Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


rockuster
Geralmente dois desses fios ficam unidos e o 3º é o terra. Sim, se vc fizer uma ligação do tipo Les Paul "tradicional", o 5º pot ficará sem função.
WolfBend
Pode colocar direto.
Mais tarde mude para 0.10.
Abç

Guguminator
Veterano
# abr/09
· votar


Os captadores de Lap Steel devem ter alguma característica em especial?
Tem algum cap de guitqarra que sirva bem numa Lap Steel?

abç

assacinodeemos
Veterano
# abr/09
· votar


Fábio Seiji
obrigado.
gostei bastante dessa makita.
valeu!

two
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola ou Fabio Seiji
Tenho uma dúvida sobre a ligação de captador em série ou em paralelo e para não abrir um outro tópico vou utilizar este mesmo.

Tenho uma tele com ponte tune-o-matic e vou instralar um Malagoli HH777 na ponte e um Kent Armstrong HPAN (parecido com o 59), minha dúvida é a seguinte:
Vou usar somente o pot de volume e no lugar do pot de tone vou uma mini-toogle para ligar o pickup em paralelo ou em série, posso fazer a ligação na mesma chavinha ou se liga-los assim eles trabalharam se paralelo entre si.

Bom, posso fazer a ligação dos dois na mesma chavinha?

Diego_Serafim
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Existe algum lugar que eu possa compra nut de osso já pronto pra guitarra?
vi em um tópico antigo vc flando que comprou aqui no rio.

Almeidaboo
Veterano
# abr/09
· votar


Mestres, to querendo mandar fazer uma guita com aproximadamente R$ 1.500,00 (ou um poquito mais) e queria saber se dá pra fazer algo legal com esse preço, se vale mais a pena que comprar uma industrializada...

Sou meio novato e não sei ao certo: Seiji e Bertola fazem guitarras? Onde os encontro?

Muito obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


Guguminator
Não. São os mesmos. Em "lap steels" com mais cordas, usam-se do tipo "lip-stick".
two
O ideal é usar 2 chavinhas tipo DPDT (6 pinos), uma para cada captador.
Diego_Serafim
Na antiga loja Casa Sotelino tinha. Não sei se tem mais, só indo lá mesmo.
Almeidaboo
Não há como responder a sua pergunta.
Abç

two
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Só que eu não quero furar o control plate da tele para colocar mais uma chavinha, ai poderia ser usada uma só?
Usando uma só alteraria o som?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


two
Conforme o esquema do Bryan May, não.
Abç

two
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu quero o seguinte. Usar essa chavinha para mudar a ligação de série para paralelo, já sei como se faz, da forma tradicional, o que quero saber é se posso fazer a ligação dos 2 pickups, ponte e braço, na mesma chave.

Fazer essa ligação, mas ligando os 2 pickups na mesma chave

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


two
Não dá. Tem que ter uma chave para cada capt.
Abç

MauricioBahia
Moderador
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fala!!!!!!! Cara, fiz um footswitch numa lata de sardinha. Projeto de minha autoria! auhahuhua Mas, eu queria colocar uma tampa na latinha! hehe. Vi uma fotos que parece que os caras que colocam uma tampa de borracha. O que sugere?
Obrigado!!!

Guguminator
Veterano
# abr/09 · Editado por: Guguminator
· votar


Há um tempo tava olhando o site da Celestion na curiosidade e achei estranho pq eles tem 4 linhas de falantes diferentes, pra guitarra, pra baixo, HiFi e "Professional", o que para mim não fez muito sentido. Sempre pensei que a 'filosofia' dos falantes fosse evitar qualquer tipo de coloração no som, logo que diferenças poderiam ter entre um falante 'pra guitarra' e o um HiFi?

Sobre o ímã, tem alguma diferença entre falantes de Feerite e de Alnico além de peso?

Por curiosidade, essas guitarras Stellfner são boas?

abç

luxos
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
bertola...onde eu consigo achar a bendita chave 3pdt...


ja to com o projeto do ts808 todo pronto...falta só a dita cuja!só acho a pdt.
vc saberia me informar algum site de confiança em que eu possa comprar??

abçs!

erico.ascencao
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Uma dúvida: semanas atrás meu cunhado veio aqui em casa e nós fizemos uma pequena JAM, tirando Beat It. Logo descobrimos (na prática mesmo) que a afinação era em Eb, então eu peguei minha SX GG1 pra afinar meio tom abaixo pra tirar esta música - nada como ter uma guitarra de reserva para a titular com Floyd...

Bem, ao longo da Jam meu cunhado foi notando um "vibrato natural" no som da guitarra. Ao deixá-la soar um acorde, dava pra escutar uma pequena oscilação de volume.

