Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Ceifador_Sinistro
qual a diferença entre estes Maple numa guitarra semi-sólida??
Na verdade esse maple aí é um laminado. A diferença é estética.
Boa Compra!
Abç

Satchafunkilus
Veterano
# mar/09
· votar


Eu sei que é uma pergunta meio noob mas a qualidade da madeira,o tipo da madeira,o formato do corpo influência no sustain da guitarra?

Eddie Van Hallen
Veterano
# mar/09 · Editado por: Eddie Van Hallen
· votar


Mauricio Luiz Bertola
é porque no lugar que eu vou tocar eh muito quente
ai eu vou suar e isso vai estragar as cordas
entao eh melhor continuar com as velhas so ate domingo
e segunda eu troco
o que voce acha??
levando em conta que vai ter um desgaste durante a semana porque eu vo estar tocando com ela em casa

Aisse
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu queria tirar pequenos arranhões.

Ceifador_Sinistro
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Brigadão mais uma vez ai Professor!!

Ed Woiski
Veterano
# mar/09
· votar


Como muita gente olha esse tópico e eu acabei de colocar uma questão sobre pedais para os mestres, posto minha dica.

Anteriormente perguntei se era possível encontrar pedais de butique ou marcas um pouco mais exóticas/prós por aqui.
Encontrei uma loja no rio. Segue o link da loja virtual e algumas marcas que essa loja trabalha.
Vale conferir porque as marcas são desconhecidas, porém ótimas.
Abraços.

www.dodoaudrin.com.br

Algumas marcas:
Keeley
HBE
DLS
MI Audio
Eden Analog
Barber
SubDecay
Catalinbread
Mojo

Minha retribuição Bertola. Valeu rapaz!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Satchafunkilus
Sim, influencia.
Eddie Van Hallen
Acho ruim. Estragou, "empreteceu", troque.
Cara, música é um "hobbie" caro, e se vc "vacilar" gasta mais ainda.
Aisse
Só com polimento com pasta abrasiva, e vc terá que desmontar todo o instrumento e depois remontar de novo. Não é aconselhável.
Ed Woiski
Conheço o Dodo. É honesto e competente; não é barateiro...mas, tem muita coisa boa. Obrigado.
Abçs

Eddie Van Hallen
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
blz
valeu
outra pergunta:
quando a corda fica meio corroida quer dizer que esta na hora de trocar??

Slowhand-
Veterano
# mar/09
· votar


Urgentemente:
Poderiam me indicar um jogo de tarraxas TOP, com travas, que serviria em uma Fender Mexicana sem precisar de ajustes (aumentar o diâmetro dos buracos)?! Andei vendo da Schaller mas eles informam que servem nas Fenders Americanas, não sei se as mexicanas seguem o mesmo padrão...
Muito obrigado!!

Ceifador_Sinistro
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Pesquisei mais um pouco e encontrei uma Shelter Chicago 100, as madeiras são as mesmas corpo em maple de acordo com o site e mesmo preço 700,oo nova na caixa. Conhece esta guitarra??

obrigado pela ajuda

Fábio Seiji
Luthier
# mar/09
· votar


Eddie Van Hallen
quando a corda fica meio corroida quer dizer que esta na hora de trocar??
Não, quer dizer que passou da hora de trocar.
Existem produtos que aumentam a durabilidade da corda, mas quando chega a ficar áspera é pq não presta mais.

Slowhand-
Se eu não me engano a maioria da MIM vem com tarraxas blindadas, aí vc pode comprar as Planet Waves Locker Autotrim (são as melhores na minha opinião), Sperzel ou Schaller.
Verifica na parte traseira das tarraxas se são aquelas redondinhas, se sim são blindadas se forem daquelas quadradinhas estriadas são vintage.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Ceifador_Sinistro
Não conheço essa não.
Eddie Van Hallen
O Grande Fábio Seiji já respondeu.
Slowhand-
Servem sim.
As MIM antigas vinham com tarrachas de estilo "vintage" (na verdade bem ruins!), se a sua é das mais recentes, as tarrachas são blindadas. Siga as orientações do Seiji.
Abçs

Guguminator
Veterano
# mar/09
· votar


Por curiosidade:
Qual a influência do tampo(de madeiras bonitas, como Flamed Maple e Koa) no som da guitarra?
Também queria saber, de que modo a espessura do corpo da guitarra influencia no som.
E pra que serve aqueles buracos em forma de 'f' alongado no corpo?
abçs

Ceifador_Sinistro
Veterano
# mar/09
· votar


Fábio Seiji

Olá, tudo bem!!

Vc conhece as guitarras semi-sólidas da Shelter, como a Chicago 100 e a Chicago 335??

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Guguminator
O tampo dessa ou daquela madeira "incorpora" à parte do timbre original da madeira utilizada, o timbre desta utilizada no tampo.
A espessura do corpo significa mais massa, que por sua vez incide na sustentação e no timbre. Por isso essas guitarras baratas, com corpos de 40mm (ao invés de 45mm) e com muitas emendas, tem timbre "magro". Claro que isso é uma relação, e vai depender mito da madeira utilizada; eu mesmo já construí corpos de strato de mogno com espessura abaixo do padrão, mas cujo timbre ficou bom, dada a madeira utilizada (mogno).
Os "F - holes" servem para que o som da guitarra ressoe. Na verdade eles não são necessários hoje em dia, mas estão lá meio que por "tradição".
Abç

Guguminator
Veterano
# mar/09
· votar


Opa, valeu pela explicação.
e a propósito, como você compra madeiras?

