11 Erros que guitarristas cometem e devem evitar (Tom Hess)

Autor Mensagem
ekipe
Veterano
# jan/09


Galera sempre que possível postarei os artigos de Tom Hess traduzidos aqui no forum, acho ótimas as dicas desse cara, e acredito que atendem guitarristas de todos os níveis.



Você sabia que alguns guitarristas praticam na maioria dos dias da semana, trabalham duro e são apaixonados pelo que fazem mas sempre têm que fazer um enorme sacrifício pra tocar da maneira que eles querem? Eles são frustrados porque eles não evoluem tão rápido, e começam a duvidar de seu potencial ou ainda sentir desencorajado ou com raiva de si próprios quando pensam no tanto de tempo que está demorando para serem realmente bons músicos.
Você se sente assim? I com certeza já me senti, isso me descreve a 15 anos atrás.

Existem rasões específicas para a rasão do desapontamento e frustração dos músicos. Estes são os 11 principais erros que músicos cometem e repetem sem parar que devem ser evitados.

Achar que é auto-didata: Muitas pessoas tentam aprender sozinhas a tocar guitarra. Sim, é verdade que alguns guitarristas famosos aprenderam sozinhos, mas eu não sugiro que esta estratégia seja seguida mesmo se seu guitarrista favorito aprendeu assim. Se você está 100% certo que pode fazer um programa de estudos efetivo por conta própria, isso é ótimo. Porém se você é como a maioria de nós, aprender sozinho é a maneira mais difícil, mais demorada, estressante e frustrante de aprender a tocar. Esse é um erro que você deve evitar. Alguns músicos pensam que vão impressionar se disserem: " eu sou auto didata". Esta frase pode impressionar pessoas com pouca experiência, mas ser auto-didata não é um símbolo de honra. Você poderia impressionar mais o os outros mostrando quão bem você toca, ou com frases sobre como você toca? Não estou criticando auto-didatas, estou apenas dizendo que não existe vantagem em sê-lo, e não, não é verdade que ser auto-didata faz a gente ser mais original, Na verdade é o oposto.
2. Ter aulas com professores incompetentes: Infelizmente, a maioria dos professores de guitarra não tem treinamento algum sobre como ensinar o instrumento. O que é pior, a vasta maioria não faz nada pra aprender à ensinar melhor, Quer uma prova? Ponha no google "melhorando a técnica de ensinar guitarra", "técnicas de ensino de guitarra", ou "treinamento para o ensino de guitarra", e você irá constatar que estes tópicos possuem menos de 10 acessos por mês, claro que existem excelentes professores de guitarra por ai, mas a maioria não é competente. Neste link você pode constatar a diferença de bons professores e os medíocres.
http://tomhess.net/HowToChooseAGuitarTeacher.aspx


3. Procurar por novas informações (truques, dicas e tablaturas) sem um estratégia definida para atingir seus objetivos específicos. Nós necessitamos de informações, conselho, ajudas e músicas para tocar, mas sem uma estratégia definida de aprendizado específica para você, seu nível de capacidade, seu estilo musical e o que você gostaria de ser como músico, a informação pura não vai levar você a lugar algum. É melhor procurar uma estratégia voltada especificamente para você, para que você se torne um bom músico. Depois de ter uma estratégia, então é hora de botar em prática o aprendizado da informação certa.

4. Não saber exatamente o que você quer tocar. A maioria dos guitarristas não tem tanta certeza ou não sabem exatamente o que eles buscam como músicos, Dizer, " Eu quero saber tocar qualquer coisa" é muito vago, Como você ou seu professor de guitarra, podem elaborar uma estratégia específica e eficiente se seus objetivos não são específicos? Seria como dizer que você gostaria de ser um grande atleta, como você poderia efetivamente treinar dessa maneira, tendo um objetivo tão vago? Com certeza existem coisas que você pode fazer para se tornar mais rápido, mais forte, mais flexível ou seja lá o que for, mas é muito mais fácil se você definir o quer primeiro, como, eu gostaria de ser um ginasta, ou um maratonista, ou um fisioculturista. Sim você pode melhorar sem uma estratégia, mas vai levar um tempão e vai ser frustrante. Você pode ainda sempre mudar seu objetivo depois se você descobrir que você o que você queria de verdade era outra coisa.

