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Junae Veterano |
# jul/08
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Quais os melhores para uma gibson les paul standard? Quero um som tradicional de les paul mas quero também tocar um som mais metal. Alguma sugestão?
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Henrique S. Veterano |
# jul/08
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Junae
bom tem o 500t pra ponte que é legal, pra metal, mas é porrada demais eu acho, tem o 496r e o 498t que eu acho bem legais (sao de alnico, mas são mais nervosos) tem umas SG que vem com esses modelos
o 500t vem na LP Classic...
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Junae Veterano |
# jul/08
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E os burstbucker que vem nas atuais Gibson Les Paul standard? O que me dizem deles?
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aaroni Veterano |
# ago/08
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Humbucker
Captador humbucker (esq.) e dois captadores simples (dir.) em uma guitarra elétricaO chamado "humbucker" é um tipo de captador para guitarras e baixos elétricas, permitindo melhorar a captação de som sem os ruídos até então registrados.
Ao final da década de 1940 a tradicional fabricante de instrumentos musicais Gibson já possuía grande reputação por suas guitarras e também pelos seus captadores P-90. No início da década seguinte, o então presidente da empresa, Ted McCarty, contratou dois engenheiros para o desenvolvimento de um tipo de captação que não produzisse ruído.
Seth Lover e Walt Fuller apresentaram, em 1955, um novo tipo de captador: duas bobinas que, quando ligadas em paralelo, ou fora de fase, cancelavam (buck) os ruídos (hum), dando origem ao nome humbucker
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balck7 Veterano |
# ago/08
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galera, pretendo adquiri uma guitarra, eu adoro stratos, mas meu som nao eh bem aquele vintage do SRV, eu costumo soar mais hard rock cmo edu ardanuy....
justamente, ele usa uma strato com 2 hums e floyd rose, justamente o q quero, porem eu gosto de um timbre mais gordo.. apesar de ser fã do edu, eu acho q o timbre dle nao eh bem o q procuro, gosto de um som mais macio tipo petrucci costumava tirar no LTE em universal mind por exemplo....
bom, mas o petruci na usa uma strato nem floyd rose....
mas encerrando, cmo posso fazer pra a strato soar como ele? em termos de captação..?
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sr. das caravelas Veterano |
# ago/08
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ae tava querendo tirar uma duvida ....tenhu uma cort viva series ....em relaçao a custo beneficio eh uma bela guitarra me adaptei muito bem nela ....mas nao posso exigir muito pq ela foi uma guitarra em conta ...por isso tava pensando em trocar seus captadores ...goso de tocar metal pesado mais thrash ....so q ao mesmo tempo gosto muito dos sons cheios e melodicos do death melodico e coisas do tipo ...por isso tava pensando em fzr um pequeno set de pedais baseado no michael amott e depois colocar uns seymour duncan ...sera q JB e 59 vao melhorar bastante a situaçao numa cort ....ou o q vcs me indincam para melhorar o som e deixalo mais definido e mais cheio principalmente para solos melodicos estilo arch enemy pantera testament carcass etc..... vlw galera
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Fábio Seiji Luthier |
# ago/08
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Henrique S. Muito bom. Ficou faltando falar da capacitância e indutância.
Estou colocando em ordem crescente de "força" em relação ao material dos magnetos:
Alnico > Cerâmico (geralmente Ferrite) > Samário-Cobalto (terra rara) > Neodimiun (terra rara)
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Fernando de almeida Veterano |
# ago/08
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Henrique S. e ligas de alnico aqui são sempre importadas, fio AWG 42 e 43 são bem caros tambem...
Tenho um par de caps Quadrail Bill Lawrence e cada um das 8 bobinas (4 por cap) tem 4000 voltas de fio AWG42 (são 32000 voltas somando os 2 caps) + 2 pçs de imã cerâmico cada cap. (logo 4 pçs de imã cerâmico no total) ... Bom finalizando, o par me custou R$500,00 ... fiz um esquema e consegui por R$400,00 o par ... Achei CARO, mas queira os caps ...
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Fábio Seiji Luthier |
# ago/08
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Vale lembrar que os valores de saídas (em mV) só vale se comparados com outros captadores da mesma marca; pois a forma que cada fabricante utiliza para fazer essa medição não é padrão.
Como o Henrique S. citou no início do tópico, o correto é "resistência" da bobina e não "impedância" como alguns costumam dizer. Apesar da unidade ser a mesma (Ohms) a impedância é uma grandeza de resistência em circuitos complexos, envolvendo resistências em diferentes fases. A bobina de um captador possui impedância (assim como todo componente eletrônico) mas esse não pode ser medido por um simples multímetro; apenas por equipamentos caros ou por fórmulas matemáticas.
