Conversa sobre Feeling

Autor Mensagem
conandrade
Veterano
# set/08
· votar


Eu entendi o que vc disse e concordo 100%! Bem como concordei no post anterior! Mas eu me refiria a um outro tipo de "feel". Estou falando daquele detalhe que faz aqueeeela diferença entre um músico e um bom músico. Ou um "guitarrista" e um "bom guitarrista" como Davi Dornelles frisou como aquele que "encarna" O instrumento e vira parte dele! Com ou sem técnica; fritando ou não; drogado ou careta!

Não estou falando que não gosto de axé ou coisa parecida... muito menos impondo um preconceito (meus dois casinhos atuais, 1 é tarada por hiphop e a outra adora micaretas... é minha sina hehe). De modo algum quis "empobrecer" o debate com isso. Até pq meu ponto não foi esse de maneira alguma, peço desculpas se dei a entender isso! Não posso dizer que não tenho preconceito nenhum... mas esse certamente não um deles!
De repente acabei(amos) desvirtuando do assunto. Creio (posso estar errado) que vc pensa em "sentimento" como algo mais amplo. Por isso acho que falamos de uma mesma coisa, em uma visão diferente do sentido da palavra.

Não acho que eu esteja errado quando disse a respeito de música de trabalho. Ela é feita praquilo, afinal de contas. Que eu saiba, não tem nada a ver com preconceito cultural... tem?

Cada gênero musical é um gênero. E é claro que cada um deles gera algum sentimento. Mas não era esse o sentimento que quis retratar neste tópico. De repente é até por isso que a gente (guitarristas) usa o termo "feeling" ao invés de "sentimento".

Falo daquele momento-extraterrestre ao vivo, que um determinado alguem mostra pra gente que aquele som é muito mais do que um simples som. Exemplo: fui no show do Clapton em 2001 (se não me engano) aqui na Apoteose... fiquei abismado com a voz dele, mega-aveludada. E o som da guitarra... nossa senhora! Não tem nada a ver com o que a gente vê na TV! Mas, ainda sim, havia algo mais que aquilo... e era uma pessoa que já tocou Layla mais de mil vezes e mesmo assim, conseguiu expressar tudo de melhor que havia qndo ele fez aquela musica e fez assim, a melhor versão daquela "velha" música que já vi! E eu que já estava enjoado de Layla desde meu primeiro ano como estudante de guitarra! Isso pra falar de uma das músicas...

É mais ou menos isso... díficil de traduzir com palavras, realmente!
Mas creio que é o tipo da coisa que a gente tem mais facilidade de notar, no ao vivo mesmo!

[]´s Rabbit!!

obs: valeu o respeito, fique sabendo que ele é mútuo! tb não quero desmerecer ngm aqui, mais uma vez reitero minhas desculpas se dei a entender erroneamente! não foi a intenção!

Rabbit
Veterano
# set/08
· votar


conandrade

Numa boa bro. Eu entendo seu ponto de vista.

Mas é por isso que o conceito de feeling é tão subjetivo. E a maioria prefere nem opnar. Você se refere a música com feeling aquelas que "saem do coração". E isso tá errado? Lógico que não.

Já eu considero feeling qualquer sentimento transmitido pela música, seja ele intencional pelo compositor ou não. Eu estou errado? Acho que não. Por isso não existe definição nem explicação.

Um exemplo bem próximo que dou é o tópico da guitarra do rapaz que não chegou. Naquele mesmo assunto tinha gente sentindo raiva, outros se divertindo, outros ficando tristes, outros decepcionados e por ai vai. Isso quer dizer que em cada situação, cada um absorve de acordo com sua realidade e fatos vividos ao longo da vida. Acho que isso acontence semelhantemente com a música. A mesma música pode soar triste pra mim, ou alegre pra você, ou não soar sentimento nenhum pra uma terceira pessoa.

Então feeling se trata de algo humano abstrato que não se tem explicação ou definição. Como qualquer sentimento humano.

Abç

conandrade
Veterano
# set/08
· votar


Tens razão Rabbit. De repente, eu deveria ter focado no tópico que a meta era falar sobre esse "feeling" do guitarrista. E não na música em geral. De repente ficava mais fácil de ver a opinião da galera! Mesmo assim, um pessoal comentou bem esse "conceito" - digamos assim.

[]´s!

Hammer
Veterano
# out/08
· votar


Bom...aproveitando pra falar um pouco...de minhas opiniões pessoais...

feeling...eu traduzo como sentimento que um musico em seu solo/musica harmonia etc.. consegue transmitir... Claro que creio que isso está muito ligado na minha opiniào com o conceito de cultura... um determinado sentimento transmitido e percebido depende muito disto..o segredo do grande musico é aquele que consegue passar um sentimento que expresse algo que pode ser percebido pelo seu público... Assim...quando falo em cultura..uma musica que pode parecer triste para alguns pode parecer alegre para outros...depende muito da cultura em que determinado ouvinte se criou e que é construido ao longo de anos e gerações...

