Tendo uma Epiphone boa com algumas modificações, pra que uma Gibson?

Autor Mensagem
zebulom
Veterano
# mai/08
· votar


foi o que o jacques molina disse, quando um leitor da guitar player brasileira perguntou pra ele o seguinte:tenho uma gibson les paul toda original e tokei em uma epiphone de um amigo meu e a pegada o hardware todo da guitarra foram bem melhores que o da minha gibson, por que?e a resposta do jacques foi a seguinte:a guitarra do seu amigo pode estar mais bem regulada que a sua e ele deve ter trocado os captadores,só isso,agora só falta dá uma regulada na sua gibsone depois na hora de revender a sua guitarra me fala se vc teve prejuizo.

pacificpoker
Veterano
# mai/08
· votar


mas tipo concordo com o cara q disse q uma coisa é vc testar , outra é vc ter... pq na loja vc toca com a guitarra desregulada, amp desregulado, e com aquilo na mente "essa é A guitarra, vamos ver se é tudo isso q falam", pega uma gibson num valvulado foda e uma epiphone... vai ser notavel a diferença... tbm não adianta pegar um ampzinho e testar, até pq, nesses amps tudo parece meio igual...

guitartube
Veterano
# mai/08
· votar


Eu não gosto muito da Epiphone LP, já toquei em Gibson e me pareceu mais confortável. Tive uma Shelter Les Paul dos primeiros modelos com braço aparafusado e botei uns Seymour Duncan nela com Split e defasagem. Sempre achei a minha Shelter melhor que as Gibson que toquei. Um amigo levou a Gibson dele na minha casa e ficou bolado com a Shelter, no sustain então, humilhava. Me encheu o saco até eu vender a Shelter pra ele, hj eu me arrependo.
O preço de uma Gibson é absurdo, aqui no Brasil então chega a ser ridículo, se dependesse de mim eles iam morrer de fome hehehehehe.

Flw!!!!!

PunkBarney
Veterano
# mai/08
· votar


Zero Zen

Ibanez tem um som clean mediocre PRA MIM, por isso não tenho uma. Você pode muito bem gostar desse mesmo som clean. No meu ponto de vista, uma Les Paul tem som de Les Paul, uma Strato tem som de Strato assim como uma Tele tem seu som característico. Ibanez pra mim tem som de guitarra. E é exatamente por esse motivo que acho essas guitarras e nao Gibsons sao um exagero maior ainda no preço. Mas achei que tivesse ficado claro que era minha opiniao e nao uma "verdade absoluta". Se nao ficou claro, peço desculpas.

Concordo com voce quando diz que Fenders e Gibsons estao entre os produtos mais superfaturados no mercado brasileiro mas enxergo o mesmo superfaturamento e vínculo a um nome em JSs e JEMs e foi justamente a minha observação no post do tópico, já que essa mesma discussao "superfaturamento X nome x marca x upgrades" sempre se dá em cima de Gibsons e Epiphones.

Quanto a questão da postura das lojas, isso na minha opiniao é um reflexo da postura do consumidor.

Sei que não partilho do mesmo gosto musical de 90% do fórum. Aqui Floyds e escalas florais fazem sucesso e por isso já espero respostas adversas quando rebato um topico usando um "argumento Ibanez". Mas agradeco por uma resposta com argumentos altamente plausíveis, muito bem redigidos e embasados.

Zero Zen
Veterano
# mai/08
· votar


PunkBarney

De nada !

Mas faça uma pesquisa e verá que o preço das Ibanez, ainda que acrescidas do custo Brasil, é muito menor que das marcas mais afamadas.

Saudações.

Echo Delta
Veterano
# mai/08
· votar


PunkBarney e Zero Zen

Se entendemos Ibanez como as RGs, JS, JEM etc., acho q o PunkBarney tem razão... elas padecem de falta de "som clean". Mas essa é uma opção... Opção? Sim!!! Essas gtrs são concebidas para shredding & heavy-metal: braços super thin para favorecer a digitação rápida, área de tróculos reduzidas para facilitar acesso aos últimos trastes, pontes flutuantes e locknuts, etc... e essas "concessões" não favorecem a sonoridade. Mas por outro lado, existem as "outras" Ibanez: Artist, George Benson, etc. q são modelos com concepção bem distinta e q apresentam "som clean" de qualidade.

