Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Tivertimailaif
Cara, isso aí é uma "gambiarra", né! Eh,ah,ah,ah,eh........

Tivertimailaif
Veterano
# mar/09
· votar


huahuahauhau, e das boas!!!!

Fábio Seiji
Luthier
# mar/09
· votar


Ed Woiski
Concordo com o Bertola.
Os captadores Zaganin são muito bons (Cabrera), mas se são melhores que sua Fender isso entra na questão da preferência.
O Zaganin também pode usar qualquer captador que vc indicar.
A sua Fender poderia melhorar dependendo do que vc acha ruim nela, senão tente manter o máximo das características originais.

Tivertimailaif
Perigo não deve ter, mas vc não acha que sua guitarra mereça uma travinha melhor? =P

Tivertimailaif
Veterano
# mar/09
· votar


ahhh, tipo, ela nem reclamou xD

Ed Woiski
Veterano
# mar/09
· votar


Valeu Bertola e Seiji.
E parabéns pela iniciativa de ajudar a galera aqui.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Ed Woiski
É um prazer ajudar!
Quando eu era moleque (anos 70/80), não havia essa possibilidade.
Abç

assacinodeemos
Veterano
# mar/09
· votar


Caros amigos ,alguem poderia me ajudar estou com duas duvidas :
1° o braço e escala das guitarras do Malmsteen são de qual tipo de Maple (curly , bird's eye ,etc)??

2°os captadores GFS Neovins , são realmente silenciosos??

Obrigado a todos.

Guitar_RdS
Veterano
# mar/09 · Editado por: Guitar_RdS
· votar


Fala grande Maurício, blz?
Eu vi num outro tópico aqui onde vc recomendou essa
guitarra.
O q vc pode me dizer sobre a ponte dela?
Seria necessária uma troca de captadores mais tarde?

PGilbert
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara, tem uma coisa estranha acontecendo.

EU tenho uma Ibanez com dois pafpro (ponte e braço). Outro dias estava tocando com a guitarra plugada direta no amplificador (Laney LV300) e senti que o som estava saindo com reverb.. ok... fui lá ver o reverb do amplificador e ele estava zerado. Aumentei todo o reverb do ampli e o som continuou exatamente igual. Achei esquisito, mas imaginei que o reverb do ampli estivesse zoado... Pluguei outra guitarra (uma ESP Explorer com dois EMG) no mesmo cabo, no mesmo ampli e sem mexer em nenhuma regulagem... não tinha reverb.... aí aumentei o reverb e o mesmo apareceu nítido.

Será que meus paf pro já vieram com reverb de mola embutido?? hahaha

Cara, sinceramente não sei o que pode ser.

MaDZauM
Veterano
# mar/09
· votar


Bom, eu queria saber o que faz diferenciar tanto os preços de uma guitarra, queria comprar uma e achei essa TAGIMA MEMPHIS MG32 STRATOCASTER por R$: 263,00. Pelo fato de ela ser tão barata que riscos que eu corro? Vale a pena comprar uma dessa para aprender a tocar ou é melhor juntar mais e comprar uma mais cara?

Foto da guitarra

Link do vendedor

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


assacinodeemos
São de maple; os outros que vc citou são apenas tipos de maple.
Sim, os Neovin são bons (instalei em uma guitarra do amigo Mauricio Bahia), mas temsaída baixa.
Guitar_RdS
Cara, achei a ponte dela bem legal para uma guitarra desse preço, e a construção geral do instrumento, bem boa. Claro que uma troca de ponte, por uma Schaller, por exemplo, sería uma melhoría, assim como os capts também (embora os originais sejam bem efetivos).
PGilbert
Nem eu!!!!
Talvez haja um mal-contato apenas...........
MaDZauM
Para aprender, essa tá valendo....
Mas eu recomendaria uma SX SST62, ou uma Condor GX40, guitarras um pouco mais caras, mas que vc poderá roceder futuros "up-grades" e assim ter uma guitarra bem melhor.
Abçs

assacinodeemos
Veterano
# mar/09
· votar


Valeu mestre!

