Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# jan/09
· votar


Thiago.SG
Vou postar lá no seu tópico sobre o captador ok?
Abs

FelipeMassa
Veterano
# jan/09
· votar


Bertola,

Tenho uma ibanez RG com chave de 5 posições , 1 botão de volume e 1 de tone. A guitarra tem dois captadores duplos e um single no meio. Como faço para ligar apenas os dois captadores duplos ? eu quero desligar o single. é possível fazer isso com a chave de 5 posições?

O diagrama da guitarra é exatamente esse, tenho dois dimarzios duplos (paf pro e fred).

[img=http://img178.imageshack.us/img178/5137/pickupwirety0.th.gif]

valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


FelipeMassa
Sim, basta "dessoldar" o fio + dele do borne da chave, e ligar o fio + do capts do braço (ou da ponte) do borne dele para esse (fazendo um "jumper"), isso evitaré que a posição do meio fique "muda".
Abç

FelipeMassa
Veterano
# jan/09
· votar


Sim, basta "dessoldar" o fio + dele do borne da chave, e ligar o fio + do capts do braço (ou da ponte) do borne dele para esse (fazendo um "jumper"), isso evitaré que a posição do meio fique "muda".

obrigado! vou fazer isso.

abs

FelipeMassa
Veterano
# jan/09
· votar


Bertola,

Eu desliguei o do meio, mas não fiz esse jumper. O som do captador da ponte ficou mais fraco do que o do braço, parece que ficou single..

abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


FelipeMassa
Refaça a ligação do capt da ponte.
Ele tem 4 fios?
Abç

gusbalduco
Veterano
# jan/09
· votar


Olá Bertola e Seiji. Eu peguei numa troca um Jazz Bass Mexicano, e ele vem com os captadores da Shadow (EUA) com um Pré da Shadow tbm. No caso, a pessoa vai me mandar junto os captadores originais tbm.

Gostaria de saber se são bons esses captadores/Pré da Shadow, realmente melhores q o original.

Outra coisa, os captadores da Cabreira pra Jazz Bass, são melhores q esses Shadows? E em relação aos Fenders americanos, como se saem? Toco mais Hard Rock/ Hard Heavy...

Um abraço e muito obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


gusbalduco
Cara, esses Shadows são tão bons, ou melhores que os originais do Fender mexicano.
Abç

gusbalduco
Veterano
# jan/09
· votar


Sem querer abusar, mas vc conhece esse Circuito Ativo Condor BEQ05CR para Contra Baixo com 5 Potenciômetros? Presta?

Vale o q tão pedindo? https://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto-54103-5051-Circuito_A tivo_Condor_BEQ05CR_para_Contra_Baixo_com_5_Potenciometros

Obrigado por tudo Bertola.

FelipeMassa
Veterano
# jan/09 · Editado por: FelipeMassa
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Refaça a ligação do capt da ponte.
Ele tem 4 fios?


O captador é um dimarzio fred e um paf pro , tem 5 fios: vermelho, preto, branco, verde e cinza (sem cor).

Poderia me mostrar no diagrama como seria a ligação dos fios? tipo assim, no 1 é o vermelho da ponte, no 2 o vermelho do braço, no 8 o preto e branco etc..

minha chave seletora de 5 posições é assim (sequencial):

[1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8]

são 8 contatos, eu tentei experimentar ligar algumas combinações, sempre com o preto e branco junto e o vermelho separado, o som ficou meio fraco, parece um single na ponte, mas o do braço ficou legal.

agradeço a ajuda!

abs

FelipeMassa
Veterano
# jan/09
· votar


A chave seletora fica assim

[1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8]

Braço <-----------> ponte

Winterstorm
Veterano
# jan/09
· votar


e aew gnt . eu so novo aki , queria fazer umas perguntas .

eu toko violao a 2 anos e qro compra minha primeira guita.
sendo q eu curto muito as Les Paul . mas n tenho tanta $$$ assim.

1.q modelo (BOA ,ou quase isso) vc me recomendam (mesmo nao sendo uma LP) ?

2. O que me dizem da Shelter Les Paul Nashville ?

3.alguem por favor poderia me explicar essa historia d achave seletora dos captadores (estou aprendendo sobre guita,so entendo de violino :P )

4.minha maior curiosidade eh saber a difrença/como funciona a parte elétrica da guita, tipo a diferença entre guitas com chave seletora e alavanca .

alguem poderia me dar uma aulinha rapida,se n for pedir demais ?

abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


FelipeMassa
Nos sites da Stewart MacDonalds e da Seymour Duncan tem esses esquemas.
Winterstorm
Cara, a LP de melhor custo-benefício no mercado atual é a Shelter Nashville. Leia o "review" que fiz desse instrumento.
Quanto a parte elétrica, use a busca pois há inúmeros tópicos sobre isso no fórum.
Abçs

FelipeMassa
Veterano
# jan/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu acessei o site da seymour duncan, só que a chave seletora é diferente da minha, a minha chave seletora é sequencial, tem 8 contatos. Eu Fiquei na dúvida onde é o começo e o fim da chave :) rsrsrs.

nesse esquema abaixo não é possível mostrar em cada número qual fio é soldado? exemplo:

chave seletora..

cap da Ponte
[1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8]
V PB

V= fio vermelho
PB = preto e branco junto

cap do braço
[1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8]
V PB

V= fio vermelho
PB = preto e branco junto

-------------------------------------
Botão de volume

[1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8]
B

B = ligação com o botão de volume

-----------------------------------------

Cap da ponte

Fio verde e cinza no botão de volume etc..

