11 Erros que guitarristas cometem e devem evitar (Tom Hess)

Autor Mensagem
paulinho pc
Veterano
# jan/10
· votar


Will Bejar
paulinho pc
Cite dois exemplos que comprovem sua teoria sobre um guitarrista circense.
Sem querer defender ninguém, vi uma entrevista do Robson Cruz no Jô Soares que até irritou, ele cantando uma música num tom e velocidades diferentes da música que tava tocando no violão...toca muito, conhece muito o violão (aqueles feios que só tem um "esqueleto", acho que é Ramah), mas passou sentimento 0!!!



Tá...
Só não entendi o que isso tem a ver com minha pergunta ao nobre colega.

Will Bejar
Veterano
# jan/10
· votar


paulinho pc
Então, cara, eu concordo em gênero, número e grau com as suas respostas pras afirmações...

Sua pergunta:
O que exatamente vc denomina como sendo um guitarrista circense?
E eu citei um exemplo de acordo com a afirmação que ele fez.

A guitarra nao é para ser o centro das atençoes numa música e sim para complementar uma grande composiçao. A nao ser, é claro, que voce queira ganhar a vida como guitarrista circense cujo único atrativo para as pessoas é se mostrar fazendo malabarismo com o instrumento

paulinho pc
Veterano
# jan/10
· votar


Will Bejar

Ah tá,entendi.
Abração. ;)

_Dio
Veterano
# jan/10
· votar


FenderRoso
Quer dizer então que se o cara tiver a técnica em dia e souber usá-la numa música ele só tá querendo se aparecer?

ivan_puppets
Veterano
# jan/10
· votar


_Dio
Eu acho que o qe ele quis dizer é qe se vce estiver tocando um solo totalmente complexo, lindo e bem arranjado um cara do lado diz: ' Agora me diz em qual modo, escala, posição e como isso é dito se vce mudar de tom e adicionar o baixo com terça. '

O cara só quis aparecer ou tentar ser melhor qe vce.

paulinho pc
Veterano
# jan/10
· votar


_Dio
Quer dizer então que se o cara tiver a técnica em dia e souber usá-la numa música ele só tá querendo se aparecer?


Ou ele se refere a Eddie Van Halen mandando brasa na sua guita no trapézio....
Ou John Petrucci vestido de palhaço,mandando ver "glasgow kiss".

sahuashasuhsauhsauhasuhasuhasuhsauhasuhasuhasuashuashu

_Dio
Veterano
# jan/10
· votar


ivan_puppets
huahuauhuahauh tenso.

Não entendo essas pessoas...

_Dio
Veterano
# jan/10
· votar


paulinho pc
ahaaihaihahiauahIUAHUHAUHA

Leblues
Veterano
# jan/10
· votar


Eu acho importantissimo estudar com professor e saber entender as músicas do que simplesmente tocá-las, eu particularmente fiquei maravilhado na época que meu professor me explicou a ALWAYS WITH ME, ALWAYS WITH YOU do Satriani, dai vc percebe a genialidade do cara, em trabalhar numa mesma nota quase a música toda apenas alternando os modos e intervalos. A música é linda, e o cara simplesmente não saiu solando o que dava na cabeça, ele montou a música, o Steve Vai demorou sei lá quanto tempo pra finalizar For the love of God, vcs acham que ele foi chutando as notas????

ivan_puppets
Veterano
# jan/10
· votar


Leblues
mas cara, eu consigo compor uma musica inteira na cabeça apenas por melodia, fazendo com a boca os sons, com ' ton ton ten ten tin tin ', e nao precisei usar nenhum modo grego.

As coisas não são por aí.

FenderRoso
Veterano
# jan/10
· votar


o Steve Vai demorou sei lá quanto tempo pra finalizar For the love of God,
Eu resolvi digitar essa música no YouTube e vi o vídeo dele tocando ao vivo com a "Holland Metropole Orchestra" em 2005. A minha opinião voce já deve imaginar mas o que eu achei interessante foram os comentários, dos quais eu vou por alguns (eles estao em ingles mas acho que isso nao é problema para a maioria dos usuários aqui):

1. "Vai mightbe the greatest guitarist ever to walk this earth but his music sucks "

2. "his playing is too effects driven for me - too much whammy bar and bending/random shredding, after a while it just makes the song sound ugly... flame me pls"

3. "Why play one note When ten thousand will do, This is just posing. Needs far fewer notes and just the tiniest fraction of soul or emotion or anything. High speed guitar tutorial, Technically brilliant, totally boring"

4. "Wow is this self-indulgent! I really enjoy this guy's work, but this just doesn't seem to be about the music as much as simply providing a showcase for Steve. Maybe I'm missing something here, but the arrangement isn't all that interesting, either. He could learn a thing or two from Haydn or Liszt before he gets so many orchestral musicians together again. Sorry Steve... :( "

5. "there is nothing good about this. he needs to stick to garage band metal and stay out of the way of real musicians like the poor souls in this orchestra."