5. Falta de enfase nas coisas mais importantes para tornar você um bom guitarrista. Você já caiu na armadilha de tentar praticar guitarra sem prestar atenção nas coisas especificas que podem rapidamente melhorar sua técnica? Muitas pessoas realmente não entendem isso e usam este conceito bem, por exemplo: Eu tenho um aluno chamado Mark que costumava ter aulas com outro professor no passado. Mark estudou sweep e arpeggios com o outro professor e estava tendo progresso. Porém Mark não entendia o que especificamente ele precisava se focar primeiro antes de dominar a técnica de arpeggios. Isto estava atrasando ele e fazendo sentir-se muito frustrado . O antigo professor de Mark sabia muito bem como ensinar arpeggios e sweeps, Mas não sabia como treinar Mark especificamente para eliminar suas dificuldades. Se você gostaria de ver pessoalmente este exemplo acesse este link.
http://tomhess.net/3StringArpeggiosLessonFull.aspx

6. Muito foco nas coisas que não o mais importante para o seu objetivo. Em adição a não enfase nas coisas especificas, muitos guitarristas dão enfase nas coisas erradas. Alguns guitarristas empolgados tornam-se excessivamente centrados em coisas que na verdade são distrações dos objetivos que realmente importam. Um exemplo: Eu costumava a me frustrar e ter raiva quando eu não consegui tocar algo perfeitamente, Eu me trancava no quarto e dizia que não ia sair até eu acertar essa passagem, mesmo que leve 19 horas! Sem pausas, sem comida e sem contato humano, eu vou conseguir isso! e eu conseguia!, Superficialmente eu parecia estar fazendo a coisa certa, e praticando bem, mas na realidade e estava gastando meu tempo apenas para me frustrar e ter raiva. Eu não estava gastando meu tempo para praticar de forma inteligente, para conseguir atingir meus objetivos de longo prazo. Eu me deixei distrair, eu não faço isso mais, e imploro para que você não faça também, foque em coisas que realmente importam para seu estudo agora, se você não sabe como fazer, procure um professor que possa te ensinar.


7. Focar nas coisas certas, mas na oprdem errada. Este e um erro comum para músicos em nivel avançado que causa muita frustração e perda de tempo. Imagine que você queira melhorar seu solos, vamos assumir que você é bom o bastante para entender os elementos primarios e secundarios para compor solos, ( ou que você tenha um professor pra te ajudar). Cada um dos elementos devem ser aprendidos e praticados para que se possa criar os solos impressionantes que você quer. Por onde você deveria começar? No que você deve se focar primeiro, por segundo e depois? Quais dessas coisas você deve praticar simultaneamente? Existe uma ordem certa que as abilidades musicais devem ser aprendidas para que você se torne excelente, infelizmente esta ordem é totalmente diferente para cada pessoa, estilo de musica, objetivo e conhecimento que a pessoa tem, então há como dar um exemplo dessa ordem, Meu conselho é: encontre o melhor professor e estude com ele para que você consigar tocar o que quer mais rapido e melhor.


8. Não isolar suas dificuldades. Poucos guitarristas sabem das pequenas dificuldades que os atrapalham bastante. Porque estes pequenos problemas parecem insiguinificante para a gente e normalmente ignoramo-os. A verdade é pequenas dobradiças abrem portas. No video mencionado antes eu mostrei como deixando sua palhetada perder o tempo quando você não está palhetando um nota faz como que sua pegada fique lenta e suja.... que faz você se sentir muito frustrado. Isso é porque eu estava certo em enfatizar isso para que você evite este erro, cheuqe o exemplo para mais detalhes.

