Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# fev/09
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
Existem baixos feitos com braço colado, assim como as guitarras les paul? Sei que há baixos com braço aparafusado (Fenders e a grande maioria) e com braço inteiriço (desde o Rickenbacker até aquela nova linha da Eagle). É viável se fazer um baixo com braço colado?

Konrad
Veterano
# fev/09 · Editado por: Konrad
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Mauricio Luiz Bertola
brunoliam
Cara, isso nada tem de complexo. Basta retira a "máquina" da caixa do combo e construir um cabeçote para ela (uma caixa sem espaço p/ falante), e construir uma caixa externa para o falante, qualquer bo marceneiro faz.
Quanto ao preço do frete, tá alto mesmo, mas verifique as outras opções (Ground Method), ou pesquise pelo E-Bay. Recentemente a Sellenium lançou um falante p/ guitarra (ver tópico).


Certo, dada as circunstâncias acho que vou optar pelo nacional. Voce saberia onde posso encontrar aqui no Rio? ou pela internet? Há um só modelo? Quanto à caixa, acredito que não vá ser problema.... Com esse salário de professor, nem dá para importar muita coisa. Hehehehe,... tristeza....

A propósito: o falante que veio aqui no amp, é chinês, né? É horrível...

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


erico.ascencao
Quase todos os baixos Gibson tem braços colados.
Abç

Strato Tool
Veterano
# fev/09
· votar


Fábio Seiji

É uma questão bastante complexa para ser discutido apenas nesse meio (fórum de guitarra).

Concordo hehe.. mas obrigado pela resposta!!

Mauricio Luiz Bertola

Mas eu não iría à uma madeireira comprar mogno ilegal.

Isto quer dizer que é possível comprar uma peça de mogno sem ser ilegal? Se é raro encontrar uma peça de madeira que já foi cortada há muito tempo, talvez até antes de o corte ser proibido... como se faz para comprar o mogno normalmente?

Não seria em madeireiras mesmo?? Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


brunoliam
http://www.selenium.com.br/
A linha é essa: 12G1. Ele tem 80WRMS e sensibilidade de 98dB (o ideal seria 100dB).
Vc certamente os encontrará em Cascadura.
Para construir o cabeçotezinho vc deve usar compensado de 15mm e cobrí-lo com napa; a caixa utilize de 20mm (tipo naval).
Também sou professor cara.
Strato Tool
Possível é. O problema é encontrar.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# fev/09
· votar


Strato Tool
Ainda existem troncos inteiros de mogno cortados antes de proibição estocadas em grandes serrarias lá no norte e quantidades menores espalhadas por aí.
A proibição do corte do mogno é coisa recente, começou no final de 2001 e foi evoluindo até entrar no anexo II do Cites. Mesmo assim, hoje, a proibição não é total, quem possui projeto de manejo tem ou pode conseguir autorização para a extração.

erico.ascencao
Baixo com braço colado não é muito raro de se ver.

Konrad
Veterano
# fev/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Também sou professor cara.

Então vc sabe como é o meio do mês.... heheh
Vi em outro fórum que vc trabalha ou se formou na UFF... História, não?

Ontem entrei no site da Jensen, escutei uns samples, achei legais, bem equilibrados, qd vi o preço do shipping.....
Além da Selenium tem o Bravox, não?

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


brunoliam
Cara, veja esses aqui:
http://cgi.ebay.com/Eminince-Patriot-Texas-Heat-12-Speaker-8-ohm_W0QQi temZ260360427942QQcmdZViewItemQQptZGuitar_Amp_Accessories?hash=item260 360427942&_trksid=p3286.c0.m14&_trkparms=72%3A1205%7C66%3A2%7C65%3A12% 7C39%3A1%7C240%3A1318%7C301%3A1%7C293%3A1%7C294%3A50
Eu tenho duas matrículas no Estado (Aaargh!) e sou Coordenador de Campus da UNESA (e Prof. de Hist. do Brasil 1 e 2).
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


brunoliam
http://cgi.ebay.com/Jensen-MOD-12-35-Guitar-Speaker-12-35-watts-8_W0QQ itemZ110352245119QQcmdZViewItemQQptZGuitar_Amp_Accessories?hash=item11 0352245119&_trksid=p3286.c0.m14&_trkparms=72%3A1199%7C66%3A2%7C65%3A12 %7C39%3A1%7C240%3A1318%7C301%3A0%7C293%3A1%7C294%3A50
Ou esse.
Abç

