Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
.Raphael.
Veterano
# fev/09
· votar

Batista
po um pessoal do forum flou q ele era pessimo e talz..ae me passa teu msn?

Alec246
Veterano
# fev/09 · Editado por: Alec246
· votar

Opa, gostaria de perguntar aos grandes mestres de lutheria aqui do forum!

Tenho uma Fender Squier Standard, comprei recentemente um conjunto SCHALLER StrapLock pra ela, onde removi o que tinha padrão na guitarra e parafusei os novos.

O que está ocorrendo? Bom os parafusos estão afroxando com uma velocidade muito rapida, coisa de poucos dias eles tão froxos, me da insegurança, e agora notei que quando chega um certo ponto de apertar o parafuso, começa a girar em falso sem apertar mais, sera que espanou a rosca?

O que notei foi que o parafuso do kit Strap é menor que o original da GUitarra, e o original não passava pelo buraco do Strap. então não tive muita opção.

Vocês poderiam me dar um input quanto ao que poderia fazer pra resolver isso dai? Sinto insegurança em utilizar minha guitarra em pé enquanto isto não for resolvido

Muito obrigado!

Fábio Seiji
Luthier
# fev/09
· votar

Gugametal
Thank You, Man!

MauricioBahia
Ah não, em guitarras eu acho isso menos comum, mas alguns baixos parecem naves espaciais, de tantos botões e efeitos que colocam.

kairi
Siiimmm, "horns" !
Me manda um email que eu te passo o meu msn que fica mais fácil pra gente conversar e brigar, hehe!

ignacho
Tem gente que trabalha com retoques.

wiiv1262
Antes de ir metendo a lima nos trastes precisa fazer um diagnóstico para ver se é isso a causa do trastejamento.
Se realmente for necessário, eu acho que vale a pena sim.

Gugametal
Escala em qual madeira, qual o comprimento de escala (nut-ponte).
Conheço algumas pessoas que trabalham com isso, me manda um email (fseijiAyahoo.com) com as informações que eu ligo e pergunto.

PGilbert
O mesmo daí de cima (fseijiAyahoo.com)
Não sei se vc entendeu direitinho, mas o corpo e os 2 braços já estariam colados tudo junto.

thaleban
Vc precisa procurar as specs dessa guitarra, eu acho que são cerâmicos (por uma squier que eu vi), mas estou chutando.

gabi_zona_zero
Não conheço, sorry!

.Raphael.
Tô por fora de preço de amplificadores... =P

Fábio Seiji
Luthier
# fev/09
· votar

Alec246
Foi o furo que espanou (na madeira).
Vc precisa preencher esse furo com cola e uma cavilha de madeira (pode ser um palito de churrasco).
Se entrar forçado e tiver que dar umas marteladinhas para ir até o fim, é melhor.
Fazer um furinho novo (com furadeira) para a entrada do parafuso (menor que o diâmetro do parafuso, né!)

gabi_zona_zero
Veterano
# fev/09
· votar

Fábio Seiji
blz, vlw! vou procurar por aí!! =]

BaixoAzul
Veterano
# fev/09
· votar

Seiji ou Bertola

peguei uma strato Legend ,eh uma boa guitarra?
sabem me informar de quais madeiras ela eh feita?

Gugametal
Veterano
# fev/09
· votar

Fábio Seiji

tem mandei por email, depois ve ai se chegou ok.

vlw.

stevevai74
Veterano
# fev/09
· votar

Boa Noite a todos....

Estou para comprar uma guitarra Washburn Mercury Series com Dimarzio evolution na ponte.... é uma boa guitarra ou devo comprar uma epiphone.. Eu toco blues/rock agradeço desde já

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar

Soul Wyx
Cara, não faça isso, o loop não trabalha assim.
thaleban
Cerâmicos.
gabi_zona_zero
Muito boa guitarra. A diferença é apenas de fábrica e de alguns materiais. Ambas são boas.
.Raphael.
Condor GX35R.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar

BaixoAzul
É uma guitarra razoável, o corpo é em basswood.
stevevai74
Cara, na boa, prefira a Epiphone LP ou uma Condor CLP IIS.
Abç

Ceifador_Sinistro
Veterano
# fev/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Como vai Mestre!!

