Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
stratosonicaster
Veterano
# abr/09
· votar


bertola ou seiji. tenho uma samick LS-11 stratocaster desde 2001... bem. adoro a guitar não so pelo fato de ser minha primeira guitar.. regulei ela para 0.10 e ela ficou muito comfortavel... mas a captação dela eh bem fraquinha.. assim como as tarrachas,,

queria saber se compensa comprar um set da malagoli e umas tarrachas de melhor qualidade pra colocar nela.. eu se é melhor ajuntar o dinheiro pra comprar uma tagima.. ou squier...


desde ja obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


stratosonicaster
Se o corpo for de madeira, sim, compensa.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


J.V.Andrade
Você já levou sua guitarra para um bom luthier regular? Se não, faça-o.
Guifcunha
Pra que essa mistura de encordoamentos? Coloque logo 0.11 e seja feliz!(leve-a para a regulagem geral).
Os P90 tradicionais não cabem na cavidade dos Hb's. Para isso vc deve comprar P90's com tamanho de Hb. No site da Guitarfetish tem, e são ótimos.
Abç

stratosonicaster
Veterano
# abr/09
· votar


não.. compensado^^ kkk ....

muito obrigado pela dica!

stratosonicaster
Veterano
# abr/09
· votar


outra duvida^^ sem querer lhe torrar a paciencia..kkk apareceu uma condor RX-20 usada.. "3 meses de uso" por 250,00 .. uma amigo ta vendendo... compensa pegar ela.. e fazer a customização..? penso em colocar um HB6 e uns S2 da malagoli.. e umas tarrachas e ponte gotoh.. pke quero uma guitar so pra estudo e pra tocar em pequenos shows..

J.V.Andrade
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
quanto um luthier cobra para regular +/- ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


stratosonicaster
Compensa sim. Ponte não precisa, tarrachas, coloque Wilkinson ou Condor, captadores, pegue os Traditional "Vintage".
J.V.Andrade
Consulte o seu luthier.
Abç

sobrevivente
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá Bertola! Eu estou sem o meu óleo desengripante que eu passo nas cordas, para elas durarem mais. Tem alguma outra alternativa de produto para que eu possa passar nas cordas?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


sobrevivente
Cara, esses "desengripantes" (WD-40), são corrosivos.
Passe silicone líquido antes de tocar e limpe bem com um pano sêco e limpo.
Agora, isso aí são paliativos.
Abç

sobrevivente
Veterano
# abr/09
· votar


Corrosivos? Nossa, essa eu não sabia.
Mas sempre que passo esses óleos as cordas duram mais. Da última vez que eu troquei, eu não passei o WD-40 com a mesma frequência e oxidou mais rápido.

Mas beleza, vou ver se tem algum silicone líquido por aqui. Só faltava não ter... =\

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


sobrevivente
Claro que duram mais. Pois ao passar isto vc retira a humidade e o suor, que é o que estraga a corda, porém, por ele ser corrosivo, com o tempo ele estraga a corda também.
Abç

GuitarUser
Veterano
# abr/09
· votar


hardware de boa qualidade brasileiro?

tenho aqui em casa uma tagima t735 special, sei q nao eh nada de especial mas foi minha primeira guitarra.. tenho certa afeição por ela..
tava pensando em fazer um upgrade, captadores ja sei q vou colocar malagoli, mas e qnto a ponte e tarraxas? gostaria de algo nacional e confiável.. nada top de linha..
ela precisa de mais outro upgrade?

valeu mestre

Soul Wyx
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Depois de realizar Vários testes com minha guitarra. Descobri que o problema é dela mesmo(O som fica oscilando no volume e no tom).Troquei cabos, amplis, pedais, pedaleiras. Com o mesmo set, coloquei outra guitarra e nada do problema aparecer, ou seja....O problema é da guitarra. Como posso resolver isso?Eu sei que é na parte elétrica, terei que trocar a parte elétrica?
Valeus...
(O ampli la, nada de voltar a sair som pelo aux...)

LucasGuitarMaster
Veterano
# abr/09
· votar


Algumas perguntas:

Se a madeira e o peso da mesma influênciam no som da guitarra, as guitarras de acrílico são muito ruins?

Já tentaram fazer guitarras de outros materiais, como metal ? Nenhum fica tão bom quanto as madeiras?

Cedro Australiano serve para fazer guitarras?

stratosonicaster
Veterano
# abr/09
· votar


brigadão bertola!! vlws pela atenção^^

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# abr/09
· votar


Bertola e Seiji

Criei um topico sobre isso hj, mas por via das duvidas to postando aqui tb!

