Entendendo a elétrica de sua Guitarra

Autor Mensagem
Henrique S.
Veterano
# ago/08
· votar


markolino

po, ta no topo, "Fulltone OCD alguem tem esquema?"! hehehehe

o topico é do tiruk inclusive...

mas só tem esquema pro fim do topico mesmo

Pompermayer
Veterano
# nov/09 · Editado por: Pompermayer
· votar


Dando um up porque achei importante fazer um concerto nesse tópico que é bem interessante.

O que tenho pra concertar é a explicação sobre o potenciômetro de tone.

Fiz um captador como um projeto de eletromagnetismo e adicionei os filtros pra deixar o trabalho mais completo, então, tive que estudar o funcionamento do potenciômetro de tone pra poder explicá-lo.

2)Potenciômetro de Tone:

O controle de Tone (ou Tom como se chama aqui) todos conhecem sua função, tem como principio, diminuir gradativamente a quantidade de agudos presente no sinal de saída.

Mas, por que ocorre esse corte de freqüências altas? Comumente se diz que o capacitor filtra os agudos, entretanto não é EXATAMENTE assim, o potenciômetro tem papel essencial em um filtro passa baixas (tem esse nome, pois só passa as baixas freqüências, os graves).

Então vamos lá!


Antes de começarmos, temos que entender que frequências altas correspondem a sons agudos, e baixas a sons graves.

Qual é o papel do Capacitor no circuito?

Os capacitores têm a característica de ter baixa impedância aos sinais de alta frequência e alta impedância aos sinais de baixa frequência.

Por quê?

Quem já estudou CC sabe como é constituido um capacitor, mas é interessante a explicação.

O capacitor é formado por duas placas metálicas separadas por um material dielétrico. Quando colocado no circuito, o capacitor funcionará como uma resistência infinita, já que seus terminais estão separados por um material isolante. No entando, as placas do capacitor tenderão a se polarizar de acordo com a fonte de tensão a que estão ligadas.

Sabemos que cargas negativas tendem a repelir cargas negativas. Assim sendo, a placa carregada negativamente vai começar a repelir os elétrons da placa carregada positivamente e assim dando origem a uma corrente.

Quando as placas estão completamente carregadas com a tensão da fonte, a corrente estaciona e o capacitor volta a funcionar como uma resistência infinita.

Os mais observadores vão perceber que a fonte utilizada nessa explicação mantém uma tensão constante.

Numa fonte de corrente alternada, esse procedimento deve acontecer em cada ponto da variação da corrente, assim sendo, o capacitor vai ficar variando entre carregado e descarregado.

Assim nós percebemos que, quanto mais contínua a corrente, maior será a impedância do capacitor, assim o capacitor tem uma impedância maior pra correntes de baixa frequência.

Essa impedância do capacitor é chamada de Reatância Capacitiva (Xc) e é dada por:

Xc=(2••F•C)^(-1), onde é constante e aproximadamente igual a 3.14, F é frequência da corrente e C é a capacitância.

O filtro

Considerando uma corda com sustain eterno (pra entendermos melhor) teremos uma vibração de mesma amplitude do começo ao fim da análise, assim uma corrende alternada de amplitude constante, e assim um tensão de amplitude constante no captador. Podemos aceitar, pra facilitar o entendimento, essa amplitude como o valor da tensão em um determinado ponto.

Sabemos pela lei de Ohm que V=I•R, onde R é a resistência do captador, I, a corrente e V, a tensão. Logo, se I é constante e R também, teremos sempre uma mesma tensão de saida no captador.

Considerando que essa tensão de saida vai de encontro com um capacitor que tem uma reatância que pode ser considerada como uma resistência, temos que a intensidade da corrente de saida do circuito é dada por:

I= V • Z^(-1), onde Z corresponde à impedância e é igual ao valor de Xc. Logo I = V • Xc^(-1)

Temos que ter em mente que I está diretamente relacionado ao volume do som.

Referências auditivas

É certo que existem diversas frequências em torno de uma nota e, pela fórmula anterior frequências mais altas têm volume mais alto e frequências mais baixas, volume mais baixo.

Imaginemos uma faixa de audição que varia de 0db a Xdb. Acima de X temos frequências altas demais pra serem ouvidas. As frequências que ouvimos quando tocamos uma corda estão comportadas dentro dessa faixa.

O potenciômetro

O potenciômetro é uma resistência regulável. No nosso filtro ele está ligado em série ao capacitor, ou seja, somando ao valor de Xc um valor de resistência Rr.

Qual é a importância disso?

Lembremos que I = V • Z^(-1). Se o potenciômetro agrega um valor de resitência ao Xc, temos uma alteração no valor de Z, assim a intensidade de I que era dada por I = V • Xc^(-1), passa a ser dada por I = V • (Xc + Rr)^(-1).

Assim concluimos que ao aumentarmos o valor de Rr temos uma queda na intensidade de I, assim uma queda no volume do som da frequência.

Voltando àquela faixa auditiva, vimos que existem algumas frequências que estão acima do banda. Se ao aumentarmos o valor de Rr, diminuimos o volume de saida de algumas frequências, temos que algumas frequências baixas vão sair da faixa e novas frequências altas vão entrar na faixa, deixando o som mais agudo.

fazendo uma ilustração precária:

Frequências A |(limite alto da faixa auditiva) Frequências B|(limite baixo da faixa)frequências C

após o aumentarmos Rr

Frequências mais altas que A|Frequências A|Frequências B e C.

Depois vou fazer outro post explicando como funciona, técnicamente, um captador.

Pompermayer
Veterano
# nov/09
· votar


Ninguém interessado em entender como funciona a guitarra que toca?

JC_Junior
Veterano
# nov/09
· votar


Pompermayer

Só acrescentando:

A soma Xc + Rr não é uma soma algébrica e sim entre um número complexo (Xc) e real (Rr).

exemplo:

Xc=3 e Rr=4

a soma Xc + Rr é igual a 5 e não a 7 como era de se esperar.


para se achar o valor da impedância (o valor da soma Xc + Rr) basta aplicar o teorema de pitágoras em Xc e Rr.

thmenezes_RJ
Veterano
# nov/09
· votar


JC_Junior

A soma Xc + Rr não é uma soma algébrica e sim entre um número complexo (Xc) e real (Rr).

Nooooooossa hehehehe estudei isso alguns zilhões de anos atrás... hahaha nem me lembrava mais. Se eu não me engano, se chama soma fasorial, né ???

Tópico bem legal esse aqui.

JC_Junior
Veterano
# nov/09
· votar


thmenezes_RJ

isso mesmo!

Slave of hell
Veterano
# nov/09
· votar


me desculpem,belo tópico mas não tenho interesse,prefiro girar os botões e saber oq causam praticamente mesmo...na minha opinião é que serve para mim,...

valew

Pompermayer
Veterano
# nov/09
· votar


JC_Junior

Disso eu não sabia. Pode me explicar? Valeu!!

paulinho pc
Veterano
# nov/09
· votar


Henrique S.
comprei uma guita squier de luxe,com captação hot hails,fabricados pela duncan.O captador da ponte é um só...o timbre dele é bacana,só acho o som meio baixo...já abaixei e ergui...muda pouca coisa.
Vc me aconselharia a procurar um da mesma marca duplo e colocar ou trocar a marca???
Desde já,agradeço pela força e pelo seu tópico bacana demais.
Abração!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Entendendo a elétrica de sua Guitarra