Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar

Soul Wyx
Cara, Squier boa, só mesmo a série Standard.
Abç

Soul Wyx
Veterano
# nov/08
· votar

Bertola
Vlws

sei q ja to te enchendo..
mais se vc estivesse com a grana q eu estou
1400
compraria uq?
Guitarra e Pedaleir(pedal)
vlws

axleWs
Veterano
# nov/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
tem um post meu na página 7, pode dar uma olhada por favor? obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar

Soul Wyx
Guitarra e amplificador.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar

axleWs
1) Lave sempre bem as mão antes de tocar com sabão de enxofre.
2) Use munhequeiras (como as usadas pelos jogadores de tênis).
3) Tenha sempre uma toalinha pendurada no bolso, para ir enxugando as mãos quando toca.
4) Use palhetas Dunlop com um "rebaixo" no centro ou de fibra de carbono, que são ásperas.
Abç

Soul Wyx
Veterano
# nov/08
· votar

Bertola
Ja estou eu enchendo de novo
eu to dizendo qual a guitarra
entende?
tpo...pra mim pegar agora..
q pedaleira e qual guitarra pegaria?
eu tenhu um kit de ampli passivo de 800w aki
nem preciso por enquanto
^^

gucrispim
Veterano
# nov/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
0.09 eu nem uso hehe, disse que o som de 0.09 em tele eh bem legal, mas como axo a 0.09 mto fina uso a 0.10 na tele e não usaria 0.11 nela (como faço na strato) pra manter os agudinhos hhehe....

Então a maestro não tem mola, quanto a ponte eu vou trocar por uma daquelas que se encontra no site da GFS, tem 2 modelos de ponte com roller, vc sabe me indicar qual eh o ideal pra minha guitarra? até pq eu vou comprar 2 dessas pontes (uma pra minha SG e outra pra minha semiacustica que tem Bigsby) queria saber o ideal pq axo q muda o tamanho da buxa e tals

Soul Wyx
Veterano
# nov/08
· votar

gucrispim

0.009 e 0.010

^^
uma 0.09 eh duas x maior q a do baixo
ASUHSAHUsauhhsu

flws
abrçs

so pra encher msm

axleWs
Veterano
# nov/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
obrigado

muka gibson
Veterano
# nov/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

desculpa enche o sako d novo!!
a respeito da epiphone lp std, ela tem alguma emenda no corpo???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar

muka gibson
Sim, umas 3 emendas.
Abç

muka gibson
Veterano
# nov/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
valew!!

guitar_VLP
Veterano
# nov/08
· votar

Fala Bertola,

eu tenho uma Condor KX-FM

http://www.sonica.com.br/produtos.php?origem=categoria&id_prod=1021#

Condor com floyd, 2 humbuckers

Especificações:

Modelo – Modern Strato Model
Braço – Maple
Corpo – Basswood & Maple Top
Escala – Rosewood
Ponte – Floyd Rose Lic.
Captador – Condor
Trastes – 24

Curto muito a guitarra, mas uma questão.

O Floyd dela até que aguenta um certo tempo sem desafinar depois da regulagem de um luthier, mas uns 2 meses depois ja fica desafinando, mesmo estando reto em relação ao corpo.

Gostaria de colocar um Floyd Gotoh, e captadores SD JB e Distortion.
Vale a pena? Ou pelo dinheiro gasto compensa mais uma guitarra custom com eles itens(Tagima J1, E1)? Fico receioso quanto a madeira dela.

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar

guitar_VLP
Vai depender de quanto vc tem disponível para gastar. No caso da "Floyd" da Gotoh, eu recomendo, até porque iria minimizar os problemas de desafinação, já os captadores, eu optaria por alternativas mais em conta.
Abç

fabãorenato
Veterano
# nov/08
· votar

Fala ae Bertola. Tanto no tópico que fala de Les Paul quanto aqui postei meu receio na questão regulagem pois minha guita é de baixo custo, e tendo em vista as informações aqui colhidas vou regulá-la com vc. Mas tenho uma outra dúvida? Eu instalei um cap Malagoli no braço e ficou legal pois mesmo n sendo profissional entendo um pouco de eletrônica, e fiz tudo com tremnedo cuidado. Mas a dúvida é se eu troco agora o cap da ponte, e espero dezembro para a regulagem, ou o contrário? O problema é que estou com casamento marcado para maio do ano que vem e o orçamento está apertado.
No caso, eu queria uma regulagem "clássica" de oitavas, tensor etc. uma olhada nos trastes, e talvez a substituição do nut que é de plástico por um de material melhor. Se quizer conversar sobre preços etc meu email é frc.uff@gmail.com, ou frc.uerj@yahoo.com.br, este último é o que eu mais uso, pois larguei a uff e estou na uerj.