Creio que na cultura há muito de algo imperceptivel..que nos serve de padrões que molda parte dos nossos sentimentos... Assim digo que muito de uma musica classica ocidental...Bach por exemplo passe um sentimento que possa ser muito percebido de forma identica entre muitas pessoas de uma determinada sociedade ocidental...e que digam que aquilo é alegre...por exemplo...

É nesta perspectiva que em um mundo cada vez mais globalizado os sentimentos sejam assimilados de maneiras parecidas por todas as pessoas.. a exemplo do que passa uma musica top de bandas como U2, Rolling Stones etc...

é o que eu penso....

nicida
Veterano
# out/08
· votar


feeling significa sentimento, e o sentimento é uma coisa interna, nenhum sentimento existe por sí só, ele sempre depende de quem está sentindo...

por isso, para mim o feeling é opinião, ninguém discute se macarrão é melhor que lasanha, pois isso é de cada um, para mim o mesmo é para o feeling.

Billy The Kid
Veterano
# out/08
· votar


ninguém discute se macarrão é melhor que lasanha
que exemplo estranho.
Mas tem músicas que não são para ter feeling,principalmente alguams de metal extremo.

cuma
Veterano
# out/08
· votar


Isso de feeling é um assunto muito subjetivo, por exemplo, dois guitarristas que admiro muito,

Jason Becker, tecnica apuradíssima, velocidade, clareza, musicas completamente Bem elaboradas e bem estruturadas, como perpetual burn, altitudes, the end of the beggining, air e muitas outras.

David gilmour, timbre maravilhoso, tem um jeito muito preciso de tocar, otimos bends, timbres viajantes, frases simples mas que encantam nossos ouvidos ( isso não depende do solo ser lento ou rapido ).

Bom enfim, um bom musico não se faz por quantidade de notas por segundo, modulações, inversões, arpeggios ultra rapidos, um bom musico se faz pela emoção e sentimento que passam através de sua música.

GDias
Veterano
# out/08
· votar


Seguinte. A partir do momento que alguém fala que o Vai tem "feeling" mas reclama de um guitarrista tocando uma música dele pois um bend foi "muito curto", essa pessoa entra na minha lista de "ignorar para sempre". Com aspas também.

O feeling pra mim é a capacidade de sentir que tal nota ou bend ou até mesmo desafinação vai se encaixar no som. É algo medido ao vivo e não em gravações. Não existe um solo cheio de feeling em um CD, existe um bom solo e uma ******* braba. Se na hora do vamos ver o bom solo for executado perfeitamente, tudo bem. Mas se ele for MELHORADO, daí o guitarrista tem feeling.

GuitarHome
Veterano
# out/08
· votar


Seguinte. A partir do momento que alguém fala que o Vai tem "feeling" mas reclama de um guitarrista tocando uma música dele pois um bend foi "muito curto", essa pessoa entra na minha lista de "ignorar para sempre". Com aspas também.

Não entendi muito o que você quis dizer com isso...

GDias
Veterano
# out/08
· votar


GuitarHome

Como eu disse, eu acho que o feeling é a capacidade de fazer pequenas mudanças em um solo e transmitir algo, mesmo não sendo extremamente fiel à música. SRV fazia isso, Hendrix fazia isso, nem o Gilmour que é preciso toca tudo exatamente como é. E pra mim é irônico alguém falar que tal solo tem "feeling" e reclamar de uma mudança "no feeling" na execução de outro guitarrista.

Ou seja, no meu conceito é algo imbecil. Mas o meu conceito não é o da maioria, pra vocês o feeling é simplesmente a capacidade de se escrever um bom solo, sem ser pura fritação e modos.

GuitarHome
Veterano
# out/08
· votar


pra vocês o feeling é simplesmente a capacidade de se escrever um bom solo, sem ser pura fritação e modos.

Pra vocês virgula hehe !
Para mim quase todos os solos do Satriani "tem feeling", até nas partes mais rapidas (fritadas), ele sabe por cada nota, ele consegue expressar o sentimento, não sei muito explicar! Da para ver a cara dele nos shows, parece que você "entra" na música! É aquela musica que você diz: "Nossa...."

cuma
Veterano
# out/08
· votar


GDias

Não no meu man....feeling é estar ligando sua alma e a musica, seja você o musico que a executa ou somente um ouvinte.

GDias
Veterano
# out/08
· votar


Claro que é isso. "Botar sentimento nas notas" é escrever um bom solo. É saber brincar com a percepção do ouvinte através de pausas no momento certo, velocidade no momento certo. Só que eu uso o termo feeling com um sentido diferente disso. Não é bem o improviso, mas a capacidade de notar que em tal momento durante um show, o público reagiria bem a uma parada maior, ou uma fritação básica.

É mais viagem minha mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Conversa sobre Feeling