Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Alex Supertramp
Veterano
# set/09
· votar


Uma dúvida boba, mas li por aí que óleo de Peroba apodrece a madeira com o tempo... isso confere?

aisly kotzen
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

poxa cara

valew mesmo........

acho q vai casar certinho
abrass

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Alex Supertramp
Ah,ah,ah... Cada uma que aparece....
Lenda cara, e lenda absurda!
Abç

thiagome
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola e Fábio Seiji
Estava lendo aqui no fórum que a madeira curupixá é boa para a confecção de braços e corpos e, além de visualmente, o timbre remeteria ao mogno, como o cedro-rosa. isso procede? pq achei curupixá numa madeireira perto de casa e o preço da prancha estava bem razoável.
abç

HTN
Veterano
# set/09
· votar


Se eu encomendasse uma réplica do Tony Iommi custom,vocês acham que a melhor pedida seria malagoli ou cabrera?

(desculpem se a pergunta for muito idiota,mas me falaram que o custom das duas é muito bom)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


thiagome
Eu nunca usei essa madeira, portanto não posso opinar.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


HTN
Ambos são bons.
Abç

Fábio Santiago
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
qual guitarra seria melhor? jackson

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-104316038-_JM

ou epiphone
http://media.photobucket.com/image/epiphone%20flying%20v/johnnyreb_buc ket/Epiphone-FlyingVKorinaB.jpg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Fábio Santiago
São instrumentos bem diferentes.
As Jackson desse tipo realmente boas são os modelos antigos, de braço colado. Essa Flying V Korina também é uma boa guitarra, numa proposta mais "clássica".
Abç

John Henrique
Veterano
# set/09 · Editado por: John Henrique
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tá bom. [indignado] Este fórum não tem muitas opções de formatação. [/indignado]
Valeu pela explicação.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


John Henrique
Meu rapaz, antes de ficar reclamando à toa e injustamente, posto que ninguém aqui recebe nada para ajudar aos outros, vá aprender o mínimo necessário para tocar seu instrumento e conhecê-lo. Sua pergunta não tinha nenhum sentido, foi mal formulada e por isso não podia ser respondida.
Sua pretensa indiganação não tem fundamento nem vai fazer nenhuma diferença se vc não reformular sua pergunta em níveis claros e lógicos.

Fábio Seiji
Luthier
# set/09
· votar


thiagome
O timbre do Curupixá não tem nada a ver com o do Mogno que também é bem diferente do Cedro Rosa.
Mas é uma madeira que eu acho bonita, e visualmente até se parece com o Mogno mas com a coloração bem mais clara.

John Henrique
Veterano
# set/09 · Editado por: John Henrique
· votar


Que coisa, não aparece o link para editar lá. Aff¬¬
Sendo assim:
Simples, gostaria de saber se os mesmos caps SD's usados numa ESP flying V podem também ser usados numa super strato de nível inferior?

Philipi
Veterano
# set/09
· votar


John Henrique
Não tem nada ver ela ser superstrato ou flyingV as vezes você vai achar um captador de Telecaster que fica bom, mas um de uma guitarra de mesmo modelo pode não ficar.
Só conhecendo os captadores em si e suas características o modelo em si da guitarra não influencia, se você quer ver se combina tem que colocar e testar.
A flyngV tende a ter um som menos encorpado e com menos sustain por ter um copo menor porem isso também depende de qual madeira que foi usada.

thiagome
Veterano
# set/09
· votar


Fábio Seiji
Obrigado Seiji. Eu sei que é simplificar demais as características de uma madeira, mas o timbre dela (curupixá) tenderia mais ao grave ou médio/grave? Porque estou com um projeto de construção de uma Les Paul, apesar de saber de todas as dificuldades que encontrarei no projeto, e gostaria de saber se ela seria uma boa indicação de madeira, além da possibilidade de confeccionar corpo e braço com a mesma madeira, o que me facilitaria na hora da compra.

trashit hc
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

gostaria de saber se cordas 0,09 em uma les paul empena o braço ou é uma mentira deslavada?

Renan Vuorinen
Veterano
# set/09 · Editado por: Renan Vuorinen
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bah cara rolou um papo ai sobre o óleo de peróba.

Não sei se isso é lenda. Eu sempre gostei de cuidar bem dos instrumentos e principalmente da escala, mas ouvi dizer que passar óleo de peróba na escala de instrumentos com aquele belo frizo branco nas laterais da escala, causaria uma deterioração do mesmo isso procede????

Otra coisa, cara tu ja testou o Staner Dragon???? é um bom amplificador???? O que tu acha dos amplis da Staner????

Abraço

Mynssen
Veterano
# set/09
· votar


Bom dia, Bertola e Seiji.
No site da Sergio Rosar, na descrição dos dual blades (mini-humbuckers, estilo hot rails) diz que há duas ligações possíveis: paralela e em série.
É possível colocar uma chave que faça a mudança entre essas duas ligações?
E é essa operação que se chama de "splitar" o cap?´
É necessário fazer cortes no escudo para isso?
Desde já agradeço.

