Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
wiiv1262
Veterano
# fev/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola

e onde esse luthier se localiza?
voce consegue me passar o endereço??ou o telefone??obrigado!
abrço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar

wiiv1262
Ele tem uma página no Orkut, entre em contato por lá.
Abç

wiiv1262
Veterano
# fev/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola

aaa...ok!
vlw cara!!
abrço!

-caue-
Veterano
# fev/09
· votar

por favor Mauricio Luis Bertola ou Fabio Seiji
eu tenho uma Tagima T Zero Modelo Antigo, com Haedstock da Jackson Etc
o floyd dela ta me dando mt dor de cabeça
entao queria saber se daria para colocar uma ponte Fixa nela, visto que ela tem o Back Box?
se sim, me recomende alguma ponte boa para colocar no lugar
e outra pergunta, teria como tirar o Lock Nut pra colocar um normal?
mais outra perguntinha, coloquei a pouco tempo captadores Dimarzio Fast Track 1 e Evolution, sendo o Evolution F Spaced, teria algum problema com ele se colocasse uma ponte fixa na minha guitarra

wiiv1262
Veterano
# fev/09
· votar

Por favor, Muricio Luis Bertola ou Fabio Seiji me ajudem....eu ja cheguei a criar um topico sobre isso mais eu ainda estou com duvidas...eu estou pensando em trocar os captadores da mionha shelter do modelo replica da guitarra 62' da fender...pq os caps dela sao meia boca...bem ruinzinhos...ai eu queria saber qual sest de caps colocar nela pra tirar um blues e um rock desde heavy ate classico...e queria saber tbm se vale a pena...e ela ta meio velha..as ferragens estão todas enferrujadas...menos os trastes eh obvio..e queria saber se vale a pena investir nessa guitarra...queria botar um texas special da fender ou alguma coisa parecida que voces me indicarem porque eu nao conheço quase nada de captadores...mas sera que compensa?

abrço!

LucasGuitarMaster
Veterano
# fev/09
· votar

Eu nao tenho experiencia nenhuma com Floyd Rose, e comecei a tocar faz uns 2 anos só.
é melhor pegar uma Cort Viva Gold II por 850 ou uma Condor CLP2-S por 900?

toco quase todos os estilos, mas prefiro solos de guitarra e base de hard rock.

tambem costumo tocar alguns arranjos 'fingerstyle' de violao na guitarra, pois meu violão é bastante ruim.

abç

Fábio Seiji
Luthier
# fev/09
· votar

-caue-
Todas essas modificações são possíveis, mas em relação à ponte eu acho mais fácil vc travá-la.
A troca do nut é relativamente fácil, mas o locker tem 15 mm de largura e um nut de grafite ou osso tem bem menos do que isso, eu deixaria assim mesmo.
Assim vc não teria problema algum com o captador também.

wiiv1262
Well, tem sets da malagoli (com o alnico blues, tradicional texas e etc) que possuem um excelente custo/benefício.
Procure se informar por esses captadores.

LucasGuitarMaster
São guitarras bem diferentes, se vc puder ir numa loja e testá-las é melhor.
Lembre-se que pontes Floyd genéricas são de baixa qualidade, sendo preferível a troca por uma de melhor marca, então é bom colocar esse íten no valor final da guitarra.

pcesar
Veterano
# fev/09
· votar

Seiji ou Bertola,

help me, please. Tenho uma Condor semi acustica JC503 e quando seleciono o captador do braço ele falha e só funciona se der uma palhetada bem forte nas cordas E e A, e se tocar fraco nessa posição ele volta a falhar. Mas com a chave na posição do meio ele funciona normal. Teria algum capacitor nessa posição?

Obrigado

Fábio Seiji
Luthier
# fev/09
· votar

pcesar
Pode ser problema com a chave (uma vez que mudando a posição o problema para). Pode ser mal contato ou chave ruim.
Para ter certeza só testando mesmo.
Vc tem certeza que com a chave no meio ele para de falhar?
Pq com os 2 captadores ligados ao mesmo tempo pode ser que fique mais difícil de perceber a falha.

pcesar
Veterano
# fev/09
· votar

Seiji,

Obrigado pela resposta. Eu acho que funciona com a chave no meio pq muda o timbre nessa posição. A não ser que tenha algum capacitor que altere o timbre quando mudo a chave. Vou ver se consigo dar uma fuçada nela. é que semi acustica é osso pra abrir a parte elétrica.

