Shelter Sx - Som clássico de strato e caps Stellfner: dúvida na configuração, já usei a busca.

    Autor Mensagem
    Fábio Benatti
    Veterano
    # jan/10


    Boa tarde pessoal. Apesar dos inúmeros tópicos a respeito, ainda não consegui esclarecer minha dúvida:

    Estou interessado nos caps Stack Strator Neodymiun da Stellfner para minha guitarra, no caso uma Shelter Sx sst-57. Gostaria de
    comprar um jogo de caps que preservassem o som "clássico" e brilhante de uma guitarra strato, podendo ter como exemplo um som parecido ao que o Eric Johnson toca.

    Eric Johnson - Cliffs of Dover


    Que beleza não !!! =]........ bem mas isso é só uma questão de estilo.... o que é primordial para esclarecer minha dúvida.

    Poderiam me passar a configuração adequada para este estilo, considerando os timbres disponíveis para estes caps (hot, hard, soft, light).

    - Quantidade e suas respectivas posições (braço, meio e ponte).
    - Valor dos potenciometros para a configuração acima.
    - Encordamento (atualmente uso 0.09).

    Obrigado pelo apoio técnio e pela paciência !

    thegreen-eyedmonster
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Fábio Benatti

    Man, acho que vc devia usar o Hard na ponte e o Soft no meio e braço.
    Os potêciometros de 250k.
    As cordas eu sugiro 0.10 pra cima.

    Metahler
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    cara, isso que vc quer é 70% tecnica

    rsf
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Metahler

    cara, isso que vc quer é 70% tecnica


    ...vc chegou a esse numero (70%) baseado em que exatamente?

    _deep_
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    cara, cade o som classico de strato nesse video q postou????

    o timbre pode ser excelente, mas nao tem nada de classico de strato nao, pra mim timbre de strato e´ algo bem diferente disso.

    e nao creio que vc conseguira esse timbre com caps do tipo stack. o som classico de strato vem de caps de alnico de baixa saida, algo bem diferente desses usados pelo Eric ou da proposta dos stack....

    abraco

    Fábio Benatti
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    thegreen-eyedmonster

    Man, acho que vc devia usar o Hard na ponte e o Soft no meio e braço.
    Os potêciometros de 250k.
    As cordas eu sugiro 0.10 pra cima.


    Então, em alguns tópicos que pesquisei sobre esse tipo de upgrade para essa guita o Bertola recomenda mesmo a troca dos 3 caps e uso de potênciometros de 500K. Isso estariam de acordo somente para o uso de 3 caps da série "Hot"???? Essa configuração foge muito do som "clássico" de uma strato como a do Eric Johnson ????

    _deep_
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    veja a intro desse video p ter ideia do que é timbre classico de strato, na minha opiniao o timbre do Eric nesse video nao tem nada de classico

    http://www.youtube.com/watch?v=6sPmTgPvx28

    caps stack tem duas bobinas como os humbuckers, mas nesse caso elas sao sobrepostas, por isso a recomendacao de pots de 500k.
    acho que antes vc precisa decidir se quer timbre classico de strato (tipo esse to John no video) ou se quer o timbre do eric johnson do video que postou, que é mais "high gain" se comparados com os classicos

    abraco

    Metahler
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    rsf
    sei la, chutei essa porcentagem, só quero que nosso amigo nao se iluda achando que se pegar o mesmo equipamento do outro vai ter o mesmo timbre

    Fábio Benatti
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Fábio Benatti
    · votar


    _deep_
    http://www.youtube.com/watch?v=6sPmTgPvx28

    caps stack tem duas bobinas como os humbuckers, mas nesse caso elas sao sobrepostas, por isso a recomendacao de pots de 500k.
    acho que antes vc precisa decidir se quer timbre classico de strato (tipo esse to John no video) ou se quer o timbre do eric johnson do video que postou, que é mais "high gain" se comparados com os classicos


    Antes de tudo, gostaria de agradecer aos colegas do fórum pela disposição em ajudar !!! Obrigado msm !!!!

    _deep_, na verdade gosto mto do estilo do eric e andei pesquisando sobre os caps que ele usa. São os Dimarzio HS2, mas não tenho certeza se eles são Stack, são ?

    Em relação ao John Mayer e Eric Johnson, sou mais o estilo do Eric...

    Sobre minha preferência eu pretendo uma configuração que me proporcione tocar Classic/Hard Rock. Não sei se esse timbre típico dos HS2 do eric seriam apropriados (mais "high gain").

    E ai, o que vc me recomenda sobre estes Stacks da Stellfner pro meu caso agora ?

    Obrigado !!