fabãorenato
Veterano
# nov/08 · Editado por: fabãorenato
· votar

Vc poderia me indicar um cap para a ponte que combine bem com o CAHb da Malagoli o qual eu gostei muito. Quero um cap com um clean legal, mas que seja porrada com distorção sem embolar. Gosto de Hard Rock e blues (vou de ac/dc e kiss a bb king), portanto um claen legal e um drive porrada seriam interessantes.
Ah! quero mudar as tarrachas para grover e quero trocar de 0.10 (acho que é este o calibre da minha guitarra) para 0.11. Um cara de uma loja n recomendou a troca do calibre pois, por ser uma guita de baixo custo, isso pode ser prejudicial mesmo regulando o tensor, pois força a guitarra. ele disse que uma gibson aguenta, mas uma golden pode deixar a desejar. Será isto verdade? Mas se for possível eu quero, pq a ação está baixa e sinto que as cordas na afinação "diapaisão" está um poco frouxa (minha mão é meio pesada), e gosto também da afinação 1/2 tom abaixo.
Com relação à parte elétrica eu me garanto, tanto é que instalei com sucesso o cap do braço, e tenho ferramentas para isto. Gosto da ligação clássica da gibson les paul .
Devo pegar pots de 500k novos pq achei o trabalho da fábrica meio "porco". Tu sabes de uma marca de potenciômetros boa? Não sei se os que vendem em casas de eletrônicos prestam.
Vc poderia me indicar um curso de lutheria aqui no Rio. Quero futuramente fazer, pois gosto muito de guitarras etc. N sei se algum dia serei um bom guitarrista (pretendo estudar o máximo de música e guitarra possível) mas é possível que eu seja um bom luthier, mesmo que por robby. Amar instrumentos isso eu já amo. Tanto é que sou cheio de dedos com uma Golden!

megadeth2612
Veterano
# nov/08
· votar

Oi,

Eu comprei uma Fender CIJ 54 RI, só que a ponte (tipo vintage) dela está um pouco enferrujada.

Pensei na hipótese de mandar croma-la, mas quais seriam os cuidados que eu deveria tomar?

Eu moro no RJ, sei que Mauricio Luiz Bertola mora em Niteroi, se pudessem me informar algum lugar que faça essa cromagem direitinho seria bacana também. Abração!

rickymaster
Veterano
# nov/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Ajuda aí numas coisas...comprei uma Dolphin Les Paul...ainda não mandei regular...vou mandar no inicio eu achoo...por que ela veio com cordas 009 e são mto finas...comprei um jogo de cordas 010 pra botar..quandoo arrebentar o jogoo 009 eu mando daí...

qria saber o seguinte...

1. tem algo qe eu jah possa fazer agora...uma regulagem mais caseira...até eu mandar regulá-la? (OBS: tenho habilidade cm ferramentas e cuidado...dá pra arriscar fazer algumas coisas)

2.Pra qe servem os polos reguláveis dos caps...(não vou mecher lah...mas eh só por curiosdade) ...o que eles mudam regulando-os?

3.O qe devo trocar futuramente para melhorá-la além dos pick ups...?

Obrigadoo...ah...e parabéns pelo seu trabalho cara...é bom ter pessoas gabaritadas por aqui...ajudando a galera...qe diga-se de passagem...tem muitas dúvidas...valeu por tudo aí cara...

abração

felippecg
Veterano
# nov/08 · Editado por: felippecg
· votar

Bertola ou seiji e tambem aos amigos do forum..
não conheço muito de floyd roses, estava querendo adiquirir uma mas não sei o que deve levar em conta, não tenho muito dinheiro, e estava querendo uma ponte acessivel. como estas..

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-84018312-floyd-rose-ibanez-rg-m ade-in-japan-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-82412230-ponte-guitarra-floyd-r ose-modelo-antigo-completa-alavanca-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-82205524-ponte-floyd-rose-tagim a-viniciusmidiart-_JM
Gostei dessa:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-83266970-ponte-floyd-rose-licen sed-preta-_JM
e essa:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-83438832-promocao-ponte-floyd-r ose-arcano-deluxe-chromefrete-gratis-_JM

se vcs puderem me ajudar...

BassDemon
Veterano
# nov/08
· votar

Tenho um contrabaixo Yamaha RBX 375 e gostaria de saber se é possivel transformar a marcação da minha escala, que é de bolinha, para uma marcação estilo Oval, parecida com a do contrabaixo Yamaha RBX JM-2. Se possível esse é um trabalho relativamente fácil? E qual o preço mais ou menos.
A segunda dúvida e se a ponte deste baixo pode ser trocada por alguma ponto mono-rail( eu acho que é meio dificil, mais tenho hora que luthier parece mágico heheheh).

