Autor |
Mensagem |
XANDOCAGUITAR Veterano |
# fev/09
· votar
bertola vou começar a me aventurar a fazer pedais ;vou começar pelo fuzz é claro, mas gostaria que voce me tirasse uma duvida. ligar os diodos em serie é colocá-los todos com o anel na mesma posição( pra cima ou pra baixo) , em paraleo seria um pra cima outro pra baixo.desde ja agradeço
depois posto o resultado do pedal, abração fica com Deus. God Bless you
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# fev/09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar
XANDOCAGUITAR Em série: --- - + ----- - + ------ Em paralelo: ----- - + ------ ----- + - ------ De uma olhada no tópico construindo um MiniFuzz que o Maurício Bahia fez. Abç
|
wiiv1262 Veterano |
# fev/09
· votar
Fábio Seiji e voce acha que vale a pena uma troca de trastes nesse shelter? pq ja que eu vou fazer td...o luthier disse que da um desconto....quanto voce acha que sai uma troca de trastes? Grato Abrço!
|
Kamus23 Veterano |
# fev/09
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Urgente, no meu violão tipo meio que atorou o nut na primeira corda (Mizinha), e preciso dele pra esse final de semana, e nenhum Luthier tem um Nut e nem vai conseguir essa semana...
O que eu posso improvissar? Um pedacinho de papel?
|
Fábio Seiji Luthier |
# fev/09
· votar
wiiv1262 Está precisando trocar os trastes? Uma retífica não resolve?
Kamus23 Que tipo de nut que é (estranho nenhum luthier ter e demorar pra conseguir)?
|
Luiz Almeida Veterano |
# fev/09
· votar
Fábio Seiji
"Se não tiver ponte fica complicado de fazer os canais para passar a fiação dos captadores, à não ser que coloque escudo." Mas os canais serão feitos por tras do corpo. Já vi algumas construções assim e deu certo. Terá a ponte tipo Tune-o-matic, mas sem o cordal ou stop bar, apenas as buchas atravessando o corpo. Igual a Tagima Infinity.
Mauricio Luiz Bertola
"Cara, eu não recomendo o braço confeccionado em freijó." Puts, eu não queria ouvir isso, gostaria da guitarra confeccioada numa só madeira. "pau-marfim" Será minha opção. "Já construí guitarra sem "top" e sem escudo. Não tem problema." Valeu!
Obrigado aos mestres.
|
.Raphael. Veterano |
# fev/09
· votar
Bertola ou Seiji
O amp jpl top line com 15w por 250 reais vale a pena??
obrigado
|
Guita Ibanez Veterano |
# fev/09
· votar
Olá, é o seguinte tenho uma PL Shelter Nashivile, só que como não entendo nada, queria saber o seguinte: Os captadores da LP não estão em paralelo com as cordas, eles tem uma certa inclinação e olhando do cap. da ponte é que se nota essa inclinação, só que um amigo tem uma LP de outra marca, só que os cap. dela estão bem paralelos com as cordas e a minha não, é normal pelo marca ou tem algo errado?
|
mum Veterano |
# fev/09
· votar
Guita Ibanez dando uma de Bertola, é só você regular a inclinação com uma chave philips, apertando ou soltando o parafuso para descerou subir o pickup.
|
erico.ascencao Veterano |
# fev/09
· votar
Mauricio Luiz Bertola E aí Bertola! Preciso de uma ajudinha com relação à regulagem do tensor de um violão 12 cordas.
Comprei um 12 cordas na terça. Quando o tirei da caixa na loja, reparei que as cordas estavam frouxas. Afinei e testei um pouquinho na loja. Quando cheguei em casa, percebi que o braço havia arqueado um pouquinho, da primeira casa até a quinta, mais ou menos. Logo conclui que as cordas é que estavam tensionando demais o braço, então deveria ser feito um ajuste no tensor.
Afrouxei todas as cordas e girei o tensor 1/8 de volta (45º) no sentido horário, para fazer o braço ficar reto ou até convexo. Deixei o violão descansando duas horas e reparei que o braço voltou a ficar reto, então afinei o violão. Depois de afinar, percebi novamente que o braço havia arqueado, só que desta vez um pouquinho menos.
Em suma, repeti o processo mais duas vezes, só que nestas vezes girei o tensor 1/4 volta (90º), e deixei o braço descansando com as cordas frouxas por mais tempo. O braço continua um pouquinho arqueado (não tenho como medir, mas olhando a partir do corpo do violão, dá pra ver sem problemas). Em todas estas etapas eu nunca escutei um barulho tipo "creck", que poderia sinalizar que o braço está sendo bastante tensionado.
