11 Erros que guitarristas cometem e devem evitar (Tom Hess)

Autor Mensagem
Broderick
Veterano
# jan/09
· votar


Boa cara!!!

fill.zanchez
Veterano
# fev/09 · Editado por: fill.zanchez
· votar


Muito bom esse material... É o "guia do sucesso p/ músicos"!

edit: e digo músicos, porque apesar do cara ser guitarrista o texto serve p/ qualquer especialidade!

Guardião Washburn
Veterano
# fev/09
· votar


Putz cara, isso ta quase um sessão de psicanalise...
estudei 8 anos de piano em conservatorio, só depois percebi q o q me fazia feliz era a guitarra, ai o q acontece...
Me cobro muito porque era um bom pianista e acho q tenho q tocar a guitar igualmente... hoje não tenho professor e estou encaixado em quase tudo ai q vc falou, fico frustrado, penso em desistir as vezes ou ser baixista (pensando ser mais facil), treino exaustivamente algum exercicio achando q assim vou evoluir + rapido e tenho varios metodos e video aulas no Pc q me perco nelas...
Mas o q me incentivava mesmo eram os ignorantes musicais q me viam correr numa escala e diziam... tu toca pa caramba hehehe
Depois de ler isso ai, vou reavaliar e muito meus conceitos.
valeu....

fill.zanchez
Veterano
# fev/09
· votar


Guardião Washburn

Esse texto é a "bíblia dos músicos", a primeira coisa que alguém deveria fazer antes de ter qualquer aula, é ler isso!

Guardião Washburn
Veterano
# fev/09
· votar


com certeza

chavez
Veterano
# fev/09
· votar


Eu sei q esse topico eh velho , mas eu soh li hj, so iniciante, toco faz uns 9 meses, nao posso dizer q jah passei por td isso, mas mto do que tem ai jah aconteceu cmg, e agr percebi q tenho mto oq aprender, o negocio eh praticar, e praticar de acordo com sua necessidade e rotina, vlw ai por postar esse texto aki kra...

Niandra Lades
Veterano
# jan/10
· votar


excelente!

Tonanteador
Veterano
# jan/10
· votar


_\m/

Copos De Agua
Veterano
# jan/10
· votar


eu acho bem legais os textos desse cara.. mas eles me deixam um pouco frustrado. O cara parece saber qual o "pulo do gato", mas parece q só está disposto a revelá-lo para quem o contratar como professor.
asuhsaerherheuhewuhwq é

eu me inscrevi pra recebewr as coisas desse cara por email, tem um material bem interessante lá
e olha só, me enquadrei em bem pouco aí, acho

-Beto-
Veterano
# jan/10
· votar


Várias partes são verdade, principalmente a de ter um professor ruim e a de vc focar seus treinos em coisas que não são tão importantes.

Rafa-Ban
Veterano
# jan/10
· votar


ekipe
acho que esse foi o melhor tópico que vi ha alguns tempo por aqui(sem desmerecer claro os tópicos dos amigos Mauríciobahia,Ant--(devo a vc a excelente escolha da condor clp2 s vlw!),ogaitnas entre outros), tenho que confesar que hj me sinto frustrado e até desencorajado de continaur etudadndo,pois tento ser autodidata e sinto que cheguei num ponto onde não consigo ir em frente,pra mim é meio complicado arrumar professor pq na minha cidade não existem muitos e os poucos não são tão capazes.. e aulas de guitarra custam caro pra quem tem que se virar com as contas do lar... hauhsuashsua
mas essa leitura me reanimou,vou procurar um bom professor ou escola em campinas e região,tomara que eu encontre

Ian Anderson
Veterano
# jan/10
· votar


Esse texto me disse muita coisa, principalmente dos "maus" professores e do auto-didata

leo2505
Veterano
# jan/10 · Editado por: leo2505
· votar


bom li tudo, na finaleira foi meio que por cima, mas é exatamente todos os meus erros, ontem mesmo, eu tomei a decisão que hoje de tarde eu iria procurar um professor de guitarra e esse texto aí me deu mais motivação a procurar um professor novamente.

edit: A última vez que tive um professor o cara era muito ruim pra ensinar e ensinava errado, e isso me fez desistir de professor, e começar a ter aulas "comigo mesmo" e até hoje sou autodidata

ivan_puppets
Veterano
# jan/10 · Editado por: ivan_puppets
· votar


ekipe
Eu sou auto-didata e prefiro.

Professores te limitam, dito.

De Ros
Veterano
# jan/10
· votar


ivan_puppets


Maus professores talvez te limitem.

Bons professores te mostram caminhos novos e milhares de possibilidades, ou seja, expandem teu universo musical!

