Dúvida em blindagem da guitarra.

Autor Mensagem
juanlmendes
Membro
# abr/14
· votar


edilsonaragaojr
conclui que agora vou jogar fora todos meus cabos blindados tbm

JJJ
Veterano
# abr/14
· votar


edilsonaragaojr

Cara, esse artigo já foi divulgado por aqui pelo MMI.

Ademais, seja como for, se é gaiola ou não, funciona. Então... isso é o que interessa.

LeandroP
Moderador
# abr/14
· votar


edilsonaragaojr

Obrigado por postar novamente o link que o MMI postou (rsrsrs).

Will Bejar
Veterano
# abr/14
· votar


Nem fiz nas minhas e nem reclamo, o barulho é mínimo (uso single coils).

LeandroP
Moderador
# abr/14
· votar


Eu fiz na minha guitarra há tempos. Queria experimentar pra eliminar o ruído nas gravações caseiras (em linha com o pc). Não resolveu absolutamente nada. Por outro lado, em outras situações (ao vivo) a guitarra é silenciosa. Não sei dizer se é por conta da blindagem ou porque fiz direito a parte elétrica. O fato é que o argumento do MMI me convenceu.

JJJ
Veterano
# abr/14 · Editado por: JJJ
· votar


Eu entendo que a gaiola de Faraday só funciona se a "coisa a proteger" estiver completamente envolvida pela gaiola.

Mas esse argumento do "terrão"... sei lá... não me convence muito.

As correntes dentro de uma guitarra são mínimas, fraquinhas... Qualquer fio "terra" mequetrefe ligado às carcaças, desde que corretamente soldado, deveria dar conta dessas correntes. Não precisaria ser necessário esse tal "piscinão" a que o artigo se refere.

E, a despeito de tudo isso, a blindagem realmente funciona (eu já fiz várias e, nas minhas, funcionou!).

Então, talvez ainda haja algum outro lado da questão que pode aparecer... Se não é gaiola de faraday, tudo bem, mas a teoria do "piscinão" também não me convence totalmente.

Will Bejar
Veterano
# abr/14 · Editado por: Will Bejar
· votar


O loco...

fconde77
Veterano
# abr/14 · Editado por: fconde77
· votar


Will Bejar

Só pra esquentar o assunto... achei nesse site essa matéria sobre blindagem, eles mostram o resultado da blindagem das capinhas do captador.
http://www.audereaudio.com/FAQ_PUNoise.htm

Isso tem lógica se lembrar-mos que antigamente as telecaster saiam de fábrica com um cover metálico sobre a ponte e o captador da ponte.https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRbmBPSH3IB iMx1pyw9-WdacfwW0bOyaNuoTEeivEYF5Hq4I8yh
Nos Jazz Bass esses covers vinham nos 2 captadores http://i774.photobucket.com/albums/yy24/lojabase40/Acessorios%20Baixo/ precision_covers.jpg

Will Bejar
Veterano
# abr/14
· votar


fconde77
Aí sim é interessante... parece que funciona...

LeandroP
Moderador
# abr/14
· votar


Aproveitando que estou refazendo a parte elétrica da minha strato, posto uma foto de como está o revestimento com o papel alumínio:

http://oi58.tinypic.com/1043v34.jpg

fconde77
Veterano
# abr/14 · Editado por: fconde77
· votar


LeandroP

Esse alumínio e de que, quentinha, forma de pizza ou de cozinha?
Colou esse papel com o que?

Aproveitando a postagem de fotos das blindagens, ontem a noite blindei um Eagle SJB-003... ai vão as fotos.

- Cavidades
- Escudo

Usei Alumínio de forma de Pizza e fita dupla face pra colar e no fundo das cavidades coloquei borracha E.V.A auto adesiva, aquelas que são usadas pra vedação de poeira e ruídos em portas e janelas.

