Entendendo modos gregos

    Autor Mensagem
    HARD_ROCKEIRO
    Veterano
    # jun/04 · Editado por: HARD_ROCKEIRO


    Mtas pessoas aki postam duvidas a respeito dos modos gregos. Uma comum é: se a escala de C jônio (Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó) possui as mesmas notas da escala de D dórico (Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó), qual a diferença entre usar uma ou outra?

    Bom, as notas são as mesmas, mas notem q os intervalos entre elas em ambas as escalas são diferentes:

    Na escala de C jônio (ou Dó Maior), temos os seguintes intervalos: T T S T T T S
    Na escala de D dórico, que é um modo (se origina) da escala de C jônio, temos a seguinte seqüencia (basta olhar as notas lá em cima para conferir): T S T T T S T

    Como a configuração dos intervalos é fundamental em uma escala, concluimos que ambas as escalas são diferentes, mesmo possuindo as mesmas notas. A diferença é q elas começam e terminam em notas diferentes.

    Os acordes em q as escalas podem ser aplicadas também mudam.
    No caso, a escala de D dórico pode ser usada sobre acordes com a nota Ré na tônica, simples ou com algumas dissonâncias (como a nona).
    O modo dórico pode ser utilizado sobre acordes com nona pois em relação à escala jônia, a nona (ou segunda, pois ambas são a mesma coisa) é maior (reparem q a segunda nota de ambas as escalas se distanciam um tom da primeira nota). Dessa maneira, não haverá choque entre a nona do acorde e a nota da escala.

    Bom, eu naum conheço mto bem esse assunto, estou postando essa matéria depois de ler um texto em uma revista a respeito de improvisação, sendo q depois de ler o texto acho q consegui entender alguma coisadesse assunto. Se eu tiver errado em algum momento, me corrijam.

    Giovani Dal Mas
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Eu tmb segui a mesma linha de racionio por meses, essa semana estou entendendo melhor ...

    Faça o seguinte teste e perceba:
    Pegue a escala D Dorico isolada (Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó) partido do D (4ª corda solta) até o D (2ª corda/ 3ª casa) e tente solar em cima do C !!! Se perceber algo poste aki ... é simples fazê-lo se vc tem certo "ouvido" mas analizando a Escala de modo isolado fica complicado, apesar da escala ser relativamente a mesma escala do C JONIO, que seria mais convenient para solar em C !!!

    Espero ter ajudado ...

    HARD_ROCKEIRO
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Giovani Dal Mas

    A escala de D dórico naum soou tão bem sobre o acorde C jônio qto a própria escala de C jônio. A escala de D dórico soa bem sobre o acorde de Dm, até pq este é menor. Como na escala de D dórico há um intervalo de terça menor entre a primeira e a terceira nota, ela não soa bem sobre o acorde de C maior, pois os acordes e escalas maiores se caracterizam pelo intervalo de terça maior entre a tônica (Dó) e a terceira nota.

    rwr14
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Na verdade eles não são TÃO diferentes se tu for pensar em solo, pois são as mesmas notas e é dificel tu fazer uma analise harmonica de uma musica apenas pelo solo, pois podem ser várias analises e várias estariam certas, a manhá para saber em que como se está tocando é o campo Harmonico, cada modo tem um campo harmonico, mas e dai? existem 7 modos com 7 notas giauis e com o mesmo campo harmonico só que em graus diferentes, mas ai é que está, tu tem que ver a cadência da music, assim que tu ver a cadencia tu poderá dizer em que modo ela está sendo tocada...

    LeandroP
    Moderador
    # jun/04
    · votar


    Pra entender melhor os modos eu procuro ver as tensões de cada escala. Mesmo tendo as mesmas notas, a posição dos semitons faz muita diferença.

    Pra ilustrar melhor, e vou pegar dois modos do campo harmônico pra servir de referência para outras escalas. Os modos são o Jônio, que se encarrega de referenciar os modos "maiores". E o modo Eólio pra referenciar os "menores".

    Tudo no tom de Ré maior / Si menor (Tô enjoado de dar exemplos em Dó he he)

    Modo Jônio e suas tensões:

    T, 9, 3, 4, 5, 6, 7M, 8
    D, E, F#, G, A, B, C#, D


    Modo Eólio e suas tensões:

    T, 9, b3, 4, 5, b6, 7, 8
    B, C#, D, E, F#, G, A, B

    Então eu já sei as tensões dos dois modos e estes eu vou usar como padrão pro demais modos.

