Uma conversa sobre ser músico no Brasil sem dramas

    Autor Mensagem
    mateusstarling
    Veterano
    # jul/13


    Amigos.
    Gravei esse video narrando um pouco da minha experiência de viver como músico no nosso país e falo um pouco também das possibilidades de se trabalhar com música.
    Espero que curtam.
    Fiquem com Deus.
    Mateus Starling


    Filippo14
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    mateusstarling
    Cara, já tinha visto esse seu vídeo no facebook e é bem bacana, mas acredito que só estudar não basta, acho que o que vale muito também são os contatos que você possui e o marketing que você faz, faltou só falar sobre isso, como você pensou no seu marketing, que é algo super importante e você faz super bem e os contatos que você possui, por que fazer músicas e conseguir gigs é meio foda sozinho ahhahaha.

    Abração

    ALF is back
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    mateusstarling
    mto bom o tema da discussão! realmente, o sonho da galera de ser o guitar hero no palco de megashows é engraçado...no final, há maior chance do cara acabar virando escravo do instrumento!
    viver de musica exige investimento, tanto em conhecimento quanto em equipamento!

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Filippo14

    Amigo, o mateusstarling não esta falando em sucesso (no sentido sucesso de público e mídia) ele esta falando em "viver de música" (sucesso profissional), isso significa trabalhar com música e ser remunerado por tal feito.

    Tocar em stúdios, acompanhar artistas, dar aulas e etc. Para isso é fundamental a capacitação sim, e quanto mais melhores chances, ele esta correto.

    Sucesso é outra coisa... não precisa nem saber meia dúzia de acordes para fazer sucesso, mas não dá para ninguém apostar nisso.

    Obs:
    mateusstarling, desculpe a intromissão....hehehehe.

    Parabéns pelo video.

    Filippo14
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Lelo Mig
    Sim cara, concordo totalmente, mas ninguém consegue viver de música aqui sem marketing e contatos, não no sentido de conseguir ficar famoso tipo Luan Santana, mas ter gigs e conseguir viver como um Edu Ardanuy, De Ros mesmo e muitos outros fazem. Sem marketing e contatos o mateusstarling ficaria em casa tocando para ele em playbacks. Ele faz cds, toca com diversas pessoas, tem um marketing pessoal forte no sentido das aulas de jazz e guitarra no geral, mas sem contatos e um marketing nada disso seria possivel.

    Abração

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/13
    · votar


    Filippo14

    Cara, eu entendi..... mas não encare a música como algo diferente de outra profissão. Contatos são essenciais. Você não arruma um emprego de engenheiro, por exemplo, sem contatos e conhecimentos do meio profissional.

    Se o cara é guitarrista de quarto, por melhor que seja, a coisa fica difícil.

    Tem que interagir... Escolas de música, tocar em bandas, festivais, acompanhar outros artistas, bares, na Igreja e etc. Não importa onde, mas têm de estar onde há músicos e oportunidades.

    Você vai criando um círculo de amizades. por mais que você invista em Youtube, Face Book, Blog e etc, isso até ajuda, mas os amigos do mundo real da música e o mundo real é onde as coisas acontecem.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/13 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    mateusstarling

    Meu primo, Márcio Bahia, baterista, é reconhecido no meio musical, especificamente, Jazz. Tocou com Hermeto Pascoal por anos e hoje, vários, incluindo Hamilton de Holanda, pra você ver o nível do cara. (poucos conhecem Hamilton de Holanda!!!!) Ele sempre viveu de música e sempre RALOU muito, mas muito mesmo.

    Ou seja, é um excepcional músico, mas ninguém, aqui no Brasil, reconhece, até pq baterista não está nos holofotes. Ele vive disso, viaja o tempo todo pra todos os lugares do mundo pra poder se sustentar! Dá aulas e workshops pelo mundo afora pra ganhar uma grana. Só aqui, no Brasil, não dá!

    Se entendi bem seu depoimento, sem querer desanimar, pra ser profissional de destaque deve ser pedreira!

    Abs!

    ps. pra mim, um caminho "novo" e efetivo é é usar e abusar dos Facebook, Youtubes da vida para que o trabalho seja conhecido e, reconhecido, caso haja merecimento, lógico! Good Luck!

    entamoeba
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    Deve ser muito deprimente ser músico profissional e ter que acompanhar certos "artistas". Acho que quem se entrega a isso já "perdeu a alma".

    Filippo14
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    entamoeba
    Perder a alma? o Cara faz isso ou perde a casa e a familia vai pro saco? O que você faria? Músico tem que viver, músico quer ter filhos, uma familia. Músico paga imposto mano. Meu você como engenheiro vai deixar de fazer uma construção para a cidade porque não apoia o partido que está no poder e que te contratou? Não funciona assim o mundo real cara.