http://tomhess.net/3StringArpeggiosLessonFull.aspx


9. Praticar guitarra passo a passo de maneira linear. Treinar passo a passo linearmente parace lógico pra você? Sim e é. esta é a causa que guitarristas que fazer isso não se tornam grande guitarristas, eu vou te revelar um segredo, a verdade é praticar passo a passo a guitarra é a razão numero 1 do porque bons guitarristas nunca tornam-se grandes guitaristas, Eu originalmente pensei em escrever um artigo dedicado a este tema, mas eu acho que será mais proveitoso você entender este conceito em um vídeo que eu fiz em um work shop a alguns meses atras, cheque no lnk a seguir:

http://tomhess.net/LinearVsGeometricApproach.aspx

10. Praticar da mesma maneira que seus idolos fazem. Voce já ouviu como seu idolo pratca e tentou faezr o mesmo? sim eu tambem cometi este erro. Parece natural praticar da mesma maneira que seu gutarrista rpeferido, mas isso é um erro, porque sua abilidade e conhecimento de musica e provavelmente muito diferente do seu idolo. Os desafios e necessidades dele serão diferentes do seu.
Guitarristas profissionais praticam por rasões diferentes de amadores, por exemplo, antes de gravar um novo album, eu pratico totalmente diferente da maneira de quando eu estou na estrada. Quando eu estou na estrada minha rotina de pratica muda totalmente, e no resto do ano eu já tenho outra pratica. Isso acontece cada caso é um caso, e cada situaçõe exige um tipo de treino. Quando meus alunos me perguntam: Tom, como voce pratica guitarra? Eu tenho cuidado em fazer com que eles entendam que não devem praticar da mesma maneira que eu. Sua rotina de pratica deve ser construida exclusivamente para voce, se voce precisa de ajuda para contruir uma rotina pra voce, voce pode me mandar um email.
11. Aprendendo por muitas fontes de informações diferentes. Sempre havera muitas oportunidades de aprender e varias maneiras de escolhe-las, mas é critico que voce não se distraia seguindo conselhos de uma pessoa, e depois de outra e de outra e de onde mais voce encontrar. enquanto pessoas diferentes podem ter boas ideias para oferecer, o fato é que a distração é a grande rasão para que músicos demorem pra se deselvolver no instrumento. Estes musicos estão sempre ocupados em seguir os tais conselhos de pessoas, professores, filosofos, videos, aulas online, mas tudo isso os fazem dar um passo a frente e 2 pra direita, 1 pra frente e mais 2 pra esquerda e então um pra tras e assim vai.
A figura mostrada abaixo indica o caminho obvio e direto para que seus objetivos sejam atingidos e o segundo caminho você pega levando em consideração todos os conselhos e fontes que você possa encontrar.

vml]--><!--[





Asim que você tiver a estratégia para se tornar o musico que você bsca ser, sempre continue focado nela, ( a não ser que seus objetivos mudem radicalmente), A melhor maneira é ter um professor que ajude você a se tornar o musico que você sempre quis ser.

Isso não significa que você não deva seguir alguns conselhos tambem, mas tenha sempre uma fonte de informação primaria, e não se distraia pela a outra informação, apenas considere-a como adicional.

Baixe o guia gratis de como escolher um professor de musica para que você possa encontrar e saber reconhecer um bom professor com as estrategias certas para você.

lindoso
Veterano
# jan/09
· votar


ekipe
eu vi q muitos desses erros, eu cometo no dia dia, e pensava q eram normais
mas agora to vendo q tudo isso soh fazia me atrasar

kda um tem sua rotina de treinamento, ai vejo o qto eh dificil vc perceber essas coisas

vlw pela iniciativa ae cara, isso vai ajudar muitos guitarristas daki



vlw!

El Musicista
Veterano
# jan/09
· votar


ekipe

Parabéns pela iniciativa parceiro! Muito bom esse material. Creio que ajudará muita gente no Fórum, inclusive a mim.

Obrigado! Forte abraço!
=)

Ant--
Veterano
# jan/09
· votar


Bão demais, ekipe.

Talvez fosse melhor um texto mais condensado, porque muita gente não vai ter paciência de ler tudo (o que é uma pena).

Mas é por aí. Se minha opinião ajudar, LEIAM O TEXTO DO AMIGO ATENTAMENTE, e muitos de vcs guitarristas irão se encontrar em um ítem ou outro.

Grande abraço,

Ant

mzloko
Veterano
# jan/09
· votar


ai cara me ajudo bastante
abs

Megamedes
Veterano
# jan/09
· votar


Puta merda, ótimo. Isso dá uma boa ajuda pra mim e pra um monte de gente aí.

Valeu mesmo, cara!

