Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Philipi
Veterano
# mar/09 · Editado por: Philipi
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Seiji

Pow eu tava pensando em blindar a minha guitarra com papel alumínio, se eu comprar aquelas fitas que cola dos dois lados e colar num lado o papel alumínio, e do outro lado do colar na guitarra, não prejudica no som da guitarra?

Observação: Me sai muito caro as fitas próprias para este fim.

augustoccm
Veterano
# mar/09
· votar


Se o modelo tem o formato das tarrachas tipo Kluson, não precisa abrir mais o furo. São boas tarrachas.

Mauricio desculpe-me pela ingnorância, rsrsrs, mas eu não conheço essas tarrachas tipo kluson. tem outro modo de saber se as tarrachas tem a mesma furação da minha guitarra.
Les Paul SX.
Novamente Muito Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


augustoccm
São as tarrachas utilizadas nas Fenders antigas. As hastes são mais finas.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Philipi
Blindagem é feita com folha fina de cobre ou alumínio colada no corpo(do tipo utilizado em "quentinha"), usar "double-face" não vai funcionar.
Abç

Philipi
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mesmo que cole o aluminio do outro lado?
Mas e se pintar com grafite, qual seria um procedimento mais simples e barato?
Dá para colar o aluminio de quentinha direto nas cavidades com alguma cola, ou prejudica na sonoridade?
Acho que vou pedir uma quentinha hoje.
Abs.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Philipi
Cara, o alumínio deve ser colado nas cavidades e no escudo, vc pode utilizar qualquer cola.
Dê uma olhada no "site" Pisotones, lá tem um tutorial (em espanhol - "Apantalhando una telecaster") que mostra o procedimento (com folha de cobre).
Abç

Philipi
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valew darei uma olhada.
Abs.

stratotele
Veterano
# mar/09
· votar


Olá, Bertola e Seiji
Gostaria de saber se posso aplicar o verniz nitrocelulose sobre algum tipo de tinta sem que haja reação (crackelamento ou outra reação adversa qualquer...). Estou reformando uma Stratosonic Giannini da década de 80 e o corpo está muito legal (apliquei um verniz sparlack nitrocelulose castanho avermelhado que deu uma tonalidade muito interessante na madeira - mogno ou cedro). Como queria fazer uma logomarca no headstock, preciso saber qual o tipo de tinta que pode ficar por baixo do verniz.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


stratotele
Esmalte sintético.
Abç

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ae Bertola, comprei uma Condor LPC BK.
Como uso pouco o captador do braço to deixando ele com o volume no zero e fico trocando a chavinha de seleçãoi de captadores rapidamente entre o do braço e o da ponte, pra conseguir o efeito de Killswitch.

Baseado na sua experiência com outras Condors de nível parecido [Set Lemon Drop], você acha que a chavinha vai aguentar sem problemas esta utilização ou danificara-se-a com o tempo de uso?

.Raphael.
Veterano
# mar/09
· votar


Bertola

A parte de tras do meu braço da rx30 está áspero em uma parte das primeiras casa oq voce me recomenda passar ou fazer?

XANDOCAGUITAR
Veterano
# mar/09
· votar


Bertola fiz o mini fuzz com as modificações ,a principio funcionou com uma chiadeira do caramba. Estava usando uma guitarra ibanez rg 570 captador hambuker, ai aconteceu algo que no primeiro instante me deixou decepcionado, o circuito escorregou da minha mão e caiu dentro de uma lata de sardinha com o circuito virado pra baixo, voce já sabe o que aconteceu né? bom troquei o transistor por outro, e funcionou e com barulho quase nenhum, e olha que tava tudo fora da patola com as ligações direto sem o push botton ( no E.S .NINGUEM sabe o que é dpdt) .Muito bom o som bem limpo com uma distorção bem gostosa fiz com as modificações . Só quero te fazer mais uma pergunta : forrando a patola com aluminio tem problema se o circuito encostar no papel aluminio. bertola muito obrigado voce me ajudou a descobrir que eu POSSO. Deu te abençoe e te recompense , estou orando por voce . abração

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


The Root Of All Evil
Mesmo se vc comprar uma chave Gibson ela irá dar defeito, pois esse tipo de ação danifica a chave (que não foi projetada para isso). Quem faz isso são músicos profissionais (e ricos), que tem roadies para trocar as chaves assim que danificam.
.Raphael.
Qualquer coisa que vc passe irá danificar o acabamento. Deixe assim mesmo e, quando o braço estiver mais "usado", lixe-o inteiro e refaça o acabamento com verniz de poliuretano ou apenas seladôra e cêra.
XANDOCAGUITAR
Cara, o circuito NÃO pode encostar na "blindagem".
O que eu recomendo firmemente é que vc peça à um funileiro ou torneiro-mecânico que faça uma tampa de ferro com as mesmas medidas e espessura da tampa plástica da Patola, depois, isole-a por dentro e ligue o terra nela (com um terminalzinho ou mesmo um laço no fio, prendendo-o no parafuso de fixação da base.
Compre a DPDT pela Internet. No site da TC Tech tem, no ML também.
Obrigado pelas palavras, e sucesso!
Abç

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pelo aviso, mestre =D
Vou parar então.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


The Root Of All Evil
Eu troquei a chavinha da Condor "Lemon Drop" do Mauricio Bahia por uma Gibson.
Abç