Satchafunkilus
Veterano
# mar/09
· votar


Vcs já tocaram em alguma daquelas imitações da guitarra do EVH,da T. Johnson??
Se sim,oque acharam da madeira/construção etc...?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Guguminator
De várias maneiras.
Satchafunkilus
Não conheço essa guitarra.
Abç

Eddie Van Hallen
Veterano
# mar/09 · Editado por: Eddie Van Hallen
· votar


Mauricio Luiz Bertola
entao quando esta corroida ela pode estragar os trastes??
de que modo uma corda velha estraga os trastes??

Guguminator
Veterano
# mar/09
· votar


Tipo, me expressei mal, que lugares, porque nunca vi lojas com madeiras 'nobres', só chpas e pranchas pra contrução etc.
abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Eddie Van Hallen
Cara, ela se transforma em uma lima e "come" o metal do traste.
Guguminator
Em madeireiras. Mas não é qualquer madeira que se compra. Para isso, tem que se saber comprar.
Abç

Eddie Van Hallen
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
ahh ta
eu vou trocar entao
é que eu tava com um certo receio de trocar agora por causa do show de domingo
por causa do lugar quente
mas entao eu vou trocar ja e domingo eu toco com as cordas novas

outras duvidas:
hauhauhaua
1- eu tenho que trocar as cordas mesmo quando esta corroida so em uma pequena parte da corda??
2- quando sua mao fica meio "engordurada" ao tocar (nao com gordura) quer dizer que a corda ja esta velha??

valeu bertola
desculpa ter te enchido o saco
valeu

Slowhand-
Veterano
# mar/09
· votar


Obrigado pelas dicas! Acho que vou pedir pra um amigo do meu pai (que mora nos EUA e vai vir pra cá fazer uma visita) me trazer esse set:

http://www.guitarcenter.com/Fender-Deluxe-Schaller-Locking-Machine-Hea ds-100993658-i1130142.gc?sort=3

Além disso, é recomendável lubrificar o nut, as tarrachas, o abaixador de cordas e os saddles com grafite em pó, confere?

Obrigado de novo!

Ed Woiski
Veterano
# mar/09
· votar


Olá.

Tenho um Fender Strato americana de 2004, edição comemorativa de 50 anos com todos seus componentes originais.

Gostaria de saber o que é melhor considerando a qualidade do resultado, não o preço: Envenenar essa guitarra ou vender e comprar uma Zaganin?

Se puder dizer mais ou menos quanto custa os dois processos melhor ainda.

Obrigado rapaz.

Fábio Seiji
Luthier
# mar/09
· votar


Ceifador_Sinistro
Ainda não vi essas Shelter...

Satchafunkilus
Nunca vi essas EVH, mas a T Johnson que vi (Jem branca) até que não era ruim, mas pra mim caracteriza mais como uma falsificação

Guguminator
Existem algumas lojas especializadas em madeiras para instrumentos musicais como a Vivace, Ronay, Strings...
Mas algumas madeiras, principalmente para guitarras (Pau Marfim, Cedro Rosa e cia), é facilmente encontrável em madeireiras normais.

Ed Woiski
Sua pergunta é muito subjetiva, pois vc não especificou o que pretende "envenenar" na sua Fender nem o que vc procura numa guitarra que a Fender não te ofereça.

Ed Woiski
Veterano
# mar/09
· votar


Justo.

Minha dúvida é o seguinte:

o que soa melhor: uma fender americana edição de aniversário de 50 anos feita em linha de produção envenenada com uns captadores CS 57/62, texas special, SD virtual vintage ou um Joe Barden
ou
uma NZaganin Strato ST Custom handmade com a mesma opção de captadores.

Creio que uma questão imbutida nesse post é: Qual é a qualidade dos captadores NZaganin

Espero ter esclarecido minha questão.

Abraço

Ricky Hardrocker
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola ou Fabio Seiji

Boa noite amigos , tenho uma duvida , o oleo de peroba pra passar na escala , tem q ser o tradicional (frasco marrom) ou pode ser o oleo de peroba rosa , aquele q eh branco e tem a tampinha rosa?

Tivertimailaif
Veterano
# mar/09
· votar


Como que faz pra travar o floyd da guita, eu consegui travar com um cd, tem algum perigo

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Eddie Van Hallen
Sim, troque.
Quanto à sua mão, lave-a sempre antes de tocar, com sabão de côco ou de enxôfre. As cordas não tem nada à ver com o "engorduramento" das mãos, e sim com a sua sudorese.
Slowhand-
Sim, mas o grafite em pó só pode ser aplicado nos sulcos da pestana, o "abaixa-cordas" é com vaselina sólida e as tarrachas, não se lubrificam.
Ed Woiski
Conheço bem essa guitarra, e não vejo a necessidade de grandes "up-grades" nela. Se quiseres, podes comprar um jôgo de captadores de alta qualidade (como os Joe Barde que vc citou, ou Van Zandt, por exemplo) e efetuar uma blindagem geral do instrumento, nada mais. O que soa melho? Não há como responder, só testando mesmo.
Ricky Hardrocker
O tradicional.
Tivertimailaif
??
Geralmente usam-se blocos de madeira.
Abçs

Tivertimailaif
Veterano
# mar/09
· votar


então, eu consegui enfiano um cd entre o floyd e a guita, até que ficou bom, mais ficou feio=[

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III