Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar

ogner
Sua SX dará um bom "salto qualitativo"!
Abç

Birdcrazy
Veterano
# mai/09 · Editado por: Birdcrazy
· votar

Mauricio Luiz BertolaQual equipamento teria que instalar em uma guitarra comum para transformar ela em MID.

Gostaria que ao tocar com o auxilio de algum programa ja ir criando as partituras, isso é possível?

Grato!

nickskkyl
Veterano
# mai/09
· votar

Prezado Mauricio Luiz Bertola
como já tocou nom assunto vc tem algumas dicas p/ montar o próprio pedalboard já tenho o velcro + ainda estou em dúvida sobre material o que tem que ter o que ñ pode ... valew

ogner
Veterano
# mai/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Ok, comprei a SX hoje, aí no Rio, na Barra.

Vou encomendar os caps e a ponte hoje mesmo lá na guitar fetish!!

Abço e valeu!

dark evil
Veterano
# mai/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola

ouvi dizer q o basswood tem timbre entre o mogno(grave) e maple(agudo). eh verdade???

entaum uma guita de mogno com tampo de maple eh "equivalente"(na teoria) à uma guita de basswood??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar

Birdcrazy
Para uma guitarra MIDI vc tem que instalar um captador específico, com uma saída XLR também específica, ligando-a a um driver de sintetizador. Quanto a programas de partituras, eu apenas sei que existem, mas não sei usar, pois não entendo nada disso.
nickskkyl
Cara, eu não uso velcro não, pois ele danifica os pedais, eu faço meus pedalboards com chapa de compensado, carpete e prendo os pedais com aqueles plásticos de prender (não sei o nome).
dark evil
Não. O basswood tem som "puxado" para o médio-grave. Uma guitarra de mogno com tampo de maple tem uma "palheta" sonora mais ampla, uma "resposta de frequência" maior. São tipos de sonoridades diferentes.
Abç

monty
Veterano
# mai/09 · Editado por: monty
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Parabéns pela grande força que vc dá a todo mundo aqui do fórum. Muito legal seu trabalho.

Tô com uma pulga atrás da orelha com a minha nova guitarra. É uma Telecaster de primeira linha, corpo em ash, braço em maple, acabamento em nitrocelulose. Acabei de comprar e ela já apresenta 3 rachaduras bem fininhas (difícil de ver) no verniz do corpo, bem onde ele se encaixa no braço.

Isso é sinal de algum problema ou é normal? Será que as tensões nessa área estão acima do normal, algo desse tipo?

Grande abraço.

LucasGuitarMaster
Veterano
# mai/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
você sabe se tem algum curso de luthieria iniciante em Niterói?

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# mai/09
· votar

cara esse amplificador é realmente bom msmo?

marshall mg 15

Soul Wyx
Veterano
# mai/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bem, minha guitarra teve um problema aqui, que o som ia diminuindo e parava, não foi so comigo, com uma outra pessoa aqui do fórum também. Estava vendo vídeos no youtube e vi um cara que tinha o mesmo problema na oscilação só que com menor intensidade e a dele era Gibson.
Mas agora a pergunta, o que resulta estes defeitos na guitarra?
Blindagem Exagerada? Depois que fiz a blindagem não apareceu problema nenhum, só um mês mais tarde.
Na raiva eu retirei toda parte eletrica e blindagem. Comprei outros caps,outros componentes, tudo novo. Vou refazer a blindagem. O que devo cuidar para que não aconteca de novo? (vou mandar pro luthier fazer)
Vlws
Abrçs

Diino
Veterano
# mai/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

ôpa, estou dando uma pesquisada sobre madeiras brasileiras.
achei um arquivo muito legal...

gostaria de saber se vcs já fizeram alguma guita nessas madeiras e no caso, quais delas prestam?