Preciso comprar uma Les Paul para deixar em DÓ e pretendo gastar uns R$600,oo. Pesquisei nesse preço e as marcas possiveis são Strinberg CLP, Shelter Nasville, Condor, Dolphin, Michael e Phoenix. Quais vc recomenda?? pq a Condor CLP2 eh tao mais cara que a nashville?? se puder me indica um site com um preço justo sobre as guitarras

obrigado
abçs

Ceifador_Sinistro
Veterano
# fev/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola

esqueci das SX's ..

grato

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar

Ceifador_Sinistro
As Shelters Nashville, Phoenix e as Dolphin são quase idênticas.
As CLP II são muito melhores em todos os sentidos que as Nashvilles (madeiras, "hardware", acabamento).
Leia o "review" que fiz desse instrumento.
Abç

.Raphael.
Veterano
# fev/09
· votar

Bertola

opa obrigado =]

NoobGuita
Veterano
# fev/09 · Editado por: NoobGuita
· votar

Estilo de musica que quero tocar (e toco atualmente): Metal (todos)

Money: R$1000 / R$1500 (quero a melhor custo/bene e que possa ser tunada para ficar proxima de uma TOP)

Então, eu atualmente tenho tenho uma Condor RX20 (Rocky) (Que por mais que digam que é ruim, ta me servindo muito bem)
Ai tava afim de trocar de guitarra, e li que as Ibanez são muito boas para metal é o guitarra mais "bão" de todos (Herman Li - DragonForce) tem uma (lógico que a dele não é 10 reais u_u, mas enfim...)

To com dúvida entre esse modelos e marcas...

Condor CLP 2 (ou a custom, não a diferença)
Condor LPC BKS
Cort Viva Gold II
Phoenix Les Paul (quem me indicou essa foi um luthier)
Shelter SX GG1 (custom?)
Stagg L320 (alguem conhece essa marca xD)
Ibanez RG321
Ibanez RG370DX
ESP M53
Washburn WR154 (black)
Strinberg (tem alguns modelos, mas queria saber se essa marca presta)

Básicamente é isso, uma guitarra para metal e que eu possa da um upgrade depois. (E vi um pessoal falando que LesPaul não serve para metal, essa informação procede?)

ps: o post grande né xD e o site da Phoenix que ninguem acha http://www.phoenixinstrumentos.com.br/institucional.php

FlOaD
Veterano
# fev/09
· votar

ola ^^

gostaria de saber como almentar as cordas da guitarra , especificamente a corda nº 1

ta trastejando =3

vlw ^^

NoobGuita
Veterano
· votar

up

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar

NoobGuita
LesPaul não serve para metal,
Quem disse isso não sabe o que diz.
Não existe isso de guitarra para esse ou aquele estilo. Quem toca é o músico.
Eu iría de Condor CLP 2 ou Ibanez ou Cort.
FlOaD
Vc já levou sua guitarra a um luthier? Se não, leve-a.
Abçs

Pink floyd super fã
Veterano
# fev/09
· votar

Outra pergunta só por curiosidade.
As telecaster feitas em alder tem um som mais agudo que as guitarras feitas em basswood?

A madeira da guitarra não enfluencia em nada quando esta com emg?

Konrad
Veterano
# fev/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Tudo bem Bertola? Preciso de ajuda, mais uma vez...

O falante do meu Frontman 15R foi para o espaço, estourou... gostaria de saber qual modelo pode substituí-lo, qual a faixa de preço, onde posso achá-lo. Não gostava muito do falante antigo, por isso não penso em recondicioná-lo... Abraço e obrigado mais uma vez.

Bruno Liam

NoobGuita
Veterano
· votar

off

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

Pink floyd super fã
O som não é mais agudo, mas a resposta de agudos é maior.
Capts ativos apresentam menos interação com a madeira.
brunoliam
Cara, eu mudaría tudo.
Construiría um cabeçote com a "máquina" desse amp, e construiría uma caixa com esse falante:
Eminence "Cannabic Rex" 12 pol. Speaker http://www.usspeaker.com/homepage.htm
NoobGuita
Cara, eu regulei uma dessas Condors e elas são surpreendentemente legais.
Quanto à sua RX20, eu trocaría os captadores por esses aqui:
http://loja.tray.com.br//loja/amplia_imagem.php?&loja=34302&id_produto =1111&img=http%3A//loja.tray.com.br//loja/img_prod/34302/1111_1.jpg
E as tarrachas também.
Abçs

