Tendo uma Epiphone boa com algumas modificações, pra que uma Gibson?

Autor Mensagem
Megamedes
Veterano
# mai/08
· votar


leoc_rj

Cara, não estamos falando de tênis "Redok". Certamente a Epiphone não iria fabricar os instrumentos com qualidade que eles têm se usasse mão de obra escrava

Acho que você não conheçe a realidade chinesa, coreana e tailandesa.

Se você acha o preço da mão de obra americana justa, então você discorda de fabricantes de praticamente todos os setores da economia que instalaram fábricas na Ásia para poder oferecer preços mais competitivos

É justa sim, porém é justa pra eles e pro tipo de vida deles. Pro nosso, ou dos coreanos, ou chineses ou seja lá quem forem não é.
Injusto é trabalhar 12 horas por dia, ganhando pouco mais que 5 dolar por hora.

E como eu disse, a mão de obra é tercerizada apenas por a mão de obra ser mais barata e em larga escala, dando oportunidade pra que mais instrumentos sejam fabricados por dia.

Ou você acha que eles se preocupam mais com qualidade, do que com lucro?

E eu creio sim, que iriam fazer instrumentos de qualidade não duvidosa, mais abaixo do normal sem cobrando o mesmo preço.

BaNdAiD
Veterano
# mai/08
· votar


leoc_rj
Na minha, humilde, opinião, esse valor na Gibson é desproporcional.

Mas é logico que o valor é desproporcional!!
Esta é a base da gibson!!
Se ela cobrasse o valor proporcional, concorreria com a epiphone (que também não cobra valor proporcional!)

Isso se chama "fetiche"! Vc não está comprando uma guitarra, mas também o status que ela proporciona!
Um exemplo é a ferrari e a lamborgini! Uma ferrari custa até 3 vezes mais q uma lamborgini, mas as duas são feitas artesanalmente com o mesmo padrão de qualidade, atingem as mesmas velocidades e tem as mesmas tecnologias de ponta...
mas ferrari é ferrari, vc precisa entrar na fila, participar de um clube "exclusivo", e é isso que encarece!!!

Levy Fialho
Veterano
# mai/08
· votar


mas ferrari é ferrari, vc precisa entrar na fila, participar de um clube "exclusivo", e é isso que encarece!!!

concordo, tem gente que quer ter uma gibson simplesmente por ter uma GIBSON..

eu sou assim com Fender tb, mas ainda nao comprei.. to me segurando, mas como certeza um dia terei a minha..

Existem strato melhores? Handmades melhores ? sim, mas Fender e Fender..

questao de tradicao

gucrispim
Veterano
# mai/08
· votar


leoc_rj
cara, vc pode tentar distorcer qualquer coisa que eu disse. usei uma analogia pra simbolizar que não é qualquer um em qualquer lugar que use uma maquinario da Gibson que vá produzir uma Gibson. em nenhum momento comparei qualquer pessoa de qualquer nacionalidade a um macaco. foi uma analogia genérica.

Não sei se vc já tocou em uma Epiphone Elitist pra dizer se é a única diferença.... mas sabe qual a diferença entre uma Epiphone Elitist e uma Gibson? A tradição. A Gibson é de uma longa tradição assim como a Epiphone também, mesmo que de diferentes pontos de partida.
Sabe qual a diferença de preço entre uma Gibson e uma Epiphone Elitist ? Seria bom se vc se desse ao trabalho de pesquisar pelo menos pra nao falar besteira......
O preço entre elas é similar, gira em torno de 1000-2000 dólares. Portanto a diferença entre elas não é o preço, Pesquise modelos de semi acustica e verá que não tem nenhuma diferença no preço, assim como modelos de Les Paul. Como eu disse, a Epiphone sempre teve uma gama menor de modelos de guitarra, assim como de acabamentos, uma vez que não poderia competir com a detentora de seus direitos (Gibson) e que o carro chefe da Gibson jamais será uma guitarra com Epiphone no headstock.
Cite fontes tbm..... quem voce disse considerar uma Epiphone Elitist de mesma qualidade da Gibson?
Já li muitas matérias sobre o assunto e todas apresentaram ressalvas como--> ainda é uma Epiphone (quanto as madeiras principalmente)

leoc_rj
Veterano
# mai/08
· votar


BaNdAiD
Uma ferrari custa até 3 vezes mais q uma lamborgini, mas as duas são feitas artesanalmente com o mesmo padrão de qualidade, atingem as mesmas velocidades e tem as mesmas tecnologias de ponta...