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar

wiiv1262
Cara, eu recomendaria a instalação de um trio de captadores Stellfner Neodymiun nessa sua guitarra, e a troca dos potênciômetros por de 500K. Esses captadores são do tipo "stack".
pcesar
Concordo com o Fábio Seiji.
Abç

ka.music
Veterano
# fev/09
· votar

Oi bertola, td bom?

eu estou com a seguinte dúvida:

estou pensando em vender a minha zoom g2 e meu ampli meteoro nitrous drive pro meu amigo por 400 reais..
aí to pensando em pegar um pocket pod (direto dos eua.. mais barato^^)
tipo mais pra estudo mesmo.. e acho q ele eh mais facil de mexer em comparação a g2 ^^ e tbm pq ele serve pra gravações e tem uma qualidade excelente nas simulações e tal...

mas vc acha q vale a pena trocar a pedaleira e o ampli por essa "mini-pedaleira"?? ou talvez seja melhor pegar um ampli (tipo o fender frontman 15r ou behringer gm108)?
o q vc acha q eu deveria fazer?

eu tenho uma strato, um pedal de overdrive nux e um pedal de volume/expressão da boss

eu tentei ligar o pedal nux em linha com a g2.. e naum ficou bom, com o pocket pod será q fica bom?

vlw pela ajuda bertola ;)

daniel_guitar
Veterano
# fev/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bertola tenho um sound traditional texas e minha guitarra como tinha falado tem captadores duncan design o do braço é mais vintage queria um captador com mais saída e mais silencioso vale a pena a troca? eq vou levar a guitarra no luthier no fim dessa semana pra ele dá uma geral nela ai já trocava o captador do braço se valer a pena mesmo

Fugi
Veterano
# fev/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

algum d vcs são de São Paulo? ou conhece algum luthier daqui para indicar?
acabei de comprar minha guita e queria dar uma geral, uma regulagem...
e qto sai pra dar uma revisada assim? qto é um preço justo?
Abç

-caue-
Veterano
# fev/09
· votar

Fábio Seiji
Todas essas modificações são possíveis, mas em relação à ponte eu acho mais fácil vc travá-la.
A troca do nut é relativamente fácil, mas o locker tem 15 mm de largura e um nut de grafite ou osso tem bem menos do que isso, eu deixaria assim mesmo.
Assim vc não teria problema algum com o captador também.

eu sei esse negosio de trava o floyd, mas eu queria retira-lo pra n ter mais tanto trablho pra trocars cordas, qndo estorar uma cordas poder colocar uma outra individual sem problemas
entao eh possivel sim retira-lo?
e qnto ao captador?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar

ka.music
Cara, eu sempre recomendo que a pessoa tenha um amp, mesmo pequeno.
daniel_guitar
Que guitarra é?
Fugi
Cara, eu já deu uma dica dessas acima. Nunca pergunte preços de serviços aqui´, nós nunca responderemos isso.
-caue-
Cara, então não vai dar, pois para se fechar a cavidade de uma guitarra com ponte tipo "Floyd" é preciso uma grande intervenção. Venda sua guitarra e compre outra.
Abç

daniel_guitar
Veterano
# fev/09 · Editado por: daniel_guitar
· votar

Mauricio Luiz Bertola
samick greg bernett limited series (é meio q um protótipo na internet nunca vi uma igual a minha tem ums modelos parecidos mas nunca natural com head invertido e so o S) corpo em ash,o cap q tá nela e esse http://www.seymourduncan.com/products/duncan-designed/progressive-2/sc 101/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar

daniel_guitar
Cara, eu não conheço essa guitarra.
Vc quer trocar qual captador?
Abç

daniel_guitar
Veterano
# fev/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
o sc101 da duncan design pelo traditional texas da malagoli

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

daniel_guitar
Pois é, acho que vc vai ter mais "ganho" sim.
Atente para o fato de que esse Duncan Design é de AlNiCo V, e o Traditional é cerâmico. Vc deve conferir se os outros capts de sua guitarra também são de Alnico, pois alguns técnicos relatam que, ao se colocar capts de alnico junto aos cerâmicos, os 1ºs desmagnetizam. Eu nunca constatei isso...
Abç

daniel_guitar
Veterano
# fev/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
vou me informar melhor então sobre o captador da ponte mas deve ser o hb-101 q é tipo 59´em alnico acho q vou esperar então

Ceifador_Sinistro
Veterano
# fev/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Tenho uma Strato Memphis by Tagima e quando mudo a afinação de STANDARD para DÓ ( e vice-versa) ela não segura a afinação, leva alguns dias para estabilizar. Já na Strato Squier by Fender de um amigo essa mudança é tranquila.

1- Como posso arrumar isso??
2- Essa mudança constante de afinação prejudica a guitarra?? Deve ser evitada??
3- Devo ter duas guitarras uma em DÓ e a outra em MI??

grato

ka.music
Veterano
# fev/09
· votar

hum, e entao qual ampli vc me recomenda de até 400 reais? pode ser de 15w mesmo, o que eu quero é qualidade =)

vlw

Eddie Van Hallen
Veterano
# fev/09
· votar

ae galera
to com um probleminha
é melhor voces verem nesse topico aqui:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/203818/p0#5816220

valeu

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar

Ceifador_Sinistro
Cara, isso tem à ver com a maneira errada como vc está colocando a corda, que deve ser laceada na haste, ter poucas voltas e vc deve puxer depois de afinar e refazer esse procedimento até a afinação estabilizar, ademais vc tem que apertar os parafusos das tarrachas.
Sim vc deve evitar isso. Sim, o ideal é ter duas guitarras.
ka.music
Um Fender seria bom.
Abçs

ka.music
Veterano
# fev/09
· votar

hum.. mas eu vi comentarios q o fender eh abelhudo =/

eu to pensando mais no behringer gm108..