LeandroP
Moderador
# abr/14
· votar


fconde77

A primeira camada é papel alumínio, a segunda é de papel alumínio mais grosso, de forma descartável, tipo forma de bolo. Usei cola de contato (cola de sapateiro). Pro escudo eu usei algumas camadas de papel alumínio mais fino.

fconde77
Veterano
# abr/14 · Editado por: fconde77
· votar


LeandroP

Blz, uma vez tentei fazer com aquelas formas de alumínio para assados, daquelas que vendem em mercados, só usei a parte do fundo, as laterais da forma não consegui aproveitar, o alumínio era muito grosso pra esticar!!

Agora o fato de vc ter colocado várias camadas com cola não correria o risco de isolalar uma da outra não?

LeandroP
Moderador
# abr/14
· votar


fconde77

Na verdade eu colei uma folha mais fina primeiro. Depois colei a outra mais grossa na piscina. Só no escudo que eu coloquei mais camadas. Umas 3, eu acho. Não creio que isso interfira negativamente. A área do alumínio é muito maior e a camada de cola, que é muito espessa.

AcousticGuitarBoy
Membro Novato
# jun/15
· votar


Galera, tenho algumas perguntas:
É necessário mesmo que tenha as abas nas cavidades onde vão os captadores pra criar contato com o escudo?
É preciso que o escudo esteja todo forrado mesmo?
Ao utilizar fita no lugar da solda, vai prejudicar?(não tenho solda em casa). Pq fiz com fita e tá dando uma falhada no som, qnd coloco no volume máximo da guitarra ele silencia e só funciona no outro.
Eu fiz a blindagem com papel alumínio de cozinha, usei fita dupla face pra colar, e apenas uma camada do papel. Senti diferença só nos cleans, pq com distorção o chiado ficou o mesmo.

LeandroP
Moderador
# jun/15
· votar


AcousticGuitarBoy

É necessário mesmo que tenha as abas nas cavidades onde vão os captadores pra criar contato com o escudo

Sim. Deixe pelo menos uns 5mm pra quando você colocar o escudo blindado, o mesmo entrar em contado com a blindagem da cavidade.

É preciso que o escudo esteja todo forrado mesmo?

Deve estar com pelo menos a área da cavidade. Como é difícil perceber esta área, recomendo colar em toda a parte inferior do escudo (mais fácil e garantido).

Ao utilizar fita no lugar da solda, vai prejudicar?(não tenho solda em casa). Pq fiz com fita e tá dando uma falhada no som, qnd coloco no volume máximo da guitarra ele silencia e só funciona no outro.

Você se refere ao aterramento? Não tem como soldar o papel alumínio. Faça uma argola com o fio do aterramento e parafuse-o na madeira, passando pela blindagem. Se achar necessário, utilize uma pequena arruela para exercer uma pressão maior. Desta forma você terá um perfeito contato mecânico, que por sua vez também é um perfeito contato elétrico. Na minha eu fiz assim e deu muito certo.

A diferença percebe-se com o som distorcido mesmo. Som limpo quase não se nota.

AcousticGuitarBoy
Membro Novato
# jun/15
· votar


Sim, eu me referia ao aterramento. Coloquei o fio de cobre passando pelos captadores e com fita pra prender eles, mas farei isso do parafuso. Mas quanto à outra ponta do fio, que vai no potenciômetro, a solda vai resolver o problema do som falhando?
Faltou eu explicar direito o problema, qnd coloco o volume da guita no 10, o som da umas cortadas, no 7 e 8 ele fica mais natural, mas ainda tem umas leves cortadas. Se o problema não for a solda, pode ser problema no fato do escudo inteiro não estar aterrado ou ao uso das fitas pra fixar o cobre?

JJJ
Veterano
# nov/17
· votar


"Se não é gaiola de faraday, tudo bem, mas a teoria do "piscinão" também não me convence totalmente."

Falei isso em 2014, mas só agora, em 2017, resolvi fazer uma experiência pra tentar elucidar isso (talvez só tenha complicado mais), mas a frase acima parece encaixar bem no caso. Pode ser que haja uma terceira explicação (que eu não sei qual é, já vou logo dizendo).

