Como praticar um instrumento quando voce não tem tempo (Tom Hess)

    Autor Mensagem
    ekipe
    Veterano
    # jan/09


    Pessoal traduzi mais um texto desse cara, não posso botar o link do site aqui, pois fiz isso uma vez e tomei uma suspenção, mas o google está ai pra ajudar.
    A tradução é livre

    Você sofre por não ter tempo pra treinar? Você não tem certeza do que praticar com o pouco tempo que possui?

    Já que é quase impossível aumentar o tempo que você tem pra praticar, é possível porém aumentar a eficiência do treino com o pouco tempo que você tem. A seguir estão as dicas sobre o que você precisa para obter máximo resultado.

    Os Essenciais

    Para conseguir os melhores resultados em seu treino você precisa focar em 2 elementos essenciais: eficiência da sua pratica e ser efetivo, ser eficiente significa não perder tempo no seu treino, e ser efetivo significa a habilidade para alcançar os resultados buscados.

    Imagine se você estivesse escavando uma piscina com uma colher de chá. Com certeza você está sendo efetivo, ( a piscina está sendo escavada), mas levara anos até que você consiga terminar o serviço, (por causa da baixíssima eficiência). Uma solução muito melhor que evitaria o desperdício de tempo seria a utilização de uma retro-escavadeira.

    Para que você se torne um bom guitarrista em pouco tempo, você deve maximizar sua eficiência e efetividade, pois ambas são igualmente importantes, Porém o foco deste texto será na eficiência e a efetividade sera discutida em outro artigo.

    Eu quero dividir com vocês 3 ideias poderosas para obter uma boa estratégia de treino, visando aumentar a eficiência. Elas podem e devem ser aplicadas não importa a quantidade de tempo disponível para o treino.

    1- APLICABILIDADE. Muitos músicos desanimam quando eles não conseguem encontrar um bom espaço de tempo no dia para praticar, (pelo menos 1 hora ou mais por dia). Eu recebo muitas perguntas por dia dizendo: Tom eu só tenho 20 minutos por dia para praticar, e gostaria de fazer o máximo de progresso possível, o que eu devo fazer?
    Neste caso eu sugiro que a pratica seja voltada para algo que seja de alta aplicabilidade. Algo pode ser considerado de alta aplicabilidade quando possui a capacidade de ser utilizada em diversas áreas do instrumento. como técnica de mão direita, mão esquerda, sincronia entre as mãos, pular corda, limpar o som da mão, conhecer o braço do instrumento, improviso e muito mias, se o que você pratica ajudar em mais de 1 elemento desses ao mesmo tempo, você esta praticando algo de boa aplicabilidade. Existem 2 fatores que determinam a aplicabilidade: O primeiro é o numero de áreas da guitarra envolvidas, e o outro é a profundidade nestas áreas.
    Um exemplo de alta aplicabilidade é a técnica do salto de cordas. Ela envolve técnica em ambas as mãos ela desafia a sincronia das mãos enquanto faz você focar em silenciar as cordas não utilizadas. Esta técnica é ótima de se treinar pois envolve outras áreas da guitarra.
    A técnica de ligado por outro lado, não tem grande aplicabilidade, pois esta foca-se apenas na mão esquerda, (e alguns elementos de palm mutting também), então quando você tem pouco tempo dar enfase em ligados não trará tantos benefícios quanto o salto de cordas.
    Investindo seu tempo em técnicas de alta aplicabilidade lhe dará uma alta eficiência em seu treino, eu quero que você absorva essa idéia e pense o que você irá selecionar como mais importante a se treinar quando seu tempo for limitado.
    Para lhe ajudar a entender como aplicar esse conceito eu criei um video que pode ser acessado no link a seguir.
    http://www.tomhess.net/Transferability.aspx
    Ensinado a técnica da aplicabilidade tem sido a chave do grande sucesso que eu estou tendo em transformar meus alunos em grandes guitarristas em um período relativamente curto de tempo.
    2- A MARCA DO SUCESSO.
    Outro jeito de aumentar incrivelmente sua eficiência, é usar uma agenda voltada para seus principais objetivos. Entenda um agenda de treinos como a marca do sucesso. Se você está preso no mesmo nível por meses ou até anos, se você tem o desejo de passar para o próximo passo, e se você não tem muito tempo para praticar, considere a ideia de criar uma agenda. Ela ira manter você focado noa que você tem que fazer, e ainda ajudar você a se manter mais organizado evitando a perda de tempo desnecessária.
    Esta agenda deve ser especifica para seus objetivos musicais e deve ainda ser flexível para se ajustar ao seu progresso e possíveis mudanças nos suas ambições musicais. Se você esta tendo dificuldades para conseguir criar uma agenda por si mesmo, você pode conseguir ajuda no link a seguir.
    http://practicegenerator.com/PracticeGenerator.aspx
    3. DIVIDIR E CONQUISTAR.
    Outro conselho que eu dou, refere-se para que você isole as partes que está tendo dificuldades. Isso o ajudara a chegar na raiz do seus problemas e evitar que perca um tempo precioso praticando partes que você já toca bem.
    Por exemplo na sequência abaixo.




    Você pode estar tendo problemas de digitação toda vez em que deve mudar da corda 5 para a 4. Aqui é onde a eficiência da pratica é falha para a maioria. Porque eles irão repetir a sequência inteira muitas e muitas vezes até conseguirem acertar. Mesmo apesar de você estar praticando a parte difícil fazendo isso, a sua eficiência estará comprometida devido as seguintes razoes.