    Lelo Mig
    Acho que me expressei mal. No fim das contas é como você disse, músico é como qualquer profissão, não tem segredo na forma de criar o marketing e de conseguir contatos, ele iria falar de algo já teoricamente manjado ahahha.

    Abração

    entamoeba
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    Filippo14
    Eu sei, cara. Mas não deixa de ser deprimente. Eu procuraria trabalhar com outra coisa e preservaria minha relação com a música (aliás, já fiz coisa semelhante, só que se tratava de arte).

    carloneslive
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    facebook e youtube é pra ser apenas a consequencia de um trabalho do "mundo real',...o resultado é passageiro quando se usa só a internet

    sebber
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: sebber
    · votar


    Já comentaram, mas vou acrescentar minha opinião para reforçar:

    Acho que quanto mais associarmos a vida profissional de músico com as outras profissões, melhor. Tudo que é importante para qualquer outro profissional é também para o músico, por exemplo:

    - Conhecimento - Prática - Apresentação pessoal - Bom relacionamento - Honestidade - Contatos - Marketing

    Lógico que como o Fórum é de música não queremos generalizar nem deixar o assunto raso, e cabem aqui dicas específicas para os músicos, pois é um meio, como dizer... peculiar, sobretudo no Brasil.

    Mas eu acho que essencialmente é a mesma lógica de outras profissões. Um dia vai acontecer de trabalhar sem receber, investir num projeto que não dá em nada, estar de bobeira sem procurar nada e aparecer alguma coisa, etc.

    Para finalizar e não ficar um long post, o músico tem mais chance se estiver adaptado ao mercado do que fechado num nicho muito específico. Exemplo na construção civil: o arquiteto pode até ser fã do estilo vitoriano, mas se não tiver demanda para construir prédios desse tipo ele vai ficar só fazendo as plantas em casa ou trabalhar eventualmente para algum excêntrico hehe, mas se ele for na onda do que o mercado pede, que é eficiência, agilidade e custos reduzidos, ele pode ter mais chance de atuação.

    mateusstarling, obrigado por compartilhar sua experiência. Bom tópico.

    Shafik
    Membro
    # jul/13 · Editado por: Shafik
    · votar


    Bom, antes de qualquer coisa, para trabalhar em engenharia ou arquitetura, o cidadão precisa ter uma FORMAÇÃO PROFISSIONAL, ou seja, conhecimento e um diploma de uma instituição que prepara e forma PROFISIONAIS do ramo, tenhamos isso em mente. Sabendo disso, vamos colocar as situações nos seus devidos lugares né.
    Uma pessoal que se esforça, estuda ( de forma autodidata ou professores de musica como o do vidinho ae ) é um instrumentista excelente, adquiriu um conhecimento vasto e tals, dai ele decide ser um profissional, blz, esse cara tem uma trajetória diferente do cara que se formou academicamente em musica creio eu, porque (um exemplo até verídico na minha cidade mas ainda sim apenas um exemplo) o assessor do xitãozinho e xororó, na hora de procurar um guitarrista, vão procurar o mais GABARITADO para tal, um verdadeiro profissional de musica, uma pessoa que você coloca qualquer coisa no papel ele simplesmente toca, não importa género, ritimo, estilo... seis entendero? Já que o assunto em questão é viver de musica, vamos separar o choio do trigo né, você citam outras profissões mas se esquecem que o engenheiro ou o arquiteto por mais que eles tenham vocação, ralaram muito para ter esse pseudónimo ou título ou formação.. saca!?...
    Eu não to desmerecendo ninguém galera, e nem falando que só quem sabe ler partitura é um musico ( pelamordedeus...) mas por favor, um profissional precisa ter uma formação profissional, e não simplesmente se auto titular profissional... isso é um fato, e apartir do momento em que ele se encaixa nesse contexto de profissional, as oportunidades, os contatos, o marketing, a carreira, TUDO é diferente de um instrumentista como eu ( sem formação alguma ) se é que vocês me entendem..

    Edit: Pra quem não sabe, me parece que musica vai entrar na grade curricular académica ( ensino fundamental e médio ) brasileira logo menos, e quem vai trabalhar na área!?... um pedago padrão? Não não, para isso ele teria que alem de ter a formação pedagógica, ter um conhecimento TÉCNICO em musica... caso contrario os futuros professores de musica serão os que realmente se formarão em uma instituição reconhecida e licenciada para tal ato.

