Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
NEWHERO
Veterano
# abr/09 · Editado por: NEWHERO
· votar


aqui vai minha dúvida: tenho uma ibanez S470dxqm e resolvi eu mesmo trocar os captadores da guitarra.

no site da ibanez existe um desenho com o sistema da fiação da guitarra. comprei um par de evolution dimarzio humbucker (ponte e braço) e percebi que o cabo dos captadores sao diferentes.

o cap original tem fio preto grosso (ligado no volume como ground), branco e vermelho (ligados na chave seletora).

coloquei os dimarzio da mesma forma verde + terra (unidos e ligados no volume como ground) preto + branco ( o site da dimarzio manda ligá-los juntos, portanto liguei-os no mesmo lugar onde estava o branco do captador original) e o vermelho (ligado sozinho no mesmo lugar do vermelho do captador original).

Fiz a mesma coisa com o outro captador e quando liguei a guitarra percebi que a chave estava invertida. posição 1 ia para o cap da ponte e posição 5 ia pro cap do braço. Agora eu inverti os fios da chave seletora, eu mantive o mesmo diagrama dos fios q o site da ibanez tem. eu só coloquei os fios do cap da ponte onde eram pra ser os do cap do braço e vice-versa. mas os vermelhos continuam no lugar dos vermelhos e os brancos no dos brancos

agora vem a duvida: eu fiz a coisa certa ? os captadores estao funcionando normalmente , mas eu tive q trocar a posiçao dos fios dos captadores na chave seletora. , veja bem, eu nao troquei o local dos fios vermelhos e preto + branco, eu só inverti a posição dos fios na chave seletora q o diagrama original tinha.

MaTuX
Veterano
# abr/09
· votar


tbm estou com uma dúvida a respeio da Ibanez S470:
essa ponte ZR (Zero Resistance) que vem nela é boa mesmo??
é comparával a uma Lo Pro Edge ???

vlw

Tópico da dúvida:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/208010/

Rafa-Ban
Veterano
# abr/09
· votar


Bertola
vc entende bastante de jackson??? eu estopu para pegar uma jdr japonesa,não sei bem o ano mas ela esta em excelente estado,possui floyd rose própria da jackson sem back box.Testei ela tem um som fantástico e a floyd funciona de maneira impecável,vou pega -la por 900 reais mas santres queria o verdicto de quem entende melhor de guitarra que eu,obrigado

seek n destroy
Veterano
# abr/09
· votar


Guardar a guitarra (no case) com afinação padrão...Empena o braço ?


Agradeço desde já

[]'s

Geration_Lespaul
Veterano
# abr/09
· votar


Bom dia,
tenho um violão de nylon, sem tensor, até hoje eu troquei duas vezes a corda dele, porém como não entendia nada sobre instrumentos, simplesmente aceitava a corda de nylon que o vendedor tinha.
Pesquisando eu vi que existem três tipos, a leve, medium, e a pesada, será que eu poderia trocar pela pesada sem empenar o braço? já que não sei qual corda está atualmente no meu violão.
Se não, a medium poderia?

Obrigado.

Bruno_GF
Veterano
# abr/09
· votar


Esse aqui acho que qualquer pessoa com relativa experiência na parte elétrica de guitarras pode me responder.

Reformei uma guitarra antiga minha, mas na hora de ligar ela faz muito ruído quando encosto a minha mão em qualquer parte do caminho do aterramento (placa traseira, ponte, cordas), ficando inviável tocar com ela.

Quando encosto os dedos na capa do cabo (metálica), o ruído cessa. Já retirei toda a ferrugem da placa de aterramento, e anteriormente havia refeito toda parte elétrica.

Abraços!

Diego_Serafim
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Existe algum lugar que eu possa compra nut de osso já pronto pra guitarra?
vi em um tópico antigo vc flando que comprou aqui no rio.

Slash Hammett
Veterano
# abr/09
· votar


Bertola/Seiji

tenho uma ltd ec 50. nao sei vcs a conhecem mas ela eh uma guitarra les paul com corpo de agathis e braço aparafusado. sera que compensa troca-la por uma shelter nashville?

vlw.

Fábio Seiji
Luthier
# abr/09
· votar


NEWHERO
Vc precisa trocar todos os respecitivos, não pode trocar apenas o "hot".
O que deve estar acontecendo é que onde deveria splitar um deles está splitando o outro e vc não está percebendo.

MaTuX
Essa ponte é sensacional, o sistema se difere de outras floyds por ser rolamentada, mas pessoalmente eu acho melhor que as Lo Pro.

seek n destroy
Geralmente não.

Geration_Lespaul
Isso vai depender muito da construção do seu violão, mas é provável que o braço curve com a tensão das cordas.

Bruno Faria
Faça uma revisão dos pontos de terra, todos precisam estar ligados (em curto) com o terra do jack (direta ou indiretamente).
Verifica também se não tem solda fria.