    Fábio Benatti
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Metahler

    sei la, chutei essa porcentagem, só quero que nosso amigo nao se iluda achando que se pegar o mesmo equipamento do outro vai ter o mesmo timbre

    Tô ligado ! Mas minha maior preocupação é dar um upgrade na guita semelhante ao estilo.... Valew !!!

    thegreen-eyedmonster
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Fábio Benatti

    Então, em alguns tópicos que pesquisei sobre esse tipo de upgrade para essa guita o Bertola recomenda mesmo a troca dos 3 caps e uso de potênciometros de 500K. Isso estariam de acordo somente para o uso de 3 caps da série "Hot"???? Essa configuração foge muito do som "clássico" de uma strato como a do Eric Johnson ????

    Man, não sei... mas eu iria do jeito que eu falei. Se vc achar melhor, uso só Hot (com diferença de altura dos caps) e/ou os pots de 500k.

    Daniel_MV
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Desculpem mas pra mim essa música tem som de Strato sim, haja visto que foi gravada com uma strato.

    Lógico que tem drive, delay e mais um monte de coisa em cima, mas nos bends dá para perceber claramente o som de strato.

    Fábio Benatti
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Fábio Benatti
    · votar


    Fala galera!

    Mandei um e-mail para a equipe da Stellfner antes da criação desse tópico com a mesma preocupação - Um som de Strato semelhante ao do Eric Johnson. Obtive a seguinte resposta com as configurações que eles recomendam:


    Fábio todos os pickups "Singles" geram o chamado "efeito Hum 60Hz" que é aquele "zumbido" característico. Estes pickups foram mui­to utilizados nos anos 60/70, e ainda os são hoje.
    A partir dos anos 80 surgiram os "Stacks" e os "Splits" que são pickups de dupla bobina montadas em corpo de "Single" e completa­mente silenciosos, mas preservando os timbres.
    Por isso iremos sugerir dois "sets" muito bons e com excelentes timbres:

    1ª Opção : " Stacks":
    Ponte : Strator Neody Hot
    Meio : Strator Neody Hard
    Braço : Strator Neody Soft


    2ª Opção : "Singles":
    Ponte : Strator Hot
    Meio : Strator Clean (N)
    Braço : Strator Soft


    A sugestão é parecida com a opinião do companheiro thegreen-eyedmonster no início do tópico seguindo uma configuração com níveis crescentes de saída do braço para a ponte. Depois encontrei um tópico aqui no fórum (http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/212529/) onde o Bertola enfatiza essa mesma configuração, acrescentando a troca dos potênciometros para os de 500K para manter o timbre mais agudo de Strato.

    Também levei em conta a comparação que o _deep_ mostrou entre as Stratos do John Mayer e do Eric Johnson, onde a do Eric realmente tem um timbre mais agudo (high gain), na qual me agrada mais.

    Bom, por enquanto estou ficando com a 1ª Opção que me mandaram por e-mail, trocar os pot. para 500K e as cordas para 0.10..... Acredito que com isso eu consiga um som relativamente próximo do qual eu quero, além de fazer um bom "upgrade" nessa Shelter, como tantos aqui no fórum comentam....

    Pessoal, se tiverem mais algumas ressalvas, sou todo ouvidos.... mais uma vez, valew pela ajuda !!!!

    _deep_
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Daniel_MV

    obviamente tem som de strato ja que foi tirado de uma, o meu comentario é sobre "timbre classico de strato" e na minha opiniao o timbre classico de strato é algo bem diferente desse tirado pelo Eric....cito como referencia de timbre classico de strato (com drive que é o caso) o SRV, Rory Gallagher, ate o Andy Timmons qdo usa strato mantem o twang e timbre caracteristico das strato, e nesse video nao percebo essas caracteristicas.

    abraco

    _deep_
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Fábio Benatti

    se vc optar por usar caps single, sugiro q vc teste a guitarra antes de trocar os pots.

    pelos comentarios q fez sobre o timbre que te agrada, acho q dificilmente vc ira gostar de caps single (clean e soft - como citado acima) opte por caps de saida moderada/alta, os famosos hot, ou instale caps humbucker em formato de single.

    procure videos no youtube para ter ideia do som de cada cap que tem interesse

    abraco

    GuitarHome
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    onde a do Eric realmente tem um timbre mais agudo (high gain

    Cara o Eric tem um timbre longe de ser high gain como você diz. Acho que só os captadores não vão te dar um timbre parecido com o dele até porque o timbre dele é muito complexo na minha opinião, se até uma plaquinha de madeira embaixo de um drive faz a diferença pra ele, imagina então...

    thegreen-eyedmonster
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Fábio Benatti

    Man, eu pegaria a opção 1, com esses pots de 500k. E cordas 0.10 pra cima. Vo por 0.11 na minha strato...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Shelter Sx - Som clássico de strato e caps Stellfner: dúvida na configuração, já usei a busca.