【FIXO】 Farsas, golpes, denúncias vs calúnia e difamação

Autor Mensagem
MontanhaSong
Veterano
# jan/09
· votar


Sam

E em casos de mau atendimento e prestação de serviços deficientes? Pode descer a lenha? Afinal...nestes casos até os jornais de grande circulação têm espaço para esse tipo de reclamação, do tipo "carta dos leitores", "reclamações do consumidor", etc....

Abraços....

Rafael Balboa
Veterano
# jan/09
· votar


Sam

Bem, não li todos os posts do tópico, por isso peço perdão se estiver repetindo algo. Mas denunciar farsas, como avisar sobre um vendedor que vende algo afirmando ser uma coisa (fender) quando na verdade é outra (tonante), seria calúnia, e não difamação. Calúnia é atribuir a alguém a prática de ato criminoso. E a calúnia admite a exceção da verdade sim. A difamação é diferente. Consiste em imputar a alguém fato ofensivo à sua reputação. Seria como acusar homem maior de 18 anos de ter cometido incesto com sua irmã, também maior de 18 anos. Não configura crime, mas é fato ofensivo à sua reputação. Portanto, não há problema em falar que fulano de tal é um estelionatário (induz outros a erro em proveito próprio). Pode-se ser processado por calúnia, mas admite-se a exceção da verdade. Portanto, deve-se saber bem o que se está dizendo.

BulletForMyValentine
Veterano
# jan/09
· votar


makumbator
Mas o detalhe, é que não importa o que a regra diga, ainda é possível abrir um processo(por mais estapafúrdio que seja)tentando responsabilizar o fórum.

Isso não existe. A partir do momento que você lê e concorda (efetuando seu cadastro) com os Termos de Uso do Fórum, está automaticamente concordando, haja visto que não pode criar seu cadastro caso não concorde em assumir total responsabilidade pelo que expõe aqui e "assinando" (por que não?) um contrato que ISENTA o Forum sobre quaisquer comentários ou infrações por você cometidas.
O processo pode ser aberto, mas certamente não dará em nada além de um desperdício de tempo e dinheiro da parte do reclamante.

Fato.

makumbator
Moderador
# jan/09
· votar


BulletForMyValentine

Pois é, mas como vc mesmo citou, ainda é possível abrir um processo e questionar a regra em si, mesmo tendo se cadastrado(e portanto concordando com ela). Até porque, pode-se alegar que o contrato do fórum é ilegal, draconiano, etc...e seria pedida sua anualação. Claro que o contrato de adesão do FCC não é nada disso, mas sempre se pode questionar o que for na justiça.

BulletForMyValentine
Veterano
# jan/09
· votar


makumbator

Ah sim... o que eu quis dizer é que, questionar até pode, mas ganhar uma causa em cima disso não existe...

jimmy vandrake
Veterano
# jan/09
· votar


Desculpe Sam mas as empresas que estão reclamando poderiam e deveriam usar o próprio forum para apresentar suas versões.
Pessoas insatisfeitas usarão o forum o circulo de amigos o net working enfim uma infinidade de outros meios para exercerem sua opinião. Empresas estão sujeitas a opinião popular prestando bons ou mal serviços ficando sujeitos ao crivo da liberdade de expressão seja aqui ou em qualquer outro lugar.
Querer bloquear estes tópicos ou posts é o mesmo esforço que estas empresas devem empreender para impedir que maus fornecedores vendam através de seus serviços ou outros meios.
A internet é assim mesmo um campo aberto como o próprio mundo onde tudo e todos estão sujeitos aos bem e maus intencionados.
Querer proibir isto é o mesmo que querer policiar o mundo.
Acho que deve-se sim orientar os usuários sobre a responsabilidade legal de responder por aquilo que escrevem por aqui, querer impedi-los é outra história.
Acho que as empresas deveriam sim se expor por aqui e demonstar e garantir sua integridade, mostrando seu verdadeiro valor e qualidade de serviços através de intenções claras e soluções definitivas.

