Autor |
Mensagem |
SpectrosGuitarman Veterano |
# fev/09
· votar
senhores mestre da guitarra, eu possuo uma eagle STS da qual nao vou me separar. Gosto do efeito de alavancadas e li em algum lugar que a ponte de 2 pivôs funciona muito bem para esse tipo de coisa qundo se trata de strato. Sendo assim, a wilkson de 50 conto que tem no site do edmhar lughi é uma boa ou vai me fazer passar raiva?
ja troquei as tarrachas e pretendo colocar um nut de latão junto com a ponte
Se a ponte for uma bosta, por favor me indiquem uma, não aguendo mais essa standar. Não penso em colocar floyd rose nessa guita, então teria que ser a 2 pivos mesmo
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# fev/09
· votar
SpectrosGuitarman Sim, é uma boa. Abç
|
Fábio Seiji Luthier |
# fev/09 · Editado por: Fábio Seiji
· votar
Faca na Caveira Nossa, vc tá deixando de lado o mais óbvio. Vc pode fazer a parte interna com o formato do corpo para encaixar justo e deixar a parte externa em formato de triângulo, assim vc alinha as dobradiças e o case não fica tão pesado como numa mala (fica meio termo). O problema é que alguns materiais acabam ficando caro se comprar no varejo, mas vc pode fazer a caixa em compensado de 5 ou 6mm, fundo e tampa no formato do triângulo, as laterais acompanhando o formato, colando e grampeando para ficar no formato. Arredondar os cantos com lixa, lima ou grosa. Cortar a tampa (nessa etapa vai precisar de alguma máquina, pode ser uma tupia rebordeadeira ou serra circular)
Colar o courvin (é bom usar um soprador térmico para esticar) nas tampas (parte externa) puxando um pouco para as laterais, depois colar uma faixa na lateral, puxando e colando as sobras para parte interna. fazer a parte interna com isopor (pode fazer em várias camadas coladas)
Bom, até aí já tem bastante trabalho, se vc chegar nesse ponto eu continuo depois.
|
Faca na Caveira Veterano |
# fev/09
· votar
Fábio Seiji Nossa, deixei de lado o mais óbvio mesmo rsrsrs O ser humano é incrível, tende sempre a complicar as coisas, valeu pela idéia cara, vou fazer assim mesmo.
Estou começando a vetorizar o projeto e assim que tiver uma imagem mais completa, eu posto pra vc dar uma olhada, ok? Mas pra eu completar esse esboço, gostaria muito de ter uma idéia de quantos centímetros eu deveria colocar de diferença entre a guitarra e o case... Tipo, na flying v, a distância entre as pontas do V é de 43cm, a altura dela (exatamente em pé) é 113cm... Um case com uma base de 48cm e 118 de altura tá bom? E quantos milímetros teria cada camada? A de madeira, como vc mesmo sugeriu 0,5mm, dos 2 lados dá 1 cm. Mas e de isopor e outros revestimentos internos, dá muita coisa? Então, qual seria a largura ideal? E espessura?
Estou pensando em não revestir em courvin, primeiro pra baratear o custo, segundo pra facilitar o trabalho e terceiro pq futuramente tenho a intenção de passar seladora, fazer alguma arte diferente com tinta, pichar o case, sei lá, ainda vou ver. O courvin tem alguma utilidade que não seja a estética?
E outra coisa, será q no lugar q eu comprar o compensado, o pessoal já não serra pra mim na medida? Tem gente q trabalha assim? E se não tiver, num dá pra fazer a medida no serrote não?
Desculpa o tanto de perguntas... Valeu pela força, camarada!!!
|
Acoustico Veterano |
# fev/09
· votar
Entom, queria fazer uma pergunta aqui pros mestres da luthieria do FCC xD Queria saber, eu tenho uma strato aqui que ta regulada com cordas .009, se eu quiser colocar .010 ou .011 como que eu faço pra regular ela para o braço não empenar? Valeu ae!
