Conversa sobre Feeling

Autor Mensagem
conandrade
Veterano
# set/08


Fala guitarreada do FCC!

Bem... vim aqui pra um debate de leve, aberto e sem complicações.

Tenho visto muita gente falando sobre "feeling", mas na verdade, usando esse termo pra associar a bends, vibratos e alguns fraseados, digamos assim, "emotivos". O termo inglês "feel" significa "sentimento". E na música, pela minha leiga experiência, isso se dá através de algum tipo de vibração do que vc escuta. Não apenas do som, mas de alguma coisa 'misteriosa' que está na origem daquele som.

Ao meu ver, "feeling" é o que diferencia os bons dos verdadeiros mestres. Não é só questão de expressão, é questão de envolvimento com a música. Seja solando, seja fazendo base ou seja fazendo música. E isso vale não só pra guitarra mas pra qualquer instrumento, inclusive vocal.

É como ver SRV ao vivo por exemplo: ele sempre repete as mesmas notas mas, ao mesmo tempo, nunca repete a música, tampouco repete solos! Não sei até que ponto ele sabe de teoria... mas pouco importa na hora em que ele está no palco. O mesmo vale pra guitarristas de outros gêneros musicais. Jimmy Paige é um que sabe horrores de teoria musical e ao mesmo tempo, toca com um sentimento extra-terrestre.

Exemplos não faltam, do Jazz ao Rock´n´Roll (hmm não sei se incluiria alguem do Metal... vcs que me digam)! O meu ponto é o seguinte: embora não tenha problemas com isso e saiba que aqui no fórum, "feeling" seja um termo amplamente usado pra várias situações, queria que o pessoal entendesse (se é que já não entendem) que "feeling" é algo muito além da técnica e é o que diferencia "som" de "Música". E é onde a Música e a Arte se encontram da maneira mais sublime, na minha humilde opinião.

Então, gostaria de saber o quê e como vcs pensam a respeito disso. Minha opinião resumida está aí em cima, mas ela é só mais uma. Comentem, dissertem à vontade, estou realmente curioso e gostaria de ver a participação das cabeças pensantes do FCC :P

Grande abraço,
-con

BaNdAiD
Veterano
# set/08
· votar


conandrade

Só uma correção: Feel não é sentimento, e sim sentir.
"Feeling" pode ser traduzido como sentimento...

De resto eu concordo, feeling é o que há!

axleWs
Veterano
# set/08
· votar


conandrade
legal, bem legal a idéia.

Acredito que feeling (na minha concepção) é mais do que unir música e arte, é se emocionar (aqui entram vários tipos, vai desde a vontade de chorar ao tocar uma balada do Satch, a ficar adrenalizado a ouvir o Zakk harmonizando tudo) ao ouvir ou tocar. Está ligado a técnica sim, mas a técnica única daquele que toca, do modo como ele expressa suas notas, suas preferências na música. Feeling é mais que fazer o vibrato perfeito, ou o bend bem executado (não precisa fazer errado pra ter feeling). Feeling é a vontade de quebrar as paredes quando ouve metal, ou então de assistir filme do ursinho pimpão quando ouve balada. Feeling é se ligar sentimentalmente com o que você faz.

Alguém deve ter dito, se não disseram, deveriam:
"Um músico com muita técnica e sem feeling, é chato. Um músico com muito feeling e sem técnica, se diverte e a música passa a ser tudo pra ele, e se torna, no mínimo, interessante."

edukotzen
Veterano
# set/08
· votar


acho que a técnica também faz parte do feeling, é uma questão de saber usa- La como uma corrida sobre uma escala que culmina com um Bend isso se chama agressividade e feeling, basta apenas saber dosá-la

temos grandes exemplos como edu adarnuy, steve morse que abusam da técnica mais com o único objetivo de chagar no feeling

abraços

Clauber guns
Veterano
# set/08
· votar


conandrade
É isso aí cara, Feeling é o q há...!(2)

Ñ adianta frita na guita feito um loco se ñ passar aquela emoção da Musica!!

