Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


Kamus23
Sim, é, pois ele dimunui a tensão no cavalete, o que é ´necessário em instrumentos com cordas de aço.
Abç

CABRON
Veterano
# out/08
· votar


SEIJI ou BERTOLA, estava lendo um tópico a respeito de ação das coradas, então alguém falou a respeito do RAIO, não entendi nada, vcs poderiam me explicar o que é RAIO da escala, desde já agradeço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


CABRON
Raio ou Radiano (nome mais correto), é a medida de curvatura das escala das guitarras e baixos (que não são retas como as dos violões acústicos). Existem várias medidas: As Fenders até 1979 utilizava 7,25pol. Depois passou para 9,5pol. (só os modelos Reedição vem atualmente com 7,25pol.). As Gibsons variam de 10 à 12pol. de radiano.
Abç

CABRON
Veterano
# out/08
· votar


SEIJI ou BERTOLA

Estou pretendendo construir uma telecaster mais quero uma com o som acarcteristico de uma tele com corpo em ash, qual madeira brasileira vcs recomendam para construção do corpo? desde já agradeço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


CABRON
Freijó ou marupá.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# out/08
· votar


axleWs
Pq as tarraxas são dimensionadas para ter a tensão empurrando a engrenagem trapezoidal para dentro, no sentido oposto ao botão, onde a outra ponta é fixada.
Colocando a tarraxa de ponta cabeça e a corda passando por dentro do poste a corda vai forçar a engrenagem no sentido do botão; só funcionaria se vc passar as cordas por fora do poste, mas aí fica feio, e a idéia de melhorar a estética vai por água abaixo...

BaseGuitar
Veterano
# out/08
· votar


Maurício, peguei num rolo uma Crafter Junior Comfort Series, o shape e o headstock dela são muito similares ao das Ibanez mais antigas (cofcofCÓPIAcofcof), e ela veio com um FURO DE PREGO que vara a guitarra (ela é H - S - H; entre o single e o Hum do braço está esse furo).

Pergunta:

Isso pode trazer algum dano FUTURO á guitarra ?

Desde já, muito obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


BaseGuitar
Tape esse furo com cola de maeira e uma varinha de madeira.
Abç

BaseGuitar
Veterano
# out/08
· votar


Tipo vareta de pipa ? o.O

axleWs
Veterano
# out/08
· votar


Fábio Seiji
entendo.

Estive trabalhando esses dias no photoshop pra conseguir um shape maneiro de 4x2, e não consegui nenhum resultado satisfatório. Acho que vai ficar do jeito que tá mesmo.

abraços e obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


BaseGuitar
ou aqueles paus de mulher fazer unha.
Abç

Kamus23
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mauricio, percebi que em todos os instrumentos Giannini (ou pelo menos os que vi) tem uma emenda no braço, um pouco antes do headshock, da pra perceber que a Giannini faz de proposito, porque é todos no mesmo lugar.

Isso é bom ou ruim para o instrumento?

MANFREDINI
Veterano
# out/08 · Editado por: MANFREDINI
· votar


quando a gente usa cola pra madeira na guitarra é aquela amarela mesmo ou tem uma melhor? pois duvido que aquela cola cole o braço de uma guitarra ao corpo, uma Les Paul por exemplo, ou não?

Rennan_Guitar
Veterano
# out/08
· votar


Cara alguém cria um tópico oficial de regulagem de strato!!!!
Abraços

MauricioBahia
Moderador
# out/08
· votar


Fala Bertola

Em um tópico vc me falou para eu procurar capatadores com 2 fios, pois tem sonoridade mais "vintage", e não os de 4.

Vc teria marcas/modelos para indicar?

Muito obrigado!

MANFREDINI
Veterano
# out/08
· votar


Rennan_Guitar

usa busca vai, já vi essa explicação por aqui e faz pouco tempo que expliquei isso pra um usuário ai

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


Kamus23
Não é nem bom nem ruim; é uma técnica de construção denominada "mão espanhola".
MauricioBahia
www.seymourduncan.com
Abç

felippecg
Veterano
# out/08
· votar


será que alguem poderia me indicar alguma fresa no mercado livre, uma que não seja tão cara, para mim fazer as devidas furações no corpo da guitarra.

MauricioBahia
Moderador
# out/08
· votar


Bertola,

A questão é a sonoridade... Vou tentar correr atrás!

Abs

MANFREDINI
Veterano
# out/08
· votar


quando a gente usa cola pra madeira na guitarra é aquela amarela mesmo ou tem uma melhor? pois duvido que aquela cola cole o braço de uma guitarra ao corpo, uma Les Paul por exemplo, ou não?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


MauricioBahia
O modelo mais "vintage" é o SD Seth Lover.
Abç

MauricioBahia
Moderador
# out/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Mauricio

Legal!!!
Ouvi umas demos e comprarei os caps... Só não seu quando heheh!

Vi a lista de artista que usam estes caps (Lynyrd usa!!! Putz... É isso!!!):
Joe Perry / Aerosmith (neck & bridge), Gary Rossington & Rickey Medlocke / Lynyrd Skynyrd (neck & bridge), Blues Saraceno, Dweezil Zappa, Sheryl Crow (neck & bridge), George Pajon Jr. / Black-Eyed Peas (neck & bridge), Steve Stevens (neck & bridge)

Valeu!!!

Guitar_RdS
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eaí grande Bertola, blz?
Só me tire uma dúvida:
Tenho uma Squier california com ponte tremolo. Queria saber se teria como colocar uma floyd rose nela e se sim qual a marca e média de preço.
E se talvez eu pensasse em colocar uns caps da hora nela, tipo EMG 81 e 85, ou talvez uns DiMarzio. Valeria a pena esse investimento ou vc acha q é melhor comprar outra mais pra frente já q não tenho assim tanta necessidade desse upgrade agora.

Vlw
Abç!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


Guitar_RdS
Esse "up grade" só teria sentido se a guitarra já fosse sua a bastante tempo.
Na verdade vc encontraría problemas, pois o corpo dessas stratos é menos espesso que o padrão (40mm + ou -, quando o certo é 45mm), o que não comporta a base de uma ponte de qualidade.
Abç

Rafa-Ban
Veterano
# out/08
· votar


olá bertola td legal? seguinte ,ontem eu tava afinando minha guitarra,ai depois de travar e tocar um pouco,eu percebi que a mizão e a sol desceram um tom e meio na afinação e as outras não, o que pode causar isso? eu troquei de cordas há 2 semanas e meia

MauricioBahia
Moderador
# out/08
· votar


Bertola,

Não acho os SD Seth Lover SH55 em lugar algum!!! Tá raro!

Abs

Guitar_RdS
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Entaum vc acha melhor eu depois comprar uma cort ou uma ibanez q já vem com floyd, daí é só trocar os caps?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


Guitar_RdS
Sim, agora, atente para o fato de que guitarras com ponte tipo "Floyd" tem que ser de qualidade "top", ou vc terá mais dissabôres do que benefícios. Ademais será necessário ter outra guitarra de reserva.
Abç

Guitar_RdS
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Entaum devo comprar uma ponte também, tipo uma Gotoh?
Aliás, gotoh é uma marca? Ouvi dizer q é mto boa, mas nunca vi.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


Guitar_RdS
Sim, mas existem superiores: As "Floyd-Roses" originais e as Schallers (alemãs), bem como as de um outro tipo, as Khallers.
Abç

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III