Curly
Veterano
# jan/09
· votar


entendo a posição do dono do forum, existe de fato a possibilidade de processo contra o forum, contra o usuário ou contra os dois, no caso de uma denúncia dessas, independente de ser verdadeira ou não...

por outro lado, as denúncias postadas aqui eram importantes para alertar os músicos, lembro de casos onde os manos iam dar o lance no instumento fake e foram alertados... imagina, o cara leva anos para economizar 3 ou 4k para comprar a guitarra dos sonhos e leva uma fake...

na verdade, em um forum, pode-se ser processado por qualquer coisa, por exemplo: um moleque posta uma gravação, é criticado e se mata, aí o pai resolve processar o forum... em tese, um usuário banido também poderia processar o forum por danos morais... se for pensar em todas as possibilidades seria melhor fechar, rs...

gosto do ML e fiz ótimo negócios ali mas não tem como negar que estão acontecendo muitas coisas erradas ali, e coisas sérias... creio que a coisa começou a decair depois que o ML tirou a exigência de CPF para o cadastro... e não existem mecanismos eficazes para denúncias de picaretagens... acredito que, em breve, haverá uma intervenção do MP ali... sugiro a quem se interessar pelo tema acompanhar essa comunidade aqui:

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=1101422

postei vários links de picaretagens, se quiserem me processar estejam à vontade, me garanto, hehe, vão levar um susto quando descobrirem minha profissão, rs...

rsf
Veterano
# jan/09
· votar


diretor do procon de BH? hehehehe

Koisa
Veterano
# fev/09
· votar


Onde que eu posto agora os anuncios sensacionalistas e falsos??

Slave of hell
Veterano
# fev/09
· votar


oq está acontecendo aqui é semelhante ao seguinte:

O babaca Rico,um juiz ou outra coisa,apronta nas ruas e dá carteirada na na cara do policial rodoviário... ou numa fila em um aeroporto,para se beneficiar...

Mas fala até o fim,que o crime tem q ser combatido,que a polícia deve entrar fudendo tdo na favela e matar mesmo,que devem ser severos...

é egoísmo d+ querer a policia seja assim para uns...

devem haver leis mesmo...ou é ou num é....o forum tem regras e devem ser cumpridas ao pé da letra ou não...

GuitarDark
Veterano
# fev/09 · Editado por: GuitarDark
· votar


esse tipo de discussão não acaba nunca, sempre vai ter alguem que vai descumprir as regras, o negocio é conseguir uma solução pra isso.

por que a moderação não faz o seguinte:

cria um topico fixo e que sempre é editado pelos moderadores, nele coloca uma data de atualização, o nome da loja ou vendedor e se foi bem ou mal recomendada.

por exemplo:


____________________________________________________


atualizado dia 00/00/0000


____________________________________________________

"NOME DA LOJA"
http://www.nomedaloja.com.br
Cidade: São paulo - SP
_____________________________
Bem recomendada:
nome_forista01, nome_forista02

Mal recomendada:
nome_forista03, nome_forista04
____________________________________________________
____________________________________________________

"NOME DA LOJA 02"
http://www.nomedaloja02.com.br
Cidade: Rio de Janeiro - RJ
_____________________________
Bem recomendada:
nome_forista05, nome_forista02

Mal recomendada:
nome_forista06, nome_forista09
____________________________________________________
____________________________________________________

"NOME DO VENDEDOR"
http://perfil.mercadolivre.com.br/NOMEDOVENDEDOR
Cidade: São paulo - SP
_____________________________
Bem recomendada:
nome_forista05, nome_forista02

Mal recomendada:
nome_forista06, nome_forista09
____________________________________________________


____________________________________________________

Assim acho que fica todo mundo feliz tendo onde deixar sua opinião, e tambem fica de referencia pra quem quer comprar alguma coisa e não sabe onde. é só manter sempre atualizado que tudo da certo, e vai aliviar em muito a quebra das regras do forum, pelo menos nesse quesito!

outra coisa é sobre o que o edalko falou, sobre vender coisas no forum. já que não ta liberado ficar vendendo coisas aqui, poderia abrir um novo forum só pra negociar coisas e deixar as outras areas de musica, pra se falar de musica. e se o cara que tiver vendendo coisa no forum , tbm vem parar aqui no topico de recomendações.

Slave of hell
Veterano
# fev/09
· votar


GuitarDark

boa idéia....se um cara chegar por aki falando mau de uma loja,que já foi "queimada" pela galera....aí a moderação entra de sola no tópico do cara...afinal de contas tava tdo aki,só era ter visto.