    MMJr
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Ola pessoal,

    Gostei do video.
    A maneira que o mateusstarling abordou o assunto e expos a sua experiencia foi simples, direta e objetiva...
    ...................................................................... .................................................................
    Existe uma grande diferenca de sonhar em ser um Rock Star e ser um Musico Profissional.....

    Valeu...

    mateusstarling
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Filippo14 Valeu parceiro. Eu preferi falar de algo que é mais parte da minha vida e da minha formação, que é a parte musical, a parte do marketing eu faço apenas o que esta ao meu alcance que é a internet. Sou um cara bem na minha, portanto, não sou o cara certo para falar sobre social e esse tipo de coisas. Acredito que se você fizer um trabalho bem feito, por mais que demore, no caso de uma pessoa introspectiva e que não se promova, mesmo assim as coisas acontecem.

    ALF is back Valeu amigo, é isso ai.

    Lelo Mig Valeu parceiro, vc esta certo. Fama é diferente de exposição na mida. Sucesso é suceder as barreiras, obstaculos e conseguir se sobressair. O sonho de um instrumentista primeiramente é poder viver do oficio, depois as outras vão sendo acrescentadas, mas se o foco é midiatico e não produz frutos profissionais e financeiro, não faz sentido para mim.

    MauricioBahia O seu primo tem o reconhecimento dele entre os musicos do estilo. O Bahia se tornou um dos maiores bateristas de musica brasileira de todos os tempos, dentro desse paramentro bateria-Brasil ele é requesitado, o problema é que musica instrumental não da muita grana, o Hamilton de Holando é um dos poucos caras que conseguem sobreviver unicamente tocando musica instrumental no Brasil, mas ele acabou conquistando um espaço com parceiros que remuneram bem, o som dele é maravilhos, portanto, nada mais que merecido.
    Mas, como falei no video, musico que quer viver de gig fatalmente vai precisar acompanhar uma banda ou cantor, não tem muito para onde correr, ou então se ocupar com aulas nos horarios vagos e ter alunos compreensiveis com a agenda de shows paralela..

    entamoeba Eu ja me questionei muito sobre isso. Tenho amigos que dizem preferir acompanhar um cantor chato e fraco do que ter outro emprego para sustentar a musica. Enfim, é pessoal, eu particularmente não me vejo assim, mas graças a DEus consigo viver bem com o que eu faço, mas se eu não vivesse bem dessa maneira não sei se encararia os cantores da vida ou se procuraria outro emprego.

    carloneslive A questão da midia social é que elas não fazem milagre, ela so amplifica. Se for ruim amplica o que é ruim, se for bom amplifica o que é bom.

    mateusstarling
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    sebber Você esta certíssimo e se expressou muito bem. Tem realmente que focar, tal como falei no video de escolher seu nicho.
    O que é puculiar na música é que o musico ele escolhe a musica cedo, começa a tocar com 12 ou 13 anos enquanto a maioria das outras profissões se aprende na faculdade tal como medicina, direiro, engenharia onde as pessoas entram zeradas na carreira.
    Quando entrei na Berklee eu ja era musico profissional, ja tinha 24 anos. O músico, principalmente no Brasil, quanto mais se for instrumentista, precisa ter base solida em outros estilos, por mais que ele se foque, tem que ter o baile, se não fica dificil. Uma hora vc acaba conquistando o espaço especifico, mas ate isso acontecer vai precisar de ser um generalista.

    Shafik Ja fazem uns 2 anos que musica entrou na grade escolar e sera definitivamente obrigatoria em 2016, mas por não ter profissionais suficientes formados em licenciatura musical, eles aceitam professores de educação artistica por exemplo como professor de musica.

    A questão do Brasil para se tocar com artistas e bandas é basicamente indicação, vc nào vê no Brasil audição para gigs, o que é muito comum nos EUA, isso so mostra o amadorismo do nosso meio.
    No ultimo ano da Berklee vc fica recebendo varios convites para audição porque varias entidades e artistas vão para a Berklee fazer audição pegar alunos que estão se formando. No meu ultimo rolou audição para o circo de solet, varios cruzeiros e também de cantores.


    MMJr Valeu parceiro, estamos juntos.

    felipelfln
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    É bem complicado quando começa a chegar a hora de fazer vestibular e faculdade. Ano que vem termino o colégio e martela minha cabeça essa questão de 'Vou viver do que agora?'
    É difícil a escolha, seria ótimo viver de musica, mas não é uma profissão comum, não da pra saber o que esperar. Não é como as profissões comuns, que vc entra na faculdade, se forma, faz um estagio, manda currículo, arranja um emprego, evolui de cargo etc.
    Supondo que eu queira ser musico. Como é que eu vou me sustentar depois que acabar a vida de estudante? Vou viver de tocar a noite? Vou dar aulas? Vou ser sideman? Luthier? Musico de rua? E agora? E depois? Vou me aposentar quando velho? Vou ganhar grana tocando? Vou arranjar uma banda?
    É muito pouco garantido. Não é o tipo de coisa que se tem demanda. Não se demandam músicos..