Minha humilde opinião, claro.

Abraço!

leo2505
Veterano
# jan/10
· votar



Bons professores te mostram caminhos novos e milhares de possibilidades, ou seja, expandem teu universo musical!


Pode crê ^^

Naat
Veterano
# jan/10
· votar


Depois desse topico, decidi que (depois de um ano) vou ver se começo a fazer aulas de guitarra mesmo, tentarei arrumar um espaçinho da minha semana (-:

Ser autodidata às vezes é complicado, sinto que quando eu começar a ter aulas, vou progredir muito. \o/

De Ros
Concordo totalmente :)

Leblues
Veterano
# jan/10
· votar


Eu sou auto-didata e prefiro.

Professores te limitam, dito



nossa, essa foi a maior merda que eu já ouvi nesses anos de fórum!

_Dio
Veterano
# jan/10
· votar


ivan_puppets
Professores te limitam, dito

Hã? Isso nom ecziste. Acho que vc tá confundindo limitação com disciplina. Professor de verdade tem uma certa disciplina e mais tudo o que o De Ros disse.

Eu sou auto-didata e prefiro.
Cada um com o seu, enfim...

Curly
Veterano
# jan/10
· votar


Não discordo frontalmente do conteúdo do texto mas é um exemplo típico da maneira com que americanos vêem as coisas: "objetivos", "foco", "etapas", "programa", "estratégia", etc...

na vida real, princialmente nas artes, as coisas não são "lineares" assim, às vezes a evolução só vem quando a pessoa está pronta para absorver e manifestar aquela verdade, ou seja, cada um pode ter o seu "tempo"...

o que não invalida o esforço planejado, mas devemos estar preparados para entender que o esforço e resultados nem sempre andarão juntos...

De Ros
Veterano
# jan/10 · Editado por: De Ros
· votar


Curly

Concordo plenamente! Acho que estabelecer

"objetivos", "foco", "etapas", "programa", "estratégia", etc...

é importante - até ai acho que a mentalidade americana é interessante.

O que eu discordo dos norte-americanos é aquela coisa de "tem que" cumprir prazos para atingir metas. Aí a coisa degringola, uma vez que não somos máquinas. Entrar nessa onda quase sempre leva a frustração, baixa de auto-estima e, muitas vezes , depressão.

Com um bom professor tu acaba tendo, não um cara que te propõe metas e objetivos, mas sim um orientador de uma busca pessoal.

Um bom professor é um guia que te indica o caminho para crescer enquanto músico e ser humano, para aumentar a tua percepção musical, sensibilidade, técnica (harmonia de movimentos), conhecimento harmonico e criatividade.

Claro, isso na minha concepção.

Abraço e feliz 2010 para todos!!!

ivan_puppets
Veterano
# jan/10
· votar


Leblues
Por isso tem gente que toca a 10 anos e é pior qe mta gente que toca a 2 ou 3. Fazem 1 aula por semana e aprendem uma notinha por dia com o professor, e sai de lá achando que aprendeu mto mais do que é necessário.

O professor é teu mentor e tudo que não é do jeito qe ele manda não vale.
--

E não venha dizer que precisa ter mente aberta pra saber distinguir o que é certo e o que é errado, pqe pensemos, vou pagar uma aula pra ouvir asneiras e ter qe filtrar o que vejo?

Leblues
Veterano
# jan/10 · Editado por: Leblues
· votar


ivan_puppets
Por isso tem gente que toca a 10 anos e é pior qe mta gente que toca a 2 ou 3.

exatamente por isso, os que tocam a 2 e 3 anos, estudam pra valer com professor, aprendem tudo e se dedicam, ampliam o conhecimento em um curto espaço de tempo, os que tocam a 10 ficam indo e voltando, não levam a sério os estudos, ficam nessa de ser auto-didata e nunca saem da estaca zero.

O professor é teu mentor e tudo que não é do jeito qe ele manda não vale.

O professor é o cara que vai te mostrar conhecimento, ele não te limita, ele te amplia, ele te corrige, tira maus vícios, um bom professor não vai interferir no que vc gosta de tocar, ele vai te dar conhecimento somente, o meu professor falava isso: "eu não vou te ensinar a tocar que nem o Vai ou o SRV, eu vou ampliar tua mente, aqui vc vai aprender: técnica, escalas, arpejos, modos, harmonia, acordes etc.. a forma que vc vai usar isso é com você".

