Ajuda ansiedade x velocidade x aprendizado!

    Autor Mensagem
    Catai
    Veterano
    # nov/08


    Oi pessoal, tudo bem?
    Gostaria que vcs me ajudassem numa "dúvida". Lá vai:
    Tenho um sério problema de ansiedade quanto a tocar guitarra... sou um pouco impaciente e quero aprender a ter velocidade rápido, e ás vezes por causa disso desanimo de tocar. Gostaria de saber mais ou menos quanto tempo de estudo diário preciso ter para conseguir velocidade, tipo umas 2h por dia ou mais? Estou querendo mudar essa situação... e queria saber se isso só acontece comigo ou com mais alguém!
    Grata pela atençao
    Catai

    Messiah King
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Sindrome de Fórmula 1!

    Quer um conselho?! esqueça isso e apenas pratique, velocidade vem com o tempo... não force, não vai adiantar!

    john_joao
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Catai
    Desista, é dom!

    DsL-Hard Rock
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    começe tocando musicas mesmo, inteiras, se possivel com solo!
    assim vc não vai cansar tanto e ainda praticar

    axo q 1 hora eh o necessario, n consigo estudar mais que isso =0

    jimmy vandrake
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Preocupe-se tbm com a digitação. Não adianta se esconder atrás de timbres extremamente sujos e abelhudos e achar que está tocando bem ou rápido.
    O tempo depende da qualidade do estudo. Bem tocado 1/2 hora é melhor do que várias horas dispersas em dias alternados.

    Soul Wyx
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Soul Wyx
    · votar


    kra
    quer uma dica
    eu me achava o pior musico da face da terra
    eu trenava 7h por dia ...e num aprendia nada...
    poke so pensava em tirar as musicas...
    ai nesse ultimos meses q peguei velocidade
    ^^
    eu to trenando 4h por dia
    e fiko trenando a palheta alternada...com o livro do Shred (disponivel aki no FCC) com um metronomo na minha frente...melhorei bastante ja...comecei fazendo 60...estou na velocidade 88
    por dia eu subo 1... com paciencia vc vai melhorando
    ^^
    podem ate me criticar akew...mais foi assim q aprendi a tokr numa velocidade razoavel
    flws..
    espero ajudar
    ^^

    gtrlv
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Catai

    Estou aprendendo que quanto mais lento faço um exercício mais rápido o domino. Daí é só ir aumentando o ritmo aos poucos, com a ajuda de um metrônomo.

    Muitas vezes também me dá uma ansiedade de passar logo pro próximo (e às vezes passo mesmo), mas aí eu me lembro que quero qualidade e volto a fazer o anterior com mais calma.

    Acho que o segredo é muita paciência e persistência.

    Bons estudos!

    marcioguita
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Ansiedade é a pedra no caminho de seu objetivo. :P

    GuitarHome
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Catai
    Se você forçar para tocar rápido só vai piorar cara! vai por mim!

    Usa metronomo, toque lentamente e limpo!

    E não se esqueça, velocidade não é tudo!
    Não tem coisa pior do que ver aquele guitarrista que frita e frita e não tem pegada!

    gtrlv
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    GuitarHome
    Catai
    Se você forçar para tocar rápido só vai piorar cara! vai por mim!


    Acho que é uma mina. :)

    nicida
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    esquece.
    não tem caminho rápido para velocidade.
    mas se quer mesmo uma dica, compre um metrônomo e faça a maior variedade de exercícios.
    meu professor um dia me contou que ele costumava ficar repetindo um mesmo exercício até um fusca verde passar na frente da casa dele, chegando a repetir o mesmo exercício por mais de 2h.
    ele disse que não ajudou em absolutamente nada, VOCÊ TEM QUE VARIAR.

    teve uma frase que eu li numa revista que achei perfeita "é uma ilusão a crença de que assim que você conseguir tocar AQUELA sextina em 160 bpm todas as outras se curvarão aos seus pés."

    MrSin
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    john_joao

    que conselho hein?!