erico.ascencao
Veterano
# fev/09 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Além dos Gibson, quais outras marcas fazem baixos com braço colado? E outra pergunta: o braço colado tem propriedadas sonoras bem próximas do braço inteiriço (braço e corpo numa peça só)?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


erico.ascencao
Epiphone, Aria, etc.
Sim, o braço colado proporciona caracteísticas sonoras específicas.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


brunoliam
http://cgi.ebay.com/Oxford-original-12-inch-alnico-original-speaker-fo r-amp_W0QQitemZ230325861457QQcmdZViewItemQQptZGuitar_Amp_Accessories?h ash=item230325861457&_trksid=p3286.c0.m14&_trkparms=72%3A1199%7C66%3A2 %7C65%3A12%7C39%3A1%7C240%3A1318%7C301%3A0%7C293%3A4%7C294%3A50
Abç

NoobGuita
Veterano
# fev/09
· votar


Depois de muito pesquisar e depois das respostas do Bertola resolvi o seguinte:

Para 2010 / 2011...

Cort EVL-K6 (Pickups EMG 81/85)
Ernie Ball Coated Electric Titanium RPS Skinny Top/ Heavy Bottom Slinky .010 - .052
PV® 20 Ft. Multi-Color Instrument Cable
Bridge ? (opinião por favor)
Pedais:
- Boss HC-1
- Boss CE-5
- Boss TR-2
- Boss DD-7
- Boss RV-5
- Boss FZ-5
- Boss MT-2
- Boss RC-2

Para esse ano...

Amplificadores: (só to em duvida aqui no aplificador...)
Peavey
- Vypyr 100 (100 watts)
- Nashville 112 (80 watts)
Laney
- GS112VE
- TT100-212

Guitarra Condor CG350LX (vale tunar com uns EMG ou Seymour, ou coloca uns caps de marcas mais modestas?)

E seguindo o coselho Bertola vou troca o caps da ponte da minha RX20 pelos caps que você recomendou.

Strato Tool
Veterano
# fev/09
· votar


Fábio Seiji

Beleza Seiji, era isso que eu queria saber! Obrigado cara!!

Rafa_XD
Veterano
# fev/09
· votar


Fábio Seiji
Seiji, tudo bom cara?
Então, um dia você me indicou um luthier aí em sbc... Ele trabalha com você? Queria um bom luthier na região do centro.
Abraços!

Humans Being
Veterano
# fev/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

estou a procura de uma squier california para fazer umas experiencias. Quero colocar um cap Malagoli réplica do 500T e uma floyd nela. O cap eu quero colocar na mesma posição do single, quer dizer ele vai ficar inclinado, tem problema nisso? essa guita tem uma boa estrutura (corpo, braço, madeira) pra essas mods?

encontrei uma no valor de R$500,00 ta um preço bom?

Obs. quero a squier pelo formato do headstock.

grato,

Diino
Veterano
# fev/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

ouvi falar que os melhores trastes são os Stewmac. procede?
eles são os mesmos que a marca "Sanko"?
se não, qual seria a melhor marca de trastes?

abçs!

Philipi
Veterano
# fev/09 · Editado por: Philipi
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Cara minha guitarra está fazendo um ruido qdo eu mecho no volume, é normal isso, se não for, como faço para consertar?
Aqui na minha cidade não tem nenhum Luthier, mandar para um sairia o preço de uma Guitarra nova, devido ao preço do sedex ou do correio e etc...
então vou ter que resolver sozinho, conto com sua ajuda.
Desde jáh agradeço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


Humans Being
Para isso o escudo tem que ser específico, ou ser cortado dessa forma. essa guita tem uma boa estrutura (corpo, braço, madeira) pra essas mods? Se o corpo possuir 45mm de expessura, sim. Só não tente usinar o maldito "back-box".
Diino
Os Sanko são bons, mas eu prefiro Dunlop.
Philipi
Abra a guitarra e limpe o potenciômetro com gás freon ou álcool isopropílico. Se não resolver, tera que trocar mesmo.
Abç

Philipi
Veterano
# fev/09 · Editado por: Philipi
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Aew valew eu vou comprar esse álcool faz tempo que preciso dele para um monte de coisas, essa guitarra ficou uns 2 anos parada no estoque é de 2006, talves o Alcool resolva , Valew mesmo.
Abraço.