A quem interessar possa:



LeandroP
Moderador
# nov/17
· votar


JJJ

Não acho eficiente uma blindagem com este papel fino. Pra minha guitarra eu parti daquelas formas de bolo, onde o alumínio tem uma espessura maior (mais chato pra colar também, não é tão flexível). E o escudo fiz de alumínio com 3mm de espessura. Agora a sua dúvida que ficou no ar é de se pensar... Por que não fez diferença depois dentro e fora da caixa?

JJJ
Veterano
# nov/17 · Editado por: JJJ
· votar


LeandroP

Eu também prefiro um pouco mais grosso (eu, hein... kkkkk). Mas essa aí foi só pro teste. Uso fita de alumínio auto colante, que é mais grossa que o papel alumínio de cozinha.

Mas o grande lance é essa redução com a caixa de fora. Isso meio que mata as duas hipóteses, tanto a gaiola de Faraday quanto a de um grande terra, pra onde escoariam as correntes "espúrias"... Não tem pra onde escorrer nada ali! A caixa não está aterrada, só no cabinho que o circuito já estava ligado, e está sobre uma caixa de madeira. A menos que elas fiquem brincando, correndo em círculos... hehehe

LeandroP
Moderador
# nov/17
· votar


JJJ

Pode ser que por causa da espessura não produzir nenhum efeito.
Faz o teste da marmita rsrs

Ismah
Veterano
# nov/17 · Editado por: Ismah
· votar


Lá no tópico da Gibson, foi explanado PORQUE isso acontece...
Muito agradecido pelo vídeo, e muito chateado por pedir um físico, magoou...

JJJ
Veterano
# nov/17
· votar


LeandroP

Que teste da marmita? rs

Ismah

Fica chateado não... Pode ser qualquer "entendido" no assunto... Aqui podem opinar à vontade. Mas no u2b, eu quis espantar os chutadores... (de chute, já bastam os meus! kkkkkk)

NeoRamza
Veterano
# nov/17
· votar


JJJ
Pode ser que em determinados lugares do espaço a interferência seja diferente. Você poderia ajustar o seu teste, fixar o circuito na madeira e então mover a gaiola em vez do circuito. Seria também interessante usar um fio maior para poder tirar a gaiola sem desconectar o fio.

JJJ
Veterano
# nov/17
· votar


NeoRamza

Sim, sem dúvida. Vou melhorar as condições do teste, tentar evitar qualquer interferência externa (luzes, computador...), colocar o ampli mais longe e adicionar alguns experimentos que foram sugeridos e que eu bolei aqui.

Ismah
Veterano
# nov/17
· votar


JJJ vai ser contratado pelo Brian Wampler se vai assim! hehehe

Aliás, o livro dele "How to Modify Guitar Pedals: A complete how-to package for the electronics newbie on how to modify guitar and bass effects pedals", é tua cara!

JJJ
Veterano
# nov/17
· votar


Ismah

Teria que comer muito feijão ainda...

Ismah
Veterano
# nov/17
· votar


Que nada! Pode ser o chute inicial!

Hammer
Veterano
# nov/17
· votar


E não é que o MMI tava certo.
Hehehehe


JJJ
Vc podia fazer o teste do amp em uma tomada de 3 pinos para tirar as conclusões tb.

JJJ
Veterano
# nov/17
· votar


Hammer
E não é que o MMI tava certo.

Não é raro ele estar certo. Mas a que você se refere, especificamente?

Vc podia fazer o teste do amp em uma tomada de 3 pinos para tirar as conclusões tb.

Esse era de 3 pinos, mas o "aterramento" lá em casa é meia boca (aterramento de parede, "hand-made"... rs).

De qualquer forma, um aterramento extra-super-mega do ampli não ia influir no teste, apenas remover parte do ruído geral (não creio que zerasse totalmente o ruído e, muito menos, o hum do single coil).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida em blindagem da guitarra.