Slash Hammett
Essa é uma pergunta difícil...
Pq vc quer (ou não) trocar?
Eu acho que as Shelter por serem mais populares possuem uma liquidez maior na hora de trocar, mas se isso é vantagem ou não vai depender muito do que vc quer dessas guitarras.

Philipi
Veterano
# abr/09 · Editado por: Philipi
· votar


Slash Hammett
Cara essa sua guitarra vale beeeeemmmm mais que uma Nashville.

AugustoDamned
Veterano
# abr/09
· votar


Fábio Seiji

Fala Seiji, beleza?

Estava pensando em montar uma Red Special e queria seu orçamento. Aí vc me diz se vale a pena.. se é viável. Posso postar aqui ou é melhor por e-mail?

Fábio Seiji
Luthier
# abr/09
· votar


AugustoDamned
Ah, orçamentos somente em particular, ok?
Me manda um email pra explicar melhor esse se projeto, assim fica mais fácil de te dizer os possíveis problemas.

Slash Hammett
Veterano
# abr/09
· votar


Fábio Seiji
eh pq o pessoal sempre mete o pau na madeira da ec 50, e eu tb fico meio encucado com esse negocio e les paul com braço parafusado e talz. mas por enquanto eh soh uma ideia mesmo.

Philipi
eu sei disso, mas eu trocaria a ec por uma nashville + um captador pra ponte.

Philipi
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Pergunta1:
Olá, estou blindando uma Stratocaster e:
Pelo que eu vi aqui, eu devo soldar um fio em cada cavidade de cada captador, 1 na cavidade onde ficão os pots, outro na cavidade do Jack e então pegar e soldar todos esses fios no Pot de Volume no mesmo lugar onde está soldado o fio que liga no sistema de tremolo na parte traseira da guitarra(aquele do aterramento) Certo ou errado?

Pergunta2:
Devo manter o aterramento ou devo tirar fora aquele fio que fica nos sistema de tremolo?

Pergunta3:
É necessario blindar com aluminio a parte traseira da guiarra onde ficam as molas do tremolo?

Pergunta4:
Qual parte do aterramento do corpo eu devo conectar a blindagem do escudo?,Se eu conectar em mais de um ponto do escudo pode dar algum problema?

Pergunta5:
Posso usar qualquer tipo de fio para isso?

Rafa-Ban
Veterano
# abr/09
· votar


Fábio Seiji
kra vc poderia me ajudar com minha pergunta ai em cima??? apesar de não ter o serial da guita...
obrigado

dark evil
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

ouvi dizer q algumas ibanez e as cort são fabricadas na mesma fabrica, eh verdade??

tem alguma diferença entre o braço de uma cort x6 e uma ibanez rg350, por exemplo?????

assacinodeemos
Veterano
# abr/09
· votar


Bertola bom dia, montei o minifuzz e gostei muito do resultado, valeu cara muito bom o projeto, porem estava pensando em como alterar a tonalidade , se eu colocar um pot de 1k em serie com o capacitor da entrada daria certo???vc tem alguma sugestão?

obrigado.

Fábio Seiji
Luthier
# abr/09
· votar


Slash Hammett
É complicado pq precisa colocar tudo na balança.
Eu não acho que a madeira da ltd seja ruim, mas enfim, pensa com cuidado.

Philipi
1- todos esses pontos precisam estar interligados, não importa aonde.
2- deve mantar o fio, ele é quem aterra a ponte.
3- se blindar não vai atrapalhar, mas não é tão importante quanto as demais cavidades.
4- pode conectar em quantos pontos vc quiser desde que não atrapalhe a abertura ou fechamento dos controles.
5- use fios (cabos) flexíveis de calibre que seja bom para trabalhar.

Rafa-Ban
Olha, sem ver a guitarra é difícil, mas pelo que vc descreveu parece ser uma boa.
Dá uma boa olhada na parte estrutural, como condições das ferragens, alinhamento do braço, captadores e ponte; desgaste dos trastes, pestana e etc.

Philipi
Veterano
# abr/09
· votar


Fábio Seiji
Pow Fábio Valew mesmo.

Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
Tenho mais pergunta.
Qual o procedimento para amarelar no Cafe os Knobs e Caps da guitarra?

William Terra
Veterano
# abr/09
· votar


Olá, gostaria de saber se é possível colocar Push/ Pull na Shelter Detroit 300, e se for, é um investimento muito caro?
Abraços, Vlw pela ajuda.

lipe_2104
Veterano
# abr/09
· votar


Essa ponte é sensacional, o sistema se difere de outras floyds por ser rolamentada, mas pessoalmente eu acho melhor que as Lo Pro.

Fábio Seiji, eu vc falou isso acima, por essa ponte ser rolamentada, fica mais difícil, ou mais fácil de se regular?? e Porque?? obrigado pela atenção.

Guguminator
Veterano
# abr/09
· votar


Há alguma variação de timbre, estabilidade de afinação e sustein entre pontes fixas com Strings Through The Body, Wrap Around e Stoptail?

