Captadores - Alguns dos seus porquês

Autor Mensagem
Henrique S.
Veterano
# jul/08


Captadores – Alguns dos seus porquês.

Construção: primeiramente, o captador nada mais é do que um magneto com uma grande quantidade de voltas de fio de cobre enrolado ao seu redor; em outras palavras, uma bobina.

Funcionamento: o captador é um transdutor, ou seja, ele transforma a energia mecânica da vibração das cordas, em energia elétrica; mas, como ele faz isso?

Bom, como toda bobina, o captador emite um fluxo magnético ao seu redor (que pode ser entendido como um campo magnético também) e assim como em todo o campo, existem linhas no campo magnético, quando a corda vibra ela causa uma oscilação neste campo , e assim, gerando pequenas quantidades de tensão alternada (Volts) de acordo com o principio físico da indução eletromagnética, que basicamente, diz que quando houver variação num fluxo magnético, haverá, por conseqüência, a indução de tensão alternada...

Esse sinal elétrico emitido pelo captador (que é medido em mV) é enviado à sua cadeia de pedais, amplificador etc...

Conceitos Comuns:

1) Resistência Ôhmica: a resistência é uma unidade de medida que determina o quanto difícil é para a corrente elétrica (ampère) passar por determinado condutor (no caso, o fio que enrola nosso captador), essa unidade é expressa em Ohms.

Comumente, vejo a resistência ser associada ao nível de saída do captador, entretanto isso não é totalmente verdade, nem regra.

De certa forma a resistência pode ser esta associada á saída, porque quanto maior a saída, maior é o numero de voltas na bobina, e conseqüentemente, o fluxo, e a indução magnética é maior, logo, maior "output". Embora isso não seja regra (exemplo, o captador DiMarzio HS3 possui uma resistência ôhmica de 23Kohms, entretanto sua saída é de 93mV).

A única coisa que sempre ocorre é, quanto maior a resistência, menor a quantidade de freqüências altas (menos agudos) isso ocorre, porque como em todo condutor, o fio possui uma certa quantidade de capacitância (outro conceito que será visto em breve), quanto maior o comprimento do fio, maior a capacitância, e maior o corte de freqüências agudas.

2)Saída:

Esse é um fator que depende de múltiplas variáveis, como foi dito anteriormente, a tensão alternada do captador (saída) é gerada a partir de uma variação nas linhas de indução magnética (ou no fluxo magnético), quanto maior a quantidade de linhas, maior a corrente alternada gerada.

Um dos principais fatores é: a quantidade de voltas da bobina, quanto maior o numero de voltas, maior será o fluxo magnético da bobina, logo maior a tensão de saída.
Outro fator que influencia no fluxo magnético é o magneto utilizado, a quantidade da "força magnética", ou Gauss, que pode ser associado ao nível de "output".

3)"Hum": O pavor de grande parte dos guitarristas adeptos de distorção, o ruído é proveniente da rede elétrica alternada, alguns eletrodomésticos podem "ampliar" esse ruído, que é perceptível principalmente em sistemas de áudio (desde a caixa de som do computador, até a sua guitarra), o mais comum é a lâmpada fluorescente.

Muitas vezes nomeado como "hum de 60 ciclos" o hum, pode variar sua "freqüência", afinal ele é proveniente da corrente ALTERNADA, logo, esta sempre na mesma freqüência da oscilação da corrente (pode ser 50, ou 60 Hz).

Nos anos 50, Seth Lover projetou o humbucker, ligando 2 captadores em série (condutor positivo no negativo) obtendo assim um cancelamento de fases da bobina, e reduzindo drasticamente o ruído.

É possível também minimizar os efeitos do "hum" numa guitarra com single-coil realizando uma boa blindagem, mas isso é assunto para outro tópico...

Curiosidade: pra quem conhece a serie "air" da dimarzio, ela surgiu a partir de uma época em que alguns dos humbuckers da Gibson vinham com uma "folga" acidental nos pólos (isso reduzia a força da indução magnética) a dimarzio aproveitou essa idéia e utiliza no AirNorton, AirZone etc (só que estes não tem uma folga entre os pólos, e sim um material que isola o pólo do corpo do captador)

Considerações finais:

Escolher um captador não é tarefa fácil, é necessário analisar, se possível, a madeira utilizada na guitarra, (um JB numa stratocaster na minha opinião, fica estridente, um EMG81 fica um porco no matadouro hehehe)

Já um ToneZone, fica excelente por ter os médio-graves que faltam na strat.
Entretanto, o mesmo Tone zone numa LesPaul fica demasiadamente grave e abafado

Outra coisa, nem sempre a resistência D.C. e a saída dão exatamente as características, é necessário analisar reviews (como do Harmony central, ou do próprio Fórum) e confiar um pouco na descrição do fabricante hehehhehe.