    O que diferencia o modo Dórico do nosso padrão menor Eólio é o intervalo de sexta apenas. O padrão do modo menor diz que a "sexta" é menor. Como no caso do Dórico o intervalo é de "sexta maior", então é esta nota que vai caracterizar este modo.

    Só pra se ter uma idéia de como isso entraria de maneira harmônica, ao invés de eu fazer um Em(b6), que seria o padrão menor, eu faço um Em6. E só por este aspecto eu já posso denominá-lo "Mí Dórico".

    O mesmo acontece pro modo Frígio, que tem suas tensões igual ao padrão menor Dórico, só que com um b9, ao invés de 9. Apesar de não soar muito bem um b9 num acorde menor (por causa do trítono entre o b9 e a 5ª), esta é a nota que caracteriza este modo.

    Já o modo Lídio também tem como referência o modo maior Jônio, só que aparece na sua formação o intervalo de quarta aumentada (#4), e é esta única nota diferente que caracteriza o modo Lídio. Em qualquer situação que aparece #4, você já tem um Lídio. Por tanto é bom lembrar disso.

    O modo Mixolídio também não foge a regra. Tem como padrão o modo maior Jônio, porém na sua formação, ao ivés de sétima maior, o que aparece é uma sétima menor, e é esta nota que caracteriza o modo Mixolídio.

    É sempre bom pensar nesses deslocamentos e observar qual efeito vai produzir sobre a harmonia.

    Se em algum momento você tem uma harmonia que está uns 4 compassos em Lá menor por exemplo, qualquer modo menor pode ser usado sobre ele, só depende da sua intenção. Porque por 4 compasso você só tem este acorde e mais nada que te faça pensar em tom, escala, ou outro acorde.

    Giovani Dal Mas
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    HARD_ROCKEIRO

    Exatamente isso ... é por aí eu acho ...

    Giovani Dal Mas
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Se alguém souber uma dicas ou exemplos PRÁTICOS, tipo com sequencias de acordes e uso de determinados modos iria enriquecer o forum !!!

    Al Majíd
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    LeandroPanucci

    Sabe tudo, esse garoto!!!!!!!!

    LeandroP
    Moderador
    # jun/04
    · votar


    Al Majíd

    Ôo colega, você de volta?!

    :)

    Al Majíd
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    LeandroPanucci

    Pois é...de vez em quando eu arrumo um tempinho.:D

    jaderpsantos
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    o guitar pro eh uma blz........

    dr.rd
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    ress old topic rsrs
    LeandroP voce disse isso

    "Se em algum momento você tem uma harmonia que está uns 4 compassos em Lá menor por exemplo, qualquer modo menor pode ser usado sobre ele, só depende da sua intenção. Porque por 4 compasso você só tem este acorde e mais nada que te faça pensar em tom, escala, ou outro acorde."


    Isso significa : Sobre esse Lá menor posso u sar D Dórico E Frigio A Èolico pois ambos sao menores dentro do campo harmonico OU entao sobre esse Lá menor usar A Dórico A Frígio e A Éolico?

    ACho que me expressei correto
    Obrigado

    Vinnas
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Uma REGRA que não deve ser esquecida é: não é porque você pode que você vai usar.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    dr.rd
    sobre esse Lá menor usar A Dórico A Frígio e A Éolico

    É isso!

    LeandroP
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    dr.rd

    O que a palavra "modo" representa? É o modo de dispor os intervalos dentro de uma escala. O que eu quis dizer é que Lá menor é uma forma genérica, e você tem modos menores à sua disposição, como o Lá eólio, Lá dórico, Lá frígio, Lá menor harmônico ou Lá menor melódico. Cada um desses modos tem intervalos que caracterizam a sua sonoridade. Isso depende do seu gosto, da sua intensão, da melodia, do quê pretende passar com o modo na harmonia.

