Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Deiab
Veterano
# jun/09 · Editado por: Deiab
· votar


Bertola, me tira uma dúvida por favor. As floyd da gotoh tem diferenças de tamanho, digo, distância entre os pivôs pra fazer a perfuração da madeira, ou variações de modelos? Tem algum número de série ou código que caracteriza o modelo?
É que eu quero encomendar e tenho medo de encomendar algo que tenha tamanhos diferentes e depois não possa trocar, tendo em vista que muitos vendedores não conhecem muito sobre ferragens e acessórios.
Um abraço.

Marverick
Veterano
# jun/09
· votar


Gotoh Ou Kahler? ponte floyd rose!

Dhira
Veterano
# jun/09
· votar


Os captadores originais da BC Rich Warlock (blade) são realmente bons???

Vlw, abraços

mpmegas
Veterano
# jun/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

como devo regular a ponte tremolo da minha strato?? e os captadores??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


Deiab
Cara, esse é realmente um problema. Entre no site da Gotoh que lá tem as medidas detalhadas.
mpmegas
Cara, isso é tarefa para seu luthier.
Abç

mpmegas
Veterano
# jun/09
· votar


to re-aproveitando esse tópico para perguntarPosso usar alavanca na tremolo hein. nem que seja para dar uns VIBRATOS desculpe-me encomodar galera!!!

BaseGuitar
Veterano
# jun/09
· votar


Bertola, peguei recentemente uma Michael SG vinho, compensa trocar todas as ferragens e caps por ferragens e caps Epiphone, por exemplo ? E também achei o braço muito "gordo", o que compensa mais, mandar pro luthier lixar e afinar ele, ou comprar um braço mais fino e trocá-lo ? Abraço e desculpe o peleguismo ! :p

mpmegas
Veterano
# jun/09
· votar


Vc pode responder bertola,??? to pensando em comprar uma alavanca

Slash_1989
Veterano
# jun/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
bertola, uma vez vi aki no forum um site q falava todas as especificações de varias madeiras. mas como atualizei o firefox acabei perdendo-o dos meus favoritos. vc naum teria o site pra me passar naum? procurei de varias formas e naum achei esse site na busca... vi uma resposta sua num topico das caracteristicas do basswood achei q vc tivesse pego desse site!!

vlw!

Dhira
Veterano
# jun/09
· votar


Os captadores originais da BC Rich Warlock (blade) são realmente bons???
Muito obrigado se alguem souber me responder...

Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


mpmegas
Cara, alavancas de guitarras de baixo preço não são confiáveis pois são usinadas em materiais de baixa qualidade e consistência. Boas pontes de guitarras Strato são pesadas, com molas de aço e base de latão ou aço. É isso que lhes dá estabilidade. Se sua guitarra possui uma ponte ruim, troque-a por outra mais profissional ( como essa: http://store.guitarfetish.com/wivitrpoarst.html ).
Mesmo assim, alguns procedimentos deverão ser adotados: usar 5 molas, de qualidade e devidamente reguladas por seu luthier. Passar graxa-branca, vaselina sólida ou óleo de máquina nos parafusos de fixação e nos carrinhos. Lubrificar os sulcos da pestana co grafite em pó. Lubrificar a parte de baixo dos "abaixa-cordas" com graxa-branca ou vaselina sólida. Colocar as cordas corretamente nas tarrachas.
Esses procedimentos lhe ajudarão a manter a afinação quando usar a alavanca. Lembre-se também que o grande Léo Fender não projetou o sistema de alavancas das Stratos para alavancadas radicais (em qualquer vídeo do Hendrix ou do Blackmore vc vê que eles reafinam o instrumento de vez em quando).
BaseGuitar
Ao que me consta, a Epiphone não disponibiliza seu "hardware" para venda. Compre capts Sound/Malagoli e tarrchas Wilkinson ou Condor.
Slash_1989
Existem inúmeros "sites" que falam sobre madeiras tonais. Um deles é esse: http://www.crimsonguitars.com/wood_pictures_properties.html
Dhira
Se não me engano, essa guitarra usa capts Bill Lawrence, que são muito bons e caracterizados por sua alta saída.
Abçs