"Música é arte e arte é pra ser sentida" (noosa q profundo o_O)

CabeçaChataRocker
Veterano
# set/08
· votar


"feeling" é algo muito além da técnica e é o que diferencia "som" de "Música". E é onde a Música e a Arte se encontram da maneira mais sublime


Falou so tudo aih, expressou meus pensamentos melhor q eu.

jimmy vandrake
Veterano
# set/08
· votar


Além da tocabilidade é preciso reconhecer a habilidade de criar bases que favoreçam o resultado. Entre varios exemplos de Page, a base harmonica de Stairway to Heaven proporciona todo um ambiente para que o guitarrista deite e role. Claro que além disto temos a composiçlão do solo e a execução que mesmo economica está voltada para a harmonia proporcionando um efeito perfeito. Qualquer guitarrista mesmo que iniciante e que conheça pentatonicas possue habilidades para solar numa base como Stairway, porém o conhecimento harmonico associado ao bom gosto na escolha de timbres fazem de Page um gênio.
Este é o ponto que considero fundamental num guitarrista, notas bem colocadas, pensadas, frases harmonicas executadas com perfeição e não um monte de notas que mais parecem exercícios de escala executados dentro de uma música.

SaldanhaPessoa
Veterano
# set/08
· votar


Feeling pra mim é algo tão relativo q não merece ser definido (definição = extinguir as discussões, chegar a um conceito absoluto), mas merece receber vários conceitos (e aí vai depender da vivência e dos gostos de cada um).

Pra mim, o feeling pode estar em td q é musical. Do blues ao metal. E aí feeling seria todo envolvimento do músico com a sua música.. o quanto ele se preparou para estar ali (não to falando exclusivamente de técnica e conhecimento teórico n..), a sua segurança e conforto ao tocar seu instrumento e, principalmente, o quanto ele curte o som q faz.

Pra mim, a maioria dos sons no estilo Metal (principalmente Death, Thrash..) não me tocam.. nem me passam "emoção". Mas, é inegável dizer q n há feeling.. se o músico q tá lá tocando estiver dentro das premissas q eu cogitei, ele vai passar emoção pra alguém.

Como meu estilo tem td a origem no blues.. e esse estilo me arrebata de emoções.. n tem como n me emocionar. São raras as vezes q eu tocando e n sinto arrepio. E aí, o feeling pra mim se encaixa numa frase do Buddy Guy: "O blues não é triste nem alegre, o blues é a verdade." O q pra mim indica q o blues é a ligação real entre o q sente o instrumentista e aquele q o escuta.

Esse é o conceito q, no momento, carrego sobre feeling.

conandrade
Veterano
# set/08
· votar


BaNdAiD - Só uma correção: Feel não é sentimento, e sim sentir.
"Feeling" pode ser traduzido como sentimento...


Ops valeu a correção, sabia mas não percebi na hora que escrevi! tnks ;)

axleWs - Está ligado a técnica sim, mas a técnica única daquele que toca, do modo como ele expressa suas notas, suas preferências na música.

Na minha opinião, está ligado à técnica sim. Mas não à mesma técnica (habilidade) que vc aprende nas aulas e sim naquela que nasce com vc. Vc vê por exemplo, guitarristas de blues (os roots mesmo) que mal sabem pegar na guitarra, dão 3 notas a esmo e faz vc se arrepiar todo! E ao mesmo tempo, com aquelas 3 notas, eles mandam a mulher que os deixou pra pqp e ainda arruma uma no cabaré que se apaixona por ele... tudo isso com 3 notas!!

Ou por exemplo, shows do Jimi Hendrix: vc não sente o mesmo feeling de um RedHouse/Woodstock no RedHouse/Isle Of Weight por exemplo! É completamente diferente mesmo sendo a mesma banda e a mesma música. É por isso que discordo que o "feeling" está ligado a essa "técnica" que a gente aprende fazendo aula. Que nada mais é, do que uma habilidade que a gente aprende. Isso ajuda a se expressar, mas não ajuda a ter mais ou menos feeling na minha opinião.

Edukotzen - acho que a técnica também faz parte do feeling, é uma questão de saber usa- La como uma corrida sobre uma escala que culmina com um Bend isso se chama agressividade e feeling, basta apenas saber dosá-la

temos grandes exemplos como edu adarnuy, steve morse que abusam da técnica mais com o único objetivo de chagar no feeling


Bem, particularmente não acho que o Ardanuy transmita esse "feeling" todo não. Nem o Steve Vai. Nesses casos, é aí que eu acho que o pessoal se engana a respeito de "feeling" e vibratos, bends e frases "apelativas" hehehe! Mas aí é opinião minha... (já Steve Morse e Satriani eu concordo)

De todo modo, concordo quando vc diz que técnicas FAZEM PARTE pra chegar lá, afinal de contas, vc precisa ter alguma habilidade pra transmitir o que vc quer. Mas não acho que faça parte do objetivo de chegar no feeling. Acho que o feeling vem naturalmente. Vc tem que estar na mesma "vibe" daquele ambiente, daquela musica, daquele momento... etc. Desse ponto em diante, vc não precisa nem pensar em "dosar" alguma coisa!

