Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Guitar_RdS
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mas não ficariam muito caras não?

felippecg
Veterano
# out/08
· votar


Seiji ou Bertola

Comprei uma tupia essa daqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-83042422-tupia-fresa-manual-6mm -a-14-370-watts-22000rpm-ferramenta-_JM

Tenho dois corpos de cedro, mas tou com uma duvida qual fresa usar, estou querendo comprar no ML, se não for nenhum encomodo procurase para mim no ML algum jogo de fresa que daria para mim ultilizar nesses corpos.

Obrigado.

felippecg
Veterano
# out/08
· votar


Estava pensando em algumas dessas:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-82823049-tupia-conjunto-com-15- fresas-14-otima-qualidade-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-81684437-tupia-conjunto-com-15- fresas-14-otima-qualidade-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-83356660-fresas-p-tupia-corte-l ateral--_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-83137134-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-83146233-estojo-com-12-fresas-p ara-tupia-14-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-82252503-jogo-fresas-p-tupia-5- pcs-14-c-estojo-de-madeira-e-chave-_JM

fabãorenato
Veterano
# out/08
· votar


Bertola, eu quero regular minha guitarra, eu pessoalmente já baixei as cordas (usei escalímetro e fui com muito cuidado e contando as voltas dadas e ficou legal, está baixa mas sem trastejar. Só que ainda não me acostumei pois estava bem alta. Só o braço que dá para ver que está levemente arqueado na direção do corpo. Quero dar uma melhorada nos trastes, talvez um polimento. Não estou com paciência de mexer no tensor.
Ainda não levei em nenhum luthier pq não conheço nenhum. Já li aqui, vários no rio de janeiro, mas tenho medo de colocar sem saber pq minha guitarra é de baixo custo (um pedaço de madeira, com uns cabos de aço esticados e 2 imãs no meio da "marca" Golden gld series, tenho um review aqui no forum, agora eu coloquei um Custom HB no braço e está muito bom para mim) e sendo assim tem uns caras que fazem de qualquer jeito pq não é uma guita de 200 mil dólares.
Então gostaria de saber se vc está fazendo este tipo de serviço de regulagem pois sei que vc é do rio de janeiro, e tem muitas pessoas aqui no fórum que te recomendam.

Rafa-Ban
Veterano
# out/08
· votar


Bertola
não sei se não notou meu post por isso eu vou reeescreve-lo aqui


olá bertola td legal? seguinte ,ontem eu tava afinando minha guitarra,ai depois de travar e tocar um pouco,eu percebi que a mizão e a sol desceram um tom e meio na afinação e as outras não, o que pode causar isso? eu troquei de cordas há 2 semanas e meia

minha guita tem floyd,caso o problema seja nela eu terria que trocar o locking nut? e se tivesse,eu teria que trocar a ponte tbm?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


Guitar_RdS
São caras sim, mas se vc quiser segurança e confiabilidade com esse dispositivo, vais ter que pagar. Ademais, seria melhor ainda uma guitarra com "Floyd" boa e SEM o "back-box" (como as Fenders Ritchie Sambora originais ou as MusicMan EVH antigas).
felippecg
Cara, essa tupia aí não serve para trabalhos grandes (eu tenho uma), vc precisará de uma muito maior.
fabãorenato
Claro que faço, será um prazer regular a sua guitarra.
Rafa-Ban
Cara, eu te respondi anteriormente que pode ser um monte de coisa (mola, parafuso do "lock-nut", "saddles", etc), e que só avaliando "in loco" mesmo para descobrir.
Abçs

MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bertola,

Tá rolando uma dúvida se toda Gibson Les Paul é feita em 1 peça única no corpo, ou seja, sem emendas. É isso mesmo?

Abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


MauricioBahia
Não, atualmente tem emendas sim.
Esse negócio de fazer guitarras sem emendas hoje em dia é muito difícil para fábricas, só as seções de "Custo Shop" fazem isso... E os luthiers, claro.
Eu mesmo tenho usinado alguns corpos com emendas, e isso não depõe contra o instrumento, desde que seja bem feito e não haja exageros (5, 6 peças emendadas).
Abç

THRASH3R
Veterano
# nov/08
· votar


Olá, gostaria de saber se vcs ja mecheram ou tocaram com uma Washburn Dime 332ec....