GUITARK2
Veterano
# jun/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
o pré que eu te perguntei o modelo dele é MG1 da METEORO...conhece?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


GUITARK2
Não conheço não cara, desculpe.
Abç

Dhira
Veterano
# jun/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mais uma vez obrigado!

ka.music
Veterano
# jun/09
· votar


Oi Bertola ^^

eu queria deixar minha guitarra com um acabamento melhor.. queria passar um verniz nela pra deixar bem bonito... masi brilhante sab?
Mas não sei como devo proceder, se devo tirar o verniz q tem nela.. ou aplico por cima mesmo, e qual o verniz q eu aplico... poderia me ajudar?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


ka.music
Cara, vc terá que refazer todo o acabamento do instrumento. Se for pintado, pode apenas fazer um polimento, se for acabamento "natural", terá que lixar tudo e reaplicar com poliuretano (que é difícil de ser manipulado e só pode ser aplicado com pistola).
Abç

BrandieLLi
Veterano
# jun/09
· votar


Bertola

Gostaria que vc m e falasse se isso está normal:

http://img2.imageshack.us/i/imaged.png/

http://img30.imageshack.us/i/image2q.png/

Percebe-se que os parafusos de sustentação da ponte na parte de cima (bordões) não estão apertados como nos de baixo, certo?

Na foto 2 não dah pra ver muito bem, mas ela esta mais alta na parte de cima, fazendo com que os bordões fiquem mais altos no braço.

Pergunto, tem algo que eu possa fazer até eu poder leva-la a um luthier? Como apertar os parafusos que estão alto?

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


BrandieLLi
Não há nada a fazer aí, exceto pela regulagem de entonação que me PARECE não ter sido feita.
O fato dos bordões estarem mais altos que as cordas primas é normal e até desejável para evitar trastejamentos.
Abç

Luqueuris150
Veterano
# jun/09
· votar


Olá,
Se possível eu gostaria de uma resposta o mais rápido possível, pois pretendo fazer isso logo.
Eu pretendo fazer uma guitarra com essas características:

Color Black
Model Warlock NJ
Neck Type 5pc Wizard II Maple/Walnut neck
Body Mahogany body
Body Bind White
Fret Jumbo frets
Bridge Fixed Edge III bridge
Neck PU EMG® 60 (neck),
Bridge PU EMG® 81 (bridge)
Hardware Color Black
Pra que fique com um som bem pesado, já que eu e minha banda estamos ainda começando e vamos fazer covers de músicas pesadas, como as d slipknot, slayer, ..., nessa guitarra eu optei pela MTM 2 de Mick Thompson, com os Captadores da Guitarra de Jim Root e com o modelo da antiga guitarra de Mick, a warlock da Bc Rich, quanto ao modelo, éo que eu gosto, masd me respondam uma coisa, vai valer a pena?, no caso: a sonoridade dela vai ficar bem pesada msm?, n seria melhor fzr nenhuma trok na madeira ou nada do tipo? eu preciso logo, pq eu to planejando mandar fzr logo, pra eu e minah banda podermos começar a tocar logo.

vlws pela atenção

Fuiz

ka.music
Veterano
# jun/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
entao bertola, minha guitarra é pintada na cor creme e tal, só que a pintura dela naum brilha como eu queria, por isso pensei em passar verniz, mas então polindo pode ficar bem brilhante?

eu já passei aquela cera grand prix, mas não resolveu muita coisa, como seria o polimento?

