construida, com partes e peças precisamente dispostas...
coisa que não me parece seja algo muito comum nas guitarras que vc citou...

wiiv1262
Veterano
# fev/09
· votar


Philipi
hehe..d nda....é eu tbm queria que tivesse alguem la fora pra trazer alguma peças de guitarra pra mim...pq tipo...a ponte ta meio enferrujada e as tarraxas num tao segurando mto bem a afinaçao qdo eu faço os bends..ai eu queria um set de tarraxas schaller com trava..e meeeu!!aqui custa 300 pau pra cima...la deve custar pelo menos 50 por cento disso...e a ponte..original da fender de 62..aqui custa 300 paus pra cima tbm..e la é 100 dolares....alder é (para mim) a melhor madeira pra strato...acho q se fosse em um outra madeira...tiraria um pouco do "estalado" das stratos...é..a minha sx ficou mto boa sim...bem parecido com o som de uma fender..!
Abrço!

wiiv1262
Veterano
# fev/09
· votar


Slave of hell
OQ!?!?!?
um cap gibson numa tonante???
meu deuss..acho q isso ainda é pior do que colocar um tex special numa sx...pq a madeira da sx é muito boa..e pesada...vc sente mto (no ombro) qdo ta tocando de pé com correia..heheh!!

wiiv1262
Veterano
# fev/09
· votar


Discípulo do Olavo de Carvalho
é..eu sei...ja instalei e ficou com o som muito bom...parecido (>PARECIDO<) com o de uma fender...hehe!
só que eu queria saber o que eu posso colocar de mais na guitarra pra ficar com o som melhor...do tipo..trocar a ponte...ou o escudo (sei la)
, ou ate mesmo as tarraxas!
Abrço

wiiv1262
Veterano
# fev/09
· votar


janick
vc consegue postar uns sons da sua road house deluxe ai pra a gente ouvir?nunca toquei numa...só toquei em uma fender replica de um artista famoso (que foi famoso)..e o braço dela é horrivel...é um braço grosso,num dá pra fazer solos rapidos...nem se compara ao braço das fenders modelo 57 ou 62...ja toquei em uma 62' tbm e foi a melhor guita q eu ja toquei!
Abrço!

janick
Veterano
# fev/09
· votar


wiiv1262


e o braço dela é horrivel...é um braço grosso,num dá pra fazer solos rapidos

Isso, não é problema da guitarra, e sim da peça humana operando ela que ta entre o amplificador e a guitarra.

nem se compara ao braço das fenders modelo 57 ou 62...ja toquei em uma 62' tbm e foi a melhor guita q eu ja toquei!

Legal, compra uma então, é uma excelente guitarra.

GuitarHome
Veterano
# fev/09
· votar


Nem as tarraxas e nem a ponte vai mudar o timbre da guitarra como disseram. O que você pode fazer é mandar regular a guitarra e mandar o luthier colocar um bom jogo de cordas 0.10! Aproveita e pede para ele colocar bons potenciômetros, chave seletora (gotoh), e nut de osso!

wiiv1262
Veterano
# fev/09
· votar


janick
Bom...ja tirei a minha teoria de q num da pra fazer solos com braço grosso da guitarra...!!video bom ein?
da a uns 19 anos eu compro uma guita desses...qdo eu tiver grana..auhahauhau!!
Abrço!

wiiv1262
Veterano
# fev/09
· votar


GuitarHome
é!!e voce sabe mais ou menos quanto é cobrado pra regular a guitarra inteira e ainda trocar os trastes?é que assim:
tem muitas coisas que trocar na minha gutarra....eu to meio que restaurando ela...ela tava no armario por uns meses pq eu comprei uma tagima e esqueci dela...agora as tarraxas tão enferrujadas, a ponte tbm, a chave seletora ta com maus contato...o escudo todo fudid*,o jack com mau contato , e o nut meio estragado...
Abrço!