Leonardo Mencarini
Veterano
# jan/09
· votar


alguém me indica um bom professor, pode ser escola de música mesmo, aqui no Rio!
acho q caí em quase todos, se ñ foram todos!

Th Bentancour
Veterano
# jan/09
· votar


tenho sorte de pelo menos meu professor ser bom. ele oferece materiais muito bons, é formado em música e talz, bem legais as aulas.

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ekipe
Boa!!!! Acho que ficaria mais legal se postasse uma breve currículo deste do autor, para dar credibilidade a informação.
Abs

alecrunch
Veterano
# jan/09
· votar


Parabéns, muito boa orientação para quem quer se dedicar!

Leonardo Mencarini
Veterano
# jan/09
· votar


sendo chato, mas alguém me indica um professor aqui no rio!

SaldanhaPessoa
Veterano
# jan/09
· votar


eu acho bem legais os textos desse cara.. mas eles me deixam um pouco frustrado. O cara parece saber qual o "pulo do gato", mas parece q só está disposto a revelá-lo para quem o contratar como professor.

Dizer no q os iniciantes erram n deve ser um tema tão difícil assim para um guitar de nível avançado como ele parece ser... mas, egoísticamente falando, seria interessante que ele buscasse expôr, mesmo q de uma maneira genérica, os caminhos q um guitar (em seus devidos níveis) devem seguir para obter os resultados q pretendem dentro de suas aspirações musicais.

Lógico q procurar um bom professor é a melhor saída.. o grande problema surge quando ou não há um bom professor para lhe ensinar, ou vc n tem grana para mensalmente pagar por esse serviço.

Talvez algum grande guitar q resolva virar monge e ir pro Tibet se desapegue dos valore$ mundanos e escreva páginas e páginas sobre o "pulo do gato" =p

Ant--
Veterano
# jan/09
· votar


SaldanhaPessoa

IMHO não existe isso de "pulo do gato". É tudo questão de técnica/aperfeiçoamento/treino. O professor aí apenas alerta para o fato de perder tempo por caminhos errados. E tempo, cara, é uma coisa que não volta mais (lógico que todo mundo sabe disso, mas só levamos mais a sério depois dos 40).

O bom desse texto é que vc pode ler, absorver e levar para seu (próximo) professor, não o texto em si, mas o que vc aprendeu dele. Em outras palavras, vc chega pro seu professor com UM OBJETIVO DEFINIDO. Quando atingir esse objetivo, estabeleça outro e assim por diante.

SaldanhaPessoa
Veterano
# jan/09
· votar


Ant--

entendo o q vc falou antonio.. o q ressalto é justamente a questão do professor. Nem tds podem ter um. Q caminhos indicar para essas pessoas?

ruiveichon
Veterano
# jan/09
· votar


ekipe

uma salva de palmas para voce, um puta de um artigo que todos deveriam ler de cabo a rabo

matheno
Veterano
# jan/09
· votar


faltou: se preocupar com equipamento antes de saber tocar razoavelmente

Penta_Blues
Moderador
# jan/09
· votar


Boa tarde!!!

ekipe
Parabéns pela iniciativa de dividir conosco este belo artigo.
É até engraçado, e muita gente há de concordar, que lendo o texto a gente tem a seguinte impressão: "Epa! O cara me conhece? Tá falando de mim, pô"...rs
Valeu!!!

Facchini
Veterano
# jan/09
· votar


muito bom cara!
realmente, eu cometo unn 90% dos erros aí...
assumo...

mas eu toco mais porque me faz bem, não pra ser bom mesmo =]

abraço!

Floyd N Roses
Veterano
# jan/09
· votar


ekipe
CARAMBA!!! MUITO BOM!!! 8D

Pefeito o q ele falou ai nesse texto!!! =)

Agora...fui só eu q percebi ou mais alguem viu o sustain q esse cara tem??!!! O.o (nos videos que tem no meio do texto!!!)

O cara num faz nem um vibratinho...e a nota fica lá...meia hora...como se fosse infinita!!! 8|

Como ele consegue isso??!!! o^

Flw's...abraço!!!o/

Floyd N Roses
Veterano
# jan/09
· votar


Penta_Blues
EXATAMENTE!!! Foi isso q eu pensei...parece q o cara me conhece mew!!! ^^

...o/

_JCM_
Veterano
# jan/09
· votar


ekipe

Ótimo texto.