Pois é. Isso é mais um elemento para alimentar a discussão. Na minha opinião, o custo da mão de obra encarece o preço de uma Gibson, aonde a qualidade, nem sempre, cresce na mesma proporção. Aproveito um tópico criado por outro usuário para reforçar meu ponto de vista.


Temos além disto, outro fato mencionado pelo colega: a marca. Será que a Gibson não cobra mais caro simplesmentes pela marca?

Penta_Blues
Moderador
# mai/08
· votar


Boa tarde!!!

leoc_rj
Será que a Gibson não cobra mais caro simplesmentes pela marca?
Bom, vou me intrometer na discussão para colocar meu ponto de vista sobre este aspecto em particular.
Sim, a Gibson cobra mais caro também pela Marca e não "simplesmente pela marca", coisa que qualquer grande empresa faz. Afinal, diz o ditado: "Quem faz a fama, deita na cama"...
Ou vc acha que o "Ban-ban" do Big Brother tem mais conteúdo que vc pra justificar a grana que ele cobra pra aparecer em eventos e que seus organizadores pagam sem pestanejar algo que não pagariam nem 10% pra vc?...
Valeu!!!

jimmy vandrake
Veterano
# mai/08
· votar


BaNdAiD
Calanzares

As diferenças estão além das questões de acabamento e etc. . .
Imagine o seguinte, uma Les Paul que vc pluga em qualquer ampli, desde o melhor hand made imaginável aos tops da Marshall e Fender e simplesmente vc encontra timbre e sustain sob qualquer circunstância. Sem a necessidade de modificações exceto pelo gosto pessoal em relação a timbres, mudando-se os captadores. No meu ponto de vista a resposta é unica. Gibson Les Paul, esta é a guitarra.
Com isto não estou desmerecendo ótimos resultados que se possa obter com boas Les Pauls independente de marcas, apenas o ponto principal que é a qualidade de confecção em favor de ótimos resultados obtida ao longo de 50 anos.
Uma coisa que sempre concordei é que muitos guitarristas experientes (inclusive aqui no fórum) já arrancaram timbres estonteantes de Les Paul das mais variadas marcas imagináveis, e que de fato se desplugar uma Gibson de um determinado set, e sem fazer nenhuma modificação plugar outra Les Paul dificilmente se saberá quem é quem, quando mantidos os mesmos ajustes.
O que quero dizer é que quando se alterna o set radicalmente de Gibson vc sempre encontrará uma resposta imediata sem maiores sustos, não se trata de adaptar um conjunto de coisas em prol de um timbre animal em um determinado set, mas sim em qualquer set, isto é o que uma Gibson Les Paul proporciona.

LuizJu88
Veterano
# mai/08
· votar


Só me metendo em um assunto que apareceu aqui:

Você pode ter na Korea, China ou Japão, o mesmo controle de qualidade que você teria nos EUA.
A mão de obra japonesa é extremamente cara, não diminuiria em nada o custo, alias, poderia até aumentar.
Quanto à Korea e a China, bom realmente la é mais barata =]

pacificpoker
Veterano
# mai/08
· votar


mas a galera aqui tbm parece q ta fazendo uma equação...

epiphone LP STD + modificaçoes = Gibson Studio
Epiphone LP Custom + modificaçoes = Gibson Standard....

tbm não é assim q as coisas funcionam...

leoc_rj
Veterano
# mai/08
· votar


A mão de obra japonesa é extremamente cara, não diminuiria em nada o custo, alias, poderia até aumentar.