Humans Being
Veterano
# fev/09 · Editado por: Humans Being
· votar


Mauricio Luiz Bertola
quanto ao back-box, pretendo fazer sem ele, com a ação da floyd apenas para a frente, e o escudo pretendo usar o mesmo, apenas confeccionando o furo pra caber o Humb.

vc acha q o 500T (réplica) casa bem com esse tipo de guitarra? o lance é tocar hard rock, quero um cap com som bem encorpado e definido.

abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


Humans Being
Compre um Sound/Malagoli H777.
Abç

punknemesismetal
Veterano
# fev/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Desculpa usar esse espaço pra uma pergunta sobre pedais, nem sei se to certo, mas bem...
Eu pesquisei e vi que o Hendrix usou vários pedais de fuzz, em outro tópico vc tinha falado que ele usava fuzzfaces.
1 - O fuzz que ele usava também oitava a nota?
2 - Que pedal de fuzz se assemelha ao que ele usava hoje em dia que eu possa comprar? O circuito é muito simples tava pensando em comprar um efx...vc aprova? Tem outra sugestão?

Abraço.

EvertonMach
Veterano
# fev/09
· votar


Bertola, ve se voce pode me dar uma luz... tenho um ibanez RG 350dx, eu mesmo faço a manutenção basica dela, regulagem da ponte, troca de cordas etc...
mas ...

das ultimas vezes que fui regular percebi que de jeito nenhum ela fica com a afinação 100%, quando as 3 primeiras cordas ficam afinadas a 4,5 e 6ª semi tonam e vice-versa, outra coisa que vem acontecendo é o seguinte, o minimo toque na alvanca seja para frente ou para traz, faz com que a afinação saia, vamos supor, se eu dou uma alavancadinha pra frente, quando eu solto ela nao volta afinada então eu tenho que dar um toque na alavanca pra tras ai traz a afinação de novo...

A ponte segundo um tutorial de regulagem que vi aqui no forum, está estabilizada...

o que pode estar acontecendo?

Forte abraço
EvertonMach

rickymaster
Veterano
# fev/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Bertola...minha pergunta eh a seguinte...eu tenho uma guitarra aqui...uma Dolphin Les Paul...e foi minha primeira guitarra.;..tenho uma adoração enorme por ela por esse motivo...pois foi conquistada cm mto suor...e assim...eu não irei me livrar dela...para não me arrepender...hehe mas pretendo modifica-la...

estou pensando em uma modificação drastica...botar floyd na LP...tem como fazer isso com a guitarra?

você tem uma idéia de preço pra fazer isso...

OBS.:o preço não importa...eh uma guitarra qe nao irei me desfazer...eh algo pra ficar nm que seja de enfeite de parede...da pra fazer??

Fábio Seiji
Luthier
# fev/09
· votar


Rafa_XD
Me manda um email que a gente resolve o seu problema.

Diino
A Stewmac atualmente está comprando da Sanko para revender com a marca deles, mas isso não garante que sempre foi assim ou vai continuar assim no futuro.
A Sanko tem muitos modelos de trastes, inclusive em Inox, e são de boa qualidade; mas se é o melhor eu não sei.
Já usei Van Gent que era muito bom, mas vi um lote antigo que era muito ruim.
Usei Dunlop e Spirit, ambos bons também.

Fábio Seiji
Luthier
# fev/09
· votar


EvertonMach
As molas podem ter laceado, troque as molas e lubrifique a faca e os pivôs.

Rafa_XD
Veterano
# fev/09
· votar


Fábio Seiji
Mas não sei seu e-mail... hehehe

Fábio Seiji
Luthier
# fev/09
· votar


Rafa_XD
fseijiAyahoo,com

AnthonyFerraz
Veterano
# fev/09
· votar


galera, vi esse anuncio, e nao acreditei

olhem..

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-89548721-guitarras-sg-da-sx-mod elo-ssg-std-com-case--_JM


Especificações:

- corpo em mogno

- braço em mogno, colado

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III