Eu nao vou discutir mais isso aqui porque é perda de tempo para mim e para vcs. Mas eu continuo da opinião que técnica é importante mas a música dentro de voce é o que vale. Tem moleque que só sabe a primeira posiçao da pentatonica e faz licks e solos bem legais e excitantes enquanto outros sabem muito mais teoria mas nao conseguem fazer nada de muito interessante com o vasto conhecimento que tem devido ao fato de nao possuirem verdadeiro talento musical que nasce com a pessoa e nao vem com treino

Eu sempre me perguntei porque é que esses guitarristas super técnicos nao usam o conhecimento superior deles para fazer um disco de sucesso atrás do outro já que eles dominam a música mais do que o resto de nós.....Vai me dizer que eles nao querem isso? Qual é a grande música de um Mozart Mello? Diga? Até bandinhas de guitarra como o Shadows e Ventures fizeram musicas instrumentais mais memoravies que esses caras tendo um milésimo do conhecimento técnico desses super guitarristas.

Resumindo: Talento musical é um atributo genético que nem inteligencia (QI), nao tem estudo no mundo que vai fazer um cara que nasceu com QI baixo adquirir um QI alto. Assim como um sujeito que nasceu baixinho nunca vai crescer de verdade.......mas, ele pode aprender andar na ponta dos pés melhor que qualquer outra pessoa no mundo através de treino......e tá cheio de guitarrista baixinho por aí que finge ser alto mas na verdade só anda na ponta dos pés.

Leblues
Veterano
# jan/10
· votar


ivan_puppets
mas cara, eu consigo compor uma musica inteira na cabeça apenas por melodia, fazendo com a boca os sons, com ' ton ton ten ten tin tin ', e nao precisei usar nenhum modo grego.

tocar notinha é uma coisa, mas vc consegue executar acordes e progessões que encaixem perfeitamente com suas notinhas de boca? E se alguem te der uma melodia toda quebrada pra vc solar em cima, onde o tom muda toda hora... vc se garante? teu ton ten toin não vai funcionar cara, nessas horas é preciso saber o chão que ta pisando, se vc não sabe a teoria, tua pratica vai pro ralo. Se o Satriani te der uma música pronta toda baseada em modos que mudam na musica toda, e pedir pra vc solar, o que vc vai fazer? Até vc acertar o teu toin ton ten, a música já foi e tu solou tudo errado.

Leblues
Veterano
# jan/10 · Editado por: Leblues
· votar


FenderRoso
sucesso é diretamente proporcional a mídia e não ao talento individual de cada um, me desculpe mas eu prefiro ouvir um Mozart Mello que não é famoso e faz o som dele do que ouvir um Nxzero da vida.

Eu por exemplo acho a música For the Love of God fenomenal, uma puta composição, to cagando pro comentario de moleques do youtube, o Vai é um puta guitarrista, com um puta conhecimento do intrumento, e pra mim essa é uma puta musica dele.

The Root Of All Evil
Veterano
# jan/10
· votar


4. "Wow is this self-indulgent! I really enjoy this guy's work, but this just doesn't seem to be about the music as much as simply providing a showcase for Steve. Maybe I'm missing something here, but the arrangement isn't all that interesting, either. He could learn a thing or two from Haydn or Liszt before he gets so many orchestral musicians together again. Sorry Steve... :(


Indeed!

Atum Bluesman
Veterano
# jan/10
· votar


FenderRoso
Nossa realmente o comentário de nerd gringo postando no youtube vale muito mais...

Will Bejar
Veterano
# jan/10
· votar


Leblues
Eu por exemplo acho a música For the Love of God fenomenal, uma puta composição, to cagando pro comentario de moleques do youtube, o Vai é um puta guitarrista, com um puta conhecimento do intrumento, e pra mim essa é uma puta musica dele.
Eu tb acho...agora, fora esse, deve ter umas 3 músicas dele que eu gosto...

mfr15
Veterano
# ago/11
· votar


Sobre aprender sozinho, eu to indo muito bem na minha opinião, mas depende do cara tbem....

klavier
Veterano
# ago/11
· votar


Leonardo, sou músico e prof. de guitarra, me mande um email e conversamos.
Att.
Guilherme
guilherme.lessa@yahoo.com.br

LucasBM
Veterano
# jan/12
· votar


UP: este tópico merece ser upado e tenho algumas dúvidas e comentários a fazer...

Muitas pessoas tentam aprender sozinhas a tocar guitarra.
É o meu caso :S

Sim, é verdade que alguns guitarristas famosos aprenderam sozinhos, mas eu não sugiro que esta estratégia seja seguida mesmo se seu guitarrista favorito aprendeu assim.
É, um de meus ídolos é David Gilmour que talvez nunca tenha estudado com muita ênfase em conservatórios ou com professores...

aprender sozinho é a maneira mais difícil, mais demorada, estressante e frustrante de aprender a tocar.
É exatamente o meu caso nesse instante. Muito frustrante... principalmente quando você não tem uma base certa do que, quanto e quando estudar...