Queria saber se a guitarra tem uma madeira de qualidade, ao menos, aceitavel pra uma guitarra de 690 reais, sera que vale o preço? pretendo trocar os caps, 81/85, por isso o meu interesse é sobre a qualidade da madeira

felippecg
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Essa tupia não serve nem para furar a parte dos caps do jack e onde o braço pega ???

muka gibson
Veterano
# nov/08 · Editado por: muka gibson
· votar


Mauricio Luiz Bertola

vc jah testou ou regulou alguma ibanez rg 350??

vc sabe me dizer se o corpo dela eh feita com um pedaço de madeira ou com vários colados??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


felippecg
Não. Só serve para fazer os arremates.
Cara, vc parece que quer fazer as coisas meio que de "orelhada", e isso não vai dar certo. É necessário estudo, prática, aprendizado, e isso leva tempo.
Não estou querendo te desestimular, mas, pelos seus "posts" dá pra ver que vc não entende nada de marcenaria, nada de máquinas, ferramentas e procedimentos, e isso é perigoso, vc pode se machucar feio, e eu não quero ser culpado por omissão nesse caso.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


muka gibson
Regulei uma que tinha uma emenda (dois pedaços de madeira), todas elas são assim, emendadas, e como eu disse antes, isso não depõe contra o instrumento.
Abç

muka gibson
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
valew cara!!

Guitar_RdS
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vlw, acho q vou esperar e deixar pra comprar uma top de linha mais pra frente. Obrigado pelas dicas!

Rafa-Ban
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
eu não tinha visto,foi mal,mas agora o problema já normalizou
obrigado

Dhira
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara, vlw pelo toque no lance dos pedais, realmente o som ficou melhor. Eu mantive a regulagem que uso, soh alterei a ordem dos pedais...

Compressor, Drive, Chorus e Delay

Abc´s

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


Dhira
Disponha cara, sempre que possível, me disponho a ajudar.
Abç

bpv
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

fala Bertola, normalmente eu não costumo vir perguntar a toa, ainda mais aqui no topico onde vc é o seiji são mto disputados, hehe. mas é que vi um comentário seu beem antigo (de 2005) e gostaria d um pouco mais de detalhes sobre o assunto, se for possível.


COMENTÁRIO ------------------------------------------------

A Squier Standart (Fat Strat) é uma boa guitarra, comparável à Mexicana(exceção dos captadores), mas com MENOR VALOR DE REVENDA, apenas isso.
Abç

-------------------------------------------------------------------

Bom,
é que eu tenho uma Squier Standard fat strat e gostaria de saber se ela é praticamente uma mexicana, pois me disseram uma vez q o braço é o mesmo. eu tinha planos de comprar uma mexicana, vc acha q seria perda de grana? e q o ideal seria trocar a captação? Eu ainda quero uma Fender, gostaria de saber c posso considerá-la uma, ou não, hehe. Ela tem floyd e locknut tb. Mas mandei travar a floyd, pois não gosto e nem uso.

Valeu! Grande abraço!

Rafa-Ban
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
ah aproveitando a pergunta do nosso amigobpv eu queria saber se conhece a squier deluxe stratocaster hot rails,aqui vai uma fotinha dela squier ah,desculpe tomar seu tempo sempre perguntando a respeito de guitarras,mas é que moro num fim de mundo e quero pegar uma guitarra decente pra ficar um bom tempo,e pra conseguir os equipos na loja eu tenho que mandar trazer,por isso é meio difícil testar..
Abç

rickymaster
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Me diz uma coisa...o que vc acha da dolphin Les Paul?
To pensando em comprar uma...

corpo basswood...braço maple e escala rosewood...

braço colado...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


bpv
Sim, essa é uma boa guitarra, comparável à MIM.
Cara, se vc trocar os captadores por modelos de qualidade superior a guitarra responderá. Quanto ao fato dela se Squier...Bem, é vc quem tem que gostar dela e considerá-la boa e adequada para sua técnica.
Rafa-Ban
Essa guitarra é um modelo mais caro das Squiers, é uma boa guitarra sim.
rickymaster
Ela é identica às Shelters Nashville, se vc ler o review que fiz dela e as ações e "up-grades" que recomendo, saberá o que fazer.
Abçs

gucrispim
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, senti uma qualidade absurda mudando as cordas da minha Strato para 0.11
Vc me recomenda mudar as da SG tbm, q atualmente usa 0.10? ela tem aquela ponte Maestro (tremolo) , tem algum problema?
Minha semiacustica eu deixarei 0.10, ate pq ela tem a pegada mais dura.... e a tele 0.10, mas os agudos dela com 0.09 seriam ideais pra mim e pra eu tocar Rolling Stones e tals, mas axo 0.09 mto fina e a unica solução é a 0.10 mesmo....

bpv
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pela resposta!