    1-O numero de vezes por minuto que você estará tocando a parte problemática sera muito menor já que você esta tocando notas adicionais.

    2- Sua atenção não estará voltada especificamente para o problema já que você estará preocupado com as outras partes da frase. Isso significa que suas mão irão ter que tocar esta partes muitas vezes mais antes que você domine ela.

    Este é um exemplo claro de como cavar uma piscina com uma colher de chá, obviamente extremamente ineficiente.
    Se ao invéz disso você gastar um tempo para definir qual é o problema, (no caso a mudança de corda do dedo 4 para o dedo 1), focando na pratica da parte problemática sem tocar o resto da frase, você irá praticar o problema muitas vezes mais por minuto! Este é o tipo de coisa que você deve fazer não importando quanto tempo você tem, e mais ainda quando não o tem.
    Após praticar a área problemática isoladamente, você deve pô-la no contexto da sequência e praticar tudo pra ver se você pegou direito. mas isolando o problema, (dividindo e conquistando-o), deve ser seu primeiro passo.
    Pense sobre estas 3 ferramentas de pratica. Se já esta familiarizado com elas, comece às aplicar diariamente. e com certeza você irá perceber bons resultados, e então mesmo assim continue fazendo isso. Porém se não está aplicando estas ideias, ou não está tendo o resultado esperado, então você deve pensar em maneiras de melhorar ainda mais a eficiência de sua pratica. E se esta tendo dificuldade para aplica-las peça ajuda para alguém.
    Se seguir os conselhos deste artigo, você em breve estará fazendo mais progresso em 30 minutos do que a maioria das pessoas alcançam em 2 horas de pratica.
    Para aprender mais sobre pratica com eficiência, assista este video grátis no link a seguir.
    http://www.tomhess.net/Transferability.aspx

    GuitarTigre
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    ekipe
    Parabens por esses textos, são bastante uteis pra todos os guitarristas.

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    pow cara, mto bom. Mas, pra evitar fazer vários tópicos, n daria pra pôr td num só? n é nenhuma crítica, é só uma sugestão. Pq isso facilitaria até a pesquisa.

    obrigado ae, abç

    LeLa_LeMaO
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    muito bom!! e concordo com o SaldanhaPessoa, faz um Topico :
    " Dicas de Tom Hess"

    ekipe
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Ok a partir de agora postarei no mesmo tópico.

    gtrlv
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    ekipe

    Parabéns pela iniciativa, principalmente por traduzir o texto. Fiquei curioso pra ler sobre a efetividade.

    Já venho utilizando o método de isolar as partes, como mencionei nesse
    TÓPICO (que ninguém deu bola. rs). Meu graaannde problema está na concentração (falta de). Chego a ficar preocupado, pois não tenho conseguido fazer 30seg. de um exercício sem que me distraia! Por isso perco muito tempo.

    Posta aí a "segunda parte"!

    ekipe
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Parabéns pela iniciativa, principalmente por traduzir o texto. Fiquei curioso pra ler sobre a efetividade.

    Já venho utilizando o método de isolar as partes, como mencionei nesse
    TÓPICO (que ninguém deu bola. rs). Meu graaannde problema está na concentração (falta de). Chego a ficar preocupado, pois não tenho conseguido fazer 30seg. de um exercício sem que me distraia! Por isso perco muito tempo.

    Posta aí a "segunda parte"!


    Tem um texto desse cara que é só sobre concentração, putz eu perco direto a concentração cara, isso é uma merda

    gtrlv
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    ekipe

    Tem um texto desse cara que é só sobre concentração, putz eu perco direto a concentração cara, isso é uma merda

    Apesar de ser semi-analfabeto em inglês, vou fazer o cadastro lá pra ver os textos.

    putz eu perco direto a concentração cara, isso é uma merda

    Às vezes chego a pensar que não vou conseguir aprender, desse jeito!

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    ekipe
    Um exemplo de alta aplicabilidade é a técnica do salto de cordas. Ela envolve técnica em ambas as mãos ela desafia a sincronia das mãos enquanto faz você focar em silenciar as cordas não utilizadas. Esta técnica é ótima de se treinar pois envolve outras áreas da guitarra.

    O pessoal poderia fazer uma listinha de técnicas/exercícios/etc que ao estudarmos 1, ao mesmo tempo já estaremos fazendo outros, como no exemplo citado ...

    gtrlv
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    ekipe
    Tem um texto desse cara que é só sobre concentração

    Não achei esse texto. Poderia por o link aqui?

    Valeu!

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Isso o ajudara a chegar na raiz do seus problemas

    Oi o/

    Jio-kun
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    The Root Of All Evil

    AEIAUOEHiuaheoiuahiouehIUEiuaeiuhaIEh

    rachei agora... UAOIEhuiAHE

    luiztx
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    The Root Of All Evil
    rindo alto aqui xD

    Metal com Farofa
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    tô nessa situação,já sou meio velho pra começar na guitarra
    18 anos

    em março começa minha faculdade de engenharia da computação

    dois turno manhã e tarde, além da noite está ocupado com um curso técnico.

    ou seja, só me sobra o domingo e meio sábado

    tenho pouco tempo,mas tenho que aprender muita coisa

    valeu pelas dicas do artigos!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como praticar um instrumento quando voce não tem tempo (Tom Hess)