Konrad
Veterano
# fev/09 · Editado por: Konrad
· votar

Mauricio Luiz Bertola
brunoliam
Cara, eu mudaría tudo.
Construiría um cabeçote com a "máquina" desse amp, e construiría uma caixa com esse falante:
Eminence "Cannabic Rex" 12 pol. Speaker http://www.usspeaker.com/homepage.htm

Vc poderia me explicar melhor? Vc poderia fazer esse serviço? Vi o falante.... bom preço... mas 140 dólares de frete.... meio inviável, né? qual nacional vc recomenda?
Se puder, me manda um email: brunoliamAyahoo.com.br

Abraço

Strato Tool
Veterano
# fev/09
· votar

Saudações Bertola e Seiji!!

Tenho uma dúvida com relação à madeiras em lutheria que acredito ainda não ter sido abordada aqui no fórum..

Gostaria de saber se vocês luthiers consideram anti-ético a construção de instrumentos com madeiras cujo corte é proibido, como o mogno, por exemplo.

Sempre vejo todo mundo discutindo sobre fazer corpos em mogno, pelo fato de possuir um timbre excepcionalmente bom. Entretanto até onde pude perceber ninguém leva este fator da proibição em conta.

Um abraço!!

AugustoDamned
Veterano
# fev/09
· votar

Tenho um colega que comprou uma ponte Floyd Gotoh mas nao prestou atenção no Lock nut de 41mm. A guitarra dele tem o LN de 43mm.
Falei pra ele q tinha um em casa de 43 sobrando.. mas nao manjava se teria problema. Então queria saber se é preciso trocar o Lock Nut antigo que ele tinha para "combinar" com o Floyd novo.
Ou ele pode deixar o lock velho e floyd novo?

Fábio Seiji
Luthier
# fev/09
· votar

Strato Tool
Pessoalmente eu sou à favor de utilizar madeiras alternativas mas também não gosto de abrir mão das qualidades do mogno.
O uso do mogno para construção de instrumentos é uma porcentagem muito pequena no montante do corte.
É uma questão bastante complexa para ser discutido apenas nesse meio (fórum de guitarra).

AugustoDamned
O locker nut é independente da ponte, pode trocar o de 41 pelo de 43 sim.

AugustoDamned
Veterano
# fev/09
· votar

Fábio Seiji

Valeu amigo!

ignacho
Veterano
# fev/09
· votar

obrigado pela dicas.

Ceifador_Sinistro
Veterano
# fev/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Essas CLP II são quase gibsons não são?? Se trocar os cap's fica TOP. Qual outras marcas de les paul estão nesse patamar??

Pena que estou pensando em gastar no maximo 600,oo e elas são de 1.000,oo pra cima. As Dolphins estão muito baratas e estou dando preferência a elas, mas o fato de vc sempre falar bem das Nashville esta pesando rsss tem algum pequeno detalhe que faça muita diferença entre nashville e dolphin??

mais uma vez
obrigado Mestre!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar

brunoliam
Cara, isso nada tem de complexo. Basta retira a "máquina" da caixa do combo e construir um cabeçote para ela (uma caixa sem espaço p/ falante), e construir uma caixa externa para o falante, qualquer bo marceneiro faz.
Quanto ao preço do frete, tá alto mesmo, mas verifique as outras opções (Ground Method), ou pesquise pelo E-Bay. Recentemente a Sellenium lançou um falante p/ guitarra (ver tópico).
Strato Tool
Usar ou não usar mogno é uma questão ética e de oportunidade. Às vezes aparecem peças já cortadas à muito tempo (embora seja raro). Mas eu não iría à uma madeireira comprar mogno ilegal.
AugustoDamned
É melhor trocar.
Ceifador_Sinistro
São muito boas guitarras, mas a CLP II não é "quase Gibson" (A "Lemon Drop" sim). São mais bem construídas que as Epi Standards. E sim, com a adição de capts melhores, melhorará a guitarra.
As Dolphins são quase idênticas às Nashvilles. Teste as duas, a que vc mais gostar, leve.
Abç