Estudo de Técnica, dicas para um bom desenvolvimento!

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# abr/08 · Editado por: Fernando de almeida


Estudo de Técnica , um parecer particular meu. Vejam se tem fundamento.

Na verdade o título do tópico poderia ser A PISCOLOGIA DA TÉCNICA!!!

Antes que algum desinformado comente, não estou tratando de velocidade (tocar devagar ou rápido)... Na verdade estou tratando de ambos, pois para tocar de ambos os modos exige-se técnica apurada... Por exemplo, tocando devagar, é preciso uma excelente técnica para tocar uma bend bem tocado e afinado ou ainda boa técnica de vibrato... Já tocando rápido, além de dominar os diferentes tipos de palhetada, é necessário clareza, time (tempo) e vários outros fatores durante a execução.

Para um bom desenvolvimento no que se refere ao estudo de TÉCNICA (Ligados, Alavancadas, Bend, Chicken picking, Dedilhado, Dobra de notas, Slide, Saltos de Cordas, Palhetada alternada, Pedal point, Arpejos, Arpejos com salto, Sweep picking, Sweep flying finger, Tapping, Two hand, Hamonicos, Vibratos, Palm Muting, Pegada, etc), é necessário percorrer um caminho bem preciso: deve-se seguir uma metodologia de ensino de forma gradual, coerente com seu próprio desenvolvimento, combinando habilidade mental e motora. A repetição e a constância são fatores essenciais.

A observação de como se sentar e da colocação das mãos na guitarra é fundamental para o desenvolvimento da técnica. Deve-se ter a sensação de relaxamento de uma forma consciente. Toda tensão deve ser eliminada desde a origem.

A mão direita é uma extensão do nosso senso rítmico e musical, seu completo domínio contribuirá para a execução dos diversos estilos musicais e para extrair os diversos timbres possíveis do nosso instrumento.

Um ensaio mental pode ajudar-nos a aprimorar a habilidade de tocar guitarra, ativando a parte do cérebro que controla os músculos, preparando-os para a ação. (eu por exemplo, recentemente, troquei o relógio do pulso esquerdo para o direito, inverti o mouse e o teclado, estou tentando escrever com a mão esquerdo – sou destro - , e outras pequenas ações que forçam o cérebro a trabalhar bem de ambos os lados e isso direta ou indiretamente influencia nos músculos, nervos, etc de ambos os lados logo no "tocar guitarra" - ah, além do execício mental eu estudo guitarra tb hehehe não é só na mente...).

Antes de se iniciar o estudo, deve-se ter condições externas adequadas, que contribuam para a obtenção de um maior grau de concentração. Esses fatores creio que são: local de estudo com o menor nível de ruído possível; não deve haver nada no local que possa a vir tirar a atenção; o local deve ser confortável. Essas condições favorecem a atenção para a passagem musical a ser feita e contribuir para a compreensão da música.

No que se refere a ALUNO x INSTRUMENTO, um mau desenvolvimento trará conseqüências (não sei se podem ser irreversíveis, mas são graves) no decorrer da evolução da técnica. Esse mau desenvolvimento trará problemas de várias ordens que podemos nomear de ADAPTAÇÃO NATURAL FÍSICO-INSTRUMENTAL. Por exemplo, os problemas podem ser:

>>> Técnica mal concebida inconscientemente: O estudo de forma mal estruturada, no que se refere a postura, traz problemas de ordem muscular, um processo de enrijecimento até o momento de retrocesso mecânico-instrumental. Em alguns casos, isso pode levar a uma anulação total da intimidade do músico com seu instrumento, o que poderia levar ao desprezo total ao estudo musical. Esta observação pode parecer um tanto exagerada mas na realidade nos da a noção exata das conseqüências que podem advir de uma técnica mau organizada.

>>> A psicologia da técnica: Muitas vezes criada pelo próprio guitarrista, a tentativa de imitar algum artista ou um ídolo, que não é observada pelo professor, pode trazer frustração por não se obter um resultado satisfatório. Com as diferenças anatômicas de uma pessoa para outra, certos movimentos serão próprios de uma outra pessoa e não de outra.

>>> Falta de pedagogia: O professor que faz comentários comparativos e depreciativos, acaba criando um conceito em relação ao estudo. O corpo do aluno irá se moldando para atender estas novas expectativas, assim temos por definição que toda alteração mental trará uma alteração física. Entre os músculos, este conceito de PISCOLOGIA DA TÉCNICA é também chamado de alteração psicossomática, o qual como citado, é de fundamental importância para um desenvolvimento musical saudável.