Alguns vão discordar, ... e respeito. Mas acho q é importante fazer estas distinções entre Ibanez e "outras" Ibanez.

mazellan
Veterano
# mai/08
· votar


Echo Delta
msm assim num eh toda essa nojeira o timbre clean naum....ateh parece q a guitarra naum tem clean nenhum....ou vc vai me dizer q o timbre clean e overdrive q o andy timmons tira com a ibanez (super strat e tudo) eh ruim???nd disso, ibanez tmb num eh soh isso naum, meter dist no talo e sair fritando....

Echo Delta
Veterano
# mai/08
· votar


Viajei nas Ibanez e esqueci do tema do tópico...

Enfim, já testei detidamente e toquei em algumas Gibsons LesPaul e tive uma do ano 1982... Só posso dizer uma coisa: eram bem diferentes... a mesma coisa com Fender Strato (pré-CBS, Mex, USA e Custom Shop). Cada gtr tem uma vibe, uma personalidade e sonoridade particular, mesmo q da mesmíssima linha, modelo e ano de produção.

Mas, convenhamos, na média, acho bem difícil q uma BOA Epi tunada possa ser melhor q uma BOA Gibson.

Sanslash
Veterano
# mai/08
· votar


Concordo q vendo pelo lado de cu$to/benefício uma Epiphone tunada sai melhor q uma Gibson, pela diferença de preços ser enorme.
Mas num tem nada a ver oq mta gente tá dizendo aí q a diferença entre Epiphone tunada e um Gibson tá no nome.
Eu tenho uma Epiphone LP Std há 2 anos e uma Gibson LP Std há 1 ano e posso afirmar q a diferença é completamente notável, sem comparação eu diria.
Mesmo a minha Epiphone não sendo uma tunada, tem aspectos q mesmo com ela tunada não mudaria.
E dependendo fica mais barato pegar uma Gibson LP Stúdio (nem q seja usada) doq uma Epiphone LP e tunar.(oq eu acho q valeria mais a pena)

Epiphone tunada NÃO é a mesma coisa de uma Gibson.

(mas pode ser melhor se tratando de custo/benefício =] )

Soulface
Veterano
# mai/08
· votar


A Gibson não é trouxa minha gente!
Não produziria na sua segunda linha, guitarras q fossem capaz de superar a sua top de linha, só com uma mexida ali e outra troca aqui.
Não viagem!
Seria a mesma coisa q a Ferrari recontratar Schumacher e Rubinho e falar: "Agora o Rubinho será o primeiro piloto. E vc Schumacher, o coadjuvante".

Agora, existem outras marcas por aí q fazem Les Pauls que podem chegar em um nível bem compeitivo com a Gibson sim. Mas não a Epiphone.
Eu estou falando de concorrência!

Echo Delta
Veterano
# mai/08
· votar


mazellan

Claro, vc tem razão... não é "toda essa nojeira".... é apenas uma tendência q cada gtr tem, em função do projeto, da destinação e respectivas especificidades. Para "soar" + parecido com SRV, não vai optar por uma JEM, certo? Para arpejos e escalas na velocidade da luz, não vai optar por um braço com raio de 7.25", certo? É por aí... nem bom, nem ruim, mas cada macaco (+ ou -) no seu galho...

Leblues
Veterano
# mai/08
· votar


Acho que quem diz ai que tocou em Gibson e achou ruim deve ter se confundido de guitarra, ou foi enganado pelo vendedor rsrsrs As Gibson que eu testei chutam a bunda da minha Epiphone standard facil facil......

Headstock invertido
Veterano
# mai/08
· votar


Calanzares

Tendo uma Epiphone boa com algumas modificações, pra que uma Gibson?

pra poder chegar pros amiginhos e dizer:

"eu tenho a guitarra do slash, vc num teeeeem..."

:P

jimmy vandrake
Veterano
# mai/08
· votar


A Gibson fabrica as guitarras que os maiores nomes da música usam há anos. Agora Rélis anonimos querem usar o mesmo instrumento com o mesmo previlégio e: " Sem pagar por isso ".
Não rola gente ! Podem morrer de discutir a qualidade, o acabamento, se vale a pena ou não, e até se vc tivesse condições se compraria ou não. O que não dá é querer mudar uma imagem em prol do desdém ou da falta de condições.

Zero Zen
Veterano
# mai/08
· votar


Eu não tenho Gibson, mas não creio que quem compra uma Gibson o faça por só ostentação. Pode até haver algum caso de um exibicionista. Bem o dinheiro é dele. É ele quem vai tocar mal ou bem numa Gibson.