Henrique S.
Veterano
# jul/08
· votar


Ah, alguém pode perguntar por Exemplo "ah, mas pq o DMZ Fred tem todos aqueles médios articulados e gritantes, e o captador X que tem as mesmas características não?"

Bom, ai tem a questão do magneto utilizado, espessura do fio, e principalmente, o segredo do fabricante hehehehe, como diz um certo luthier (que não irei citar neste texto)

"Captador do tipo vintage qualquer chinês fabrica, é só seguir a formula, o que faz a SD, DMZ, EMG serem tão conceituadas é a capacidade de projetar modelos não tão tradicionais"
Bom, é isso basicamente, lembrando que esse texto foi elaborado a partir da minha experiência e de um breve estudo de física e analise minha (não é nenhum TCC sobre captadores hehehehhe) se tiver confundido algo, ou não ter citado um fator critico, poste, por favor, afinal, é um tópico em aberto...

abraço

Hendrix_ssa
Veterano
# jul/08
· votar


Henrique S.
Construção: primeiramente, o captador nada mais é do que um magneto com uma grande quantidade de voltas de fio de cobre enrolado ao seu redor; em outras palavras, uma bobina.

por isso que não concordo que imã com fios não custam nem R$20 pra fazer e são vendidos por R$300 chegando a mais de R$500, isso quando vc paga pela marca

guitarras como ibanez e cort x6 e x11 acho que são consideradas um modelo de stratocaster, acho que um JB nelas não ficariam ruins, ou ficariam? (ate hj to com medo de trocar os captadores que veio com minha x6, tenho medo de não sentir uma diferença absurda de melhoras)

Henrique S.
Veterano
# jul/08
· votar


Hendrix_ssa

hehehehe, dai é o fator brasil
la fora um Dimarzio Evo, com capa cromada (o mais caro de todos) custa uns 200 reais

e ligas de alnico aqui são sempre importadas, fio AWG 42 e 43 são bem caros tambem...

ah, essa serie da cort é uma Superstrat (ou é baseada em uma), e tem corpo em Basswood não!?

ai ja tem uma resposta diferente da stratocaster não tao rachada, e não tao escandaloso, eu, pessoalmente acho o JB mais apropriado pra Les Paul (Ele foi desenhado pro Jeff beck na LP dele) pra poder conter os agudos dele...

Luiz Almeida
Veterano
# jul/08
· votar


Henrique S.
Faltou Ativos X Passivos.

Henrique S.
Veterano
# jul/08
· votar


Luiz Almeida

posso escrever, mas a ideia basica era mais por alguns conceitos basicos que nos captadores ativos não se aplicam por possuirem um pré interno, entre outras frescuras

mas a idéia é boa =)

JUNINHO AFRAM
Veterano
# jul/08
· votar


bom tópico

gostei das informações...

Henrique S.
Veterano
# jul/08
· votar


JUNINHO AFRAM

valeu cara!

SaldanhaPessoa
Veterano
# jul/08
· votar


Henrique S.

bom tópico. Informações legais.

CabeçaChataRocker
Veterano
# jul/08
· votar


Fisica eh foda!!

markolino
Veterano
# jul/08
· votar


bom topico !

alias
exelente !

aprendi muito !

mas explica melhor esse lance

quanto mais ohms "normalmente" mais saida ?

e no hs-3 ele tem pouca saida e muitos ohms

oque isto reproduz no som? !


abç

Henrique S.
Veterano
# jul/08
· votar


markolino

assim, o fio, quando é mais fino, possui mais resistencia, e dessa forma, precisa dar menos voltas pra completar uma resistencia X lá, se tem menos voltas, a indução de tensão (a saida em mV) é menor, pois ela é diretamente proporcional ao numero de espiras (os transformadores funcionam assim também)

outra coisa que "ajuda" nessa saida baixa do HS3 é o uso de magnetos mais fracos (captadores mais extremos usam até 3 barras de magnetos, acho que o 500T é assim se não me falha a memória)

abraço!