Eddie Van Hallen
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
valeu mesmo mano
eu ja troquei as cordas
abrss

dark evil
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Desculpa a ignorancia...

dá pra colocar um captador ativo junto com um passivo, na mesma guitarra????

se der, vai ficar com uma diferença mto grande de volume??

Guguminator
Veterano
# mar/09
· votar


To precisando trocar as cordas do meu violão de Nylon(sem tensor, se é que existe com tensor, não sei), e tava querendo trocar por cordas mais pesadas, tipo 'pesada' ou 'super pesada', sendo que ele sempre teve cordas de tensão média.
Posso colocar cordas mais pesadas sem me preocupar com o cavalete braço etc?

E por curiosidade, é possível fazer guitarra com Neck-Thru de Birdseye Maple?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


dark evil
Não, não dá.
Guguminator
Se ele não tem tensor, evite isso, pois vc poderá empenar o braço e o tampo, pois a madeira já "assentou".
Só o braço, é. Mas como essa madeira não existe no hemisfério sul, vc terá que importá-la dos EUA, e sairá caro, MUITO CARO!
Abç

Scare_Crow
Veterano
# mar/09 · Editado por: Scare_Crow
· votar


Olá Bertola!!

Devo dizer q sou um tanto inexperiente no ramo da musica... To começando agora, mas eh de certo dizer q tenho uma grande paixão e, neste ano, pretendo estudar com mais afinco sobre o meu instrumento predileto q eh a guitarra... ^^

Como eu disse, sou bem inexperiente no assunto de modelos de guitarra e captadores, entaum venho aqui postar a minha dúvida e conto contigo! ^^

Estou pretendendo, pegar uma Shelter LP Nashville devido a falta de dinheiro pra investir, e, como as guitarras do estilo LP me agradam bastante estava pensando em adquirir uma Golden ou uma Shelter...

Como ouvi MTS criticas sobre a Golden e poucas sobre a Shelter resolvi juntar uma grana e compra-la...

A minha dúvida e a seguinte... Seria ideal uma troca de captadores da Shelter por 2 hambuckers da Seymour Duncan (Ponte Jb e braço '59) visto q uma LP da Epiphone Standard e Condor está um tanto difícil?

Ou n valeria a pena??

E uma outra duvida (pra vcs verem a minha tamanha inexperiencia e um tanto "tolice" sobre o assunto xD)

Se a troca de caps vale a pena, o serviço de troca de captadores poderia ser feito por algum Luthier de confiança? Ou eu msm deveria faze-lo? (eu n sei mexer com parte eletrica e tenho medo de danifica-los)

Uma outra dúvida minha, seria o que pedir ao Luthier sobre o serviço na Nashville... Regulagem eh prioridade! Ouvi dizer q de fabrica elas vem BASTANTE desreguladas... Se possível uma faxa de preço ajudaria MUITO!

Agradeço desde já amigo!

PS: Me perdoe pelo tamanho ¬¬

PS²: Obs: Sou do Rj (eng. de Dentro)... Vi uma Shelter Nashville branca.. LINDÍSSIMA mas o preço salgado... tava 800 =X

Pessoal tava dizendo q tem vendendo ate msm por 500, mas ta dificil de axar por esse preço (Mercado Livre a maioria das Nash saum de outros estados e, pelo menos eu, acho arriscado tentar comprar uma guitarra sem testa-la antes)

Guitar_RdS
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, achei a ponte dela bem legal para uma guitarra desse preço, e a construção geral do instrumento, bem boa. Claro que uma troca de ponte, por uma Schaller, por exemplo, sería uma melhoría, assim como os capts também (embora os originais sejam bem efetivos).

Em palavras diretas:
-Qual teria um melhor custo benefício? Essa Condor CG350LX Plus Deluxe Ativa ou a Cort Viva Gold II? Visto q tenho 1200, o suficiente pra comprar uma das 2.
-A captação da Condor é ativa, pelo q vi. Isso a tornaria uma guitarra mais apta a distorções de metal? Isso tiraria a versatilidade da mesma?
-Vi q ela vem com overdrive, isso procede?
-Ponte schaller tem qualidade semelhante às gotoh?