janick
Veterano
# fev/09
· votar


Nem as tarraxas e nem a ponte vai mudar o timbre da guitarra como disseram. O que você pode fazer é mandar regular a guitarra e mandar o luthier colocar um bom jogo de cordas 0.10! Aproveita e pede para ele colocar bons potenciômetros, chave seletora (gotoh), e nut de osso!(2)
wiiv1262
Valeu velho! Mas é costume mesmo... eu depois que comprei minha LP cara, é pratica, mas tu pega... olha o Zakk Wylde! Toca rapido pra cacete numa Les Paul, então, não é impossível! Mas velho, essa foi uma barganha mesmo... eu paguei nela o preço que se paga numa Epiphone Standard aqui no Brasil, realmente valeu o negócio! Pra vc ter ideia, sabe quanto eu paguei no Peavey Classic 30W? É usado e Made in USA, paguei 250 libras nele, o que da uns 900 e poucos reais. Ridículo né? heheh

Guardião Washburn
Veterano
# fev/09
· votar


cara, sinceramente tu tá com uma boa guitarra e bons caps, vai estudar e pronto...


esse cara entendi do assunto... isso e o q ta faltando pra muita gente aki inclusive eu....

Discípulo do Olavo de Carvalho
Veterano
# fev/09
· votar


wiiv1262



Encordoamento. Acho que mudar a elétrica também, blindando, trocando os potenciômetros para bons potenciômetros.... essas coisas.

MauricioBahia
Moderador
# fev/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


mas eu sei que não adianta ficar falando isso, sempre vão falar aqui que gibson é isso, fender é aquilo... devem acreditar que mora um gnomo dentro da guitarra, rs...

Curly
É verdade. Há vários mitos que rondam o mundo guitarrístico. Além de tudo, no final das contas, vc vai plugar a guita num amp, com provavelmente pedais e um cabo no meio do caminho. Além disso, o guitarrista tem sua pegada e a até a espessura da palheta altera o timbre significativamente.

Parece que há uma histeria coletiva quando se fala que a guitarra X é tão boa quanto uma Gibson, Fender etc... Pq não pode ser? As ferragens, basta comprar igual, a parte elétrica idem. O que sobra é a alma da guitarra, que é a madeira e sua construção. O corpo em 2, 3, 4 peças... Se forem bem coladas é imperceptível a diferença sonora. Mesma coisa com braço colado ou parafusado. Ahhh... Numa o sustain demora 35 segundo, na outra 32 segundo... Fala sério?

Então, se a guitarra for bem construída, com uma madeira boa para aquele instrumento com hardware de 1a. qualidade, ela vai soar igual a uma Fender sim! Igual a uma Gibson sim e, talvez, pela metade do preço. Não há mistério!!!

Ter aquele LOGO estampado, que já tem alma e é considerado o que há de mais valioso numa empresa, é o que vende. As marcas "Fender", "Gibson" possuem um valor montruoso. E para para que essas marcas mantenham seu valor alto, tem que vender por preços altos e qualidade! Isso é marketing/branding. O interessante é notar que qualidade é algo dicutível, pois o que pode ser bom pra mim, pode não ser pro outro... Mas se tiver carimbado "Gibson" por exemplo, aí a discussão sobre qualidade é sobrepujada pelo carimbo, e fim de papo. E coitado de quem disser que a Gibson não é boa... Este é o poder da marca.

Quanto valeria o produto abaixo sem o logo da Fender?

http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto-54103-4506-Banco_Fende r_Single_Black

heheh.

Abs

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Curly
me digam, pelo amor de Deus, um único motivo pelo qual se as duas guitarras forem equipadas com ferragens e parte elétrica iguais elas não poderiam ter o mesmo som ?!!

uahuahuaahua É foda né?
Só pode ser o Gnomo que mora lá dentro mesmo.

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/09
· votar


- o privilégio de possuir um instrumento "com tiragem limitada", apenas "X" foram feitos

Isso eu tenho e paguei bem menos =D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a como melhorar o som de uma shelter com caps fender?