Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar

Tivertimailaif
Não, desde que o tensor esteja regulado corretamente.
Birdcrazy
Bom, cada caso é um caso.
Mas eu recomendo que vc faça isso, pois o resultado será muito bom.
Abç

Birdcrazy
Veterano
# mai/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Posso apenas substituir o original da ponte por este?

Ele vai trabalhar legal com os outros dois originais ou devo pedir a um luthier para fazer uma ligação em que eu ligue ele separadamente.

Valeu por responder!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar

Birdcrazy
Pode sim.
Abç

victorhugofs
Veterano
# mai/09
· votar

Galera, estou mandando fazer minha guitarra e acredito eu que nao adianta nada ter cabos caros como os que eu comprei (monster cables para ligar entre os pedais e a caixa) e nao ter cabos de conexao internos de qualidade que ligam entre os potenciometros, o jack, e os captadores. Alguem poderia me dizer se existe uma especificacao de bitola do cabo, material de composicao do cabo de forma adequada para que o som saia com alta qualidade? Ja gastei horrores pra fazer a guitarra e nao queria morrer na praia quanto a essa questao, ja que os cabos eh que vao conduzir o sinal da saida da guitarra e que viajarao ate os cabos externos, os pedais e a caixa. Abraco a todos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar

victorhugofs
Os fios são padronizados, e devem ser o mais curtos que puderem.
Procure fios de cobre.
Abç

mendigo_desabrigado
Veterano
# mai/09
· votar

Hey, gostaria de saber se a tagima T735 é realmente tão ruim quanto dizem! e se é, o porque, pois até hoje só li "é ruim, é péssima, é tudo ruim", e não vi ninguém explicando...

Toquei em duas ontem em uma loja, achei uma realmente ruim, com o timbre estranho³³¹²³.

Toquei em outra, no mesmo amp, e o timbre estava LINDO, sério, eu até me impressionei... Estou pensando até em levar essa aí, por R$ 525,00; porém estou em duvida, já que falam tão mal dela assim...
Obrigado.

mendigo_desabrigado
Veterano
# mai/09
· votar

ps: tagima T735 SPECIAL, esqueci de citar isso.

PEdroooo
Veterano
# mai/09 · Editado por: PEdroooo
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Cara, vou começa uma les paul e vou fazer top e escala em marfim. tava pensando em fazer o fundo em jatobá e braço em itaúba. Que tipo de sonoridade eu consigo com isso?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar

PEdroooo
Cara, não sei. Essa é a graça do negócio, ter um timbre diferente.
mendigo_desabrigado
Problemas com o madeiramento, design e peças (isso no geral).
Abç

MauricioBahia
Moderador
# mai/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar

Falaaa!!! Mauricio Luiz Bertola

Cara 2 pergunas:

1) As ligações da minha Lemon estão no esquema original dos anos 50'?

2) Estou querendo colocar "Bumble Bees" nela. Saberia dizer quantos deles preciso e a capacitância de cada um? Veja aqui.

Aliás, este site tem umas dicas legais...
http://www.singlecoil.com/

Valeu!!!

kairi
Veterano
# mai/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Olá.

Gostaria de saber se existe um captador alternativo ao Dimarzio Evolution (ponte).

Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar

MauricioBahia
Não, no dos anos 60.
Cara, pra que isso de "Bumble bees" ? Seus capacitores não estão atuando?
Site maneiro mesmo....
kairi
Dê uma "sacada" nos comentários no site da Sound/Malagoli ou pergunte no tópico específico do Erico.
Abç

MauricioBahia
Moderador
# mai/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar

Cara, pra que isso de "Bumble bees" ? Seus capacitores não estão atuando?
Mauricio Luiz Bertola
Sim, estão atuando. Eu gosto de inventar moda mesmo, testar. Saberia me dizer os valores?
Lembra que inverti os captadores. Já voltei ao normal pois achei que não ficou tão bom. Eu vou pedir outra coisa naquele site mesmo, então quero pedir os Bumble Bees logo para aproveitar o frete!
Abs

mendigo_desabrigado
Veterano
# mai/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Obrigado! :D

Guguminator
Veterano
# mai/09
· votar

Se não me engano, o 'padrão' de espessura dos corpos da Guitarra é 45mm, se fizer maior do que 45, muda o que principalmente?Sustain?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar

Guguminator
Sim, e fica mais grave também, mas daí o peso fica um pouco demais....
Abç

stratosonicaster
Veterano
# mai/09
· votar

guiitarra com o corpo abrindo, uma giannini stratosonic, tem conserto? se sim quanto é? compensa?

e quanto ela vale da forma que esta?
abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar

stratosonicaster
Concerto tem.
Vc terá que desmontar o instrumento inteiro, cortar o corpo na linha da rachadura, lixar e recolar.
Isso é culpa do péssimo controle de qualidade da Giannini!!!!!
Abç