Eita, falta mto "chão" ainda!

Valeu!

Abraço.

SpectrosGuitarman
Veterano
# jan/09
· votar


o cara me descreveu, corrigi alguns por conta própria, mas os muitos outros eu era cego pra enxerga-los, hora de repensar a minha vida, rs

ekipe
Veterano
# jan/09
· votar


Cara eu me senti totalmente inspirado a praticar mais depois que li os textos e vi os videos dessa cara, ele não põe aulas online, mas fala o mais importante, ainda tem muitos artigos dele no site, quem quiser ver o google pode ajudar, eu não posso postar links aqui pois fui suspenso já por isso.
Amanha estarei postando um novo artigo.

Floyd N Roses
Veterano
# jan/09
· votar


ekipe
Como assim...suspenso por postar links??!!! Tem regra pra isso??!!! o.O

...o/

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# jan/09
· votar


Leonardo Mencarini
Sou professor de guitarra, deixare meu MSN caso queria trocar uma idéia: brunoepronto@hotmail.com, abraços.

Alex Vaughan
Veterano
# jan/09
· votar


Palavras e mais palavras ( sem dúvidas lindas ), mas, fui assistir os videos, e realmente me pareceram muito vazios em termos musicais.
Para quem adora arpegios em altíssima velocidade, é um prato cheio.
Os conselhos são bons, e a filosofia de vida também é o máximo, mas, quem quer aprender à distância, e pagar por isso, é bom ver o que ele ensina, e assistir os vídeos dos alunos ( cópias fiéis do Malmsteen - nada contra ).
Ele próprio fala isto: defina seus objetivos - se o seu for um outro tipo de rock ou blues po exemplo; está no site errado.

Fernando de almeida
Veterano
# jan/09
· votar


ekipe e amigos de FCC ...

Fiz um tópico a um tempo, ressaltando alguns pontos como o do texto desse tópico .... Por favor avaliem:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/184912/

gtrlv
Veterano
# jan/09
· votar


ekipe

Mais uma vez, parabéns!

Continue traduzindo os textos, você está ajudando a todos, aqui.

P.S.: um pedido em particular: gostaria de ver traduzido o texto sobre concentração, que você falou no outro tópico.

Abraço!

Ant--
Veterano
# jan/09
· votar


SaldanhaPessoa
entendo o q vc falou antonio.. o q ressalto é justamente a questão do professor. Nem tds podem ter um. Q caminhos indicar para essas pessoas?

Amigo, eu sou um autodidata nas duas artes que escolhi. Me dou melhor, e ganho a vida com Artes Plásticas (principalmente pintura), mas não foi exatamente por opção. É que nunca me deparei com um professor que me convencesse, sei lá, então tive que seguir meu próprio caminho, mais tortuoso talvez, mas era o que eu tinha e acho que fiz a escolha certa.
Já na música, que é apenas meu hobby, não procurei professores por pura falta de maturidade mesmo. Eu queria tocar para impressionar as garotas da escola, tocar as musicas pop, enquanto na escola de música os professores estavam cheios de teoria musical e usavam de um passo-a-passo lento. Fiz a escolha errada dessa vez. Caí num monte dessas armadilhas que o amigo ekipe postou acima.
Então, respondendo sua pergunta, acho que sempre é possível encontrar um professor. Talvez ele não ensine exatamente o que o aluno quer aprender de imediato, não o ajude a garfar a coleguinha de classe, mas a longo prazo o que ele ensinar vai fazer muita diferença.
Se realmente não for possível encontrar um professor, o cara pode tentar aprender sozinho, mas seguindo esses 11 mandamentos aí. Procurando não fazer ziguezague, não se deixar levar pela tentação de querer aprender a correr antes de aprender a andar.

Aero
Veterano
# jan/09
· votar


Cara...
Muito bom!
Obrigado por compartilhar!

Realmente parece que ele tá falando com a pessoa que lê, pelo menos no meu caso. Me encaixo em boa parte disso.

Tem alguns errinhos de português, mas de leve! =D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 11 Erros que guitarristas cometem e devem evitar (Tom Hess)