Dá pra confiar em tarrachas com trava? O que você acha?

    Autor Mensagem
    Rachmaninoff
    Veterano
    # ago/06


    Pessoal,

    Estive matutando aqui com meus botões... Todos nós sabemos que alavancadas naturalmente desafinam a guitarra, pois alteram a tensão das 6 cordas ao mesmo tempo (e, por tabela, a tensão do braço). O sistema mais conhecido para evitar essa perda de afinação é o sistema double locking, encontrado em guitarra com pontes Floyd Rose, onde a corda é travada no nut e na ponte.

    Entretanto, existe a opção cada vez mais popular de travas nas tarrachas (como as Schaller) com pontes tremolo comuns (como as Wilkinson) que, em teoria, também têm a função de evitar a perda de afinação, e são mais simples de regular do que as Floyd Rose, além de reterem mais sustain.

    Agora, pergunto eu: alguém que conheça pode comparar os dois sistemas com relação à manter a afinação, no tocante à "resistência a alavancadas" ?

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Floyd é ainda o melhor sistema desenvolvido pra alavancadas. Mesmo quando o guitarrista é radical no assunto.

    Wilkinson´s com ruller, e tarrachas com trava não conseguem ser tão radicais como uma floyd. Mas eu prefiro as wilkinson´s.

    JB_
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Rachmaninoff

    Quanto as tarraxas com trava eu não sei, mas as floyd roses boas (original, gotoh, lo pro...) desafinam mais ou menos nos dois primeiros dias depois da troca de corda, mas depois disso mantám a afinação perfeita. Posso afirmar que a minha gotoh nunca desafina, e eu uso bastante a alavanca. A floyd original, eu ja cheguei a viajar com a guitarra e fiquei 15 dias sem afinar, quando voltei pra casa a afinação estava perfeita depois de passar por aviões e onibus.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/06
    · votar


    Acho que a chave de tudo é evitar ao máximo o atrito com as parte da guitarra (pestana e carrinhos - abaixador-de-cordas) e evitar qualquer tipo de folga nas extremidades das cordas.

    Mesmo usando tarracha com trava, eu afino e depois tensiono a corda (puxando pra cima) e ela volta um pouco a tarracha (mas continua travada - a corda). Com isso eu tiro a folga e depois ajusto a afinação.

    diwillo
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Rachmaninoff

    Axo q c vc investir em umas boas tarraxas com travas nao deverá ter problemas :)

    Gabriel_Guitar
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Pra quem usa bastante alavanca, acho que uma floyd é a melhor opção mesmo, apesar de que eu prefiro as wilkinson´s. (2).

    TheChaosSpirit
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    LeandroPanucci
    Veterano # Enviado: 4/ago/06 22:44
    Quote

    Acho que a chave de tudo é evitar ao máximo o atrito com as parte da guitarra (pestana e carrinhos - abaixador-de-cordas) e evitar qualquer tipo de folga nas extremidades das cordas.

    Mesmo usando tarracha com trava, eu afino e depois tensiono a corda (puxando pra cima) e ela volta um pouco a tarracha (mas continua travada - a corda). Com isso eu tiro a folga e depois ajusto a afinação.


    grafite em po nos carrinhos ajuda tambem , e colocar as molas \|/

    Rachmaninoff
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    TheChaosSpirit
    grafite em po nos carrinhos ajuda tambem

    EPA !!!
    Explica essa parada ae !!!

    iMPeLLiTTeRi
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Rachmaninoff

    O grafite funciona como um lubrificante.

    tomatinho
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Rachmaninoff

    tecnica de eric johnson essa nao eh?

    ele coloca grafite em pó nos carrinhos pra que a corda deslize com mais facilidade por cima deles!
    nunca testei

    mais parece funcionar!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Tanto as Wilkinsons quanto as "Floyd" cumprem bem sua função, as 1ªs são mais simples e confiáveis que as 2ªs, mas ambas necessitam estar bem reguladas e terem boa manufatura para funcionarem à contento.
    Abç

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    tomatinho
    Funciona sim, desde que vc coloque também vaselina sólida por baixo dos "abaixa-cordas" e lubrfifique com óleo de máquina os parafusos de fixação da ponte (no caso das pontes tipo "vintage"), esteja com cordas novas e corretamente colocadas nas tarrachas, e esteja com as molas novas e bem reguladas (o ideal é ter as 5).
    Abç

    Igor Martins
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Sobre os "abaixa-cordas", eles ajudam ou atrapalham afinação?

    Sempre achei q ajudavam, até que li numa entrevista com o Eric Johnson na guitar player. Na Fender Signature ele tirou os abaixa cordas, pois dizia q isso prejudicava a afinação. Fiquei confuso.

    (o ideal é ter as 5).
    Eu havia colocado 5 molas na ponte, porém, ao alavancar, a haste entortou, e depois de algumas alavancadas, quebrou :|

    Então, já que tenho que substituir, é possível eu colocar uma daquelas hastes "lisas", sem a ponta de plástico, que vem no floyd-rose com rosca convencional?

    LeandroP
    Moderador
    # ago/06 · Editado por: LeandroP
    · votar


    TheChaosSpirit

    Eu uso grafiti em pó nos carrinhos e na pestana. Depois que comecei a utilizar o grafiti, as minhas cordas (B e G) não quebraram mais; quebravam atoa.

    O ideal, pra evitar o uso do grafiti é aplicar um banho sobre a peça, que seja ao mesmo tempo resistente a pressão e o atrito das cordas, como também autolubrificante. Eu encontrei um banho assim, mas ainda não fiz o tratamento nas peças. É banho de titânio, deve funcionar muito bem.

    Igor Martins

    Na verdade, o baixa-cordas é necessário somente pra corda não escapar da pestana. O Eric Johnson deve ter solicitado o alinhamento perfeito das cordas em direção às tarrachas, de acordo com o raio da escala e a altura dos postes das tarrachas. Acho que é isso. Do contrário, se você não quiser que a corda saia da pestana, o melhor mesmo é um baixa-cordas, lubrificado.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Me surgiu outra dúvida: com o uso da alavanca, o nut (que eu suponho ser de plástico) vai começar a se desgastar com o atrito das cordas indo e vindo, certo?

    Esse lance de passar grafite em pó (que eu também gostaria de saber onde vende) vai retardar esse processo também?

    diwillo
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Rachmaninoff

    Coloca um de osso q ta zero... :)

    Rachmaninoff
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Ué, metal não corrói osso?

    LeandroP
    Moderador
    # ago/06
    · votar


    Rachmaninoff

    O osso é bastante resistente, bem melhor que plástico. No caso de ser de plástico, nem grafite resolve.

    Você compra grafite em pó em lojas de ferramentas. É um pequeno frasco, que muita gente usa pra desengripar cadeados, etc.

    O grafiti é um lubrificante natural, mas deve ser usado muito pouco porque suja muito. Coloque um pouquinho e espalhe com um palito de dente ou ponta de corda.

    O meu nut é de latão, que também é autolubrificante, mas o grafite ajuda.

    Homem Cueca
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Sou mais usar floyd...não me sinto mto a vontade com tremolos normais...fico com medo de desafinar...com a floyd me sinto totalmente a vontade para fazer os "malabarismos" com a alavanca...ja perdi a conta de quantas rés ja estourei fazendo alavancadas na banda...

    ahueauhea

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Igor Martins
    O Eric Johnson é meio paranóico, mas ele tem uma certa razão. As hastes lisas também atrapalham no caso de não haver "top-lock".
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dá pra confiar em tarrachas com trava? O que você acha?