Legal, curti a opinião de vcs, quero ver mais!!!
Esse assunto é semi-polêmico, quero ver o pessoal falando o que pensa mesmo!

Abraçows!!!

conandrade
Veterano
# set/08
· votar


Po Saldanha... quase chorei com teu post! uhauha
Acho que vc tem uma ótima concepção do assunto!

Gasoline
Veterano
# set/08
· votar


Não gosto de discussões sobre feeling, pq simplesmente é algo extremamente subjetivo e sem definição. Além de eu ser completamente contra o termo, como aplicado na música.

Desnecessário, na minha opinião.

Deji
Veterano
# set/08
· votar


feeling pra mim é fazer careta na hora dos bends
hahaha

Raven_Heart
Veterano
# set/08 · Editado por: Raven_Heart
· votar


Acho que o feeling depende tanto de quem toca como de quem ouve. Por exemplo, se uma fritada do Malmsteen me desperta tanto sentimento quanto um bend de 30 segundos do BB King, quem vai me dizer que o Malmsteen não tem feeling? Pra MIM, pros MEUS ouvidos, tem. Aprecio tanto um estilo quanto o outro e digo sinceramente que algumas das melodias "na velocidade da luz" de Malmsteen, Michael Angelo, entre outros, me trazem tanto sentimento quanto um BB King, SRV ou Slash.
Feeling não é sinônimo de bends ou de tocar devagar.

SaldanhaPessoa
Veterano
# set/08 · Editado por: SaldanhaPessoa
· votar


Raven_Heart

perfeito. Feeling é bem por aí mesmo.

conandrade
Veterano
# set/08
· votar


Deji
To falando... o Hendrix é o maior deles... heuaheuh

Gasoline - Não gosto de discussões sobre feeling, pq simplesmente é algo extremamente subjetivo e sem definição. Além de eu ser completamente contra o termo, como aplicado na música.

Desnecessário, na minha opinião.


Vc está certo. É subjetivo e não há definição. Mas não estamos aqui querendo definir e sim, saber o que cada um pensa e acha sobre o assunto. É simples... sem preconceito! Sem brigas!
Abraços!

conandrade
Veterano
# set/08
· votar


Raven_Heart

Belo post! Mas vc não acha que corre o risco de confundir uma coisa que te impressiona, com uma outra que te arrepia? Por exemplo, usando o Steve Vai como cobaia, vc vê ele ao vivo, ta sempre fazendo caras e bocas, pulando pelo palco, rindo, tocando pra ca- ra- li- ô e deixando muita gente impressionada e arrepiada, só que esse é o "show" dele. Será mesmo, que ele está compenetrado, focado, aquela coisa toda? É isso que não sinto nele! Mas sinto no Angus Young por exemplo, que faz as mesmas pirotecnias (fisicamente) no palco, mas tem uma vibração diferenciada.

Vc citou o Malmsteen como exemplo. Sei que ele frita bastante e td mais, mas certamente é um cara que passa uma vibe bem diferente mesmo. Pelo menos pelos CDs que tenho dele...

Esse tipo de coisa que gerou este tópico. Essa é a MINHA maior dúvida. É por isso que vim perguntar o que vcs pensam a respeito!

Agradeço a contribuição, a humildade e o respeito que estou vendo aqui, muito legal isso!
[]´s

SaldanhaPessoa
Veterano
# set/08
· votar


conandrade

acho q vai mto (mas mto mesmo) de gosto. Entender pq jogadores de futebol, atores de holywood, músicos famosos ganham tanta grana está atrelado a isso. Eles promovem EMOÇÃO. É isso q move com maior ênfase o gasto das pessoas.. eu consigo perceber feeling no trabalho do Vai. Vide momentos no Whitesnake, algumas músicas como For the love God.. sou sincero q n curto mto o tipo de som dele..

Pra mim, (n leve a sério, vai ver q é só babação de fã) o Deep Purple conseguiu ter 2 guitars fantásticos. O Blackmore pra mim é o MAIOR, uma criatividade divina.. os solos e riffs dele são simplesmente fantásticos.. (sem contar q ele tem uma uma ótima técnica). E atualmente tem o Morse. O Morse pra mim é a melhor expressão da fusão entre o rock moderno e o das antigas. Uma técnica MONSTRUOSA e idéias fantásticas (carregando mta coisa do blues e do country).