Gian Guitar
Veterano
# mar/09
· votar


Bertola
mais uma vez eu perguntado né
mas tudo bem

eu to afim de uma Condor CLP
eu vi a lemon drop
gostei dela
mas não achei em lugar nenhum
tem a Clp 2 s
tem alguma diferença entre elas?
fora captadores e tarrachas?
eu quero botar uns EMG 81/85 nela
dai captador não importa.
Eu vi que ela é em nato.
Me falaram que era um especie de mogno tbm
mas era mais leve.
será que tem alguma grande mudança entre essas madeiras?


obrigado Bertola
Tu é muito gente fina de responder todas essas perguntas
obrigado mesmo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Gian Guitar
As Condors "Lemon Drop" são modelos "especiais" limitados, de alta qualidade. Não estão mais sendo fabricadas.
A CLP2S é em Nato, uma madeira tonal que tem um timbre e uma aparência que lembra o mogno.
É uma boa guitarra sim, e com esses captadores vai ficar ainda melhor (embora eu não goste deles).
Abç

Creamy Mule
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
tenho uma es-335 (cópia) e penso em mandar fazer uma strato pra ser exatamente como eu quero e ser meu xodó, sabe?
gostaria de fazer madeiras que se ache aqui - moro na paraíba.
pensei em cedro e ipê.
cedro pro corpo e ipê pra escala, mas já vi meu luthier falando que usa ipê pra braço também (mas ele não tava falando de guitarra e sim de alguem instrumento "acústico" - acho que cavaquinho)
não curto alavanca, não gosto mesmo de usar, até queando tive strato não usava.
vou mandar fazer hardtail mesmo.
hardware top e pickups van zandt vintage plus.
mas estou divagando, você acha que cedro pro corpo e ipê pra escala combinariam com que madeira pro braço?
adoro minha semi-acústica, mas não gosto de me preocupar com feedback.
ensaiando no estilo rodinha numa sala fechada mesmo sem muito ganho ela dá um pouco feedback - não gosto de me preocupar com isso - prefiro me sentir mais "livre".

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Creamy Mule
O Cedro e o ipê são ótimas opções, sendo que um braço de pau-marfim (bem sêco e cortado radialmente) ou tauarí-branco com escala em ipê ficaría ótimo.
Quanto às peças e captadores, vc pode optar por comprar nesses sites:
www.captadores.com.br
www.guitarfetish.com
Abç

Creamy Mule
Veterano
# mar/09 · Editado por: Creamy Mule
· votar


Mauricio Luiz Bertola
eu comprei uma ponte gotoh pra semi-acústica na stewmac.
se chegar sem problemas, vou pedir de lá.
os pickups vão ser do captadores.com.br mesmo.
outra pergunta, meu dinheiro vai vir aos poucos - então, é melhor comprar o hardware logo e começar a procurar a madeira/construir depois ou é melhor procurar a madeira logo e deixar secando ou sei lá o quê enquanto compra todo o hardware?
sou completamente leigo nisso, ainda bem que não sou eu que vou fazer ;)
uso cordas .011, que não é pesadona, mas é mais pesada que a que eu vejo o povo usando mais em strato (.009), pau-marfim é resistente? preciso me preocupar com isso?

Gian Guitar
Veterano
# mar/09
· votar


Bertola

o que seria madeira tonal?

que captadores seria bom botar na CLP?
eu ouvi muito bem dos EMG por isso pensei neles.
Mas se tiver alguma dica de alguns bons agradeço.

abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Creamy Mule
Compre as peças 1º, a madeira e a confecção é com seu luthier. Use 0.10 ou 0.11 mesmo.
Gian Guitar
Madeira tonal são as madeiras utilizadas na arte da lutiería.
Compre captadores Cabrera, Sound/Malagoli ou GFS. Bons e com bom preço.
Abçs

XANDOCAGUITAR
Veterano
# mar/09
· votar


brigado bertola como se faz pra isolar a tampa

Victor Lopes
Veterano
# mar/09
· votar


Shelter SSG Standard e Shelter SX SG

Qual a diferença entre essas duas guits???

erico.ascencao
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bem, estou numa saga procurando uma boa les paul. Estão na lista a SX GG1 e a Condor CLP2-S. Porém, eis que avisto no site da Playtech uma ASW GTF 01, por um preço bem convidativo. Porém, o corpo e o braço são em cedro. Gostaria de saber se o cedro tem propriedades semelhantes ao mogno com relação a timbre, pois procuro uma les paul para sons mais encorpados.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


XANDOCAGUITAR
Simples, com fita isolante.
Victor Lopes
As SX SSG Std são superiores.
erico.ascencao
Sim. Não é igual, mas semelhante.
Abç

AugustoDamned
Veterano
# mar/09
· votar


O reverb do meu Peavey Blazer 158 parece que já era. No 0 ou 10 fica na mesma.. sem reverb. O que será que pode ser? Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


AugustoDamned
Não sei.
Abç

AugustoDamned
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Pode ser mau contato... bobinas do tanque?

Emílio Cordeiro
Veterano
# mar/09
· votar


Olá Seiji e/ou Bertola!
Minha duvida é a seguinte:

Tenho uma fender com ponte do tipo vintage e essa não aguenta alavancadas suaves,desafinando totalmente o instrumento e impossibilitando o uso de tal técnica.Pesquisei sobre outros tipos de ponte,como as Wilkinson com dois pinos de sustentação,esse tipo me pareceu de alta qualidade.Gostaria de saber se é possivel e viável fazer a troca da ponte vintage(com seis parafusos) por uma ponte de dois pinos?Só isso resolveria o problema ou teria que trocar as tarrachas por outras com trava?
Obs:Gostaria de uma ponte que aguentasse alavancadas leves e moderadas nada além disso!

Muito Obrigado!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III