Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Adonak
Veterano
# set/09 · Editado por: Adonak
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Qual a altura media das cordas de guitarra da 8ª até a 12ª casa? Aqui eu regulei a ponte para parar de trastejar, pois mandei trocar as tarraxas e as cordas e ficou trastejando um pouco, ai regulei e ficou com 0,4 mm, na mizona e 0,2 mm na mizinha (ambos na 12ª casa). Está muito alto?

thanatos
Veterano
# set/09
· votar


Cansei (e MTO) do timbre estalado da minha samick strato, malditos captadores de fábrica...daí penso em colocar um humbucker barato na ponte dela.
Olhei no site dos sound/malagoli e achei esse Traditional HB PRO interessante, mas pelo fato da guitarra ser de compensado, compensa (desculpem o trocadilho...) a troca? Ou poderia colocar qualquer outro humbucker (existem outros mais baratos), que a mudança entre um e outro seria irrelevante?
Sei que o ideal seria investir em uma guitarra melhor, mas por menos de 100 reais acho que vale a pena, caso signifique uma alteração razoável de timbre.

milani1589
Veterano
# set/09 · Editado por: Moderador
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mas com certeza melhora sim.
O que não adianta é investir em guitarra de compensado, MDF, com braço com erro, etc, etc....


Certo! O vendedor da loja onde o luthier é dono, me falou em botar um Seymour Duncan, pelo menos na ponte, já que é o que eu mais uso. Até pelo motivo de que numa próxima guita eu poderia usá-lo.

Fazendo as contas: X (regulagem - necessária) + 320 (Seymour Duncan - p/ ponte). Isso sem contar se tiver que trocar o nut ou as tarrachas.

Tudo bem. Mas para solo eu também uso o do braço, e daí como faz? Vai ter um super captador da ponte e no braço um lixo? Investir mais 320 em outro Seymour Duncan single para a ponte? O total salta para : 640 + X(regulagem) reais.

Desse jeito fica tudo TOP. Coloco motor de ferrari (caps SD) num fusca (memphis). Não tem problema? Não vai saltar os pedaços das latas do fusca? heauheuehuaehaeae

O fato do corpo dela ser basswood provavelmente não ser de uma boa qualidade não interfere?

É um investimento alto para mim(mas tbm não me encomodo mais com ela), que ainda pretendo comprar um cubo melhor, o meu warm music não tá me agradando muito.

Ou de repente colocar uns captadores mais custo benefício tipo uns sound/malagoli, que o pessoal aqui fala que valem a pena pelo valor que custam. No fim meu gasto não é tanto. Os dois captadores por 200, ou um pouco mais.

Nesse caso ficaria: X (regulagem) + 220 (captadores). Bem mais em conta. E desse jeito não mecho mais nela, nada mais de upgrades. Futuramente ela viraria minha guitarra reserva (no mínimo daqui a um ano).

Ou não mecho em captação, apenas faço regulagem para resolver o problema de afinação? E guardo a grana para outras guitarras.

E lá na loja tinha também as SX SST 57 e 62 que o pessoal só elogia aqui. A 57 tava 580 reais e a 62 tava 630. Hipótese: Minha Memphis com os upgrades(tanto se for os SD ou se for os Malagolis) fica melhor que essa SX ? (SX em alder e memphis em Basswood). Poderia vender minha memphis por 200 e poco, e com os 400 que investiria nela, pego e compro uma SX zerada. O cara também falou que de início a SX aguenta com a captação original tranquilo.

Se puder falar um pouco de cada opção eu agradeço. ;-)
Senão, fala da que tu vê como mais vantajosa.

thmenezes_RJ
Veterano
# set/09 · Editado por: thmenezes_RJ
· votar


Caro Bertola,

Não estou muito satisfeito com os captadores da minha Tele Fender MIM. Estou pensando em trocar por uns da guitarfetish.

Não quero perder o som clean/crunch clássico da tele. Mas também não aguento mais a barulheira que os singles dela fazem com o menor overdrive. Andei lendo algumas coisas e gostaria de pedir sua opinião. O que acha dessas opções ?

Estes são os pickups noiseless pra tele da gfs. Como já comentei quero usar um pouco de drive, mas quero o timbre de tele, então pensei nestes pure vintage aqui. Vc acha que é uma boa pedida ? Sei que certeza não existe com captadores até testar, mas acho que estou pensando na tendência correta não é ?

Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


FeaR-ME
Refaça o ajuste com o afinador eletrônico colocando os carrinhos totalmente para frente e vá recuando-os a partir do afinador.
Abç

trashit hc
Veterano
# set/09 · Editado por: trashit hc
· votar


comprei pela net um shelter les paul nasville

1- parece que o braço dela tá empenado.

foto

foto 2

2- a ponte veio com uma lado mais alto que o outro, principalmente do lado da corda MI, RÈ LÀ, achei estranho, porque parece que é pra não trastejar caso o braço esteja empenado.(obs ela nã tá trastejando em nenhuma casa)

uma resalva, é que eu nunca tive uma les paul, só stratos, pode ser que o corpo dela seja diferente das stratos.
ela tem tipo um barriga no corpo, não é ''sarada'' como uma strato.
pode ser isso...

as fotos estão ruim porque foram tirada com celular.

eu já sei que tem que levar em um luthier, só que eu moro no interior de Pernambuco, ainda vou ter que descobrir um bom luthier em Recife, e não é uma tarefa facil, porque eu já vi uns tópicos aqui, e a galera só conhece um bom luthier lá.

fico bastante agradeçido pela ajuda!

abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


trashit hc
Cara, vc postou um tópico aqui e outro no fórum geral. Não há necessidade disso.
Já respondi.

Andreas Miller
Veterano
# set/09
· votar


Olá amigo. Eu tenho uma BC RIch Bronze com 2 hambucker e quando eu ligo ela com um ganho de medio para mais ela ta chiando muito. Queria saber se com uma pedaleira eu resolvo isso?Valeu. Minha caixa é de 20 w

nicolololas
Veterano
# set/09
· votar


fala galera , postei a um tempinho atras que tinha comprado a condor e tals , agora tava em busca de um amp , de +- uns 800 e poco alguem ai indica algum ?

Adonak
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Qual a altura media das cordas de guitarra da 8ª até a 12ª casa? Aqui eu regulei a ponte para parar de trastejar, pois mandei trocar as tarraxas e as cordas e ficou trastejando um pouco, ai regulei e ficou com 0,4 mm, na mizona e 0,2 mm na mizinha (ambos na 12ª casa). Está muito alto?


Poderia me responder?

renanguitar777
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
poderia me dizer se um tampo em imbuia em uma strato fica com um efeito legal? fica muito kro pra fazer a ponto de ser melhor usar flamed maple, o corpo da minha guita é de alder
vlw veio

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Andreas Miller
Provavelmente há um problema no aterramento de sua guitarra. Leve-a a um luthier para avaliação.
Adonak
Quem tem que responder isso é vc mesmo, se vc está se sentindo confortável ao tocá-la e se não há trastejamentos.
renanguitar777
Legal fica (eu mesmo já construí guitarras e baixos com tampo de rádica, um tipo de imbúia). Agora, colocar um tampo desses numa guitarra já pronta, não compensa.
Abçs

Adonak
Veterano
# set/09 · Editado por: Adonak
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Gosto de tocar com elas mais baixas, porem teria trastejamentos se abaixalas. O que pode estar causando o trastejamento? Acho que posso estar me equivocando, mas é assim, tem certos "trastejamentos", que só ouço com a distorção, por exemplo, a corda E, não ''trasteja'' em nehuma casa, mas se eu tocar a corda a, segurando a setima casa, vou ouvir uam especie de ''trastejamento. Não sei bem como explicar,mas seria mais ou menos como se devesse soar assim: IIIIIIIIIIIIII, e logo apos eu bater ela soa TUIIIIIIIII,mas "TU" poderia ser o barulho da palheta batendo na corda?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Adonak
Se não aparece no amplificador com a guitarra limpa, não é trastejamento.
Leve sua guitarra a um luthier para proceder um nivelamento/polimento dos trastes.
Abç

Adonak
Veterano
# set/09 · Editado por: Adonak
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Muito obrigado cara, depois de regular a ponte aqui, eu regulei as oitavas, e parou o barulho. Muito obrigado.

PS: Regular as oitavas é um execicio de paciencia....

Zandor
Veterano
# set/09 · Editado por: Zandor
· votar


Tem algum jeito de parafusar os parafusos (da tampa de trás e do tensor) sem deixar eles tortos?

E seiji aquela tua invenção de prender a tampa das molas com imãs também serve pra tampa do tensor? Como é que voce fez, voce colocou os imãs no corpo e aí botou um pedaço de metal na tampa? Que tipo de imãs foi?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Zandor
Não entendi a pergunta...