|
Fábio Seiji Luthier |
# fev/09
· votar
Faca na Caveira Depende da espessura do isopor que vc pretende usar (10, 15 ou 20mm), a pelúcia vc pode ignorar a espessura. Assim vc determina qual a espessura do isopor para as paredes, fundo e tampo (tudo interno). Pegue uma folha grande, pode se rolo de craft ou manilha, desenhe o contorno da guitarra, coloque calços de isopor debaixo do corpo até que o headstock desencoste da base (mesa ou chão), assim vc vai ter idéia da altura (espessura) que o case vai ter (compensado da base+isopor de base+calço de isopor para o corpo+guitarra+isopor para apoio das cordas+isopor para base da tampa+compensado da tampa). Com esse desenho vc também pode planejar o formato externo (alinhar dobradiças) e o interno (aproveitar alguns espaços entre a guitarra e a parede do case para colocar "primeiros socorros" e até embaixo do apoio do braço). O Courvin além de proteger o compensado e melhorar o visual ele melhora a resistência (pouca coisa, mas é importante, principalmente nas curvas) das emendas do compensado. Vc pode substituir por um tecido grosso ou algo parecido. Tem lugar que corta o compensado com máquina, porém vc vai ter que planejar previamente os cortes e geralmente só fazem cortes retos. Se vc tiver uma serra tico-tico já resolve, pq vc pode cortar utilizando uma guia lateral para o corte sair reto. Com serrote dá mais trabalho mas também é possível, desde que vc tenha uma boa habilidade, pq o compensado fino lasca bastante. Se vc postar o desenho fica mais fácil para eu explicar também.
Acoustico Faça uma busca sobre regulagens que vc vai encontrar bastante material, mas leia atentamente as orientações antes de ir metendo a mão na massa, OK! procure: Regulagem geral Regulagem do tensor Regulagem de oitavas
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# fev/09
· votar
Acoustico Leve-a a seu luthier, que vai fazer os procedimentos que o Fábio Seiji citou acima. Abç
|
FelipeMassa Veterano |
# fev/09
· votar
Fábio Seiji Mauricio Luiz Bertola
Geralmente qual a frequência para nivelar trastes em uma guitarra usada diariamente?
valeu!
|
RhenanSantos Veterano |
# fev/09
· votar
Oi. :)
Eu tenho uma Squier California Strato, e agora que eu comecei a explorar mais o tremolo dela, comecei a ter dores de cabeça com a afinação.
Então, uso o mesmo "dormente", e não tenho a intenção de usar ponte flutuante...
O tremolo Wilkinson de dois pivos, que eu vi no site do Edmar Luighi, de cinquenta conto, já resolveria o problema? Ou seria melhor eu colocar um jogo de tarraxas com trava?
Abç
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# fev/09
· votar
FelipeMassa Quando eles começarem a apresentar mossas. RhenanSantos Cara, experimente colocar molas novas e de qualidade comprovada, lubrificar os sulcos da pestana com grafite em pó, lubrificar as "borboletinhas abaixa-cordas" com vaselina sólida, e lacear as cordas nas tarrachas, com poucas voltas e puxando bem depois de afinar, tantas vezes até a afinação se estabilizar, bem como apertar todos os parafusos e porcas das mesmas. Abçs
|
Ceifador_Sinistro Veterano |
# fev/09
· votar
Mauricio Luiz Bertola
as tarraxas são essas, mas já estou pensando em trocá-las mesmo. Só não sei a marca ainda, pois não pretendo gastar muito tendo em vista o nivel da guitarra.
http://user.img.todaoferta.uol.com.br/U/S/NA/BBG0OG/bigPhoto_0.jpg
Quanto aos P'90s estou pensano em colocar 3 (ponte, meio, braço) pois quero explorar bem o som, se possivel com chaves individuais para poder combinar todos. O que vc acha?
É uma boa mudar os potenciometros para 500k? o que muda com os P'90? Mais uma coisa, é muito necessario trocar a ponte, pois não tive problema com ela?
