Tarrachas com trava, nut com trava o que posso colocar numa strato simples?

Autor Mensagem
observador251
Veterano
# mar/09
· votar


Acho que para mim, então, o jeito vai ser uma guitarra com floyd. Só que, como falei, gostaria que fosse uma strato e no mercado não há muitas disponíveis.
Mas nada impede, também, que eu faça um up grade na minha squier.


Acho que encontrei uma guitarra com um custo benefício bom. A Walczak WZ 915. Vocês sabem algo sobre ela?

MMI
Veterano
# mar/09
· votar


observador251

Ninguém comentou... Para alavancadas em stratos a afinação acaba variando. A idéia para melhorar é reduzir o atrito nos locais onde há contato, além das tarrachas de qualidade. A opção de nut com trava não é ideal pela variação de afinação na hora de travar as cordas. Tarrachas com travas é uma opção, a Fender até tem algumas, mas aí projetam o braço sem os abaixadores, ou seja, aquelas peças pequenas que abaixam as cordas entre o nut e a tarracha. Isso reduz o atrito e ajuda a segurar a afinação. A minha não tem esses abaixadores e tem tarrachas Sperzel exatamente para isso, ou seja, para se instalar em strato sem abaixadores.
Concordo com o que foi comentado, que muitas vezes antes de trocar partes o ideal é explorar bastante os defeitos e qualidades do instrumento. Daí se pensar em substituições. Muitas vezes vale mais a pena trocar o instrumento do que trocar uma parte.

observador251
Veterano
# mar/09
· votar


Verdade, MMI.

É isso que estou percebendo, trocar tarrachas, nut, ponte, retirar os abaixadores, daqui a pouco também os captadores, talvez o custo não compense...
Vou continuar tocando bastante nessa guitarra, fazer testes em outras que tenham o sistema de tarrachas com trava, para ver o que vai me servir para somente então ver se realmente vale a pena trocar algumas peças, desde que para isso eu não vá gastar muito, ou mesmo comprar outra.

Abraços!

Ninguém comentou... Para alavancadas em stratos a afinação acaba variando. A idéia para melhorar é reduzir o atrito nos locais onde há contato, além das tarrachas de qualidade. A opção de nut com trava não é ideal pela variação de afinação na hora de travar as cordas. Tarrachas com travas é uma opção, a Fender até tem algumas, mas aí projetam o braço sem os abaixadores, ou seja, aquelas peças pequenas que abaixam as cordas entre o nut e a tarracha. Isso reduz o atrito e ajuda a segurar a afinação. A minha não tem esses abaixadores e tem tarrachas Sperzel exatamente para isso, ou seja, para se instalar em strato sem abaixadores.
Concordo com o que foi comentado, que muitas vezes antes de trocar partes o ideal é explorar bastante os defeitos e qualidades do instrumento. Daí se pensar em substituições. Muitas vezes vale mais a pena trocar o instrumento do que trocar uma parte.


observador251
Veterano
# mar/09
· votar


MAF1050
Depende....
O sistema de alavanca foi estudado por Léo Fender para imitar a sonoridade de um "lap steel" e para "trêmolos". Portanto, vc pode usá-lo assim, desde que seja de boa qualidade, esteja bem regulado e devidamente lubrificado (nos sulcos da pestana e demais partes de atrito das cordas), e com as cordas colocadas corretamente e com afinação "estabilizada".
Abç


A propósito, Bertola, desculpa a ignorância, mas o que é um "lap steel"?

observador251
Veterano
# mai/09
· votar


observador251
Funciona sim, principalmente se associado ao "roller-nut". Mas nada substitui uma guitarra bem regulada.
Abç


Bertola, Sei que o Fórum aqui já está há quase 02 (dois) meses sem discussão, mas agora que adquiri as peças para fazer um up grade na minha strato surgir a dúvida: somente presta roller nut fender, ou aqueles genéricos, mais baratos e maiores também são bons. A preocupação é porque após a instalação do roller nut maior, acredito que as alterações no headstok sejam irreversíveis.

Agradeço antecipadamente a atenção

Penta_Blues
Moderador
# mai/09
· votar


Bom dia!!!

observador251
Eu acho interessante vc consultar um luthier que possa verificar a curvatura da escala de sua guitarra a fim de avaliar se o rollernut é compatível, já que o mesmo vai influenciar na ação das cordas se não possuir a mesma curvatura.
Valeu!!!

observador251
Veterano
# mai/09
· votar


Penta_Blues

Obrigado, mais uma vez. Vou verificar a compatibilidade. Mas quanto ao fato de não ser da Fender, mas sim daqueles genéricos, presta?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


observador251
Guitarra havaiana, aquela deitada, que se toca com dedeiras e uma barra de metal ou vidro utilizando-se a técnica de "slide", a afinação é diferente das guitarra normais, geralmente é "aberta" (de ré à ré). Cara, o "Roller-nut" é uma peça importante e crítica, tem que ser de qualidade, corretamente instalada, e ter a curvatura correta da escala do braço de sua guitarra.
Abç

observador251
Veterano
# jun/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Guitarra havaiana, aquela deitada, que se toca com dedeiras e uma barra de metal ou vidro utilizando-se a técnica de "slide", a afinação é diferente das guitarra normais, geralmente é "aberta" (de ré à ré). Cara, o "Roller-nut" é uma peça importante e crítica, tem que ser de qualidade, corretamente instalada, e ter a curvatura correta da escala do braço de sua guitarra.
Abç


Obrigado por mais uma dica, Bertola.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tarrachas com trava, nut com trava o que posso colocar numa strato simples?