Ter aulas com professores incompetentes: Infelizmente, a maioria dos professores de guitarra não tem treinamento algum sobre como ensinar o instrumento. O que é pior, a vasta maioria não faz nada pra aprender à ensinar melhor
Esse também é um de meus problemas, moro no inferno, do lado do fim do mundo e no sub-solo de lugar nenhum... Sul de Minas...
Por aqui só sobrou uma professora de guitarra num conservatório que na verdade dá aula de vários instrumentos sozinha: Piano, violino, violão, baixo, guitarra, etc.

O problema é que um amigo meu (Mais iniciante do que eu.) começou a fazer aulas e (ao meu ver) não aprendeu muita coisa... Além do que são 100 mangos por mês durante 6 meses e depois cada um que se vire...



Não saber exatamente o que você quer tocar. A maioria dos guitarristas não tem tanta certeza ou não sabem exatamente o que eles buscam como músicos
Gosto de tocar Metal em geral, porém sou fã legítimo de Power Metal (Progressivo e Melódico).
Estou incerto quanto ao que aprender ?

Eu me trancava no quarto e dizia que não ia sair até eu acertar essa passagem, mesmo que leve 19 horas! Sem pausas, sem comida e sem contato humano, eu vou conseguir isso! e eu conseguia!, Superficialmente eu parecia estar fazendo a coisa certa, e praticando bem, mas na realidade e estava gastando meu tempo apenas para me frustrar e ter raiva. Eu não estava gastando meu tempo para praticar de forma inteligente, para conseguir atingir meus objetivos de longo prazo. Eu me deixei distrair, eu não faço isso mais, e imploro para que você não faça também, foque em coisas que realmente importam para seu estudo agora, se você não sabe como fazer, procure um professor que possa te ensinar.
Imaginei Kirk Hammet dizendo isso agora... E não: Não pretendo fazer isso... Por isso mesmo estou em dúvida quanto a aprender sozinho na internet, aprender sozinho "Sozinho" ou dar uma chance a uma professora que eu não conheço...

Futuro_Guitarrista
Veterano
# jan/12 · Editado por: Futuro_Guitarrista
· votar


ekipe
Muito boa sua iniciativa cara, eu sempre leio os artigos do Hess e eles ja me ajudaram a superar frustações e sempre me incentivam a estudar cada vez mais! Esse cara é fera!


edit: Cara, vc ja pensou em procurar um professor pra ter aulas pela internet?

Abraço

LucasBM
Veterano
# jan/12
· votar


edit: Cara, vc ja pensou em procurar um professor pra ter aulas pela internet?
Já, já cheguei a pensar no caso. Um amigo até me recomendou no facebook o Matheus Starling... 380 o Pacote completo e talz. Mas será que isso realmente substitui um professor normal ?

zack07
Veterano
# jan/12
· votar


boa!!! otimo forum...

Futuro_Guitarrista
Veterano
# jan/12
· votar


LucasBM
No meu ponto de vista é melhor pegar um ótimo professor pela internet do que um professor mediano ou ruim da sua cidade! Mas no fim das contas você que sabe!

Abraço

Cristhyano
Veterano
# jan/12 · Editado por: Cristhyano
· votar


Não gosto de Steve Vai, acho muita aparição e pouca música. Sei lá, todos os sons dele parecem iguais pra mim. Ótimo guitarrista, mas a musicalidade pra mim é 0. Também não sou muito chegado em Satriani, mas a música Ghosts dele me da arrepio, talvez a única que aprecio mesmo. Talvez deve ser essa veia musical deles que eu não curto já que o Satriani foi professor do Steve Vai. Deve ser algo em comum entre eles que não me apetece.
Em se tratando de carreira guitarrística solo, a Cry For You ou a Hiroshima do Andy Timmons tem 500 notas a menos que For The Love of God e passa 30x mais emoção. E sem orquestra. Mas é questão de gosto.

Agora no caso de professor ou aprender sozinho eu sempre vou falar que é melhor com professor. Teve gente que aprendeu sozinho (Guthrie Govan por exemplo, genial o cara), mas quem disse que com professor eles não seriam melhores ainda? Cada um, cada um. Como não da pra adivinhar, ir pelo professor é a melhor opção.
Po, é meio lógico. É mais rápido e fácil alguém que já sabe te ensinar do que você reinventar a roda denovo.

Ditzel
Veterano
# jan/12
· votar


Um dos maiores erros que eu ja tive e que ma trapalhou muito foi de querer passar por cima dos pequenos erros, pegando vícios que a pouco tempo atras foi dificil de tirar

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 11 Erros que guitarristas cometem e devem evitar (Tom Hess)