Zandor
Veterano
# set/09
· votar


Sempre que eu vou colocar algum parafuso no lugar original (por ex: na hora de fechar o compartimento de molas) eu acabo deixando ele inclinado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Zandor
É porque o furo dele está inclinado... para consertar teria que tapar o furo com um palito de fósforos (ou algo semelhante) e furar de novo, com cuidado. Mas isso não ocasiona nada.
Abç

GugaGSP
Veterano
# set/09 · Editado por: GugaGSP
· votar


E aí Bertola, tranquilo? O caso é que descolei uma Squier Strato Std e tava afim de dar um up nos captadores...Estava procurando um som blues, mas que tivesse um pouco mais de ganho pra tocar no máximo um hard rock. Diz meu Luthier que um bom captador é um set do Lace Sensor Blue. Com até 700 reais, o que acha que ficaria bom para um som desse com uma troca total de caps?

*edit : Ah, e mais uma pergunta, na sua opinião, captadores como o lace sensor blue são válidos para uma guitarra como a Squier STD? Será que não tem captadores com um melhor custo x benefício? Desde já agradeço

Zandor
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

E sai caro mandar fazer esse tipo de serviço?
A partir de hoje eu odeio parafuso.....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


GugaGSP
Que tal vc consultar os sites da GFS (Guitarfetish), Cabrera e da Sérgio Rosar?
Zandor
Cara, isso vc faz em casa, mas como eu disse, é algo totalmente desnecessário.
Abçs

milani1589
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E eu lá em cima?

Feito!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


milani1589
Cara, dê uma olhada nos capts que citei acima (Sound/Malagoli, Cabrera e GFS - Guitarfetish), todos são de excelente qualidade e mais baratos, e bem adequados a um "up-grade" em sua guitarra.
Abç

milani1589
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ok, vou dar uma olhada...

Não tenho estilo definido... Algum que fosse mediano pra qualquer tipo de som(nem total blues, nem total metal)...

Devo procurar algum modelo específico?

Feito!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


milani1589
Compre os Sound/Malagoli Traditional HB Pro (braço e ponte).
Abç

moad
Veterano
# set/09 · Editado por: moad
· votar


seiji ou bertola vi umas fotos de guitarras com umas pinturas personalizadas na net. Pensei em pintar a minha guitarra quando for possível, e queria saber se tem alguma tinta especifica, se tem que lixar e se tem que passar alguma coisa depois de fazer a pintura. Em fim queria saber qual o processo para eu fazer a pintura com êxito! Minha guitarra e uma Memphis by tagima queria deixar mais ou menos como essa guitarra ai, mas com outro desenho.


http://4.bp.blogspot.com/_hDXdFSOgpjA/SfDOExASjvI/AAAAAAAAEWA/Q3oOJsvX F6A/s400/guitar4.jpg

milani1589
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
milani1589
Compre os Sound/Malagoli Traditional HB Pro (braço e ponte).
Abç


Mas minha Memphis MG 230 é HSS... no braço é single...
Qual single da Sound/Malagoli??

Feito!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


moad
Cara, esse tipo de serviço tem que ser feito por um profissional habilitado.
milani1589
Para o braço, compre os Stellfners Strator Neodymiun Light e para o meio o Neodymiun Hard
http://www.stellfner.com.br/
Abçs

milani1589
Veterano
# set/09 · Editado por: milani1589
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Sound HB Traditinal : R$ 63,00 (com frete por R$ 10,00)

Stellfners Strator Neodymiun Light (Braço) + Neodymiun Hard (Meio): R$ 201,00 (frete por R$ 35,00)

Só o frete que mata, lá se vão 45 contos de barbada para os Correios...

Não tem nenhum single para o braço da Sound/Malagoli que pudesse pegar junto(para aproveitar o frete barato), que fosse da mesma qualidade dos Stellfner?

Acho que vou trocar o da ponte e o do braço... até pq o do meio eu não vou usar tanto(pelo menos eu não uso ainda)... se sentir necessidade mais adiante troco...

Só ponte e braço dá R$ 180,00... Acho que vou nessa...

Só meu medo é de não dar tanta diferença assim no som, porque meu amp é um lixo: Warm Music HD 22. É já vou começar a guardar grana pra um próximo amp...

Cara, só tenho uma coisa a te dizer por enquanto... MUITO OBRIGADO...
Como já disseram, o mundo precisa de pessoas assim!!!
Valeu mesmo!

Feito!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III