orbigada

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


Luqueuris150
a sonoridade dela vai ficar bem pesada msm?,
Em 1º lugar, o que é "pesado" para vc? Esse é um conceito totalmente relativo.
Em 2º lugar sua pergunta é impossível de ser respondida, pois a guitarra é apenas 1 componente da cadeia sonora. De nada adianta uma guitarra com ótimos captdores ligada num amp vagabundo.
Em 3º lugar, dificilmente se encontra mogno disponível hoje em dia, pois o seu corte foi proibido, e poucos luthiers o tem. Todas essas caracteristicas que vc citou acima vc copiou do site da Ibanez. Então, porque vc não compra logo uma guitarra dessa marca?
ka.music
Sim cara, um polimento com cêra e politriz. Basta isso. Passar verniz por sobre a pintura pode ser efetivo para o que vc quer, mas demandará o desmonte total do instrumento e a aplicação do mesmo com compressor e pistola, e depois polimento.
Abç

sobrevivente
Veterano
# jun/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá! Não sei se você se lembra, mas eu tinha te perguntado a respeito de tunar minha Golden LesPaul para ser minha guitarra reserva.

Será que não valeria mais a pena vender a minha Golden e pegar uma guitarra melhor para esse fim (reserva), ou essa minha Golden reguladinha com os caps trocados daria conta do recado?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


sobrevivente
Sim cara, dá.
Recomendo que vc leve sua guitarra a um bom luthier para que ele proceda os ajustes necessários e a instalação de tarrachas (Wilkinson, Condor ou Gotoh),e capts Sound/Malagoli (Traditional HB) ou Stellfner Steelbucker.
Abç

Philipi
Veterano
# jun/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vale apena instalar um roller nut desses: http://behance.vo.llnwd.net/profiles/81962/projects/134925/81962122192 2746.jpg

numa SX stratocaster?

E aquelas pontes com roller fazem uma boa diferença ou não?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


Philipi
Sim, vale.
Se vc vai usar alavanca, o "roller-nut" é uma boa pedida.
Abç

rgrzz
Veterano
# jun/09
· votar


Tava olhado na busca e vi que tinha um cara com um ruído estranho numa clp2-s, com ela desplugada, como o tópico tava fechado to postando aqui. Já tive esse problema e era um parafuso do ajuste de entonação na ponte (carrinhos) que tava solto e vibrava ao tocar as cordas mesmo com a guita desplugada, eles as vezes ficam soltos em certas posições.

Aproveitando,

a pestana da clp2-s é muito bem feita, mas é de plástico, será que faz muita diferença trocar pela pestana de osso?

Tem algum captador bom e não caro para a clp2 que valha apena pra trocar? ou só valeria trocar por um top caro?

BurNxX
Veterano
# jun/09
· votar


Ola, Bertola vc conhece a Cort X-11 e a Cort Viva Gold II?
Tipo, queria elas pra tocar nada muito do estilo Metallica, Slipknot...
Queria algo mais tipo Neil Zaza, Satriani e talz...
Qual seria melhor para mim? Se estas nao forem muito adequadas por favor cite alguma que vc me aconselharia nessa faixa.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


rgrzz
Sinceramente, nesse caso é meio que irrelevante, pois vc não tem alavanca em uma CLP 2. Claro, se a pestana for de plástico fuleiro (como as que vem na Shelter Nashville), daí tem que trocar mesmo. Mas no seu caso, o pl´stico é duro e consistente o suficiente. Cara, instale os Sound/Malagoli H777 nela.
BurNxX
A Cort Viva Gold II é muito boa guitarra.
Abç

BurNxX
Veterano
# jun/09 · Editado por: BurNxX
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tipo eu estava vendo a Cort X-11 por causa dos captadores EMG. Sera que compensa? Eu acho que vi em algum lugar que os captadores EMG sao mais indicados pra um som com mais distorção e pesados. O que eu gostaria eh de um som de melodia e talz...

Outra coisa...
Aki no forum eu vejo bastante gente falado de guitarras com floyd nessa faixa de preco existe alguma guitarra sem floyd que supra minhas necessidades?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


BurNxX
Esse mesmo. A X-11 é muito boa. É que eu pensei que vc queria uma com ponte tipo "Floyd"
Abç

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III