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two Veterano |
# ago/08
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Henrique S. pois cara, mas tenho dois captadores que sou fã mesmo, um é o HSDO e o outro é o HPAN (Kent Armstrong) - ambos com imãs de alnico e fios de cobre AWG 42, o primeiro é muito parecido com o Tone Zone e o segundo com o PAF, adoro os pickups, são muito bem acabados, não temchiado algum e os dois juntos custaram R$120,00. se alguém tocar e eu disser que na ponte tem um Tone zone e no braço um PAF todo mundo acredita. Já tive Seymou Duncan´s e DiMarzio´s e vou te ser muito sincero, estes dois meus não devem nada para os pickups mais caros e de grife.
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sugesto Veterano |
# ago/08
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Henrique S. cara, sabe o que significa "resonant peak"? nas especificações dos caps da SD, tem essa informação uma dúvida: até que ponto a resistência DC afeta a saída do cap? qto maior a resistência, maior a saída?
abraço!
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Fábio Seiji Luthier |
# ago/08
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sugesto "resonant peak quer dizer "pico de ressonância" que se refere à freqüência que o captador responde com maior amplitude. Por isso o ideal não seria cotar um captador com "notas" (rank) para grave/médio/agudo, mas apresentar um gráfico da curva de resposta em freqüência. A resistência DC não tem relação direta com o nível de saída, à não ser que sejam 2 captadores idênticos, apenas diferenciando no número de voltas da bobina; mas o captador, como foi explicado anteriormente, possui muito mais variáveis.
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sugesto Veterano |
# ago/08
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Fábio Seiji obrigado pela resposta! entendi, cara... estou pensando em mandar fazer uns caps custom, e estou tentando saber quais as informações essenciais que devo passar, para ter o captador como eu quero. creio então que devo apresentar:
- pico de ressonância - resistência DC - saída (apesar de que essa informação não consegui ainda pros caps que quero) - ... quais eu deveria adicionar à essa lista?
obrigado pela ajuda!
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Henrique S. Veterano |
# ago/08
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Primeiramente, perdão pelo "abandono" do tópico, estive meio na corrida
Fábio Seiji
muito obrigado mestre Seiji! eu nao gosto de falar em impedancia pq sempre da confusão demais, por se expressar em Ohms, mas é algo completamente diferente, e nao tem tanta importancia em um sistema simples como um captador hehehehe
sugesto
é justamente o que o Seiji explicou, tem a ver com as frequencias em que o captador melhor opera (curva de EQ).. bom, sobre saida e resistencia, se vc pegar 2 captadores de mesma resistencia, mas um com awg43 e outro com 42 (o 43 é mais fino) o de fio 42 tera mais saida, pois possui um numero de "voltas" maior (pois o fio 42 tem resistencia levemente menor que o 43) e assim, consequentemente, existe uma maior induçao de tensão (= + Saída mV)
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Fábio Seiji Luthier |
# ago/08
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Henrique S. Desculpa ir atropelando o seu tópico mas como é um assunto que ando estudando bastante resolvi me intrometer.
sugesto Na verdade vc precisa verificar quais características customizáveis do fabricante que vc pretente encomendar. Para encomendar um captador custom seria legal ter um bom conhecimento do assunto, pq senão pode ficar subjetivo demais para quem vai fazer correndo um grande risco de sair totalmente diferente do esperado. Como existem centenas de opções no mercado eu acho melhor procurar os modelos que mais se aproximam do que vc quer para servir de parâmetro.
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Lak Lak Veterano |
# ago/08
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Henrique S. n me fala no AC30 q eu xoro ='(
eu vo pegar a strato antes u.u e vc vai me ajudar a trocar a captação dela sim IUAHSEIUSHAIUOEA
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Henrique S. Veterano |
# ago/08
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Fábio Seiji
que isso Seiji não tem porque se desculpar!! não é intrometer, fico agradecido pelas informações acrescentadas, a parte dos magnetos eu só sabia que o Neodymum possuia mais força que todos os outros, mas a ordem entre alnico, ceramicos, SC nao...
sem contar que ja aprendi muito com as suas postagens nos tempos da Luthier Brasil (agora que virou forum eu nem entrei mais lá hehehe)
Continue postando!
Lak Lak AC30AC30AC30AC30AC30AC30AC30!! aehuaehueahuaehuaehu
velho, to dizendo pega aquela SST57 taca uns Quarter Pound, compra uma bota de elfo, um chapéu e ta feito! aeuhehuahuaehuaehuaeehuaehuahuaehuaehuae
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Betita Veterano |
# ago/08
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Onde posso conseguir a tablatura da música "CIRCUS" do disco SWEET FREEDOM do Uriah Heep??? Beijo
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Lak Lak Veterano |
# ago/08
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Henrique S. ILASHEIAHUIOSHAUIOEHAIHESIOAHEUA
antes preciso saber mais dos quarter pound .-.