    Mas sobre o assunto, tambem acho que a velocidade vem com o tempo e a ansiedade é a inimiga da perfeição(não é bem assim o ditado mas vale pela situação). E velocidade não é tudo num(a) guitarrista vc não pode treinar velocidade a vida inteira e não ter feeling, pegada e outras tecnicas mais apuradas.

    oiio
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Eu toco a mais de 4 anos e a cerca de 3 anos eu nao evoluo nada!
    =(

    fico so tirando as músicas tb e nunca sei nada

    tigonakao
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Eu tenho este problema também, sou muito ansioso. Mas eu estou fazendo assim, como eu não tenho muito tempo disponível para estudo, no máximo 3 ou 4 dias por semana a noite, eu fico mais ou menos 30 min fazendo escalas e exercícios e o restante do tempo tentando tirr umas músicas e uns solos.

    Começei a tocar guitarra tem uns 4 ou 5 meses, já evolui bastante (pelo menos meu ouvidonão está reclamando rssss) eu toco violão já faz uns 9 anos então eu tenho um pouco de noção do que eu estou fazendo.

    Mas sem professor é meio osso, a gente fica meio perdido. Mas o negócio é esse cara, perseverança e ter força de vontade e peciência. Não é da noite para o dia que você vai tocar rápido e também de que adianta tanta velocidade sem técnica e com som abelhudo. Vai na boa que quando você menos perceber vai estar com a velocidade da luz nos dedos ahahahahahaha

    Abs

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    O segredo é só aumentar a velocidade quando executar as escalas seguidamente e sem erros! Sem erros!!! Sem erros!!! SEM ERROS!!!
    Essa é o mantra: "Sem Erros"

    Quando estiver fazendo SEM ERROS, aumenta um pouco a velocidade do metrônomo...

    Exercícios recomendados pelo Roger Franco

    http://www.rogerfranco.com/videos/

    Abs

    john_joao
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    MrSin
    que conselho hein?!

    Conselho bom não se dá, vende!

    MAF1050
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Concentre-se em treinar da forma correta e estude diariamente de acordo com a sua disponibilidade. A ansiedade vc aprende a dominar e o progresso vem de forma natural.

    X -hide -X
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Você tem que praticar muito, e ter paciência, pq as vezes você sente que treina e não vê resultados, dai você se desanima a tocar e etc. Eu também atropelava as notas, por causa da ansiedade em querer tocar rápido de uma vez, mas passei a usar
    metrônomo e vi resultados sim, e uso todo dia, pode ser chato ficar ouvindo aquelas batidinhas, mas ajuda. :) E como falaram, guitar num é só velocidade não, mas sem pressa, que se você treinar da maneira certa os resultados aparecem.

    X -hide -X
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    oiio

    mas você só tira as músicas ou tira algum tempo pra fazer exercício??

    xXJapones89Xx
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    vo aproveita o topico e fazer minha pergunta: tipo eu n faco aula , keria saber se da para aprender tocar sem aula , e tb keria saber como fumciona esse metronomo .

    xXJapones89Xx
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    up =p

    joaormrt
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    metronomo é o seguinte

    ele mede em metros a distância q vc percorre no braço da guitarra solando

    custa uns 1000 reais, mas vale mto a pena.

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Catai

    Cara, não tem outro caminho, o negócio é treinar pelo menos meia hora de cromatismo com metrônomo, por dia.

    E outra, evolução demora pra aparecer, não tem como, não é porque você treinou duas semanas certinho que já vai ver o resultado, às vezes vc só vê que melhorou depois de um tempo, inclusive eu mesmo tenho dificuldade de perceber isso.

    Slave of hell
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    quanto + ansiedade / - velocidade e / - aprendizado
    ...............................................
    quanto + velocidade com insegurança/ + ansiedade e/ - aprendizado
    ...................................................

    - velocidade = - ansiedade e + aprendizado


    Vc consegue andar na sua casa no escuro sem tropeçar em nada né?ou em quase nada!

    qntas vezes você fechou os olhos para treinar isso?nenhuma ou poucas vezes!!

    vc simplesmente passou anos andando por ela com os olhos abertos,sem se preocupar com nada disso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda ansiedade x velocidade x aprendizado!