A mão de obra é cara mas a moeda é fraca. Para citar um exemplo, o Real é mais valorizado que o Iene.

Sendo assim, ainda é muuuito mais barato fabricar no Japão do que nos EUA.

GuitarHome
Veterano
# mai/08 · Editado por: GuitarHome
· votar


Garanto que muitos não conseguem distinguir a diferença entre uma Epi LP com captadores gibsons e uma Gibson LP com os mesmos captadores, ou até mesmo a Epi LP com captadores originais plugadas no mesmo set (ampli etc.), porém se sente mais "poderosos" com a assinatura Gibson no headstock.
Mas não é todo mundo é claro, tem gente que consegue sim perceber muita diferença entre elas, mais são aqueles que com certeza já ganhão dinheiro com isso, ou são profissa ou até mesmo pessoas exigentes (com dinheiro).

rsf
Veterano
# mai/08 · Editado por: rsf
· votar


GuitarHome

concordo, porém acrescento:

O fato é que existe uma distância oceânica entre uma epiphone tunada e uma gibson. E não é pq a maioria não percebe essa diferença que essa diferença não existe....
Resumindo: se vc quer um equipo profissional: Gibson.
Agora se o que vc quer é um lance amador: Epiphone.

Quanto ao aspecto financeiro...o problema é o valor cobrado no brasil por uma gibson, o qual encontra-se bem acima do razoável, inviabilizando o sonho da maioria dos musicos que gostariam e/ou precisam ter um equipo profissional..Nesse caso (falta de grana) justifica vc optar por uma epiphone, mas daí a dizer que ela é igual a uma gibson..bom aí já é alucinação....

Quem tem uma tese interessante sobre o valor da gibson no brasil é o bog (se não me engano essa tese está no outro tópico que igualmente trata sobre gibson)

Edson Marquezani
Veterano
# mai/08
· votar


concordo, tem gente que quer ter uma gibson simplesmente por ter uma GIBSON..

Eis aqui um desses!!! Eu nunca nem vi uma de perto, e mal saberia distinguir uma Gibson de uma Tonante (hahaha, exagero, =) , mas sonho desde a adolescência em ter uma. Um dia vou ter, mesmo que seja pra me decepcionar com o fato de não tocar melhor, mesmo tendo uma guitarra dos meus sonhos.
Mas por enquanto, estou resolvido a aprender usar a minha Epiphone (SG, no caso) primeiro, pra depois pensar em comprar outra - não apenas por questões econômicas, mas pra ter um mínimo de sensatez.

Mas é aquela coisa né, além da qualidade reconhecida ( que eu nem saberia distinguir, diga-se de passagem), tem a questão de que todos teus ídolos usam uma dessas. =/

Sabe a fixação que homens em geral tem por carro, mesmo mal sabendo dirigir? Pois é, eu tenho isso por guitarras. Tenho uma lista delas já pra comprar um dia. =)

leoc_rj
Veterano
# mai/08
· votar


Sabe a fixação que homens em geral tem por carro, mesmo mal sabendo dirigir? Pois é, eu tenho isso por guitarras.

Hehehe. Só não fale que você quer trocar os captadores senão tem gente que vai cair matando.

pacificpoker
Veterano
# mai/08
· votar


rsf
mas vc acha q isso tbm se aplica em studio e standard? a diferença e tal? eu sei q esse assunto ta meio saturado mas tudo bem...

Henrique S.
Veterano
# mai/08
· votar


Megamedes

na china não se trabalha 12 horas por dia

ao contrario, eles tem um sistema onde as pessoas trabalham menos, pra todo mundo ter emprego (e recebem salario proporcional)

o problema é esse, recebem muito pouco...

GuitarHome
Veterano
# mai/08
· votar


E não é pq a maioria não percebe essa diferença que essa diferença não existe....
Resumindo: se vc quer um equipo profissional: Gibson.
Agora se o que vc quer é um lance amador: Epiphone.