Urucu da mata
Ucuúba-da-terra-firme
Tauari-branco
Tauari-amarelo
Pinho do Paraná
Pará-Pará
Munguba gr terra firme
Morototó
Mogno
Marupá
Macacauba
Grumixava
Freijó verdadeiro
Freijó
Envira preta
Cerejeira
Cedro
Açoita-cavalo

FONTE:
http://www.funtecg.org.br/arquivos/guitarra_final.pdf

Diino
Veterano
# mai/09
· votar

ahhh e por onde anda o Seiji???
preciso falar com ele, alguém sabe?

gucrispim
Veterano
# mai/09
· votar

Diino
cara, usa a busca e o google, até pq o próprio bertola já falou pelo fcc que já usou algumas dessas madeiras pra fazer instrumentos.
não tem nem o que perguntar de mogno, grumixava e tal.
use a busca (google included) e faça uma pergunta mais específica.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar

monty
Não, isso é muito comum. Só há problema se houver rachadura na madeira mesmo.
LucasGuitarMaster
Não, não existe.
LeondelFefon
Não, ele é apenas razoável. Você estará pagando pela marca Marshall.
Soul Wyx
Nunca constatei um problema como esse!!
Diino
O gucrispim já te respondeu.
Abçs

GuitarSlayer
Veterano
# mai/09
· votar

Bertola, minha guitarra, está apresentando sinais de oxidação em alguns parafusos da ponte, é modelo floyd da ibanez, a guitarra é nova, tem uns 5 meses apenas, e cuido bem dela, tem alguma solução para este tipo de oxidação ?

Pergunta 2 : Quero trocar os captadores d aminha guitarra, é uma Ibanez GRG 270, meu professor me aconselhou os Dimarzio, minha madeira é Basswood, quero um som com bastante ganho e harmonicos, tipo buckethead, slash, joe satriani.

abçs.

GuitarSlayer
Veterano
# mai/09
· votar

qual captador me recomenda ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar

GuitarSlayer
Passe um pouco de WD-40 nas partes oxidadas e depois Bombril de leve, depois limpe.
Compre os Sound/Malagoli Hellbucker HH777 para a ponte e um ProgBucker para o braço.
Abç

GuitarSlayer
Veterano
# mai/09
· votar

Mas a tinta irá sair também se passar bombril né ? a tinta é preta.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar

GuitarSlayer
Passe com cuidado.
Abç

GuitarSlayer
Veterano
# mai/09
· votar

Ok obrigado pela atenção , vou ver esses captadores.

GuitarSlayer
Veterano
# mai/09
· votar

Bertola

você me recomendou o HH777 para a ponte e o ProgBucker para o braço, gostei muito dos sons deles vi os samples no site da Malagoli.

Mas e o single do meio, qual por ?

abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar

GuitarSlayer
Coloque um Traditional Texas, da Malagoli também.
Abç

Fisherman
Veterano
# mai/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Eo show ontem? Maneiro?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar

Fisherman
Foi. Fiz um "review" dele.
Abç

andrelfbf
Veterano
# mai/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Tenho 2 perguntas:

1) Qual o melhor captador pra eu por na minha Epiphone SG G400 pra que eu tenha um som cristalino e estalado (tipo Beatles) e possa tocar um rock progressivo (tipo pink floyd) e solos?

2) Onde posso adquirir informações (de rpeferencia uma apostila) sobre como fazer pedais em lata de sardinha? procurei no google mas não acho nada muito explicativo.

obrigado,

André.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar

andrelfbf
Cara, recomendo os captadores Sound/Malagoli Custom Alnico HB para o braço e Custom Alnico HB "Hot" para a ponte; ou Cabrera Classic 1 no braço e Hot Alnico 2 na ponte.
Para fazer pedais, recomendo o site www.handmades.com.br.
Abç

lipe_2104
Veterano
# mai/09
· votar

Bertola quanto tu cobra pra regulagem de floyd, e pra tirar "rebarba" num traste?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar

lipe_2104
Cara, eu não comento preços de serviços aqui. Nem meus nem de ninguém, isto é anti-ético.
Abç

lipe_2104
Veterano
# mai/09
· votar

desculpa cara
abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar

lipe_2104
Tudo bem, basta mandar um e-mail para mim e marcar uma visita.
Abç