Sobre outra guita. Comprei agora uma Gibson Les Paul Studio Faded, gostaria de saber sobre o q vc acha sobre a diferença entre as studios e a standard. Se você acha que é somente o acabamento que diferencia, como a maioria diz, ou se é balela e as standards são melhores mesmo e toda aquela diferença de $$$ entre elas é justa. Já li vários tópicos a respeito disso mas não me lembro de algum comentário seu, se possível poderia me confirmar?

E se tb se puder me confirmar sobre a história de que esses modelos sem pintura e verniz faz com que permita a madeira respirar e assim tornar o processo de secagem mais rápido. Ou se traz algum outro benefício ou malefício...

Valeu mesmo Bertola! Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


gucrispim
Cara, para guitarras tipo Gibson o calibre 0.11 é o ideal, dado o menor tamanho da escala. A questão da ponte Mestro é o desgaste das molas e a necessidade de colocarem-se "roletes" nos "saddles" para maior estabilidade da afinação quando do uso dela (observe bem as pontes das Gretsch). Elimine 0.9 da sua vida guitarrística!
bpv
Cara, as Studio são identicas em qualidade às Standard, em alguns casos muda-se apenas o captador.
Sim, o acabamento "natural" permite uma melhor troca de umidade com o ambiente, favorecendo o "envelhecimento" natural da madeira e o timbre; porém, vc precisa ter mais cuidado com arranhões e pancadas.
Abçs

axleWs
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
o povo te enche de perguntas ^^, mas vc é o mestre, fazer o que né :D

bom, a minha é um tanto quanto esquisita (não, não é recortar o head mais, hehe) é que suo bastante, nas duas mãos, e to com uma certa dificuldade na palheta, pra ter firmeza. Ela é uma Jazz III, adoro o formato e a pegada (exceto pelo fato citado acima) gostaria de saber, se tem algo que eu possa fazer pra deixar ela menos "escorregadia".

Grato pela atenção, e parabéns pelo sucesso no fórum.

Soul Wyx
Veterano
# nov/08
· votar


Bertola
Ajuda eu aqui,

Eu estou querendo comprar minha guitarra. É Minha primeira guitarra, não tenho muito dinheiro, considere ai uns 1400.
não sou viciado em floyd rose.
Algumas dúvidas aqui

Qual a diferença entre o Single Coil e o Humbucker além dos ruídos?
Diferença entre o braço colado ou o parafusado?
Madeiras de compensado são ruins?


Que guitarra vc me recomenda? Tenho uma banda de Pop rock, coisa bem simples.
Curto muito StratoCaster, tanto as de heavy metal como as americanas tradicionais.
Guitarras que olhei:

Cort Evl-X4
Ibanez Grg 150
Ibanez Grx 270
Memphis Mg 130
Strinberg Clg-62
Ibanez Rg350 dx

e agora estou atras das tradicionais americanas...
olhei uma da eagle...acha boua?

vlwzaoo
asuuha
juntei tudoo

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


Soul Wyx
1) Os capts singles tem apenas uma bobina: som mais "claro" e definido, mais dinâmicos, ruído de 60Hz. Os Hb's tem duas bobinas que "anulam a fase" uma da outra, som mais forte, menos dinâmica, menos ruído.
2) O braço colado proprciona um pouco mais de sustentação e timbre mais "encorpado" e grave; o braço aparafusado um timbre mais "aberto" e com mais "ataque", e é fácil de ser trocado em caso de danbos.
3) Compensado não é madeira, fuja de instrumentos confeccionados nesse material.
4) Eu não recomendo guitarras com pontes tip "Floyd-Rose" para quem está iniciando, nesse caso recomendo uma Condor GX50 ou CLPII (Les Paul), ou uma SX SST57/62. As Eagles, só as antigas, com a "mão" com o design Fender (as novas não são boas), ou uma Schecter Extreme Omen 6.
Abç

Soul Wyx
Veterano
# nov/08 · Editado por: Soul Wyx
· votar


Bertola
Vlws
...
ee as guitarras?
tiro qual?

Squier é boa?

flws
vlwzao

bpv
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

C é rei. Obrigadão! Abraço!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III