Blindagem da guitarra

    Autor Mensagem
    ktulu
    Veterano
    # mai/04


    Preciso fazer na minha, está com um chiado forte essa P***** de guitarra q eu nem tenho mais vontade de tocar.
    Onde eu encontro esse papel alumínio adesivo?
    Como eu faço para aterrar a parte elétrica da guitarra no papel alumínio?
    Me indiquem marcas boas de cabos blindados.
    Quanto custa + ou - um cabo desse?

    vlw!

    Grodash
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Vai num Luthie que é o melhor que você faz.

    CORVO
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Complementando o que disse o Grodash leia ess pequeno comentário:

    BLINDAGEM

    Um instrumento pode ser beneficiado com uma boa blindagem quando o músico nota que sua parte elétrica apresenta um ruído maior do que ele gostaria que o instrumento tivesse, chegando a atrapalhar principalmente nas gravações em estúdio. Vale ressaltar que muitas vezes os ruídos atribuídos ao instrumento podem ser oriundos de outras fontes como aterramento inadequado do ambiente, fontes de luz fria no ambiente (lâmpadas fluorescentes, monitores de computador, etc), cabos de má qualidade, excesso de fontes funcionando em conjunto com vários efeitos, soldas frias na parte elétrica do instrumento, etc. O ruído em si é normal em um instrumento, principalmente em guitarras com captação passiva vintage e em baixos passivos com pré-amplificação interna. Bons exemplos de ruídos seriam guitarras Fender antigas com captadores single-coil e baixos Fender Marcus Miller, que são verdadeiras usinas de ruído. Estes ruídos podem variar de intensidade de um instrumento para o outro e se estiverem atrapalhando o trabalho do músico podem ser minimizados através de uma blindagem adequada.

    Vamos dividir didaticamente as blindagens em 3 tipos para uma melhor compreensão:
    1) BLINDAGEM DAS CAVIDADES - É a blindagem da cavidade onde se encontram os potenciômetros e o jack, podendo ser extensiva às cavidades dos captadores:
    a) Tinta condutiva - consiste num spray de tinta borrifado nas cavidades do instrumento. Funciona por alguns instantes até secar e após algum tempo se torna um resistor, o que pode trazer muitos problemas posteriores ao instrumento como curtos e até mesmo ruídos. Alguns instrumentos vêm com esse tipo de blindagem de fábrica mas ele não é muito eficaz.
    b) Folha de cobre - É a meu ver o tipo de blindagem mais eficaz, consistindo na forração das cavidades com uma lâmina de cobre que diminui bastante os ruídos oriundos da parte elétrica.
    c) Folha de alumínio auto-adesivo - Tem eficácia similar à da folha de cobre com a diferença que este material tem um lado adesivo que se prende à cavidade.
    NOTA: Alguns "luthiers" desinformados utilizam folhas de papel-alumínio (aquelas de embrulhar sanduíches) para fazer blindagem. Evidentemente esse serviço de nada adianta e ainda pode causar danos ao instrumento.

    2) BLINDAGEM DO FIO DO CAPTADOR
    a) Malha metálica - Consiste numa malha metálica que envolve o(s) fio(s) do captador. Geralmente vem de fábrica, como é o caso de alguns captadores Schaller, e dificilmente algum luthier fará esse serviço.
    b) Teflon Monster Cable ou similar - Consiste num fio de Teflon que envolve o(s) fio(s) do captador. Também vem de fábrica em alguns captadores (não confundir com envoltórios de pano ou borracha), assim como é de mais fácil aplicação por um luthier quando necessário, mas a qualidade do Teflon é de suma importância.
    NOTA: Fita isolante nem pensar!

    3) BLINDAGEM DA BASE DO CAPTADOR
    a) Bom Brill - Por mais tosco que possa parecer a colocação de uma coluna de Bom Brill (ou outra palha de aço) ao longo da parte inferior dos pólos expostos do captador single-coil é bastante eficaz.
    b) Folha de cobre - Funciona da mesma maneira que o Bom Brill mas o acabamento é bastante superior. Alguns captadores como os GIG MAX da Soud Garage vêm de fábrica com uma blindagem interna feita com folha de cobre

    Um fator muito importante para uma boa blindagem é a habilidade e o conhecimento do luthier que a executa. Eventualmente os anteriormente citados "luthiers" desinformados e pão-duros fazem esse tipo de serviço de "blindagem" usando papel-alumínio na cavidade, fita isolante nos fios do captador e Bom Brill na base, e o eventual sucesso dessa blindagem se deve única e exclusivamente à ação do Bom Brill. Mesmo usando os materiais corretos a habilidade e o conhecimento do luthier são importantes pois ele deve saber onde e como aplicar estes materiais. Um trabalho de blindagem inadequada pode fazer com que o instrumento perca altas frequências junto com os ruídos, isso sem falar em curtos e coisas piores. Vale ressaltar que são bem poucos os luthiers hoje que realmente entendem de parte elétrica.

    flpmartin321
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    CORVO
    pequeno? hahahahahah

    CORVO
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    flpmartin321, será que eu me empolguei? :o)

    henriquejensen
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    NOTA: Alguns "luthiers" desinformados utilizam folhas de papel-alumínio (aquelas de embrulhar sanduíches) para fazer blindagem. Evidentemente esse serviço de nada adianta e ainda pode causar danos ao instrumento.