*sou fã do DP.

Broderick
Veterano
# set/08
· votar


Para mim feeling é o substantivo mais abstrato que existe no contexto guitarrístico

Raven_Heart
Veterano
# set/08 · Editado por: Raven_Heart
· votar


conandrade
Mas vc não acha que corre o risco de confundir uma coisa que te impressiona, com uma outra que te arrepia?
Com certeza não. Já faz tempo que não me impressiono mais com malabarismos técnicos e coisas desse tipo, mas sinto sim um "arrepio" quando escuto No Boundaries, Eruption ou Far Beyond the Sun, só pra citar três exemplos de músicas bem técnicas. O que me desperta o sentimento quando ouço uma música pode ser apenas uma nota muito bem colocada como pode ser também uma super fritada de 20 notas por segundo. Determinadas sonoridades me despertam sentimentos, seja tocado rápido ou lento, isso não importa, pra mim são apenas formas diferentes de expressão.

Broderick
Veterano
# set/08
· votar


Determinadas sonoridades me despertam sentimentos, seja tocado rápido ou lento, isso não importa, pra mim são apenas formas diferentes de expressão.
(2)

maniac123
Veterano
# set/08
· votar


Fritação - coisa de macho, músico muito homem.
Filin - coisa de menininha.

edukotzen
Veterano
# set/08
· votar


Mas vc não acha que corre o risco de confundir uma coisa que te impressiona, com uma outra que te arrepia?
Com certeza não. Já faz tempo que não me impressiono mais com malabarismos técnicos e coisas desse tipo, mas sinto sim um "arrepio" quando escuto No Boundaries, Eruption ou Far Beyond the Sun, só pra citar três exemplos de músicas bem técnicas. O que me desperta o sentimento quando ouço uma música pode ser apenas uma nota muito bem colocada como pode ser também uma super fritada de 20 notas por segundo. Determinadas sonoridades me despertam sentimentos, seja tocado rápido ou lento, isso não importa, pra mim são apenas formas diferentes de expressão.



putz!! onde eu assino??

JC_Junior
Veterano
# set/08
· votar


eu acho feeling algo muito relativo......

o que pode ter feeling pra mim pode não ter para o próximo e vice-versa....

por exemplo....

tem gente que acha que o malmsteen passa feeling em suas música.....

eu já não acho... vejo como uma fritura "sem noção" (com o devido respeito é claro)

maniac123
Veterano
# set/08
· votar


JC_Junior

Desculpa ae, cara. Mas o malmsteen é o melhor dos melhores.

Tudo que os outros guitarristas fazem, ele faz em dobro.
(e muito mais rapido)

Davi Dornelles
Veterano
# set/08
· votar


Adoro esse tema:

Bom ao meu ver é exatamente isso mesmo!

Feeling digamos que seja a alma do som que o cara quer transmitir.

Acho q existe uma diferença muito pequena e quase imperseptivel entra um ''bom guitarrista'' e um ''guitarrista''.


Acredito q o ''bom guitarrista'' é cara tipo Kiko Loureiro, John Petrucci, dentre muitos q sabem utilizar a mecânica perfeita e boa postura e usufruir de uma boa técnica como consequência.


Agora o linha tênue q divide essa parede seria o ''guitarrista''...
o cara q quando ta tocando, não existe mais nada pra ele. Só a guitarra e ele. A guitarra expressa tudo q ele quer falar.

Em minha opinião após anos coletando informações e ouvindo centenas, acredito q o exemplo q melhor expressa isso seria o Andy Timmons, toca com destreza, boa técnica, presença de palco, e????? muito sentimento cara....feeling pra kct!!

Quando começa a ouvir, vc não quer mudar de faixa! Quer ouvir o disco inteiro, pq ele provoca essa senseção.

Valew

Rabbit
Veterano
# set/08
· votar


Pra mim, quase toda musica tem feeling. Feeling pra mim nao é só música bonita, mas toda e qualquer música que expresse qualquer tipo de sentimento, seja raiva, amor, frustracao, alegria. duvida, etc...