e eu vi um vox pathfinder 15w.. por 400 reais! nossa.. um vox eh td de bom neh? o problema eh q esse naum tem "output" pra eu por fones de ouvido.. ou fazer uma pequena gravação

ai eu to na duvida.. ate pq o vox eh usado.. e o behringer eu pegaria novo e com garantia

naum precisa ser um ampli com distorção boa.. pq eu vou usar meu pedal ao inves da distorção do ampli..

então, qual vc recomenda?

vlw ai ;)

Ceifador_Sinistro
Veterano
# fev/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Eu ja tinha lido em outros topicos essas dicas suas e fiz na minha. As cordas tem poucas voltas e mesmo puxando e afinando varias vezes ela demora demais a estabilizar.

Cada tarraxa tem 2 parafusos direto na madeira, são eles que eu devo apertar?
Será que é falta de regulagem no braço ou ponte? Qual a melhor corda pra ela 0.11 0.10??

Eu nunca mandei num luthier e sei que vc recomenda muito isso. Pode me indicar algum em Curitiba??

Aproveitando ..

vou trocar o NUT qual o melhor material?
e vou por P'90 (ainda não sei se ponho 3 ou 2) pode indicar alguma marca ou vale a pena encomendar gibsons e afins do paraguai tendo em vista que o preço eh bem reduzido??

quanta coisa rss
desde jah agradeço a paciencia
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar

ka.music
hum.. mas eu vi comentarios q o fender eh abelhudo =/
Isso não procede cara!
Verifique também o Condor GX35. Fiz um "review" desse amp.
Ceifador_Sinistro
Cara, tire uma foto dessa tarracha e poste aqui.....
Será que é falta de regulagem no braço ou ponte?
Pode ser.
Não conheço nenhum luthier em Curitiba, mas outros foristas poderão te indicar.
Se a sua guitarra for do tipo Strato, recomendo cordas 0.10, se for do tipo Gibson (LP, SG), 0.11.
Os materiais ideais para a pestana são osso, latão e fibra de carbono.
Quanto à capts P90, confira nesse site:
http://store.guitarfetish.com/humbuckers.html
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# fev/09
· votar

-caue-
eu sei esse negosio de trava o floyd, mas eu queria retira-lo pra n ter mais tanto trablho pra trocars cordas, qndo estorar uma cordas poder colocar uma outra individual sem problemas
entao eh possivel sim retira-lo?
e qnto ao captador?

Travando a Floyd vc vai ter uma ponte fixa, podendo trocar as cordas de forma muito simples; se estourar uma corda, se a ponte estiver bem travada ela não vai se mexer, então vc não perde a afinação.
Como eu falei, apenas travando a ponte vc pode manter todos os captadores sem problema.
Esse procedimento é eficiente e o mais simples e barato que vc pode querer.
Se vc puder investir um pouco, compre um tremol-no que vc vai poder manter as características de uma floyd e uma ponte fixa apenas apertando um parafusinho (na mão mesmo), valorizando o instrumento.

Faca na Caveira
Veterano
# fev/09
· votar

Olá Mauricio Luiz Bertola, Fábio Seiji e amigos do fcc, preciso da ajuda de vcs.

Estou querendo construir um hardcase pra minha flying v. Nunca me meti a fazer algo do tipo, minha única experiência parecida foi quando eu fiz este pedalboard pros meus pedais. Porém, um case pra guitarra é um projeto bem mais audacioso, e por isso, gostaria de contar com o apoio de vcs.

Fábio Seiji
Pesquisando pelo fórum, vi este seu post, porém vc não se aprofundou no assunto e eu fiquei curioso e com vontade de fazer um. Vc podia dar mais detalhes? Pelo que eu já analisei por aqui, acho que em um case de flying v existe 1 fato contra e 1 fato a favor:

A favor: bem, uma flying v é toda reta, facilita a montagem da caixa no formato exato da guitarra. Não é como as guitarras mais anatômicas, que tem as partes mais arredondadas onde a madeira precisaria ser dobrada.

Contra: Não estou conseguindo idealizar a colocação das dobradiças. Fazendo um case no formato da flying v e colocando uma dobradiça na lateral "afunilada" do corpo e outro no headstock, acredito que, como o case não teria formas arredondadas, ao abrir, fazendo uma projeção do movimento da tampa, a dobradiça será forçada e o case não abriria. Existe alguma maneira de fazer isso sem precisar arredondar? No meu caso, seria melhor fazer um case retangular (tipo de teclado), apesar de ser mais caro pra fazer, mais pesado e mais espaçoso?

Gostaria de ter sugestões de vcs a respeito. Assim que tiver tudo em mente, estarei postando aqui uma imagem do projeto pra vcs darem uma olhada. Já postei um tutorial da montagem do meu pedalboard, prometo que ao montar o case, não medirei esforços novamente pra fazer um novo tutorial pra galera, mais bacana ainda.

Obrigado!