Há algum problema? Será que o tensor estava (ou ainda está) frouxo? Eu posso continuar a ajustar? Minha idéia é continuar até eu conseguir que o braço fique um pouquinho convexo com as cordas frouxas, para que ao afinar as cordas o braço fique reto.
|
Ant-- Veterano |
# fev/09
· votar
Mauricio Luiz Bertola Fábio Seiji
Amigos, vcs sabem me dizer se os captadores originais da CLP2-s são de Alnico ou se são Cerâmicos?
Existe algum teste que eu possa fazer com multímetro, mesmo que seja apenas para "supor melhor"?
Abçs
|
Ant-- Veterano |
# fev/09
· votar
erico.ascencao
Cara, (vou opinar antes dos mestres) sempre que possível, ajuste o tensor com o instrumento afinado. Afinal é assim que ele vai trabalhar e o tensor está lá para se opor à força exercida pelas cordas. Sugiro que vc afine seu violão, aguarde algum tempo para as cordas "assentarem" e depois comece a ajustar o tensor, sempre aguardando um tempo entre uma ajustada e outra. O ajuste fino final pode demorar até uma semana, mas com excelente resultado. Uma boa referência é pressionar a corda E grave na primeira e última casa e ver no meio do braço, por volta dos traste 7 ou 8 se fica uma folguinha de meio milímetro entre o topo do traste e a parte de baixo da corda. O ideal é ter essa folguinha. Se a folga for muito acima de meio milímetro, o tensor deve ser girado no sentido horário para corrigir. Se a folguinha não existir (a corda estiver encostando nos trastes), o tensor deve ser girado no sentido antihorário.
Espero ter ajudado, enquanto o Bertola e o Seiji não aparecem :)
|
Fábio Seiji Luthier |
# fev/09
· votar
Mauricio Luiz Bertola Já construí guitarra sem "top" e sem escudo. Não tem problema. Mas se ele fizer a colagem do braço até a ponte fica meio ruim pra fazer os canais da fiação, não? E o braço assim sem top eu acho meio feio. Sem top eu acho que seria melhor colar só até abaixo do captador do braço; fazer um furo do encaixe até a cavidade do captador da ponte e um furo do captador da ponte para os controles.
|
Fábio Seiji Luthier |
# fev/09
· votar
Luiz Almeida Mas os canais serão feitos por tras do corpo. Já vi algumas construções assim e deu certo Os canais por trás do corpo eu nunca vi, mas se vc diz que deu certo, tudo bem. Tem alguma foto desse sistema?
.Raphael. Não conheço, sorry.
Guita Ibanez É isso mesmo que o mum explicou.
erico.ascencao Dependendo do tensor o braço pode não ficar convexo nunca. O ideal é vc fazer a verificação da ação do tensor, apertando a corda na primeira e última casa simultaneamente e verificando a altura das cordas em relação aos trastes no meio do braço. Não é nada bom mexer no tensor sem saber se o problema é com ele mesmo.
Ant-- Com multímetro não tem como. Se vc retirar o captador e ver uma barra preta na parte de baixo ele é Cerâmico, se não tiver essa barra, provavelmente é Alnico.
|
# fev/09
· votar
Ant-- Acho que dá merda ajustar o tensor com as cordas afinadas (ou minimamente tensionadas, que seja). Se eu apertar o tensor com as cordas afinadas, a tensão nas cordas vai aumentando, podendo até estourá-las. E convenhamos, R$45 num encordamento D'Addario de 12 cordas não é um preço muito convidativo - isso sem falar no Elixir, R$100!!!
Fábio Seiji Pressionei a 1a. e a 12a. casa e a altura das cordas não estava muito alta. Agora, pressionando a 1a. e a 5a. casa, a altura das cordas está grandinha, o que indica que a curvatura do braço está ocorrendo mais ou menos nesta região.
|
Kamus23 Veterano |
# fev/09
· votar
Fábio Seiji
Cara é o nut do violão, é aquele grandinho que fica depois da no começo da escala...
|
Fábio Seiji Luthier |
# fev/09
· votar
Kamus23 Mas é de osso ou plástico? Isso é normal ter um pequeno estoque com os luthiers. Até este final de semana não vai dar tempo pra eu te enviar um blank e vc levar para o luthier fazer o nut, melhor tentar reformar esse daí, o seu luthier deve saber como.
|
.Raphael. Veterano |
# fev/09
· votar
Bertola ou Seiji Qual desses vale a pena mashall 10w 420 reais ou fender 10w 395 reais? obrigado
|
|
# fev/09
· votar
Kamus23 Não use papel, mas sim um pedaço de folha de alumínio. .Raphael. Não conheço esse amp. Guita Ibanez Sua guitarra está normalíssima. erico.ascencao Aperte-o mais um pouco, lentamente e com muito cuidado. Fábio Seiji Mesmo se o braço chegar até o meio do instrumento, as ligações entre as cavidades podem ser feitas por uma broca longa, especial, de 30cm (ou mais). Eu tenho uma aqui, que eu mesmo fiz. .Raphael. Fender. Mas 10WRMS só serve pra estudo mesmo. Abçs
|
Ant-- Veterano |
# fev/09
· votar
Fábio Seiji Se vc retirar o captador e ver uma barra preta na parte de baixo ele é Cerâmico, se não tiver essa barra, provavelmente é Alnico.