A guitarra não faz o guitarrista.

Acho que o exibicionismo é tão idiota quanto à inveja. É a estória da raposa e das uvas. Vamos detonar o que eu não posso ter e acalmar meu coração partido. hehehe

Creio que não é o caso dos debatedores.

Evidentemente existem diferenças. Uns podem perceber, outros não, uns podem ligar para as diferenças, outros não.

Outros simplesmente reconhecem o diferencial de qualidade e acham que as qualidades a mais que ela possui não valem o tanto de dinheiro pedido a mais. É uma posição respeitável.

As Epis Standards são bons instrumentos, perfeitamente utilizáveis e que dão muito prazer aos seus proprietários.

No mundo das guitarras, chega uma hora que você não está mais pagando pelo timbre ou pelo som do instrumento, mas sim por um acabamento ultra-refinado, pela beleza indisputada e pela exclusividade, como no caso de reedições e instrumentos especiais e séries limitadas. A diferença em dinheiro não se traduz em diferença sônica. heheheh

Não é o caso entre Epis e Gibsons.

As Gibsons, via de regra são um melhores.

Se você está disposto a pagar a diferença no preço e pode. Vá em frente. Além de tudo é um investimento para o futuro, pois ela pode se tornar um ítem de colecionador.

Se não está, por defeitos na Gibson não vai melhorar a qualidade das Epis.

Saudações.

Marlboro LP
Veterano
# mai/08
· votar


Com relação a preço: Se vc olhar os preços nos EUA, a proporção entre uma Epi e uma Gibson é +ou- a mesma daqui. A julgar pelo custo da mdo chinesa, acredito q a margem seja até maior numa Epi mesmo....Sem dúvida parte do preço da Gibson é a marca Gibson. Marcas valem e vendem, a vida é assim. Pro bem ou pro mal, muito pouca gente, podendo comprar um TAG Heuer, não vai comprar um Citzen, ainda q os dois marquem a hora eficientemente.
Eu tenho uma Epi Std coreana dos anos 90 e uma Gibson Studio, q comprei meio pq queria a marca Gibson mesmo, não vou mentir. A Gibson é melhor, não tem como não achar. Tem um timbre melhor, mais balanceado, e definido, q tem muito a ver com os caps, muuuuito melhores e um braço mais confortável (para as minhas mãos). Enfim, som por som, se vc trocar os caps da Epi, acho q vai estar bem servido, não tenha dúvida.
Se vc está procurando paz de espírito com sua decisão, dê uma olhada neste site http://www.edroman.com/ . É de um luthier de Las Vegas que adora esculhambar com a Gibson. Ele não diz textualmente mas, deixa a entender q em alguns aspectos a Epi é até mesmo melhor q a Gibson. O cara é exagerado, mas sei lá...

tomatinho
Veterano
# mai/08
· votar


cara eu tenho uma epiphone les paul standard

troquei tudo

coloquei os caps gibson 500t e o 496r

tarraxas gibson, botoes gibson, e etc

ficou realmente legal... o som dos captadores gibson sao fodas! hehe

falooow!

teuabreu
Veterano
# mai/08
· votar


Marca é marca.

É como uma Ferrari, não importa se tu vais andar a 400 Km por hora ou não, o fetiche que cada empresa dessas desperta é consideravel. Afinal o que seria da Marshall se numa estrategia ousada para epoca não tivesse Jimi Hendrix como endosser, aquele som bom ou ruim, ao cair no gosto popular se transformou em mito e todos passarão a amar aquele som, a reconhece-lo, a querer imita-lo.

Snakepit
Veterano
# mai/08
· votar


Esse papo "testei uma gibson e nao achei tudo isso" é na minha opiniao uma furada. Se voce nao achou tudo isso, é pq nao teve capacidade pra notar a diferença. Não tem problema nisso, compre uma Epiphone e seja feliz, mas isso nao da o direito desmerecer o fantastico trabalho da Gibson e da Fender Custom Shop (entre outras), que são guitarras de ponta.

Outra coisa, não é testando por 2 minutos em uma loja que voce vai entender o potencial de um instrumento. Tive a chance de comprar uma guitarra de ponta, e assumo que na loja nao achei tudo isso tambem, acabei comprando por impulso, mas com o passar do tempo vejo a diferença enorme que existe comparada com instrumentos "normais", e a cada semana que passa me apaixono mais ainda pela seu timbre.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tendo uma Epiphone boa com algumas modificações, pra que uma Gibson?