Mynssen
Veterano
# set/09 · Editado por: Mynssen
· votar


Uma outra dúvida é se é possível colocar um braço com 22 casas numa guitarra que originalmente tem 21 casas.
Para ser mais específico, gostaria de saber se ESSE BRAÇO serviria na SX SST 57 e se é um braço bem construído, equivalente ou superior ao braço original (esse é um shelter u.s.a.)

Desde já agradeço.

Fábio Seiji
Luthier
# set/09 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


thiagome
Olha, não tem como simplificar o timbre de uma madeira (ou qualquer outra coisa) em Grave/Médio/Agudo.
Se eu fosse vc eu não me preocuparia tanto com isso, pra ser sincero estou cada vez menos me preocupando com isso também.
Saber identificar as madeiras de um instrumento complexo como uma guitarra, apenas pelo timbre, exige uma vivência baseada nessa situação...

trashit hc
Se a guitarra estiver reguladinha pode instalar sem problemas.

Mynssen
Essas ligação são possíveis em qualquer humbucker com 4 condutores.
É possível fazer a mudança por chaves sim, um push-pull (ou push-push) permite assim como um mini toggle DPDT (on-on).
"Splitar" é outra coisa, consiste em anular uma das bobinas para que o humbucker funcione como single coil.
Com uma chave DPDT on-on-on vc consegue comutar de série - split - paralelo.
Pra instalar uma chave precisa fazer um furo apenas e para instalar um push-pull não necessita de alteração no escudo, apenas nas ligações elétricas.

A troca do braço é possível mas não é recomendado pq precisa fazer muitas adaptações, imagine que vc precise reposicionar a ponte, e captador, consequentemente o escudo e possivelmente as cavidades... no way!

trashit hc
Veterano
# set/09
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

Se a guitarra estiver reguladinha pode instalar sem problemas.
eu acabei de comprar um les paul shelter nashville, acho que ela vem com cordas 0.09, então vai demorar um pouquinho pra mim levar no luthier por que ele mora longe.

eu posso colocar cordas 0.10, ou 011. ai tem menos perigo de empenar o braço?

valeu.

Mynssen
Veterano
# set/09
· votar


Muito obrigado Seiji.
Provavelmente não utilizarei o split não. Na maioria das opiniões que vi dizem que o som fica mt fraco e inferior ao single normal. E a ligação em paralelo do cap q eu tenho em vista já tem uma característica mais voltada para o single.
Vou pesquisar qual a opção mai em conta quando for instalá-lo.

Fábio Seiji
Luthier
# set/09 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


trashit hc
Qualquer um desses calibre de corda, se a guitarra for regulada para tal, não tem perigo de empenar o braço, pode ficar tranquilo.

Mynssen
Em geral a ligação em paralelo costuma deuxar um pouco mais fraco que o split pq a resistência costuma ser metade do valor da resistência de cada bobina ([R1 X R2]/[R1 + R2]).
Então, se um humbucker tem 2 bobinas com 6KOhms cada, "splitado" vc teria uma resistência de 6K, em série 12K e em paralelo 3K.
A vantagem da ligação em paralelo é que vc consegue eliminar o "hum".

Alex Supertramp
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Achei muito estranho também, mas me deixou com a pulga atrás da orelha

Muito Obrigado

thiagome
Veterano
# set/09
· votar


Fábio Seiji
Obrigado Seiji. Acho que o negócio é comprar e testar mesmo, para pegar experiência e tirar minhas próprias conclusões. Acho que, como tudo, tenho 50% de chances, tanto de dar certo, como de dar errado.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


trashit hc
A única coisa que vc vai conseguir com cordas 0.9 é um timbre "magro", com pouca sustentação e as cordas vão se desgastar rápido.
Fábio Seiji
Se eu fosse vc eu não me preocuparia tanto com isso, pra ser sincero estou cada vez menos me preocupando com isso també
Concordo inteiramente.
Abçs

Igordera
Veterano
# set/09 · Editado por: Igordera
· votar


Bertola ou Seiji

Gostaria de fazer algo semelhante a isso com a minha guitarra, usando canetinha permanente.
Devo fazer algum tratamento, desde que não seja psiquiátricos, antes ou depois da 'pintura', como lixamento, aplicação de verniz, etc? (:



Grato :D

trashit hc
Veterano
# set/09
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

Qualquer um desses calibre de corda, se a guitarra for regulada para tal, não tem perigo de empenar o braço, pode ficar tranquilo.

A única coisa que vc vai conseguir com cordas 0.9 é um timbre "magro", com pouca sustentação e as cordas vão se desgastar rápido.

mais quanto tempo mais ou menos a guitarra pode esperar pra ir no luthier?
porque eu ainda vou procurar um luthier em Recife, eu sou do interior, e não conheço muito bem não a capital pernambucana.

muito obrigado pela ajuda!

abçs.

GuitarSlayer
Veterano
# set/09
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

vcs são se localizam em SP, na teodoro sampaio ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


trashit hc
mais quanto tempo mais ou menos a guitarra pode esperar pra ir no luthier?
O mais depressa possível, mesmo no dia da compra.
GuitarSlayer
Eu resido em Niterói, RJ, o Seiji no ABC de SP
Abç

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III