E pra quem diz que fritacao exagerada nao tem feeling, deixo exemplo "Flight of The Bumble Bee", puta feeling. Da vontade de da uma tapa naquela porra daquela abelha.




conandrade
Veterano
# set/08
· votar


SaldanhaPessoa

Gosto muito de Deep Purple tb. Compartilho a mesma opinião a respeito do Blackmore: a criatividade, os solos e os riffs dele são uma coisa mesmo. Até em músicas aparentemente simples de tocar, ele consegue tirar cada coisa... bizarro. Eu tinha um LD (Laserdisk) nomeado "British Invasion" que tinham vários artistas (Black Sabbath, Rory Gallagher, Deep Purple, Cream... etc), e são clipes gravados em estúdio só que ao vivo. Tem uma versão de "No, no, no" ABSURDA. Timbre, execução... magia, tudo. Fatalmente impressionante!

Raven_Heart - Já faz tempo que não me impressiono mais com malabarismos técnicos e coisas desse tipo, mas sinto sim um "arrepio" quando escuto No Boundaries, Eruption ou Far Beyond the Sun, só pra citar três exemplos de músicas bem técnicas.

Perfeito!! Entretanto, creio que uma boa parcela de pessoas se confundem.

Belo exemplo de músicas "técnicas". Mas não é pq ela é "técnica" que não possa haver feeling. Tentei dizer isso no outro post! Pelo menos em Eruption eu tb fico arrepiado... mas EU não sei se é pela técnica dele ou se pelo feeling que a gravação passa. Creio que pelos dois motivos. Não é todo ao vivo que sinto a mesma coisa, mesmo com o próprio Van Halen fazendo, pegou meu ponto de vista?

A fritada em si pode ser carregadíssima de sentimento. Manic Depression do Jimi por ex. Não é pq é uma nota lenta ou rápida... não acho que isso tenha a ver. Por isso que acho que o feeling é algo além dessa compreensão musical. É algo abstrato, sensível e subliminar ao mesmo tempo... sei lá! hehe

balck7
Veterano
# set/08
· votar


OLHA sÒ essa representação de feeling q steve vai disse em uma intrevista pra guitar player em 1999:

"eu acho a musica instrumental muito mais interessante no que as musicas cantadas, pois quando consigo criar algo que expresse meu sentimento, a musica acaba contando uma historia que seria impossivel de contar só com palavras...."

conandrade
Veterano
# set/08
· votar


Rabbit - Pra mim, quase toda musica tem feeling.

Hmm disso eu discordo! Pra mim, a menor das menorias das músicas passam essa sensação. Muito embora, o processo de criação de uma música, normalmente tem sua raiz em algum sentimento. De repente não estamos falando do mesmo contexto!

Na realidade... ta aí... não sei mt bem. To em duvida!

Músicas pops, músicas "de trabalho", axé, fank (funk é outra coisa), etc... a maioria não ta nem aí pro feeling e sim pro dinheiro, pra fama... normal... mas empobrece a música de um modo geral. Um dos maiores problemas nesse meio é se vender, e certamente, acontece com MUITA frequência. Por essas razões que discordo de vc, Rabbit!

Não é pq é HipHop ou Rap (ex.) que não tem sentimento. Não acho que seja por aí tambem... até pq a criação dessas músicas negras, normalmente têm sua origem no sofrimento... e aí não tem jeito pq a música É marcada pelo sentimento sim. Mas acho que depende do contexto... e de quem criou aquilo.

Mas no geral, e tendo em vista o que chega facilmente até a gente, não concordo que a maioria das músicas sejam baseadas nesse sentimento todo não! Díficil dizer... tenho que pensar com mais calma...

Abraço!

Rabbit
Veterano
# set/08
· votar


conandrade

Músicas pops, músicas "de trabalho", axé, fank (funk é outra coisa), etc... a maioria não ta nem aí pro feeling e sim pro dinheiro, pra fama...

Com todo respeito a você, mas diminuir a riqueza do debate com preconceito cultural, ficou um pouquinho chato. Não podemos generalizar nada. Dificilmente alguma ritmo vai transgredir tanta alegria quanto o axé, Funk carioca transgridi sensualidade(embora que seja pornografia), e cada ritmo e estilo tem seu lado de valor na sociedade. Não quer dizer que por que a gente não acha nada que nos interessa em determinada música que não existe nada lá.

Ponha um SRV pra tocar em cima de um Trio-Elétrico que por mais que a música dele tenha alma, não vai transgredir nunca a alegria que um axé proporciona. Entende meu ponto?

É por isso que acho que quase toda música tem feeling(Sentimento). Mas nem toda música tem o sentimento que procuramos individualmente.

Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Conversa sobre Feeling