*vou colar aki*

É o seguinte, aconteceu uma coisa bem desagradavel hehe.
Eu comprei uma ponte gotoh tune-o-matic, original, japa e tal. Ela foi instalada quarta-feira, ae na quinta ensaiei com minha banda normalmente, um tzao ficou. Blz, ae sexta fui fazer um show.
Tava tudo bem, ateh q numa musica, a LÁ e a MIzona simplesmente "escaparam" do carrinho!!! Sim!! As duas cordas, simplesmente soltaram do carrinho. Dae segurei a mao no resto do show e nao deu problema
Chegando em casa, peguei a maldita e fui fazer testes com ela. Se eu palheto com força pra baixo, tanto a mizona quanto a lá, elas escapam do carrinho. Mantém a afinaçao e tal, mas elas escapam!
Dae é soh puxar com o dedo q elas voltam pro lugar certo.
OQ diabos eh isso?? como posso arrumar!?!
to puto da cara, gastei uma puta grana em gotoh e me acontece uma dessas no meio do show.

valeu!

gordongin
Veterano
# abr/09
· votar


Bertola e Seiji, boa noite,

O truss rod da minha guitarra tem o seguinte problema.

Por mais que o aperte, não chega para o braço ficar direito ou com pouca curvatura.

Aperto até ao máximo, não dando de modo algum para apertar mais, pois corro o risco de partir o braço, e mesmo assim, o braço fica com uma enorme curvatura.

É possível resolver este problema? Como se resolve?


Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


GuitarUser
Compre tarrachas Condor de trava, onte acho que não precisa. Mude a pestana para osso ou "roller-nut".
Soul Wyx
Acho que a chave ou os pots estão "bixados"
LucasGuitarMaster
Metal e acrílico já foram usados e não tiveram aceitação e os resultados timbrísticos foram aquém das espectativas. Eu não conheço essa madeira (cedro australiano).
Motoboy From Hell-SDMF
Aprofunde os sulcos dos carrinhos.
gordongin
Seu tensor chegou ao limite. Só um luthier pode resolver isto, trocando o tensor ou o braço.
Abç

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# abr/09
· votar


Bertola

Olá!
Mas como faço isso? Q tipo de ferramenta uso?

valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
lima fina
Abç

Potatotinha
Veterano
# abr/09
· votar


stratosonicaster
Minha dúvida é praticamente a sua, mas só na questão dos captadores, pq as tarrachas até que seguram um pouco=) ...
Eu tenho uma Squier by Fender bullet strat e estou pensando em trocar os captadores dela... Mas realmente eu não sei se posso envestir nela. Invisto ou não ?
Eu dei uma olhada nos magoli, por indicação dos membros do forúm ( a indicação não foi pra mim ).
Então resolvi " pegar " este kit http://loja.tray.com.br//loja/produto-34302-1318-Captador_HSH__1__Hell bucker_777__Custom_Alnico_50__Realbucker_777]aqui[/url] ... que por acaso uma pessoa do forum indicou a alguem que eu não me lembro.
Eu sou muito leigo em relação a captadores, mas pelos samples que eu escutei achei esse captador bem legal. Ouvi falar tbm que eles são bem legais para tirar um som meio pesado, e que tbm é mto versátil.
Mais eu tenho uma duvida. a unica strato que eu vi com 2 humbuckes e 1 single foi a do ozielzinho.
ficará legal na minha? terei que comprar um escudo ou cortar o meu.
Eu sei pessoal, não consegui me expressar mto bem. me desculpem.

Ah... Eu curto tocas Ozzy, Metallica, Megadeth, Steve Vai e mais algumas coisa desse tipo.
Agradeço desde ja Bertola e Seiji. Abraços

thiagome
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola e Fábio Seiji

Olá pessoal!

Sou novo no forum mas a arte da Luthieria é um assunto que me atrai bastante!

Através de várias informações úteis que aprendi nesse forum e em outros na Internet, consegui, com relativo exito, construir um corpo sólido em Cedro-Rosa para uma Lyon Washburn. Aproveitei apenas o braço e fiz um upgrade nas ferragens e parte elétrica. A elétrica não foi difícil pois tenho formação em eletrônica, mas a manipulação das madeiras eu nunca havia tido nenhuma experiência e, apesar disso e da pouca disponibilidade de ferramentas, acho que consegui um resultado satisfatório, me metendo inclusive a pintar a mesma.