    Só pra não deixar besteira no tópico.

    A blindagem com papel alumínio é eficaz sim!...para comprovar basta pegar um multiteste e medir a condutância do alumínio preso ao corpo da guitarra.
    Meu pai é tecnico em eletrônica a mais de 20 anos e arruma transmissores TV p/ uma empresa multinacional e ele usa o mesmo papel alumínio que eu usei na blindagem da minha guitarra para isolar algumas coisas como espúrias dos transmissores de TV. Portanto além de ser eficaz é muito mais barato q cobre. (Obs. cada transmissor destes vale uns 40 mil reais.....e ele usa papel aluminio na boa)

    kBoardmann
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    CORVO

    pow.. uma aula hein.. agora deu pra entender melhor um assunto q eu tinha interesse e num sabia qse nada..

    valeu

    andyeffect
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    CORVO

    sabe aonde encontrar Folha de alumínio auto-adesivo ?

    Curly
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    andyeffect

    comprei isso do luthier beggiato:

    http://www.beggiato.com.br/Estoque.htm

    Del-Rei
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    Desenterrando Tópicos!! Estou ficando bom nisso! Hahaha...

    Bom sem muita lenga-lenga:

    Tenho uma Les Paul e quero aterrá-la.



    1) Les Paul não tem o tal fio terra que tanto falam. Como faço esse aterramento?

    2) Sobre os fios do captador, é só enrolar no teflon, certo?

    3) No corpo da Les Paul tem um canal que liga as cavidades dos captadores à cavidade dos potenciômetros e outra à do switch de 03 posições. Esses canais não são de fácil acesso. Como faço para blindá-los??


    Alguém ajuda ae.

    Li muitos posts sobre blindagem, mas todo mundo só fala sobre blindar estratos e teles.


    Abraços.


    EDIT: Esqueçam meu post. Acabei de achar algo sobre les paul. Vou escrever por lá. Sorry.

    lost guitar
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    gostaria de saber se guitarra com captadores ativos precisa de blindagem

    buddy guy
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    lost guitar
    gostaria de saber se guitarra com captadores ativos precisa de blindagem



    Independentemente a blindagem(quando bem feita),sempre ajuda !!!

    Kyuss_Age
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    lost guitar
    buddy guy

    gostaria de saber se guitarra com captadores ativos precisa de blindagem

    Não precisa.

    lost guitar
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    pq não é preciso, qual a diferença que o captador ativo possui que não é preciso blindar a guitarra?

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Qual é a diferença entre um captador ativo e um captador passivo?

    O captador ativo possui um pré amplificador interno, permitindo que ele tenha muito mais potência do que um captador passivo. O sistema de captação ativa foi desenvolvido pela marca EMG na década de 80 e possui um preço muito mais elevado do que um captador passivo. Algumas guitarras já vem com captação ativa de fábrica, como a Music Man Luke, ESP Kirk Hammet, etc. Nunca se deve misturar na mesma guitarra captadores ativos e passivos. A instalação de captadores ativos em guitarras normais deve ser feita por um profissional, pois exige várias adaptações, troca de potenciômetros, instalação de compartimento de bateria, etc. As principais vantagens do captador ativo são: potência e integridade do sinal ao usar vários efeitos. As principais desvantagens são: timbre específico, não interage com outras peças da guitarra como madeira, ponte, etc., alto custo.

    Kyuss_Age
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    lost guitar

    pq não é preciso, qual a diferença que o captador ativo possui que não é preciso blindar a guitarra?


    Chiado zero.

    Luciferi
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Luciferi
    · votar


    quanto à essas blindagens, quais marcas ja teem tal blindagem de fabrica...
    a Tagima k2 kiko L. [uns RS 1 580,00] ja vem com quais blindagens de fabrica, se é q ela tem?^^
    aproveitando pra perguntar...essa tagima citada[minihumbucker-braço, humbucker ponte] junto com a pedaleira zoom 505 g2 é um bom set pra quem ta começando uma pequena banda de metal de interior? ainda pretendo comprar uma boa caixa...
    ela é boa pra distorções pesadas?

    .acabo de conheçer esse forum[morava numa caverna?] e vcs sao d+... ^^
    ja aprendi muito aki
    vlw abraços...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Blindagem da guitarra