Existem vários outros problemas a serem citados como: Particularidades do aspecto melódico, escolha de repertório, entre vários outros que devem ser tratados caso a caso conforme aparecem, para que o guitarrista assimile conforme necessidade.


Parecer final: É lógico que qualquer guitarrista pode ser um excelente guitarrista sendo autodidata (sabemos de vários bons exemplos), mas um bom professor (eu disse um bom professor) poderá ajudar a atingir os objetivos até mais rápido e de uma forma correta.

E aí pessoal, concordam??? Descordam??? Concordam em partes??? Aceito críticas qto ao texto.

brunohardrocker
Veterano
# abr/08
· votar


ótimo tópico cara, parabéns!

Serve muito para iniciantes relaxados como eu...

Kamus23
Veterano
# abr/08
· votar


Fernando de almeida

Concordo que com um bom professor a pessoa aprendera muito melhor...

Pois maneira correta de tocar não existe, mas existem maneiras simples com bons resultador...

Ex: A forma de se segurar a palheta, parace coisa simples, mas a maneira de segurar certo não existe, mas sim a maneira mais facil.

Entenderam?

Abraços

Juliano P
Veterano
# abr/08
· votar


Kamus23
Tb concordo...
Voce pode tocar como quiser, fazendo um bom som ta valendo!
Mas realmente existem maneiras que são mais faceis pra todos..e com um bom professor a gente pode acelerar o aprendizado..e nao apanhar tanto!

pedrobrito
Veterano
# abr/08
· votar


Ótimo texto cara... concordo com tudo.

GiulianoB
Veterano
# abr/08
· votar


boa cara, eu sou iniciante, estou a poucos dias praticando sozinho mas ja to fazendo aulas agora pq vi que é necessario um acompanhamento para fazer os exercicios corretamente. Nao adianta treinar erroneamente porque depois é pior para ter que corrigir...

slowhands
Veterano
# abr/08
· votar


tirando alguns erros de português, o texto está bom

vitorc
Veterano
# abr/08
· votar


muito legal cara...

é importante citar esses pequenos detalhes... que fazem a diferença...
sempre teremos algo a melhorar...

slash_theme2
Veterano
# abr/08
· votar


muito bommm o topico merece um fixo!!

Fernando de almeida
Veterano
# abr/08 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


brunohardrocker
pedrobrito
GiulianoB
slowhands
vitorc
slash_theme2
Valew caras ...

Juliano P
Kamus23
Caras, com certeza existe mais de uma maneira de se tocar certo e existem, tb, várias maneiras de se tocar errado ... E mesmo tocando errado pode-se fazer até um bom som, mas haverá limitação .... Valew pelos comentários.

Fernando de almeida
Veterano
# abr/08
· votar


Kamus23
Juliano P
Concordo que com um bom professor a pessoa aprendera muito melhor...
com um bom professor a gente pode acelerar o aprendizado..e nao apanhar tanto!
Isso sim concordo com vcs ....

mazellan
Veterano
# abr/08
· votar


Fernando de almeida
Meu maior problema ainda continua sendo o tempo....e tenho um sério problema para me organizar e estudar assim...

de tal a tal hora...estude isso...de tal a tal...aquilo....

vc é de sp?

Desprogramador
Veterano
# abr/08
· votar


Apesar de ser autodidata, concordo com vocês. Alguém pra mostrar o caminho das pedras ajuda, e muito, o avanço técnico. Mas é claro que existem, os bons e maus professores. Às vezes a pessoa pega aulas com alguém que não vai mostrá-la a direção que a pessoa deseja. Mas aí é necessário a pessoa ter a noção exata do que ela quer (pra que aula de violão clássico se você quer tocar trash?)
Essa é minha visão do assunto

Fernando de almeida
Veterano
# abr/08
· votar


mazellan
vc é de sp?
Sim sou de SP...

Desprogramador
Alguém pra mostrar o caminho das pedras ajuda, e muito, o avanço técnico. Mas é claro que existem, os bons e maus professores
Sim por isso que eu citei: "Parecer final: É lógico que qualquer guitarrista pode ser um excelente guitarrista sendo autodidata (sabemos de vários bons exemplos), mas um bom professor (eu disse um bom professor) poderá ajudar a atingir os objetivos até mais rápido e de uma forma correta."

edalko
Veterano
# abr/08
· votar


COmo já diziam: "aprenda de tudo, vc nunca vai saber quando vai precisar usar"...