Então o alnico não tem barra nenhuma??? O cap é humbucker, btw.
erico.ascencao Acho que dá merda ajustar o tensor com as cordas afinadas (ou minimamente tensionadas, que seja). Se eu apertar o tensor com as cordas afinadas, a tensão nas cordas vai aumentando, podendo até estourá-las
Nunca vi um ajuste de tensor estourar corda heim. Mesmo em instrumento de 12 cordas, com a maldita sol-prima-cabelinho. Mas se existe o receio, afine 1/2 tom abaixo e depois vá ajustando o tensor e conferindo a afinação. Caso suba muito, alivie a corda um pouco e continue até o braço ficar com uma ação confortável pra vc. Um dica que eu dou é colocar uma flanelinha protegendo as cordas no momento de usar a chave allen. Assim a chave não encosta nas cordas deixando marcas desagradáveis, principalmente na G e na D.
|
|
# fev/09
· votar
Ant-- Esses capts são de AlNiCo, construídos pela Rohs (ou Rohrs). Abç
|
# fev/09
· votar
Mauricio Luiz Bertola Ant-- Fábio Seiji Agora há pouco fui dar uma olhada no braço do violão e vi que está bem menos curvado. Acho que mais 1/8 de volta já resolve. Por via das dúvidas, fui olhar meu violão de 6 só pra ter um parâmetro, e constatei que o braço dele está com uma curvatura quase igual à curvatura do braço do violão de 12 - ou seja, terei que fazer um ajustezinho no tensor do violão de 6 também.
Obrigado pelos conselhos!!
|
Ant-- Veterano |
# fev/09
· votar
Mauricio Luiz Bertola Ant-- Esses capts são de AlNiCo, construídos pela Rohs (ou Rohrs). Abç
Opa, good news, Bertola. Thanks. Sendo assim acho que vou investir somente num cap pra ponte. O que vc acha do hh777? Será forte demais? Gosto de timbre mais comportado, e uso muito a guita limpa. Abç
|
|
# fev/09
· votar
erico.ascencao Atente para o fato de que o braço de violão não pode mesmo ficar totalmente reto, ou seja, a ação das cordas geralmente tem que ser mais alta do que nas guitarras. Abç
|
|
# fev/09
· votar
Ant-- Esse aí é muito forte. Prefira os de AlNiCo, mas com saída alta. Abç
|
# fev/09
· votar
Mauricio Luiz Bertola Atente para o fato de que o braço de violão não pode mesmo ficar totalmente reto Você diz que ele não pode ficar totalmente reto com as cordas afinadas certinho?
|
Strato Tool Veterano |
# fev/09
· votar
Bertola e Seiji
Gostaria de saber como faço para saber se a madeira do braço de um instrumento é de qualidade! Já ouvir dizer que se os veios da madeira são retos a qualidade é melhor.. isto é verdade?
Outra dúvida é quanto ao peso... digamos que eu tenha dois braços feitos em pau marfim... o mais leve será o melhor? Ou isto só significa que o pedaço de madeira foi retirado de uma parte mais externa da árvore??
MUITO OBRIGADO!!
|
|
# fev/09
· votar
erico.ascencao Não, ele pode até estar "reto", mas a ação sempre será mais alta do que na guitarra. Strato Tool O corte adequado para a confecção de um braço é o radial. Essa questão de peso não tem nada à ver. Abçs
|
B4cK5p4c3 Veterano |
# fev/09
· votar
[james_the_bronson] Uma dúvida, meio urgente:
Eu mandei uma Stratocaster americana '69 bem antiga para trocar trastes e regular a parte elétrica. Só que quando foram polir a guitarra, descobriram que ela estava só na tinta e a solução era: Envernizar ou pintar e envernizar...
Só que o preço está tipo: 150 o verniz e 350 a pintura ( 400 se for diferente de branco/bege/preto ). Será que eu consigo mais barato???
Esse verniz é tão diferente de "pegar o verniz e passar no corpo da guitarra"??? [/james_the_bronson]
|
|
# fev/09
· votar
B4cK5p4c3 Cara, eu não comento preços de outrem aqui. Agora atente para o fato de que vc está falando de uma Fender Stratocaster 1969, portanto um instrumento "vintage", o que, de fato encarecerá o trabalho. Abç
|