Captadores - Alguns dos seus porquês

Autor Mensagem
Burp após Duff
Veterano
# nov/08
· votar


Daew pessoal!!!
Aproveitando, pra não criar mais tópicos.

Quero trocar os captadores da minha guita:
http://www.cort.co.kr/english/products/common/view.asp?product_id=114

Estou querendo tocar na linha de Trivium e Bullet For My Valentine.

Não sei muito das propriedades dos diversos tipos de captadores.
Quais captadores ativos vcs me indicam para o braço e para a ponte???

Já ouvi falar dos EMGs ZW, mas ainda estou com dúvidas pois ainda há os Dimarzios e os Seymors para serem cogitados.

O q vcs aconselham???

MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Achei uma dica interessante, retirada do FAQ do site da Seymour Duncan e, pelo visto, respondido pelo próprio.
Eu fiz isso com o cap do braço do meu SD SH-55 pois achei o som um tanto gordo e obtive um som mais brilhante e estalado, o qual gosto mais. Estive pesquisando e li que o ajuste dos polos é um ótimo jeito e, pouco utilizado, de ajustar o timbre da guitarra.
Outra coisa que li, é que para mexer nos polos é necessário desplugar a guitarra para evitar algum imprevisto.
E, lembrando que ajustes são legais, mas não sei até que ponto podem atrapalhar se não forem bem feitos e muito cuidado para não danificar os caps. Eu fiz os ajustes por minha conta e risco!
Abs

Tradução:

"389.O que acontece com o som do captador, mantendo o captador baixo e levantando seus polos?
Este truque eu vi Jeff Beck fazer no sua guitarra que construi para ele durante os anos 70. Ela era apelidada de "Tele-Gib" e ele a usou em músicas como "Cause we've ended as lovers" e tocando no vídeo "Secrets Policeman's Ball". Ele abaixava o captador da ponte para mais ou menos 6,3mm das cordas e levantava os polos para 1,58mm das cordas. Isso dava um toque especial não deixando gordo ou cheio e ainda ser "humbucking". Levantando os polos mantém a capa distante das cordas e não fica tão sujo quando o volume no máximo. Ele podia fazer a guitarra chorar mais quando manipulando os controles de volume e o tom durante a intro da música "Cause we've ended as lovers".

Texto original:
http://www.seymourduncan.com/support/faq/seymours-q-a/376400/

389. What happens to the sound of a pickup, keeping the pickup low and raising the poles?
This is a trick I've seen Jeff Beck do on a guitar I built for him during the 70's. It was nicknamed The Tele-Gib and he used in on songs like "Cause we've ended as lovers" and he was seen playing it on the "Secrets Policeman's Ball" video. He would lower the bridge pickup about 1/4" from the strings and raise the adjustable pole pieces to about 1/16" from the strings. This would give him extra bite without the sound being to fat or full and still be humbucking. By raising the poles keeps the stud side further away from the strings and not as dirty when the volume in up all the way on the guitar. He could make the guitar cry more when manipulating the volume and tone controls during the intro to the song "Cause we've ended as lovers"."


ophius
Veterano
# abr/09
· votar


MauricioBahia

Legal a dica acima.

Fiquei bem interessado, até porque adiquiri recentemente um par de captadores Seymour Dunca p/ mnha guitarra.
Comprei um JB TB-4 (ponte) e um Alnico II PRO(braço).

E reparei que o JB tem o 'parafuso' que fica abaixo da corda E (mizinha. 1ª corda), um pouquinho mais 'alto' em relação aos outros.

O que seria isso?
Se eu aumentar os outros, o som vai ficar mlhor ou pior??????????????

Eu entendo que se 'abaixar' ou 'subir' o captador em si, tem implicações no timbre, no sustain, etc; Isso eu jah sei.

Mas...e quanto aos 'pólos individuais"?
Existe uma REGRA para ajustá-los ? qual/





VAleu

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Captadores - Alguns dos seus porquês