Deste modo, ainda que pra vc teoria, arpejos, escalas, licks, seja algo desimportante, não há nada demais em tê-las embaixo da manga para um momento propício utilizá-las.

Eu sou daqueles que gosto de apreender tudo, de diversas áreas... ir coletando informações... acho eu que o ser humano não deve ficar limidado ás informações do mundo que lhe cerca, devendo expandir seus horizontes.

Já tive aula de música (popular) quando novo (12 anos de idade) e depois tive noções de partitura, e alguma aplicação de aposlilas da Berklee, e uns métodos estrangeiros.

Como pra meus pais e pro mundo a música é sempre marginalizada, ela ficou em ultimo plano, tendo a educação, esportes e trabalho prioridade.
Acabou então que me tornei um autodidata, extremamente bitolado, sendo que somente após a leitura de alguns tópicos e de ver uns vídeos no youtube, consegui sair um pouco, eu disse um pouco, da mecanicidade na hora de solar.

Achoq ue para o cara ser um bom músico, além de bagagem teórica, ele deve praticar, mas praticar não no sentido de conseguir tocar mais e mais rápido... no sentido de ir descobrindo sonoridades no instrumento... viajando na formação de acordes... de ritmos...
COmpor algo extremamente prazeroso, ainda mais quando vc não está bitolado em cliches, em regras, em nada... apenas o seu ouvido, mãos e o instrumento.
Talvez nisso esteja a grande vantagem de não se conhecer nada de teoria e harmonia, uma vez que vc não fica compelido em regras acerca da finalização de sonoridades, etc.
Quem manda é o gosto e o ouvido.

georginho_gallagher
Veterano
# abr/08
· votar


Fernando de almeida

parabéns pela observação, concordo com tudo ali, principalmente o ULTIMO PARAGRAFO.

Ah, gostaria de enaltecer tb o empenho seu, pois aqueles vários sublinhados e negritos ali devem ter dado trabalho!

abç

Fernando de almeida
Veterano
# abr/08 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


edalko
Caramba sua observação dá um artigo para um novo tópico hehehehe.
COmo já diziam: "aprenda de tudo, vc nunca vai saber quando vai precisar usar"...
Concordo ... Tenha tudo escondido na manga, técnicas, licks, frases, timbres, harmonias, etc ... e use na hora apropriada ... mas para aprender esses itens estude muito e do jeito correto ... Autodidata ou com um professor, não importa (embora um professor pode nos fazer atingir os objetivos mais facil e rapidamente).
Valew

georginho_gallagher
Valew fera ...

Fernando de almeida
Veterano
# abr/08
· votar


upzando

R.lavoura
Veterano
# abr/08
· votar


Cara muito bom , quero procurar um professor.
Comecei a tocar guitarra faz mais ou menos um ano e meio. nesse meio de tempo fiz uns 4 meses de aula . E foi picado fiz 2 meses parei , fiz mais 1 e parei e fiz outro . Agora ja faz um mes que estou sem aula e sinto que cada vez menos tenho vontade de tocar, parece que cada vez que vou tocar fico mais desapontado com meu rendimento e a vontade de treinar diminui.

Fernando de almeida
Veterano
# abr/08
· votar


R.lavoura
Comecei a tocar guitarra faz mais ou menos um ano e meio. nesse meio de tempo fiz uns 4 meses de aula . E foi picado fiz 2 meses parei , fiz mais 1 e parei e fiz outro . Agora ja faz um mes que estou sem aula e sinto que cada vez menos tenho vontade de tocar, parece que cada vez que vou tocar fico mais desapontado com meu rendimento e a vontade de treinar diminui.

Isso num é legal ... : (

murilo meine
Veterano
# abr/08
· votar


Fernando de almeida

Ótimo tópico. É de gente assim que o fórum precisa.

Fernando de almeida
Veterano
# mai/08
· votar


murilo meine
vALEW .

UP.

Fernando de almeida
Veterano
# jun/08
· votar


R.lavoura
Comecei a tocar guitarra faz mais ou menos um ano e meio. nesse meio de tempo fiz uns 4 meses de aula . E foi picado fiz 2 meses parei , fiz mais 1 e parei e fiz outro .
Cara, descola um professor fixo ao menos por um ano e vc também sed empenhe nesse um ano ... Duvido que vc não vai começar a se interessar mais ainda por musica ...