Muito obrigado pelas suas dicas, com todas as que já garimpei dá pra fazer um livreto rss
grande abrassu
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# fev/09
· votar
Ceifador_Sinistro Cara, jogue essas tarrachas fora já! Simplesmente não prestam! Eu tenho um monte dessas porcarias em minha oficina que os clientes trocam e deixam aqui fazendo peso! Compre essas aqui: http://store.guitarfetish.com/wiklstnitusi.html Sim, vc pode utilizar os capts P90 em sua Strato, mas terá que comprar outro escudo, com espaço para 2 Hb's e cortar mais um. Para os P90 da GFS que lhe indiquei, os pots mantem-se de 250K e vc pode instalar 3 chavinhas "mini-toggle switch" para ligar e desligar cada um deles, no que resultará uma enorme variedade de timbres. Se vc não usa alavanca não precisa trocar, basta bloqueá-la. Abç
|
seek n destroy Veterano |
# fev/09
· votar
Tow comprando uma guitarra com corpo em Agathis,o qual não vou poder testá-la :/
Queria saber sobre essa madeira.. se ela é boa ou não;
Também gostaria de saber sobre a qualidade dos captadores EMG-HZ
Agradeço desde já :]
|
Luiz Almeida Veterano |
# fev/09 · Editado por: Luiz Almeida
· votar
Mauricio Luiz Bertola Fábio Seiji
Beleza caras? É o seguinte, estou para encomendar uma guitarra num luthier e aqui vão as especificações: - Corpo em Freijó estilo "misturado" Les Paul Double Cutaway com PRS Santana. - Braço em Freijó, colado ou inteiriço, talves colado até a ponte. - Escala em Rosewood. Com raio 14. Trastes Médio Jumbo, talves Jumbo. - Tarraxas Gotoh com trava. - Ponte com "String on Board", as cordas passando pelo corpo. - Captador (somente na ponte) Stellfner Swinger Soft, com sistema push-pull. - Encordoamento 0,11.
Pergunta: Esta configuração está de acordo com a construção de uma guitarra? Tem algo a mais? Com exeção do captador do braço, falta algo? Gosto de um som mais agudo, mas não quero uma Strato ou Tele. Obrigado.
|
Fábio Seiji Luthier |
# fev/09
· votar
seek n destroy Agathis é uma madeira nada especial, mas até que é bacana para corpos. Melhor do que mdf ou compensado. Os EMG-HZ é a linha passiva da EMG, são bons captadores.
Luiz Almeida O top também vai ser em freijó?
|
seek n destroy Veterano |
# fev/09 · Editado por: seek n destroy
· votar
Fábio Seiji
Então cara..eu tow meio inseguro com isso da madeira, se o timbre é 'embolado' e tal.
Olha essas são as especificações dela.. LTD EX-260
# Set-Neck # 24.75" Scale # Agathis Body # Maple Neck # Rosewood Fingerboard # 42mm Standard Nut # Thin U Neck Contour # 22 XJ Frets # Black Nickel Hardware # ESP Tuners # TOM Bridge & Tail # EMG-HZ (B&N) p.u. w/ Push-Pull Coil Tap on Tone Control
Se você pudesse me dizer se é uma boa escolha ou não eu ficaria agradecido..eh que eu sou meio iniciante e tals. tow pagando U$370
Obrigado :]
|
Fábio Seiji Luthier |
# fev/09
· votar
seek n destroy Apesar de achar o acabamento ruim eu gosto da construção das LTD. Quanto ao timbre embolado, depende de muitas outras coisas além da madeira do corpo pra deixar assim. Eu gosto bastante dos EMG's e prefiro os ativos, mas os HZ são bons também (tanto que nem são muito mais baratos). Precisa verificar o modelo dos captadores. Se vc gosta de braço fino essa me parece uma boa pedida.
|
wiiv1262 Veterano |
# fev/09 · Editado por: wiiv1262
· votar
Fábio Seiji
Eu tenho uma shelter aqui replica da fender de 62'...eu queria fazer uma modificaçoes nela pois o braço dela para mim é maravilhoso e a madeira muito boa...pesa uns 5kg...eu queria trocar os captadore por um fender texas special, trocar o nut por um de osso, o escudo, a chave seletora, a ponte, as tarraxas...e eu espero que fique com um puta som!voce acha que vale à pena?
Obrigado! Abrço!
|
Luiz Almeida Veterano |
# fev/09
· votar
Fábio Seiji O top também vai ser em freijó? Não estou pensando em fazer com top. Você indicaria fazer com top? O braço será em "C", estilo das Prestige, só que um pouco mais "grosso". Estou esperano ele terminar uma Les Paul para ver como vai ficar esse braço. O captador será colocado com moldura. A ponte será "Tune-O-Matic" (???). Obrigado.
|
Fábio Seiji Luthier |
# fev/09
· votar
wiiv1262 Eu acho que sim, mas a melhor pessoa pra responder essa questão é você mesmo.