FelipeMassa
Veterano
# jan/09
· votar


Ontem eu tentei algumas posições e funcionou somente 3 posições da chave, duas ficaram desligadas, mas eu não tenho certeza se o som ficou muito forte do captador da ponte, o do braço ficou perfeito com volume e output mais alto.

abs

Fábio Seiji
Luthier
# jan/09 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


FelipeMassa
Faça o seguinte:
Solde 3 jumpers: 2-3, 4-5, 6-7
Solde o vermelho do braço no 2 ou 3
Solde o vermelho da ponte no 6 ou 7
1 e 8 sem soldar nada
4 ou 5 para os potenciômetros de vol e tone (terminal esquerdo do vol e direito do tone, olhando pela traseira)
Terminal direito do vol para o terra, junto com a carcaça.
Terminal central do vol para o vivo (hot) do jack
Terminal central do tone para um capacitor de 47nF e o outro terminal desse capacitor para o terra, assim como a carcaça do tone.

junte o branco e preto de cada captador e isole
Junte o verde e o cinza com todos os outros pontos de terra (terra do jack, aterramento da ponte, blindagem, carcaça dos pots, carcaça da chave, capacitor e terminal direito do vol)

Assim a posição das pontas vão selecionar cara captador individualmente e as outras posições centrais vão selecionar ambos.

obs: verifique se não tem resto de solda curto-circuitando os terminais da chave.

FelipeMassa
Veterano
# jan/09 · Editado por: FelipeMassa
· votar


Fábio Seiji

valeu! vou tentar fazer isso!

obrigado pela paciencia para me explicar! o jumper é um fio simples para conduzir de uma posição à outra, ne? eu preciso comprar esse fio, eu acho que não tenho nenhuma sobra.

abs

Jaguar_Paw
Veterano
# jan/09
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

Ganhei uma guitarra há pouco tempo e no fim de semana que vem ela vai pra regulagem.Então,gostaria de saber o que regular na guitarra.

Tenho uma segunda pergunta: para ajustar os potenciometros para 500k?

Abç.

Rafa_XD
Veterano
# jan/09
· votar


Fábio Seiji
Realmente Seiji, acho que ninguém por aqui tem. rsrsrs
Tem como confeccionar um escudo branco perolado para minha tagima 735? Saberia de alguém?
Abraços!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


Jaguar_Paw
Seu luthier vai trabalhar no ajuste de tensor, de ação e de entonação, se houver necessidade rebaterá alguns trastes. Potenciômetros não se "ajustam" para 500K, ou eles tem essa mesuração ou não tem.
Abç

Jaguar_Paw
Veterano
# jan/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Pedirei à ele que abaixe as cordas o máximo possível,e isso vai diminuir o sustain da guitarra ( que já não é bom).Então gostaria de saber o que pode ser feito para compensar essa perda no sustain.


Potenciômetros não se "ajustam" para 500K, ou eles tem essa mesuração ou não tem.


Ok.

Abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


Jaguar_Paw
Porque iría diminuir a sustentação?
Isso não procede. Existe um limite de ação para cada tipo de guitarra e radiano de escala, e ele deve ser respeitado.
Se sua guitarra está com pouca sustentação (ou vc acha isso), algumas coisas podem ajudar: Nunca usar calibres abaixo de 0.10, colocar capts melhores, ter um bom amp e melhorar sua execução. Usar pedais Compressor/Sustainer, só em último caso, pois os mesmos diminuem a dinâmica do instrumento e são geradores de chiados.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# jan/09
· votar


Rafa_XD
Teria se alguém tivesse a placa perolada, se o Edmar e o Ivan não tem a chance é muito pequena, pq geralmente eles são os que conseguem comprar quando chega na distribuidora.
Em último caso vc pode comprar daqui:
http://www.stewmac.com/shop/Pickguards.html

rickymaster
Veterano
# jan/09
· votar


...

rickymaster
Veterano
# jan/09
· votar


Luthiers....


Gostaria de saber uma coisa simples, eu tenho uma Dolphin Les Paul...exatamente igual as shelter, e assim, ela eh modelo standard, e estou realizando algumas modificações...surgiu uma oportunidade de troca das molduras de captadores por molduras de uma epiphone LP custom... gostaria de saber de voces qe jah devem conhecer as medidas das molduras...se elas iram caber na minha Dolphin...


Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


rickymaster
Em princípio sim, mas é melhor medir por precaução.
Abç

Diino
Veterano
# jan/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

cara qual o nome/modelo daqueles baixos que tem espelho redondo, tipo um ovo da páscoa?

que nem esse:
http://www.vkings.com.br/loja/Imagens/Produtos/FT--baixo-Michael-music -man.gif

abç!

augustoccm
Veterano
# jan/09
· votar


Bom dia, pessoal eu to pensando em comprar um SD 59 no ML mas o vendedor está dizendo que o luthier dele quando retirou o cap. da guitarra cortou o fio na base do captador(deixou 1,5 cm apenas). Com tão pouco fio da para instalar esse cap no braço de uma les paul sem prejudicar o som por causa do prolongamento que terá que ser soldado?

Obrigado.

Fábio Seiji
Luthier
# jan/09
· votar


Diino
http://www.music-man.com/instruments/

augustoccm
Nossa, pq será que ele fez isso??
Vc pode soldar um cabo coaxial (se for 4 condutores use cabo com 4 vias + malha) para extender o cabo do captador, use spaguete termo retrátil (fino) para isolar cada fio soldado e um mais grosso para juntar tudo.

augustoccm
Veterano
# jan/09
· votar


Fábio Seiji

Eu estou pensando que esse cap pode estar com defeito (queimado - existe isso?) porque se o cara é luthier ele deve saber o trabalho que vai dar para soldar esses fios.
Outra coisa, o valor ta baixo ( R$ 170,00).

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-88622018-captador-humbucker-sey mour-duncan-59-model-_JM

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III