    Veja esta tablatura/partitura com os modos em Lá menor e suas respectivas notas características:
    [modos em lá menor]

    Áudio [midi]
    Modos Menores.mid

    Esp_erto
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Só para colocar um ponto final:
    Em cima do acorde de Am pode-se usar qualquer modo que contenha nele as notas do acorde. No caso da tetrade (Am7) o modo usado pode ter sol.
    *Lembrando que pode-se perfeitamente usar dissonâncias, já que na música não existem regras. Por ex.: Usar um G#

    dr.rd
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Vinnas
    Com certeza, mas antes de usar o que nao "pode" usar tem que conhecer o que pode usar né rsrs. Obrigado pela dica

    LeandroP
    Valeu cara, Obrigado pela explicação, pelos midis e pelo partitura/tablatura.

    Esp_erto
    Cara me confundi com sua explicação. As notas do acorde de Am7 no seu exemplo tem A C E G. Bom se eu posso usar qualquer modo que contenha as notas do acorde eu posso usar qualquer modo de Dó maior sobre Am7 e qualquer outro modo que tenham essas notas, por exemplo qualquer modo de Fá maior(F G A Bb C D E F).
    Seria isso?

    LeandroP
    Moderador
    # jul/12 · Editado por: LeandroP
    · votar


    dr.rd
    por exemplo qualquer modo de Fá maior(F G A Bb C D E F)

    A escala de Fá maior sobre o acorde de Lá menor caracteriza o modo frígio.

    Fá maior (jônio):
    F, G, A, Bb, C, D, E, F

    Lá frígio:
    A, Bb, C, D, E, F, G, A

    Este modo é caracterizado pelo intervalo de 2a menor.


    Am frígio - toque livremente
    e-----------------------------
    B------1-3-1------------------
    G--2-3-------3--2-3-2-0-2-----
    D-----------------------------
    A--------------------------0--
    E-----------------------------
    Observe o efeito causado pela nota Bb
    (2a menor)... sonoridade misteriosa.


    dr.rd
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    LeandroP

    Cara muito obrigado.
    Só para não ficar dúvidas, então eu posso tocar qualquer modo do C Jônio(C Jonio, D dorico, E Lidio, G mixolidio, A Éolico e B Lócrio) sobre o Lá Èolio(menor), Mais os modos Lá Dórico, Lá Frigío, lá menor harmonico, e lá menor melódico(o Lá Lócrio tem a 5ª bemol então já da dissonancia). Tudo que nao for isso acontecerá dissonancia?
    Valeu

    LeandroP
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    dr.rd

    Todos esses modos têm as notas da tríade de Am (notas Lá, Dó e Mi), portanto você pode utilizá-los. O contexto harmônico dirá qual é o mais adequado. Eu não costumo utilizar, por exemplo, o modo menor melódico sobre um acorde menor. Geralmente utilizo este modo sobre um acorde do tipo dominante, como um E7(9) ou D7(9), pela sua formação.

    dr.rd
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    LeandroP
    Valeuu cara.
    Só mais uma dúvida, existe outra possibilidade alem dessas que eu citei acima que tem as notas da tríade de Am(ou tétradeAm7)?

    LeandroP
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    dr.rd

    Não conheço outras escalas menores. Não me recordo de outra no momento.

    dr.rd
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    LeandroP

    Me pintou mais uma dúvida aqui,
    Voce disse que a escala de Fá maior sobre o acorde de Lá menor caracteriza o modo frígio. Qualquer modo da escala de Fá maior que eu aplicar sobre Am é plausível e terá característica de frígio? (F jonio Gdorico Afrigio Bblidio Cmixodilio Deolico Elocrio). POsso usar qualquer um?

    LeandroP
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    dr.rd

    Sim, pois as notas são as mesmas. Por outro lado, da mesma forma que temos as notas/intervalos característicos, também temos as notas alvos, as notas evitadas. Portanto o assunto exige mais observação e análise.

    dr.rd
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Valeu mesmo cara.
    Mais Por exemplo um G dorico sobre um Am terá caracteristica de frigio?
    Isso que nao entendi.
    Pelo que eu interpretei do Fà maior sobre o la menor ser um modo frigio é como se o F jonio sobre um Fá la menor soasse como um modo frigio.
    Qual foi minha interpretação errada?
    Obrigado Leandro

    LeandroP
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    dr.rd

    Tá certa a relação que você está fazendo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Entendendo modos gregos