Fernando de almeida
Veterano
# out/08
· votar


Estava passando por esse texto e achei legal dar um UP ...

Foukez
Veterano
# out/08
· votar


Otima iniciativa cara,parabéns...

Davi Dornelles
Veterano
# out/08
· votar


Detonou Fernando.


Vou até imprimir pra mostrar para os alunos.

Guitar_RdS
Veterano
# out/08
· votar


Fernando de almeida
Esse acho q é o segundo ou terceiro tópico seu q realmente me supreende. Não porque ache q vc não tenha capacidade (pq não te conheço e pelo q vejo qm não tem sou eu, uhauahuahau), mas pelo seu empenho e dedicação em ajudar os inicinates (como eu).
Eu tenho o esmo probelam citado acima.
Pegeui 6 meses de aula de violão (já tocava havia 6 meses, só q com um amigo q tocava um pouco somente), onde aprendi um pouco de teoria e certa prática tbm. Mas o fato é q tive de parar pra poder trabalhar, isso foi em 2006. Nesses 6 meses em q tinha professor ele não me ensinou guitarra, só violão e teoria q se aplicaria a qualquer instrumento.
1 ano depois de parar de fazer aula decidi q iria aorender guitarra, que sempre foi o meu sonho. Comprei uma Squier California, mas não tinha amp e nem professor. Daí tive q aprender aos trancos e barrancos: tácnicas de palhetada mais eficazes, improviso, harmônicos, regulagem de som, etc.
Já tenho a guitarra há um ano e acho q não me desenvolvi muito pq nuca tive tempo nem amp, mas isso até mês passado onde eu comprei meu amp, este q estragou com 15 dias de uso. Aí q não vou estudar mesmo agora!!!!!!!!!! Me desenvolvi dentro das minhas possibilidades e dificuldades.
Tenho esperança de um dia ter tempo e disposição pra estudar, de preferência com um ótimo professor (cidade de interior de Goiás, imagina a dificuldade de achar um professor. Até q tem 2 mto bons, só q um não tem tempo pra iniciantes e outro não vive de música, daí não tem tempo pra nada. O meu foi o primeiro).

UFAAAAA! Foi quase a história da minha vida hein? uahuahuahauhauahauhauhauhauhaahuahauhauhau.
Mas só escrevi pra deixar meu relato quanto à minha experiência ( q por sinal é pouca ou quase nenhuma comparada à de vcs!)

Flw abraços galera!

Renan Vuorinen
Veterano
# out/08
· votar


Fernando de almeida

Mais um tópico extremamente inteligente e útil a todos,

Ja estou com o mouse trocado de lado,

Gostaria de saber como funciona exatamente o estudo mental, gostaria de faze-lo no onibus, na rua, antes de dormir, eu imagino o que?????, penso em estar tocando?????, ou recordo dos exercicios???????, o que devo fazer?????

Abraço man

Tataum
Veterano
# out/08
· votar


Gratz... eu vi que o topico é velho... mas o cara merece o meu Parabéns...

Fernando de almeida
Veterano
# jan/09
· votar


Foukez
Otima iniciativa cara,parabéns...
tks

Davi Dornelles
Vou até imprimir pra mostrar para os alunos.
Opa, sem problemas ...

Guitar_RdS
ë isso aí cara ... assim que possível arrume um bom professor e estude .. enquanto isso na net vc encontra vários exercícios e video aulas que podem te auxiliar nesse meio tempo ...

Renan Vuorinen
Gostaria de saber como funciona exatamente o estudo mental, gostaria de faze-lo no onibus, na rua, antes de dormir, eu imagino o que?????, penso em estar tocando?????, ou recordo dos exercicios???????, o que devo fazer?????
Pô cara, pra falar a verdade isso é complicado de se explicar e de se fazer ... eu mesmo ainda estou pastando nesse assunto ...
Mas para fins gerais, seria vc fazer suas atividades diárias porém de uma forma diferente para que seu cérebro não entre numa rotina, vc tem que por ele para trabalhar ... Procurar fazer funcionar bem sempre o lado direito e esquerdo do cérebro (tem uns exercícios para isso na net) ...


Tataum
Valew

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Estudo de Técnica, dicas para um bom desenvolvimento!