Considerando o fato do encordamento ser 0,09, a afinação em Eb é que causou isso? Ou é algum problema de captação?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


MauricioBahia
Cara, eu não sei onde encontrar essa borracha aí não. Porque vc não faz a caixinha de MDF com fundo de metal?
Guguminator
Cara, falantes Hi-Fi tem maior resposta de frequencia e curso menor, geralmente são menos adequados para instrumentos.
Quanto a ferrite e alnico, no caso de alto-falantes, não vejo porque deva haver diferenças (mas eu não tenho tantas informações à respeito). Não conheço essas guitarras.
luxos
Veja no site da TC Tech.
erico.ascencao
Cara, para essa afinação, com esse encordoamento, e com esse tamanho de escala, isso é "normal". Para essa afinação, use cordas 0.11.
Abçs

dark evil
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

qual eh a melhor opção de strato até 1000 reais???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


dark evil
Cara, as SX SST62/57, as Condor RX40 e GX50 e as Squiers Standards ou Modified Vintage.
Abç

dark evil
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

valew!!!

assacinodeemos
Veterano
# abr/09
· votar


Bertola bom dia, montei o minifuzz e gostei muito do resultado, valeu cara muito bom o projeto, porem estava pensando em como alterar a tonalidade , se eu colocar um pot de 1k em serie com o capacitor da entrada daria certo???vc tem alguma sugestão?

obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


assacinodeemos
Não. Apenas mude o capacitor de entrada. Maior valor para mais grave e menor para mais agudo.
Abç

MauricioBahia
Moderador
# abr/09
· votar


Cara, eu não sei onde encontrar essa borracha aí não. Porque vc não faz a caixinha de MDF com fundo de metal?

Mauricio Luiz Bertola

Pq eu adoro sardinha em lata! hehe. Tô brincando. Vou agitar essa caixinha aí! Obrigado!

Outra coisa. Tava vendo as "réplicas" chinesas e tem umas fotos internas da guita:
http://www.myeglobal.com/productdetail-1282769-china-Free-Shipping-Gui tar-Body-sample-for-Gibson-guitar.html

O que acha?

Postei no tópico:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/207884/p4#5979403

Abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


MauricioBahia
Cara, eu não acho.
Nunca ví ou trabalhei com uma, mas creio que isso aí é crime de falsificação, nada mais.
Veja o caso da sua guitarra (a Lemon Drop). É uma guitara excelente, com ótimos materiais, acabamento, etc e não tem um nome falso, porque não fazer assim.
Alguns clientes já me pediram que eu coloca-se decalques escrito "Fender" em instrumentos que fiz, mas eu me recuso à isso, pois não sou falsário.
Abç

MauricioBahia
Moderador
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu sou totalmente contra isso a falsificação, é claro. Perguntei no sentido da qualidade da madeira e se os espaços internos são normais.
Abs

AugustoDamned
Veterano
# abr/09
· votar


Perguntinha pequenininha: Onde eu encontro marcação Black Pearl?

AugustoDamned
Veterano
# abr/09 · Editado por: AugustoDamned
· votar


ops.. 2 vezes.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


MauricioBahia
Bem, não sei....
AugustoDamned
Bem, não sei....(2)
Abç

AugustoDamned
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola. O homem sucinto. rsrs
Valeu!

J.V.Andrade
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bem minha guitarra e uma condor rx20s com encordoamento 0.09. a alguns tempos atras uma corda que veio de fabrica quebrou.eu comprei um jogo de cordas 0.09 ai eu só troquei a corda que quebrou e guardei as outras para que eu fossem colocando conforme as outras quebrassem. ai hoje quebrou outra ai eu fui trocar e percebi q a ponte tinha subido um poco. ela ja tinha subido quando troquei as outras cordas mais era pouco.
oq devo faser?sera q ela volta al normal?

Guifcunha
Veterano
# abr/09
· votar


Fábio Seiji ou Mauricio Luiz Bertola

Possuo uma Condor Clp 2-s com encordoamento 0.009 e já tá na hora de mudar. Não fiz a regulagem ao comprá-la (dez/08), isso pode ter algum efeito negativo ao regulá-la para 0.010/0.011?

Pensei em comprar 2 jogos elixir, um 0.010 e um 0.011 e usar 0.010 nas cordas G-B-e e 0.011 nas cordas E-A-D, fazendo assim, um encordoamento híbrido (Tipo um Earnie Ball Heavy Bottom/Slinky Top, mas com cordas Elixir). Haveria algum problema nisso? Teria que ser feito uma regulagem especial?

Sempre quis ter um P-90 na posição do braço, mas o Gibson P-94 tá muito caro (cerca de R$ 500,00). Tem alguma maneira de adaptar um P-90 de tamanho normal (Cabrera Pickups) para caber na moldura do humbucker?

Agradeço desde já.

Abraço!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III