Obrigado

adler_altares
Veterano
# nov/08
· votar

ola!! tenhu uma ibanez gio (gsa 220) e gostari de trocar os caps dela!! sera q compensa??outra coisa ela desafina demais ao se usar alavanca sera q se eu colocar mais molas na ponte melhora??? e outra axo q o tensor dela ja esta ao maximocomo faço pra volta lo?? me disseram q se simplismente pegar a chave allen e destorce lo posso empenar o braço!!! obrigado

punknemesismetal
Veterano
# nov/08
· votar

eaew Bertola, Seiji blz?
Caras eu to trocando a ponte da minha ibanez RG370 e vo colocar uma gotoh, vo num luthier hj pra ver quais as medidas certas pra pedir o modelo adequado...
seguinte, usar encordoamento mais grosso tipo 0.11( q to usando na ponte merd* atual) pode danificar a ponte com o tempo?

Poderia me dar umas explicações básicas de como cuidar da ponte floyd rose, pra aumentar a vida útil, e tipo de quanto em quanto tempo trocar parafusos ou outras peças?
abração :D

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar

fabãorenato
Cara, recomendo a colocação de um Sound/Malagoli Custom Alnico HB "Hot" para a ponte. Não há nenhum problema em colocar cordas 0.11 em sua guitarra, não confie no que vendedores dizem, pois eles são ignorantes. Potenciômetros podem ser das marca Alpha, à venda em lojas de instrumentos, e não existem cursos de lutiería no Rio de Janeiro, e só há um um São Paulo, que tem caráter modular e informativo.
Mande um e-mail para mim mlbertola@hotmail.com
megadeth2612
Existem muitos lugares de cromagem no centro do Rio, aqui em Niterói, perto de minha casa mesmo tem um.
rickymaster
1) Não. Não faça nada, seu luthier é que deve fazê-lo.
2) Servem para regular a altura dos mesmos em relação às cordas, mas essa regulagem é pequena, e deve seguir a curvatura (radiano) da escala e a resposta das cordas.
3) Tarrachas e pestana.
BassDemon
Poder até pode, mas é um trabalho caro, delicado e demorado, e o custo-benefício é nenhum, portanto, não vale à pena. Quanto a troca por "Mono rail", não recomendo para esse baixo. Aliás, ele é um bom instrumento.
adler_altares
Compensar sempre compensa, desde que vc obedeça a relação custo-benefício. Alavancas de tipo "vintage" precisam também de regulagem para funcionar à contento, bem como molas novas e alguns truques, como óleo de máquina nos carrinhos, grafite em pó nos sulcos da pestana, vaselina sólida por baixo dos "abaixa-cordas" e cordas colocadas corretamente em boas tarrachas.
felippecg
Somente a última me pareceu nova e emboas condições, todas as outras são usadas, e pontes desse tipo já são críticas, usadas então....
Abçs

punknemesismetal
Veterano
# nov/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
E a minha pergunta...esqueceram de mim snif

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar

punknemesismetal
Não estraga, desde que vc coloque mais molas e haja uma regulagem cuidadosa. A troca de parafusos deve ser feita toda vez que os mesmos enferrujarem.
Abç

megadeth2612
Veterano
# nov/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Ah sim, claro, vou procurar por aqui perto. Mas há algum cuidado em especial quando for mandar croma-la? Alguma observação quando for desmonta-la antes de cromar e monta-la depois?

Meu medo é de que a cromagem interfira no funcionamento mecanico dos saddles e tudo mais depois da cromagem.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar

megadeth2612
Não, apenas desmonte tudo, inclusive a base de antimônio (metal que não pega cromagem). Não envie os parafusos Allen dos carrinhos, enm os de ajuste.
Abç

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# nov/08
· votar

Ae Bertola e Seiji! Já usei a busca, mas nao axei nada especifico assim, entao ae vai.

Eu vou levar minha guitarra pra regulagem geral no luthier semana que vem! Mas agora, minha guitarra está sem cordas, pois levei numa loja ver um negocio da ponte. Soh que tipo, nao quero colocar cordas agora, pq dai vou levar pro luthier segunda que vem já, vou queimar um encordamento.
Tem problema ficar de hj * terça* ateh semana que vem sem cordas? Ou pode empenar?

Grato, abraço!

Craig
Veterano
# nov/08
· votar

Sabem algum site confiável onde eu possa comprar peças para guitarra, tipo knobs, potenciômetros, etc ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar

Motoboy From Hell-SDMF
Não, desde que ela não "pegue sol" ou humidade.
Craig
www.captadores.com.br
Abç