Desculpe a quantidade de perguntas, mas é q estava em vias de comprar uma cort viva gold II e como vc disse q essa seria tbm uma boa guitarra, pensei em saber se seria uma opção melhor do q a Cort.
Abraço

Fábio Seiji
Luthier
# mar/09 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


assacinodeemos
Curly maple é quando os veios da madeira são "encaracolados".
Flame maple é um tipo de curly, mas mais regrado, organizado e dá o efeito tradicionalmente tigrado.
Quilted maple formam "bolhas" (também chamado de bubble) mas geralmente são bolhas achatadas.
Birdseye maple tem vários "nozinhos" geralmente em decorrência do crescimento da árvore depois de muitas bicadas de pica-pau. Devido à deformação dos veios geralmente também apresenta um efeito flameado
Spalted maple formam linhas e manchas escuras por causa de fungos e outros organismos xilófagos... a madeira está podre
Todos esses são caracterizados de figured maple.
Plain maple - maple tradicional sem figuração
Hard maple - maple duro, também chamado de Rock maple, Silver Maple, Sugar maple e etc; geralmente são madeiras da espécie Acer Saccharum ou A. sacccharinum, de onde se retira o Maple sirup e são as mais comuns de ter birdseye.
Soft maple - maple leve, macio; geralmente da espécie Acer macrophylum (big leaf), são nessas que ocorrem o maior nível de figuração.

Guguminator
Eu estou fazendo uma com longarinas em birdseye + conduru.
O maple vc pode comprar no ebay, a madeira em sí é barata, dá pra comprar uma boa prancha por 20 ou 30 dólares, mas por ser hard ela é pesada e o frete acaba saindo o dobro do preço da madeira; se não enroscar na fiscalização acaba saindo relativamente barato; senão, prepare o bolso...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Scare_Crow
Cara, a Shelter Nashville é uma guitarra que aceita bem "up-grades" (leia o "review" que dela fiz), recomendo que, além da regulagem geral de praxe (IMPRESCINDÍVEL), vc instale nela novos captadores (os que vem nela são francamente ruins). Recomendo os Sound/Malagoli ( www.captadores.com.br ) por seu custo-benefício e qualidade muito boa.
Quanto ao custo do serviço, consulte seu luthier (dar preços aqui é contrário às regras do fórum e anti-ético).
Guitar_RdS
A captação da Condor NÃO É ATIVA. O que ela possui é um "pedal" interno de overdrive, nada mais.
As pontes Schaller tem, na minha opinião, qualidade superior às Gotohs.
Ambas as guitarras são + ou - equivalentes.
Abçs

Guguminator
Veterano
# mar/09
· votar


Bertola e Seiji

Obrigado pelos esclarecimentos

Diego_Serafim
Veterano
# mar/09 · Editado por: Diego_Serafim
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Comprei minha Sx SST 62 pra fazer uns mods nela...
primeiro começarei por captadores e tarraxas.
Qual Set de Captadores vc me indica? (Stelfner ou Sound) e quais modelos?
Eu queria saber de um bom mini humbucker pra ponte que seja acessivel. eu vi um Kent Armstrong como esse :
http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto-54103-6731-captador_co ndor_stcr1_kent_armstrong_humbucker_filete_para_guitarra__preto
e um spirit.

E eu costumo usar muita distorção algumas vezes, queria um captador que não apitasse.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# mar/09
· votar


Bertola e Seiji

Hey! tudo bom?

To com duas duvidas rapidas aqui:

1 - Comprei um Semi-Case pra minha Strato. Notei que ela fica bem apertada dentro dele. Tem problema? Fica mais apertado no corpo dela (no headstock nem tanto). To com medo que fique apertado demais e de alguma merda!