MauricioBahia
Moderador
# mai/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Viu minha resposta acima?
Abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar

MauricioBahia
0,047uF
Abç

MauricioBahia
Moderador
# mai/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Vlw! Passei MP!
Abs

CABRON
Veterano
# mai/09
· votar

Seiji ou Bertola, um amigo meu está vendendo uma guitarra da marca BISCAYNE, pesquisei na internet e não achei nada, vcs conhecem essa marca? é boa? desde já agradeço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar

CABRON
Não conheço.
Abç

GuitarHome
Veterano
# mai/09 · Editado por: GuitarHome
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Iae mestre? Como vai?
Surgiu um problema aqui recentemente, depois que levei a guitarra para o luthier. Mandei dessa ultima vez a guitarra pra outro luthier pelo fato que o outro "sumiu", trampando em casa e não consegui contato. Bom gostei do trabalho do novo luthier, bem feito e honesto. A pegada da minha guitarra melhorou bastante.
Bom agora vai a duvida:
Tenho uma Shelter FST62 (das antigonas mesmo) a uns 8~9 anos.
O sustain dela agora ta meio "morto", principalmente depois do 12º traste, acredito que seja uma combinação de altura das cordas + trastes gastos (existe essa relação?), o luthier disse que abaixou um pouco as cordas, e la pelos ultimos trastes eu mando um bend e o som morre muito rapido, ja nas primeiras casas (antes da casa 12) o som "sobrevevive" por mais tempo.
Iae o que acha? Cordas muito baixas, trastes antigos, um pouco dos dois? Antes ela não morria tãão rapido assim.
O mizão está menos "rebaixado" que as outras cordas, e percebe-se um pouco mais de sustain.
O que devo fazer?
E outra perguntinha, minha guitarra ficou com uma pegada muito melhor após mandar nesse luthier, ela ficou bem mais macia (uso cordas 0.010) e mais "suave" de se tocar, isso deve-se a alturas das cordas que foram um pouco rebaixadas ou a regulagem de tensor e molas?

Abração!

Diego_Serafim
Veterano
# mai/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Um Captador do Braço serve para a ponte tbem né?

fabãorenato
Veterano
# mai/09 · Editado por: fabãorenato
· votar

Olá Bertola eu gostaria de ter umas idéias de madeiras para braço e corpos e escalas de certa facilidade para encontrar aqui no Rio de Janeiro..... Eu já li bastante sobre madeiras e suas sonoridades, e pensei em Ipê para escala, mas corpo e braço n sei...li sobre o Freixo para corpos e pau marfim para braço. No caso seria uma Telecaster a guitarra em vista! Vi aqui no fórum uma telecaster feita pelo KARIRI e o corpo foi feito em cedro rosa, mas talvez fuja da característica timbristica de uma telecaster...eu particularmente já quero uma com escala escura....então queria algo mais próximo do Alder ou maple, mesmo.
Vi alguns sites que vendem braços prontos. Vi no site da stewmac....só que são bem salgados os preços....

MauricioBahia
Moderador
# mai/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Com faço pra fixar, na madeira, parafusos que perderam a rosca?
Abs

deh-gomes
Veterano
# mai/09
· votar

Ei te conultei há algum tempo perguntando que peças eu colocava na 635 que eu ia comprar...Vc me indicou uns Captadores Sound Malagoli...Agroa o que compensa e quais as vantagens, desvantagens e custoxbeneficio entre os Sound (citando os modelos) e os Sergio Rosar? qual eu deveria optar!? Abraço!

aproveitando...o que axa dessa negociação?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-95277962-guitarra-tagima-635-st rato-musical-bresser-_JM

eu propus minha Memphis + 350...vantagem pra mim ou pra ele?

Abraçoo!

sebastianbach
Veterano
# mai/09
· votar

bom dia!
bom comprei uma ibanez jemv7 ebony
usada de 1997,bom ela ta um pouco judiada .
ela eh uma boa guitarra?por ser antiga ?
tem arranhões, um pouco de ferrujem e uma parte batida descascando, tem como um luthier
dexa ela como se fosse nova? ou nem compensa?
paguei U$1000 nela.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar

GuitarHome
Cara, sua guitarra está precisando de uma retífica de trastes incluindo um rebatimento dos trastes que estão causando o trastejamento.
Diego_Serafim
Sim, serve.
fabãorenato
Cara, compre o braço pronto. No ML tem alguns. Para o corpo use o freijó, cujo timbre é próximo ao alder.
MauricioBahia
DErrame cola de madeira no buraco e coloque palitos de fósforo, deixe secar e depois recoloque o parafuso.
deh-gomes
Os Sérgio Rosar são de alta qualidade.
sebastianbach
Leve-a a seu luthier para que ele verifique o estado geral da guitarra e proceda os ajustes necessários. Pintura é algo secundário e estético, concentre-se no que é essencial para que essa boa guitarra funcione bem.
Abçs