As imagens do processo podem ser vistas no meu álbum do orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=10915842970378487518&aid=1 227805744

Como ainda sobrou um bom pedaço de cedro-rosa (uma "prancha" de 41x70x5 cm), estava pensando em iniciar um segundo projeto mais ousado, que seria uma "réplica" de uma Les Paul, tanto em timbre quanto em aparência, e também devido aos desafios do projeto (braço colado, arch top, inclinação do braço etc).

Minha dúvida seria com relação as madeiras. Como o Cedro-Rosa "remete" ao Mogno, acredito que poderia utilizá-lo para o corpo. Agora, quais seriam as melhores opções para:

- Arch top (em substituição ao Maple)
- Braço (em substituição ao Mogno)
- Escala (chutaria Ipê ou Pau-Ferro...)

Lembrando que a idéia seria tentar chegar o mais próximo possível em timbre e visual.
Moro no Rio de Janeiro (para facilitar na indicação das madeiras mais facilmente encontradas na região).

Uma outra pergunta: Mauricio Luiz Bertola, vi que você é do Rio de Janeiro também. Teria alguma indicação de Escola de Luthieria aqui no Estado? (Caso não seja anti-ético passar por esse canal, é claro).

Um abraço e boa noite a todos!

PS: Criei um tópico para isso, mas resolvi postar aqui também. Moderadores, como sou novo, caso tenha infringido alguma regra do forum, sintam-se a vontade para os devidos "puxões de orelha".

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# abr/09
· votar


Bertola

Perdao se eu estiver incomodando com tantas pergunta, mas por ser uma gotoh nova estou com mto medo de fazer besteira.
Tenho q ter cuidado na hora de lixar? de q forma devo fazer isso? Pq tenho medo de afiar o carrinho!

desde já, agradeço a atençao

gordongin
Veterano
# abr/09
· votar


[i]gordongin
Seu tensor chegou ao limite. Só um luthier pode resolver isto, trocando o tensor ou o braço.

Bertola, obrigado pela resposta.

Só para entender direito. é possível trocar tensor mantendo o braço?

Pergunto isto por que é um braço com uma cabeça muito específica e queria manter o mesmo braço.

Obrigado,

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


Potatotinha
Cara, na Bullet não. O corpo é de compensado.
thiagome
Não existe escola de luthiería aqui no RJ, e os únicos cursos existentes são de caráter modular.
O tampo pode ser feito em pau-marfim ou imbúia, e o braço em pau-marfim e escala em ipê. Construir uma Les Paul é algo difícil para quem está começando, eu recomendo que vc construa uma tele, equipando-a com capts Hb's.
Motoboy From Hell-SDMF
Cara, vc deve pegar uma lima bem pequena e limar o sulco, aprofundando-o, basta isso e usar o bom-senso.
gordongin
é possível trocar tensor mantendo o braço?
Sim, é; mas isso só vale à pena se o instrumento tiver um valor relativamente alto, pois é um serviço complicado e trabalhoso, sendo, por isso, caro.
Abç

gordongin
Veterano
# abr/09
· votar


Bertola, obrigado.

GuitarUser
Veterano
# abr/09
· votar


valeu rei!

thiagome
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado pelas informações. Considerarei seriamente a contrução de uma Tele com Hb's :).

Pena não existir uma escola de Luthieria aqui no RJ :(. Irei tentar encontrar algum desses cursos que você mencionou, mesmo sendo em caráter modular.

Mais uma vez obrigado e parabéns pelos seus instrumentos e pela boa vontade de ajudar os iniciantes dessa arte!

stratosonicaster
Veterano
# abr/09 · Editado por: stratosonicaster
· votar


eu ainda pego uma squier standard com escala em maple "clara" pra customizar^^ umas tarraxas gotoh com trava e ponte stratocaster e uns fender texas,,, alem d eum roller nut ia brincar de mark knopfler/clapton .. amo o som deles...

Potatotinha



a bullet realmente é de compensado.. e as tarraxas tbm não são no padrao fender..

ou seja..

de fender ela so tem o nome de strato e o headstock parecido


como disse.. tenho uma samick LS-11 de compensado.. tenho um grande valor afetivo por ela mas se não compensa por ser compensado melhor comprar uma que compense... kkkkk

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


thiagome
Esses cursos só existem em São Paulo, aliás, nem sei se ainda existem.
stratosonicaster
A Squier Standard é uma boa guitarra.
Abçs

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III