2 - A minha outra guitar *les paul* ta estourando cordas adoidado na corda RÉ. Suponho que o carrinho esteja afiado. Comprei uma Lixa M-500 e vou lixar a area do carrinho. Tem alguma dica pra lixar ali? Algum cuidado?

eh isso ai, desde já agradeço

abçs

Scare_Crow
Veterano
# mar/09 · Editado por: Scare_Crow
· votar


Bertola
Mt obrigado cara! Mesmo.. Dei uma lida no seu Review e achei realmente show de bola =)
Esclareceu duvidas importantes e acho q eh ela msm q eu vou pegar (ja me certificando dos avisos, ditos no seu review, msm sobre as partes q devem ser vistas)

Qnto a relação do preço, peço desculpas pela pergunta "atirada" hehe

Enfim... Obrigado ^^


PS: Em q localidade ficam os produtos daqle site q vc me passo?? Tem alguma no RJ ou so em SP msm? Meu estilo e puxado pra Heavy e Melodic Metal... E gostei das descrições do "Custom 59" (braço) e Hot Rodded (ponte)... Axa q corresponderia o meu estilo esses caps e nessa colocação? Gostei bastante deles... E o custo eh beeem acessivel ^^

PS²: Bertola.. Ouvi dizer também, q as tarrachas da Nash são bem fraquinhas... Procurei um vendedor das tarrachas "Grover" q vc msm tinha citado num desses topicos pelo RJ no mercado livre e achei essas aqui ó: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-91476662-tarraxa-grover-102-par a-les-paul-33-preta-black-chrome-_JM

Vc recomendaria?? Ou existem outros melhores para investir?

Obrigado maaais 1 vez hehehehe

Abç!

Guitar_RdS
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
A captação da Condor NÃO É ATIVA. O que ela possui é um "pedal" interno de overdrive, nada mais.
As pontes Schaller tem, na minha opinião, qualidade superior às Gotohs.
Ambas as guitarras são + ou - equivalentes.
Abçs

Pois é, eu tinha estranhado a captação dela ser ativa. No site tá falando q ela é, mas eu desconfiei e perguntei pra vc.
Eu queria sua opinião quanto a qual seria uma melhor aquisição. Desejo uma guitarra versátil, mas principalmente q tenha boa ponte e captação melhor pra tocar metal.
Tenho grana pra comprar qualquer uma das duas.
Desculpa estar sendo chato.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Diego_Serafim
Compre um jôgo com 3 Stellfners Neodymiun e troque os pots para 500K
Motoboy From Hell-SDMF
Não tem problema algum.
Use uma lima fina e depois a lixa.
Scare_Crow
As Grovers são boas tarrachas.
Para a captação, compre essses:
Braço: Traditional HB "Hot" braço.
Ponte: Intruder "Antidemon" posição ponte (ganho avassalador!).
Guitar_RdS
Cara, como eu disse, ambas são equivalentes. Procure testar cada uma delas e escolha a que mais lhe aprouver.
Abçs

Guitar_RdS
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
É que vou comprar pela net, aí não tenho como testar.
por isso pedi uma informação técnica.
Abç

Humans Being
Veterano
# mar/09
· votar


Estou com um projetinho de fazer uns mods numa squier, como ja dito anteriormente, alem de captadores, vou tentar colocar uma floyd nela. A floyd eu sei quem tem como colocar, pois é so fazer os furos pro pivô (não terá back box).

E a trava das cordas?? Cabe no espaço do braço original da squier?

Acho que a trava (nut) é maior que o espaço. Teria como fazer um "enxerto" de madeira ali pra dar o tamanho???

Quais opções eu teria?

abç

Guguminator
Veterano
# mar/09
· votar


Fábio Seiji
Agora que eu vi, o Neck-Thru que você fez, tinha longarinas de Birdseye, mas gostaria de saber se da pra fazer todo o Neck-Thru de uma única peça de Birdseye, ou se não é recomendado.

abraço

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Mestres, eu gostaria de saber se caso eu comprasse um captador da Sound, HH777, seria possível eu colocar nele uma capa dourada, visto que é o acabamento que minha guitarra pede.

[]s

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III