Portanto cara não venha me dizer que ser auto-didata é muito melhor, isso é um absurdo, alguém auto-didata vai viver sempre travado, limitado. Falo isso por experiência própria, todas as vezes que peguei pra fazer aula eu me surpreendi em entender o que estava sendo tocado, em saber o porque daquela nota estar ali, em ouvir tantas formas e saidas que temos pra determinada harmonia, como aquilo pode soar diferente dependendo do que eu uso. Conhecimento é tudo.

ivan_puppets
Veterano
# jan/10
· votar


Leblues
ah, eu realmente prefiro aprender sozinho, nada é tão dificil que não se vire sozinho, a maioria dos professores sabem igual ou menos do qe a gente e de um jeito ou de outro alguns acabam 'eliminando' a vontade de estudar.

Vide Joe Satriani que disse que o Kirk era o pior aluno e não tinha coordenação motora capaz de tocar guitarra.

Prefiro abrir minha mente e meu ouvido, estudar o que necessito e me livrar dos pilantras.

(Mesmo havendo alguns professores bons, lógico.)

Leblues
Veterano
# jan/10
· votar


ivan_puppets
ah, eu realmente prefiro aprender sozinho, nada é tão dificil que não se vire sozinho, a maioria dos professores sabem igual ou menos do qe a gente e de um jeito ou de outro alguns acabam 'eliminando' a vontade de estudar.

hahahaha não mesmo! Te garanto que professores guitarrristas do naipe dos que temos no Souza Lima, IGT sabem pelo menos umas 30 vezes mais que vc de guitarra.

ser auto-didata tem um ponto negativo que é muito negativo por sinal, vc acha que sabe das coisas quando na verdade está longe de saber...rsrs

Vide Joe Satriani que disse que o Kirk era o pior aluno e não tinha coordenação motora capaz de tocar guitarra

não sei onde vc viu que ele disse isso, mas se ele disse eu concordo com ele, o Kirk é muito ruim mesmo hahahaha

Prefiro abrir minha mente e meu ouvido, estudar o que necessito e me livrar dos pilantras.

(Mesmo havendo alguns professores bons, lógico.)



hahaha pelo que eu estou vendo, vc teve más experiências com maus professores...

ivan_puppets
Veterano
# jan/10
· votar


Leblues
hauhauha, nunca tive aulas.

Mas sempre vi carinhas dando aulas e eles sabiam mto menos do que eu. hauhauha;

leo2505
Veterano
# jan/10
· votar


bom eu comesso quinta com aulas de guitarra (escalas, harmonização, formação de acordes... etc)

Esse tópico reforçou a minha idéia que eu tinha já a +- uma semana de procurar algum professor hehe

Atum Bluesman
Veterano
# jan/10
· votar


4. Não saber exatamente o que você quer tocar. A maioria dos guitarristas não tem tanta certeza ou não sabem exatamente o que eles buscam como músicos, Dizer, " Eu quero saber tocar qualquer coisa" é muito vago, Como você ou seu professor de guitarra, podem elaborar uma estratégia específica e eficiente se seus objetivos não são específicos?

Achei esse modo de pensar equivocado. Creio que a cada dia durante nosso desenvolvimento musical, tendemos a mudar nosso foco e procurar outras influências para nosso som. Eu já toquei blues, já toquei jazz, já toquei bossa nova, já toquei hard rock, já toquei reggae, já toquei HCore, já toquei choro, já fui guitarrista base, guitarrista solo... e essa diversidade fez com que eu evoluir como músico e como pessoa.
Talvez se eu tivesse me concentrado em algo para tocar desde o começo tipo "serei um guitarrista de Hard Rock" eu fosse muito mais guitarrista, mas muito menos músico do que sou hoje.

Leblues
Veterano
# jan/10
· votar


ivan_puppets
hehe mas isso é relativo cara, eu achava que manjava legal de guitarra a uns anos atrás, dai eu entrei pra fazer aula de verdade e vi que eu não sabia porra nenhuma, aprendi coisas fenomenais, harmonia, composição, modos, diversas formas de usar arpejos, tríades, tétrades, notas de passagens, outsides etc... abriu minha mente, conheci novos guitarristas como Eric Gales, Ron Thal, Govan, Frank Zappa, Richie Kotzen, Andy Timmons etc..

Meu antigo professor manja pra caralho de guitarra, ele pega uma musica e desmembra todinha, sabe explicar tudo que um guitarrista usou numa musica, o porque de ter usado, como poderia resolver aquela nota de outra forma, esse tipo de coisa não se aprende sozinho.

Atum Bluesman
Veterano
# jan/10
· votar


Leblues
Até se aprende o problema que você demora 1 ano para entender o conteúdo que poderia aprender em poucas aulas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 11 Erros que guitarristas cometem e devem evitar (Tom Hess)