    Entendem?

    MAS existem outras carreiras ligadas a musica. Da pra ser engenheiro de som, trabalhar em estúdio, trabalhar em projeto de estúdio, isolamento acústico, sonorização, organização de eventos, designer (de guitarras por exemplo, ou qualquer outro equipamento), projetista de equipamentos de áudio (engenheiro eletrônico?). Essas profissões sim são mais 'regulares', deve ter demanda, pode trabalhar em outras áreas além da musica.
    É muuuuuito complicado isso.
    Triste também é deixar a musica como atividade secundária, ou hobby. Quando vou ter tempo pra gravar, estar em um palco, me apresentar e tal se minha profissão não for a musica?

    Sei la, só sei que to quase convicto de que a música vai ficar em segundo plano mesmo. O jeito é fazer uma facul que eu gostar e viver uma vida comum haha

    mateusstarling
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    felipelfln Legal seu comentario.
    Acredito que se vc fizer algo em alto nivel vc sera reconhecido por isso. Vejo que esta ruim para muitas profissões, ate para medico as coisas estao apertando. Concurso publico da garantia mas é muito concorrido e nem todos pagam bem.
    Enfim, o mercado é cíclico, vida de artista é dificil em qualquer lugar do mundo, mas ser bem sucedido é dificil em qualquer carreira. Não existe carreira onde você terá garantia de emprego.
    Talvez o que esta em voga hoje como profissão daqui a 5 anos não esteja mais e o cara entra na faculdade porque esta bombando quando sai nao esta mais.

    felipelfln
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    mateusstarling

    Acho besteira fazer uma coisa só pelo dinheiro ou porque está em alta hoje.
    O que importa é ser o melhor no que você quiser fazer. Se é pra ser musico, estuda, vai ser musico de verdade, vende seu peixe direito, veja e seja visto, assim como você fez, foi la pra fora, estudou na berklee e hoje é realmente profissional.
    Quem faz bem feito se destaca. As pessoas recomendam o que é bom, procuram o que é bom, cultivam o que é bom. O que é bom cresce.
    Mas quem quer ser musico deve ter que ir bastante atrás. Ninguem vai ver um vídeo seu no youtube fazendo cover de umas bandas de metal, tocar na sua casa e te pagar pra tocar. Acho que o trabalho é muito mais amplo e mais difícil.
    E sobre dar aulas... Quem ta passando conhecimento tem que ter algo a mais, senão não rola. Eu, por exemplo, não teria aulas com um professor que não tivesse estudado, ou que não mostrasse um conhecimento mais aprofundado na teoria pratica e todos os aspectos.
    Eu quero trabalhar com musica sim, mas não tocando ou sendo professor, e sim num outro ramo, mais pro lado de projeto de equipamento, engenharia, design. Parece bem valido pra quem não quer largar a musica mas não quer mergulhar de cabeça nessa vida haha
    Musica não é só tocar, da pra mexer com radio, mídia, muita coisa.

    Shafik
    Membro
    # jul/13
    · votar


    @felipelfln
    Cara, primeiramente quero te desejar sorte ae nessa nova fase da tua vida ( saudade dos meus tempos de escola =~ )

    É bem complicado quando começa a chegar a hora de fazer vestibular e faculdade. Ano que vem termino o colégio e martela minha cabeça essa questão de 'Vou viver do que agora?'É difícil a escolha, seria ótimo viver de musica, mas não é uma profissão comum, não da pra saber o que esperar. Não é como as profissões comuns, que vc entra na faculdade, se forma, faz um estagio, manda currículo, arranja um emprego, evolui de cargo etc.Supondo que eu queira ser musico. Como é que eu vou me sustentar depois que acabar a vida de estudante? Vou viver de tocar a noite? Vou dar aulas? Vou ser sideman? Luthier? Musico de rua? E agora? E depois? Vou me aposentar quando velho? Vou ganhar grana tocando? Vou arranjar uma banda?É muito pouco garantido. Não é o tipo de coisa que se tem demanda. Não se demandam músicos..