Luiz Almeida Se não tiver ponte fica complicado de fazer os canais para passar a fiação dos captadores, à não ser que coloque escudo.
|
Bombastik Veterano |
# fev/09
· votar
Fábio Seiji Mauricio Luiz Bertola
uma pergunta aos mestres.
tenho algumas guitarras aqui, com configuração Humbucker-Humbucker e controles individuais de volume. nas guitarras originais de fábrica (em que nada foi mexido), o switch na posição do meio me permite dosar perfeitamente a mistura entre os dois captadores.
no entanto, nas guitarras em que troquei a captação (guitas coreanas) essa "mistura" não acontece, parece que o switch só seleciona um ou outro separadamente, nunca os dois juntos. na posição do meio, ele fica meio "falhado", preciso ficar dando uns toques na chave pra acionar ambos e mesmo assim, às vezes não funciona.
refiz a solda várias vezes e não melhora, o que pode ser isso?
|
Fábio Seiji Luthier |
# fev/09
· votar
Bombastik Deve ser defeito na chave; experimente trocá-la
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# fev/09
· votar
Luiz Almeida Cara, eu não recomendo o braço confeccionado em freijó. Essa madeira não tem resistência estrutural para isso, use pau-marfim ou tauarí-branco. Já construí guitarra sem "top" e sem escudo. Não tem problema. Abç
|
Ceifador_Sinistro Veterano |
# fev/09
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Fala Mestre!!
depois de tirar as dúvida com você o UPGRADE ficou assim:
MEMPHIS MG32 by Tagima
Tarraxas Wilkinson Fender-Style Nickel Tuners
Nut Osso, latão, fibra de carbono
Cordas 0.10
Cap's P'90s .. ponte, meio, braço (Qual uso no meio, ponte ou braço? Muda algo na eletrica?)
Chave 3 Mini-Toggle Switch
Ponte Somente bloqueá-la
Knobs Chicken-Head ... não entendo muito de compras pela internet, como funciona a compra através desse site? Chega em quanto tempo? Será que pelo e-bay consigo comprar os caps e tarraxas por um valor mais baixo ainda??
mais uma vez muito obrigado por toda a ajuda mestre abçs
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# fev/09
· votar
Ceifador_Sinistro O captador do meio terá que ter a polaridade invertida (seu luthier saberá como fazê-lo). Acho knobs "chicken-heads" muito legais para amps e pedais, mas não para guitarra, pois além de ficar feiom eles são incômodos e qualquer toquinho neles, o pot irá mexer. Nesse site vc compra com Cartão de crédito internacional. Vc pode até procurar pelo E-Bay, mas no site da GuitarFetish vem tudo junto numa boa e o preço é muito bom. Abç
|
Ceifador_Sinistro Veterano |
# fev/09
· votar
Mauricio Luiz Bertola
tanto faz o do meio NECK ou BRIDGE contanto que inverta a polaridade??
abrassu
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# fev/09
· votar
Ceifador_Sinistro Exato. Algumas fábricas já enviam captadores do meio (geralmente single-coils) com a polaridade invertida, exatamente para haver o cancelamento de fase quando se liga o meio junto com outro. O capt da ponte tem que ter a maior saída. Abç
|
Ceifador_Sinistro Veterano |
# fev/09
· votar
Mauricio Luiz Bertola
realmente no e-bay está mais barato mestre, mas como sou novato nisso de compra pela net vou pesquisar mais. Dá uma olhada ..
http://shop.ebay.com/items/__gfs-90_W0QQ_frsZ1QQ_trksidZp3286Q2ec0Q2em 359
teh mais
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# fev/09
· votar
Ceifador_Sinistro Ok! Abç
|
XANDOCAGUITAR Veterano |
# fev/09
· votar
bertola vou começar a me aventurar a fazer pedais ;vou começar pelo fuzz é claro, mas gostaria oce me tirasse uma duvida. ligar os diodos em serie é colocá-los todos com o anel na mesma posição( pra cima ou pra baixo) , em paraleol seria um pra cima outro pra baixo.
depois posto o resultado do pedal, abração fica com Deus. God Bless you
|