Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
milani1589
Veterano
# set/09
· votar


Fábio Seiji
Pelo que vc disse parece que vc não tem muita segurança em investir nessa guitarra, então acho melhor juntar mais um pouco e comprar uma guitarra melhor.

Pois é cara, eu gosto dela, é bem macia de tocar e tals (mas se você olhar outros tópicos, o pessoal só detona!). Não tenho muita experiência com outras guitarras, por isso, acho que se trocar por uma um pouco melhor não vai dar tanta diferença assim(mas depois essa diferença pode ser maior), até porque o resto dos meus equipamentos não são tão bons.

Segurança nela eu tenho. o problema é saber se o conjunto da obra é honesto(madeira, ferragens, captação).

Mas como estou montando uma banda, queria que ela pudesse servir pra tocar ao vivo, pelo menos de início.

Será que com algumas modificações ela aguenta?

O Maurício Luiz Bertola acha que dá para dar uma melhorada.

Feito!

toty
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
o posicionamento dos trastes tem que ser milimetricamente perfeita, ou cabe alguma margem milimetrica tbm?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


toty
Tem que ser perfeito, tomando como base a parte superior do traste.
Abç

toty
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
existe algum equipamento que eu possa medir essa distancia com precisão ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


toty
Sim. Régua de precisão. (daquelas metálicas).
Abç

fill.zanchez
Veterano
# set/09
· votar


Fábio Seiji
Olá Seiji te mandei um e-mail (yahoo) mas não se esse é seu endereço atualizado. Como entre em contato contigo?

Abraço!

Symptom
Veterano
# set/09 · Editado por: Symptom
· votar


Bertola

Existe grande diferença entre os Gibson Classic 57 e as réplicas desses captadores que a Sound/Malagoli faz?

Rafatyu
Veterano
# set/09
· votar


Fábio Seiji

Seiji, eu tenho uma guitar com captaçao s s h e chave de 5 posiçoes...
existe algum modo de eu conseguir deixar na 4a posiçao e deixar todos os caps ligados ???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Symptom
Claro que tem. Porém, os capts da Sound/Malagoli são muito bons pelo que custam, e são excelentes opções num "up-grade" para guitarras de baixo e médio custo.
Rafatyu
Para isso basta vc instalar uma chavinha liga-desliga tipo DPDT adicionada à chave principal, daí vc terá 7 posições.
Abç

Symptom
Veterano
# set/09
· votar


Bertola

Que tem diferença eu sei, só queria mesmo saber se era muito absurda... até pq pagaria uns 50% menos nos Soung/Malagoli.

milani1589
Veterano
# set/09 · Editado por: milani1589
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Um bom luthier pode sim melhorá-la. agora, se ela irá corresponder às suas expectativas... Só vc pode saber.

Aí é que está! Eu ainda não tenho conhecimento suficiente para avaliar se o resultado vai ser bom. Se o sustain é bom, definição do som dos caps...enfim, todos os parâmetros que definem a qualidade de um instrumento.

Meu receio é insvestir nela e o resultado não corresponder. Mas isso eu só vou conseguir distinguir mais adiante.

Para mim, se para tocar ao vivo ela aguentar com algumas modificações, nas tarrachas, nut e uma lubrificação, é o que eu quero!

Para tocar em casa ela me atende na medida da minha necessidade.

Feito!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


milani1589
Mas com certeza melhora sim.
O que não adianta é investir em guitarra de compensado, MDF, com braço com erro, etc, etc....
Abç

Cadastro
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Gostaria de saber se este é um bom floyd rose:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-104128389-_JM

Staiver
Veterano
# set/09
· votar


Olá,estou com umas duvidas para fazer a blindagem.
Eu posso usar papel contact de aluminio?
Existe o perigo de dar choque?
Blindando a guitarra não existe mais a nessecidade do fio terra indo para a parte de traz da guita?
se existir alguma falha pequena na blindagem ela perdera todo o efeito?
aquele buraquinho que passa os fios até chegar no Jack,ele é minusculo q mal passa os fios e se torna impossivel blindalo por dentro,mas akele pequeno buraco não seria uma falha na blindagem?
E aquele pequeno buraco que passa o fio terra para a ponte tbm não seria uma falha?
Eu sei que pressiso colocar blindagem na parte de dentro do escudo(strato)mas aquelas frestas que q fica no buraco do captador(pq o buraco do cap é minimante maior que o cap,e tem umas frestinhas)não seria uma falha na blindagem,ou n tem importancia?
Desde ja agradeço.
OBS:Desculpe meus erros de português.