    Eu não queria te desanimar não companheiro, mas não é somente o ramo musical em que você deve se preocupar com essas questões pós-formação viu "bróduey", hoje diploma de nada garante careira pra nada não cara, você pode até ter uma formação que te garanta um emprego após terminar a mesma, mas caso não seja para você andar com as próprias pernas, trabalhando para você mesmo, você está fadado ao proletariado como qualquer outro profissional (sem formação alguma), e porque com um musico (formado) seria diferente?? saca?.. não existe mais aquilo "Finalmente me formei, agora vou começar a ganhar dinheiro e ser feliz pra sempre!", agora é "A parte mais fácil já passei, agora vou ralar pra caralho PRA FAZER ACONTECER" saca? Você pode ser formado até em física nuclear cara.
    Quanto as áreas de atuação de um musico, temos hoje um leque gigantesco, des da área de saúde como musicoterapia por exemplo, até a área de marqueting e em breve pedagógica de verdade. Pra min o verdadeiro desafio de um profissional da área é quebrar o preconceito da velha historia de que "musica é profissão de vagabundo", que ainda atormenta os pais de crianças, adolescentes e afins com muito potencial e aptidão para uma carreira promissora em musica. Enfim para você eu só tenho a te dizer que qualquer carreira que você escolha ( salva-se aqui negócios familiares ), você está fadado a essas variáveis, não se iluda, sinto muito.

    @mateusstarling
    Pow cara, então voltando ao musico na escola no Brasil, minha esposa é formada em pedagogia e até tínhamos (e ainda temos) um projeto para abrir uma escolinha e eu trabalhar com ela utilizando a musica como ferramenta de alfabetização e noções matemáticas saca, é muita coisa pra explicar aqui, mas enfim, e eu fui pesquisar o que precisaríamos para eu poder ter o direito de exercer essa função, e ficamos sabendo que eu precisaria ser formado em pedagogia ou algum curso tipo matemática , línguas ou artes ( como você citou), e ainda ter um técnico em musica ( conservatórios reconhecidos pelo MEC ) para ai sim ter o direito de aplicar tal projeto, ou seja, nem a minha esposa que tem uma formação pedagógica poderia colocar em prática tal projeto sem esse requisito técnico. Realmente eu concordo com você que o nosso país precisa de um fomento a mais nesse ramo, mas cara.... os brasileiros aprenderam a se mexer agora né ( manifestos em geral ), isso tudo mostra o quão a nossa nação é atrasada e submissa.

    felipelfln
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Shafik

    Tenho plena consciência disso, mas com a musica é diferente, não da pra negar. É menos convencional, um caminho diferente. É bem diferente trabalhar para uma banda do que pra uma empresa. E precisam de muito menos sidemans no mundo do que, por exemplo, de arquitetos.
    Mas eu captei o que vc disse, é verdade.

    mateusstarling
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    felipelfln Perfeito amigo.

    Shafik Muito maneiro seu feedback. Você pode abrir uma escola de musica e aplicar seus projetos sem nem ser alfabetizado, o problema é você um curso tecnico, ai é mais complicado, mas simplesmente fazer um curso de musica que ofereça a possibilidade de alfabetizar não precisa de quase nada, o problema é querer montar realmente uma escola com outras materias, como uma escola normal.

    Rednef2
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Boas dicas que mateusstarling deu.

    O cara que quer ser musico profissional tem que ter essa base ai que ele falou.

    Eu tenho vontade de ser músico profissional, mas sinceramente não tenho problema nenhum em ter que talvez arrumar outra profissão paralela a carreira de musico. Ainda mais se for na área de Historia (que eu curto tanto quanto música). Ser historiador e músico ao mesmo tempo seria interessante heheh.

    Agora tem gente que só quer mesmo viver da musica e só dela. É obrigatório um cara desses manjar mesmo de teoria.

    Vejo muita gente que quer viver de musica dizendo que "estuda 12 horas, 14 horas por dia" mas quando você vai ver, o cara passa esse tempo todo só estudando técnica. Não vai servir pra muita coisa.

    Já imaginou que mico, ta la num show e a banda começa a mandar um Jazz daquele swingado e na hora de tu fazer teu solo de guitarra, não ter a menor noção de campo harmonico?

    mateusstarling
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Rednef2 Legal cara, Deus te abençoe ai na caminhada.
    Existe uma geração de internet que acredita que vai viver plenamente como musico sem sair do quarto. A internet é otima e tem como vc ganhar dinheiro apenas com ela, mesmo como musico, mas a plenitude musical, no meu ponto de vista, precisa ser adquirida também em contato com o publico e ou tocando com outras pessoas e para isso vai precisar de muitos elementos além da tecnica.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uma conversa sobre ser músico no Brasil sem dramas