Abraço

assacinodeemos
Veterano
# abr/09
· votar


Fábio Seiji
o que é aquela ferramenta chamada ''router"?
qual marca voce me indicaria?
obrigado

Fábio Seiji
Luthier
# abr/09
· votar


Philipi
Não sei como amarelar os knobs =P

William Terra
Provavelmente não dá, mas pra ter certeza vc pode medir a profundidade da cavidade dos controles, precisa ter mais de 30mm.
Existe a opção de instalar uma chave mini-toggle no lugar do push-pull.
Além disso, se vc quer instalar push-pull para splitar os humbucker's vc precisa verificar se eles possuem 4 condutores.
O investimento não é alto.

lipe_2104
Essa ponte é mais fácil de regular, não pelo fato de ser rolamentada, mas pq possui uma roldana de regulagem na parte traseira que facilita bastante.
Além disso ela possui uma mola contrária para colocar a ponte na posição zero e um parafuso (que fica no lado oposto à alavanca) que serve para ajustar as oitavas.

Guguminator
Existem sim, mas é muito pouca diferença.
Alguns modelos possuem um parafusinho de cada lado da ponte para travá-la no parafuso de ajuste de altura; isso melhora bem a estabilidade.

assacinodeemos
"Router" (para marcenaria) é o que chamamos aqui de Tupia.
Existem desde as rebordeaderas (laminate trimmer) que são menores até as maiores e mais parrudas (production models).
Existem muitas marcas boas, mas infelizmente aqui elas são caras ou nem estão disponíveis.
Eu indicaria a Makita, De Walt ou Bosch são marcas boas que são encontradas aqui.
A Skill é mais em conta mas é um pouco inferior.
As internacionais eu indico as Porter Cable, Craftsman ou Ryobi, se vc puder trazer ou conheça alguém que possa te enviar.
Existem as "xing-ling" que são ruins, mas dependendo do uso podem quebrar um galho.
Eu trabalho com:
uma pequena da Makita 3709
http://www.makita.com.br/produtos/imagens/jpg/3709K.jpg
Muito boa, mas tem problema na borboletinha que trava o copo (espana facilmente)
Hitach KM12VC
http://toolmonger.com/wp-content/uploads/2008/03/DM_HitachiKM12VC.jpg
Bastante sofisticada e robusta, mas meio grosseira, apensar do visual futurista.
Ryobi R163K
http://cn1.kaboodle.com/hi/img/c/0/0/c/2/AAAADCy5SeEAAAAAAAwicQ.jpg
A minha preferida; muito macia, possui led para iluminar o que está sendo fresado, tendo apenas o problema de ser pinça só de 1/4"

luxos
Veterano
# abr/09
· votar


olá!!!
boa tarde!!

aonde eu consigo a chave 3pdt???
alguem conhece um site de confiança???

só falta esse bendita chave pra mim terminar o clone do ts-808

abçs!

two
Veterano
# abr/09 · Editado por: two
· votar


Mauricio Luiz Bertola ou Fabio Seiji
Tenho uma dúvida sobre a ligação de captador em série ou em paralelo e para não abrir um outro tópico vou utilizar este mesmo.

Tenho uma tele com ponte tune-o-matic e vou instralar um Malagoli HH777 na ponte e um Kent Armstrong HPAN (parecido com o 59), minha dúvida é a seguinte:
Vou usar somente o pot de volume e no lugar do pot de tone vou uma mini-toogle para ligar o pickup em paralelo ou em série, posso fazer a ligação na mesma chavinha ou se liga-los assim eles trabalharam se paralelo entre si.

Bom, posso fazer a ligação dos dois na mesma chavinha?

rockuster
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Comprei um P90 (S90)da Kent Armstrong pra colocar na minha Giannini Diamond, mas como faço a instalação, pois ele veio com 3 fios? Outra coisa é que ela é uma Stéreo, mas só tem um jack de entrada. Este 5º pot fica sem funçaõ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


Ok pessoal, já voltei de viagem.
Portanto, podem fazer suas perguntas de novo.
Abçs

rockuster
Veterano
# abr/09
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

Comprei um P90 (S90)da Kent Armstrong pra colocar na minha Giannini Diamond, mas como faço a instalação, pois ele veio com 3 fios? Outra coisa é que ela é uma Stéreo, mas só tem um jack de entrada. Este 5º pot fica sem funçaõ?

WolfBend
Veterano
# abr/09
· votar


Caro Luthieres, eu ganhei um encordamento GHS Santana signature 0.09 1/2. Porém fiquei na dúvida se teria problema de usar esse encordamento em uma guitarra regulada para 0.09.

Segundo o vendendor, não teria problema, mas nunca tinha visto algum encordamento com esta espessura (+1/2).

Para encordamentos assim é preciso uma regulagem precisa +1/2 ou não há problema de usar 0.09 1/2 em uma guitarra 0.09?

Desde já obrigado!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III