Forneria
Veterano
# set/09
· votar


Bertola e Seiji,

em guitarras com escala 25,5, vcs notam diferenças tonais entre braços com 22 e 24 trastes? É notável a perda de graves ou harmônicos?

Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Cadastro
Essa é uma ponte licenciada. Não a conheço "pessoalmente", mas pontes tipo "Floyd-Rose" confiáveis são as Schallers e as Gotohs.
Staiverr
A blindagem tem que ser feita com folha de alumínio espessa, tipo "embalagem de pizza". Todas as cavidades tem que ser cobertas e as emendas soldadas (nos dutos não há necessidade), bem como a parte de baixo do escudo, tanto a blindagem quanto a parte elétrica tem que estar aterradas. Qualquer dúvida consulte o site pisotones, no qual há um tutorial (com fotos) denominado "apantallando una telecaster".
Forneria
De graves pode até ser, pois o captador do braço fica posicionado mais para trás. Harmônicos não tem nada à ver.
Abçs

Renan__
Veterano
# set/09
· votar


Seguinte: tenho um amp Warm Music 208 gt (que não gosto) e apareceu a oportunidade de trocar por esse amp Predator Triefx. Não preciso de potência, pois só pratico em casa. Vocês acham que vale a pena? Testei o Predator e gostei...

Tenho uma guita Condor CG-300 New York Series e um pedal de distorção Boss DS1.
Estou querendo comprar também um pedal de Chorus da Boss ou Landscape. O que acham? Fica legal com o amp Predator triefx?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Renan__
Eu não conheço esse amp, mas melhor que o "wermemusic" ele deve ser.....
Abç

Staiver
Veterano
# set/09
· votar


OK,mas devese tbm colocar papel alumino por cima do captador,encobrindo-o(pela parte de dentro)?
No site que vc me disse,eu persebi que a blidagem do escudo n encosta na blindagem da guita.
O certo não seria assim?
http://img49.imageshack.us/img49/7288/image49ay.jpg

Neste caso:
http://img49.imageshack.us/img49/7918/imagem0020sb.jpg
as soldas dos pots não estão blindadas,eu deveria passar pael aluminio por cima deles encobrindo-os totalmente?

Fábio Goll
Veterano
# set/09
· votar


Peguei uma guitarra que estava a alguns anos parada pra dar uma geral, trocar encordamento, nivelar o floyd rose (que estava apontando para o céu com o encordamento antigo...rs).

É uma samick artist c/ encordamento .09 Grover

Depois de colocar encordamento novo, a guitarra não afina.

Eu deixo afinada em E normal e ela segura a afinação, mas tem diferença entre as oitavas das 3 primeiras cordas e as 3 últimas.

Se eu toco as 3 primeiras cordas ou as 3 últimas juntas, fica tudo certo, mas se eu toco a corda G e D juntas, fica fora.

Parece que as 3 primeiras estão em oitavas diferentes do que as 3 últimas.

As 3 primeiras cordas, parece q a tensão está muito baixa, pra dar um bend de um tom tem que "esticar" muito mais que o normal pra chegar. E não posso subir mais uma oitava pq as cordas não vão aguentar a tensão.

Minhas dúvidas:
- Isso pode ser regulagem de ponte ou de tensor do braço?
- Tenho que deixar a guitarra "se acostumar" novamente com a tensão antes de regular o tensor?

Grato desde já.