Hendrix_ssa
Veterano
# jul/08
· votar


talvez o JB fique legal em LP, mais ja ouvi dizer que ficou perfeito também em ESP modelo Kirk

ainda estou na busca de um captador para metal, meio vintage de alta saída, talvez eu fiquei com o JB mesmo!

kiki
Moderador
# jul/08
· votar


Hendrix_ssa
por isso que não concordo que imã com fios não custam nem R$20 pra fazer e são vendidos por R$300 chegando a mais de R$500, isso quando vc paga pela marca
se é tão simples assim, por que voce não compra imã e fios e faz um? impossivel não é, há quem faça.

nessas horas, o que conta não é o custo do material, mas a habilidade do serviço, o conhecimento (know-how).

Henrique S.
grande topico!

Henrique S.
Veterano
# jul/08
· votar


Hendrix_ssa

bom, ai eu não posso dizer, pq o JB não é do meu gosto! hehheehhe

pra metal acho o fullshred foda, ele é mais polido que o JB...

kiki
valeu cara!

Henrique S.
Veterano
# jul/08
· votar


um up ai =)

mazellan
Veterano
# jul/08
· votar


Henrique S.
Na moral......Stick plz.....

Talvez um dos melhores tópicos do Cifra.

Henrique S.
Veterano
# jul/08
· votar


mazellan

pô cara, muito obrigado, não acho que seja pra tanto, mas se gostaram, fico feliz...

como eu afirmei ali, na parte da capacitancia, tem um "to be continued" que estou a muito tempo fazendo, é que tem coisas que eu sei, mas to tentando explicar de uma forma mais didatica...

o tema principal, é a eletrica geral da guitarra, não vai ter como tema o "ah, use potenciometros de 500K pro tone de humb" e acabou, não, isso ai em 1 minuto de busca todo mundo acha, a minha ideia é tentar fazer o pessoal captar a lógica do esquema (e assim, consequentemente, menos topicos sobre isso e informação reunida)

por enquanto ta, o Potenciometro, a Gaiola de Faraday (blindagem eletroestatica), controle de Tone, e de Volume, posso fazer da chave também, mas ai é mecanico o funcionamento, é mais logico, mas da também...

abraço!

Henrique S.
Veterano
# jul/08
· votar


uma subida ai =)

Luiz Almeida
Veterano
# jul/08
· votar


Gaiola de Faraday
Eita! Para-Raios!

Henrique S.
Veterano
# jul/08
· votar


Luiz Almeida

aehuaehuahuehue não chega a tanto, pra nossa aplicação só vai parar ruidos hehehe

Lak Lak
Veterano
# jul/08 · Editado por: Lak Lak
· votar


uuuhuhu bom topico, xeu ler td antes de comentar!

edit:
puta topico, aprendi bastante hehe, mas ainda vo te enxe mto o saco no msn pra escolher os caps! aisheioahoeau

abarços

zaqueu_grunge
Veterano
# jul/08
· votar


Henrique S.
Caralho, sou seu fã hahah. Valeu pelas explicações velho! Tens msn?
Excelente tópico.

Henrique S.
Veterano
# jul/08
· votar


zaqueu_grunge

valeu cara!

te mandei via MP =)

Henrique S.
Veterano
# jul/08
· votar


Lak Lak

puta topico, aprendi bastante hehe, mas ainda vo te enxe mto o saco no msn pra escolher os caps! aisheioahoeau


uaeuheaehuahueauhaehuaehaehaeahuehuaehuaehueahehuehu

po, tu ja tem um par de Gibson, que tu que mais!? ehuahueahuae

Kabello
Veterano
# jul/08
· votar


Otimo Post, mas eu tenho um JB na minha Strat e acho o timbre muito massa, apesar de mudar bem a carcteristica original do timbre dela, ma minha opnião.

MarcosBorba
Veterano
# jul/08
· votar


Kabello

vc eh multi do kabeloo?

Henrique S.
Veterano
# jul/08 · Editado por: Henrique S.
· votar


Kabello

poisé, é questao de gosto mesmo, eu nao gosto do jb contrariando esmagadora maioria guitarristica! hehehhe

ja testei em uma Jackson (alder) em uma fender, numa Lespa e numa Cheruti Lucky, eu só achei o timbre mais equilibrado na Cheruti (mogno neckthru e top imbuia) mas aidna tinha aquela parede de medios ehhehehhe

um captador que me disseram lembrar o JB mas sem essa parede de medios (seria apenas um muro heheh) é o Signature do Mustaine, tenho curiosidade de testar...

Lak Lak
Veterano
# jul/08
· votar


Henrique S.
e os da minha futura strato?

IUASHEIOAHIEUA

Henrique S.
Veterano
# jul/08
· votar


Lak Lak

aeuhhuaeaehuhuaehueahuaehuea

cata um Vox Ac30 antes aehuhuaehuaehua

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Captadores - Alguns dos seus porquês