AIYSEIASHEUASIHU
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thaleban Veterano |
# ago/08
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...o henrique s disse que o humbucker são duas bobinas ligadas em série, e o aaroni disse que são ligadas em paralelo....fiquei em dúvida agora: quem está certo?...
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Lak Lak Veterano |
# ago/08
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thaleban serie, da seguinte maneira:
-(oooooo)+_________+ / \ +(oooooo)-_________-
asiehsaui axo q da pra ter uma ideia
"_", "\" e "/" = fio "-" = terra "+" = hot "(oooooo)" = bobina
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Henrique S. Veterano |
# ago/08
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thaleban
o mano Lak ja respondeu
tem um ponto de vista que diz que é paralelo, mas ai ta considerando que cada bobina tem um sentido de enrolamento reverso ao da outra
por exemplo, os single coils de strat em 2 e 4 tem cancelamento de ruido e estao ligados em paralelo, mas isso é pq o captador central tem enrolamento reverso (Reverse Wound) dai, no fim da na mesma...
por exemplo, se a corrente "entra" pelo fio preto, o fluxo tem um sentido 1 digamos, se pelo branco sentido 2
se o enrolamento for reverso, a corrente "entrando" pelo fio preto tem o fluxo tem sentido 2, e pelo branco sentido 1
se quiser, de uma pesquisada no Efeito Öersted..
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markolino Veterano |
# ago/08
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Olá Nerds de plantao ehehehehe brincadeira eu ja vi muito dizer que se pode ligar os caps em paralelo ou em serie..
gostaria de saber qual a diferença ...
obrigado !
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Henrique S. Veterano |
# ago/08
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markolino
entao cara, quando o captador esta ligado em serie, o sinal passa pelo captador como se fosse uma peça unica (apenas 1 condutor) tendo assim, o valor maximo de resistencia DC e indutancia, proporcionando assim, todo o "poder de fogo" do captador hehehhe
em paralelo, a corrente passa dividida igualitariamente como se fossem 2 fios ligados paralelamente (e sao hehe) dessa forma a resistencia total é reduzida, e consequentemente a indutancia.
por exemplo, um captador pancada true 666 em paralelo teria um ganho na linha de um paf por exemplo...
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markolino Veterano |
# ago/08
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Henrique S. eita que mané paralelo eheaheahaeheaehaeaheahae
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markolino Veterano |
# ago/08
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Henrique S. voce sabe um captador com as caracteristicas do AT1 da dimarzio do Andy timmons ?
abç
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Henrique S. Veterano |
# ago/08
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markolino
aehuhuaehuaeuaeh
velho, dei uma procurada, parece q ele é feito custom pro timmons assim como o do petrucci, o single da JEM, os custom da MM Axis...
dei uma olhada no site da dimarzio e nao fala desse cap do timmons (vi em algum lugar que ele tava sendo endorsado pela fender oO)
tenta mandar um email pra dimarzio pra saber se tem um cap na linha do AT1 (dos outros captadores ele fala alguns semelhantes)
abraço!
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markolino Veterano |
# ago/08
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Henrique S. opa beleza então
abç
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Davi Dornelles Veterano |
# ago/08
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a galera tem sacar sempre as controvérsias da captação...
o lance da resposta de frequência é sempre inverso: > se o cap tem 5.5 de agudo, 6.5 medio e 7.0 de grave, certamente é um cap bem forte pra atuar na ponte.
o mesmo acontece no braço: quanto mais agudo, mais definição no braço ou estridência q tbm pode ocorrer, devida a rigidez ou destreza da madeira...
valeu
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usarnamer Veterano |
# ago/08
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MUITO BOM O TOPICO , QUERIA DAR DICAS DE MINHA EXPERIENCIA...
Existem 2 tipos de captadores....
1) pra guitarras de alder e similares, que possuem equilibrio tonal 2) pra guitarras de mogno e similares , que possuem tendencia de sonoridade aveludada , medios e graves.
um clássico exemplo.... o JB e o Super Distorcion sao captadores feitos pra guitarras do 2 caso. como Les Pauls , Prs , guitarras de mogno. é muito recorrente pessoas reclamarem que eles ficam brilhantes demais em stratos , super stratos e similares, é pura verdade. Em guitarras de mogno , ficam perfeitos...
Tone Zone , Evolution , PAF PRO, Sao captadores , feitos pro caso 1 , pra vc tirar aquele som de "les Paul" em guitarras tipo strato. aquele som lead , Já vi JEMs de mogno de luthier , com Evolution , fica muito grave e dark o som... , e vc não acha o timbre que quer.
Esse é um erro recorrente , nossos luthiers trabalham muito com mogno e cedro , madeiras que tem tendencia mais pra graves e médios e colocam pickups equivocados... não temos madeiras com a sonoridade do alder por exemplo , dizem que o Freijo e mArupa se assemelham , mas eu realemente nunca toquei em instrumentos com essas madeiras. fica em aberto a questao.
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