Adonak
Veterano
# set/09 · Editado por: Adonak
· votar


Cara seguinte, vi em um tópico agora pouco, dum cara reclamando que quando ele faz bend com 2 cordas da um tipo de chiado. Alguns disseram que pode ser captação ou trastejamento. mas ele falou, que mesmo se não fizer um bend, e segurar uma nota na terceira corda, e enquanto a nota continuar soando, sem soltar ela, se ele fizer uma outra nota na segunda corda, sai uma espécie de chiado. Queria saber se isso é uma coisa comum quando se usa a distorção, pois na minha também sai, nas guitas da loja onde compro também, na guita do meu amigo, ja ouvi isso em músicas, efim. Isso é normal? O chiado que me refiro não é aquele chiado de quando você liga um compressor e deixa sem tocar, na verdade nem é um chiado, só que não sei que nome dar para isso, é mais ou menos assim: a corda normalmente faria AAAAAAAAAAAA, fazendo isso, a sengunda corda soua AAAAARRRRRRR, efim. Minha guita esta perfeita, com a captação boa, sem trastejar, as que eu toquei e aconteceram isso(todas) também estavam em perfeito estado, algumas foram com pedais de distorção, outras pedaleiras. Isso é normal?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Staiverr
Cara, os potenciômetros e os captadores NÃO podem encostar na blindagem, e a do escudo TEM que entrar en contato com a das cavidades.
Fábio Goll
A regulagem de entonação da ponte não está correta.
Adonak
Não entendi do que se trata.
Abçs

Adonak
Veterano
# set/09 · Editado por: Adonak
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara, eu não sei como explicar direito. Faça assim, pegue uma guitarra e ligue a uma distorção, depois toque uma nota, e enquanto essa nota continuar soando, logo depois toque uma segunda corda. Quando tu tocar a segunda corda vai sair um som diferente de se você tocase a primeira corda, fizesse ela parar de soar, e depois tocasse a segundo. Faça assim:

Nessa primeira vez toque a primeira nota, segure ela e enquanto estiver soando toque a segunda sem soltar a primeira.

e------------------------------------------------------
B----------------6-------------------------------------
G--------------5---------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


Nessa segunda vez, toque a primeira, faça ela parar de soar, e depois toque a segunda nota.


e------------------------------------------------------
B----------------6-------------------------------------
G--------------5---------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


Faça isso com uma distorção ligada.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Adonak
Isso me parece normal.
Abç

Adonak
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Beleza cara, obrigado.

Fábio Goll
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
A regulagem de entonação da ponte não está correta.

Parece q é mais q problema de regulagem das oitavas. Vou regular elas e ver se funciona.

Obrigado.

Adonak
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

A mais ou menos uma semana, levei minha Epiphone Les Paul no luthier para trocar as tarraxas por umas Sperzel Locking. Fui lá, ele trocou as taraxas e colocou cordas novas(Ernie Ball 0.10). nos primeiros 5 dias, uma beleza. Mas a 2 dias, a terceira corda, a G, esta desafinando muito seguido, o que acho estranho por serem tarraxas com trava. Eu afino tudo direitinho, travo, mas qnd dou uns bends, hora a afinação cai, hora acontinua igual, mas é mais comum ela cair. Quais problemas que podem estar acontecendo? Ou é por que as cordas são novas? Fiz aquele negocio de puxar a corda na direçã oposta do captador, mas n deu muito certo, continua a mesma coisa? Quais são os possiveis problemas que podem estar acontecendo, ou é só por que as cordas são novas?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Adonak
Cara, problemas de desafinação em guitarras de ponte fixa são produzidos nas tarrachas, nas cordas (colocação errada), ou na pestana (sulcos sem lubrificação).
Abç

Vinix
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ano passado comprei uma Squier Standard...tudo ok com ela, achei-a bacana e tudo mais, só q nunca consegui em nenhum site da empresa achar uma com a pintura igual a ela. Certo dia fuçando aqui no fórum achei uma igual em um tópico, e que era uma Squier Deluxe QMT (a foto que o criador do topico postou: http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/DSC04394.jpg), mesmo assim não consegui achar muitas informações a respeito dela na internet.

Minhas dúvidas são:

-Existe alguma diferença entre ela e as Standard além do Top de Quilted Maple?
-Esse top de maple traz alguma diferença significativa para o som?
-Vc recomenda fazer alguma alteração nela? Curto o que hoje chamam de "classic rock"(Zeppelin, Purple, Sabbath, Who, Rainbow, Yes, etc...)

Symptom
Veterano
# set/09
· votar


Bertola

Já vi você falar várias vezes sobre "as cordas estão colocadas de um jeito errado". Você tem algum bom tutorial para passar para nós? Assim, todo mundo confere se está tudo ok.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III