O grando problema é a galera aki arrumar confusão,meter o pau num estabelecimento,aí o pessoal da loja lê aki,e lasca o fórum...

grande lance seria,tirar o fórum da reta do fogo,e por quem falou de frente com o "agredido" e com o homen da capa preta(juiz) heheheheh

GuitarDark
Veterano
# fev/09
· votar


eae será q a moderação vai criar o topico?

GuitarDark
Veterano
# mar/09
· votar


sam
eu posso criar o topico pra isso? ai vocês deixam ele fixo e eu vou atualizando?

GuitarDark
Veterano
# abr/09
· votar


criei o topico
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/208500/

metalrox
Veterano
# abr/09
· votar


Gente, tem uma dime 333 que estou de olho, mas como a pintura é customizada está sem o serial. Será que é confiável? como saber se não é uma réplica?

kairi
Veterano
# abr/09
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/208712/

Eu criei esse tópico não para fins de difamação, e sim para procurar ajuda ao ocorrido.

Abraços.

GuitarDark
Veterano
# mai/09
· votar


ai Sam, tem como vc liberar pra mim o topico la cara ?
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/208500/

tinhuturossi
Veterano
# mai/09
· votar


Issu que eu acho massa no Brasil... o caloteiro ainda sai impune... e com mais direitos do que a vitma...
asdfuasdfuhdsafhsad
mais ah PaisÂo

Hammer
Veterano
# mai/09
· votar


Ae criei um topico aqui que seja de utilidade para todos

MICROFONES FALSIFICADOS SHURE E SENNHEISER


http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/210375/


OBS MODERADORES: O TOPICO NÁO SITA NOMES DE VENDEDORES E SITES DE VENDAS ETC.. RAZAO PELA QUAL NÁO DEVER SER FECHADO...SERVINDO APENAS PARA INFORMAÇAO EM GERAL...GRATO.

kairi
Veterano
# mai/09
· votar


Hammer
Valeu cara, quase comprei um mês passado, a galera do FCC que me alertou!

Abração!

Jaguar_Paw
Veterano
# jul/09 · Editado por: Jaguar_Paw
· votar


/Desabafo

Não comprem a bosta da RX-20S nem as porcarias da SG Strings,vão perder o seu dinheiro.

gucrispim
Veterano
# jul/09
· votar


Jaguar_Paw
o q rolou?

Silverinha
Veterano
# jul/09
· votar


Jaguar_Paw
que aconteceu cara?

alfacorrea
Veterano
# jul/09
· votar


Liberdade de expressão deve vir acompanhada da vedação ao anonimato.

Ou seja, você pode falar o que quiser de alguém, mas a pessoa que foi seu alvo tem o direito de saber quem vc é.

Se a pessoa que criou o tópico ou que escreveu uma deteminada mesagem pode ser claramente identificada, tudo bem, o Fórum não tem culpa.

Mas se o agente está usando o Fórum para violar a lei e as regras e procedimentos do Fórum permitem estas violações, o Fórum passa a ser co-responsável pelos atos.

Pode até não ser culpa do Fórum, mas são ossos do ofício.

Alexandre

xl30n4rd0x
Veterano
# ago/09
· votar


não sei se eh hora nem lugar errado mas qm eh esse slashfoda, slashfodinha e tal?

sem qm eh o slash... mas e esse?!!

RobertoCR
Veterano
# set/09 · Editado por: RobertoCR
· votar


Aproveitando o tema estou utilizando o Orkut para divulgar o golpe que sofri do Sr. Welison Antonio da Silva (e/ou Rodrigo Henrique) que anunciam Guitarras Gibson no Mercado Livre e no Orkut. Eles são de Mairiqnue / São Roque SP.
Após minha denuncia as ofertas e sites foram excluídos, mas fiquem atentos pois sempre voltam.
Para saber mais pesquisem no Orkut o nome Welison Antonio da Silva.
Sds e boa música para todos!

lucas_in
Veterano
# out/09
· votar


Sempre fiquei pé atrás com os tipos madeiras que são vendidos no instrumento são de fato verdeiros, enfim .

lucas_in
Veterano
# out/09 · Editado por: lucas_in
· votar


carecaslash

Reclame Aqui

Curly
Veterano
# out/09
· votar


carecaslash

existem outras reclamações contra essa empresa

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Farsas, golpes, denúncias vs calúnia e difamação