Foi exatamente isso que eu disse.

Nesse caso (falta de grana) justifica vc optar por uma epiphone, mas daí a dizer que ela é igual a uma gibson..bom aí já é alucinação....

Eu jamais falei que não tem diferença.
Releia com ATENÇÃO

Soulface
Veterano
# mai/08
· votar


Eu sempre fui da opinião de q feliz é cara q se satisfaz com uma Tonante.
Por 100 reais ele tem a guitarra dos sonhos dele!

Juliano P
Veterano
# mai/08
· votar


Soulface
hehehe
mas em compensação deve gastar uma nota preta no psiquiatra!
heaheahaehea
brincadeira!

rsf
Veterano
# mai/08 · Editado por: rsf
· votar


GuitarHome

Releia com ATENÇÃO

não entendi?...eu concordei com vc, inclusive consignei isso no meu post.....
apenas acrescentei uma idéia, para ressaltar essa compreensão e incluir uma nova observação....
quando utilizei a expressão "se VC quer.." esse VC não é para vc...é no sentido universal do pronome..
vc = qualquer um...
talvez tenha sido isso q o confundiu....hehehehe

Releia com ATENÇÃO lá..hehehehehe

Soulface
Veterano
# mai/08 · Editado por: Soulface
· votar


Juliano P
ahuehauheuaheuaheuhaehauheauheauheauhea!!!
É q o pessoal fica discutindo essa besteira aqui com uma visão meio distorcida das coisas.
No Brasil, 80% (sendo bonzinho) das guitarras do mercado não valem o preço q é cobrado por elas.
O pessoal compara Gibson com Epiphone já pensando q a Gibson é 10 vezes mais cara. E no Brasil, é mesmo!
Agora, eu qria ver se a Epiphone teria tantos adoradores assim se uma Gibson fosse "apenas" o dobro do preço dela. E ainda se esse preço coubesse no seu salário mensal.

GuitarHome
Veterano
# mai/08
· votar


rsf
Opa errei então cara ! hahaha
é isso ae \o/!

Gasoline
Veterano
# mai/08
· votar


Soulface
Quanto as Standards eu não sei dizer, mas se a nova Ultra II custasse preço justo aqui, eu já tinha umas 2 em casa.
hehe.

Juliano P
Veterano
# mai/08
· votar


Soulface
isso eh verdade! hehehehe
e realmente pra uma pessoa q só sabe fazer um Lá maior na guitarra...e tm um ampli mto ruim..e tal..
a epiphone de uma gibson..ou outra les paul..nunca via ter mta diferença msm!
depende da necessidade de cada um..do set como um todo..e do bolso tb neh? heheh
mas eh isso ai
valeuuuuuuu!

Soulface
Veterano
# mai/08
· votar


Gasoline
Qnto tá custando aí?

Henrique S.
Veterano
# mai/08
· votar


Soulface

aqui em porto alegre eu nem vi ainda em loja...

Gasoline
Veterano
# mai/08
· votar


Soulface
Fiz uma cotação na loja aqui (não tem, e seria sob encomenda)
3.900 reais.
Sem noção de gastar quase $4k numa Epiphone.

Soulface
Veterano
# mai/08
· votar


Gasoline
Henrique S.
Aqui tá na base de 700 doletas.
Preço de Epipoca normal mesmo quase.

Soulface
Veterano
# mai/08
· votar


3.900 reais.
HAUHEHAEUHAEHUEHUAHEHAEHAUEHUAHEUHAUEHAUHEA!!!
Vou começar a contrabandear Epipoca agora!

Henrique S.
Veterano
# mai/08
· votar


Gasoline

na good? po, fiquei de cara que quase tudo la agora é so encomendando (enquanto isso, tem gibson robot, gretsch e Hendrix monterrey lá pegando poeira huahua)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tendo uma Epiphone boa com algumas modificações, pra que uma Gibson?